• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O cajado de Gandalf!

Eu li a parte do Conselho de Elrond de novo na passagem em que Gandalf conta o que aconteceu com ele quando foi aprisionado em Orthanc, ele não menciona em nenhum momento que seu cajado foi tomado ou quebrado por Saruman, na verdade ele nem fala sobre o assunto, e bem no começo do SdA, quando Frodo está na casa de Tom Bombadil ele tem um sonho:

"- Na calada da noite, Frodo teve um sonho sem luz. Via agora a lua nova nascendo; sob sua luz tênue aparecia diante dle uma parede negra de pedra, perfurada por um arco escuro que parecia um portão. Frodo tinha a impressão de estar sendo erguido, e passando pelo arco descobriu que a parede de pedra era um círculo de colinas, e que no centro dele ficava uma planície, no meio da qual se levantava um pináculo de pedra, semelhante a uma enorme torre, mas obra da natureza. No topo estava a figura de um homem. A lua, galgando o céu, pareceu parar por um momento sobre a cabeça deste homem, reluzindo nos cabelos brancos que o vento agitava. Subindo da planície escura vinha o grito de vozes cruéis, e o uivo de muitos lobos. De repente, uma sombra, na forma de grandes asas, passou cobrindo a lua. A figura levantou os braços e uma luz emanou do cajado que segurava. Uma águia enorme deu um vôo rasante e a carregou para longe."

Fica claro que é quando Gwaihir salva Gandalf de Orthanc e como podemos ver ele estava com o seu cajado o tempo todo, mesmo aprisionado..... isso prova pra mim que um cajado de um Mago é insubstituível e não como alguns falam que é apenas um pedaço de pau.....
 
Na verdade isso mostra o contrário, que Saruman pouco se lixou pra Gandalf estar com o cajado, porque não faria diferença se ele estivesse sem.
 
Claro q nao, Saruman pouco se lixou pq sabia q o cajado não o ajudaria ONDE ele estava, mas a cajado é insubstituivel sim senhor........ e daonde tiraram q o saruman quebrou o cajado de gandalf?
 
Saruman não tirou nem quebrou nada, e daí? Mas de onde você tirou que o cajado é insubstituível, aí eu já não sei.
 
Bem, eu suponho não é....pois essa conversa é sobre achismo.... eu acredito q saruman só perdeu os poderes pq seu cajado foi quebrado...... pq quando gandalf se tornou o branco, já era provado q saruman estava fora do conselho neste momento, ou seja, msm fora do conselho ele continuou a fazer magia até q seu cajado fosse quebrado......... vc não concorda q se o cajado apenas representa q o mago pertense ao conselho entao o cajado de saruman jah devia estar quebrado desde a ressurreição de gandalf?
 
Com certeza o cajado de um mago não é substituível. Se fosse, por que Saruman não substituiu o seu por um cajado normal, após o original ser quebrado por Mithrandir em Orthanc? Outra prova: eu me embro de relance que quando isso aconteceu, alguém perguntou a Mithrandir o que fariam com Saruman agora, e me lembro dele respondendo que, sem o cajado, Saruman já não poderia causar grandes males.
 
Gandalf, antes de orthanc - um cajado
Gandalf, depois de orthanc - outro cajado
Gandalf, o branco - mais um cajado.


Quer dizer que ele não é substiível?

.... então não to entendendo nada :eek:
 
Bom, se meus argumentos não funcionam, vamos às perguntas:

Se os cajados são insubstituíveis, como Gandalf substituiu o seu por outro em Lórien após a sua ressureição?

Se os cajados são necessários, como o Balrog de Moria foi derrotado?

Por que os cajados seriam necessários?

O cajado tem poder por si próprio?

De onde provém o poder dos cajados, caso eles tenham poder?

Quem fez os cajados?

Como o cajado de Gandalf, o Branco foi imbuído de poder, caso exista o poder.

Existe alguma ligação entre o cajado e o mago?

Como o mago evita que o cajado lhe seja roubado e assim seu poder, se como encarnado ele precisa dormir?

Essas são só as primeiras.
 
EU acho que o cajado não tinha poder algum, acho que era apenas um simbolismo, algo para demonstrar que aquela pessoa pertencia a ordem dos magos.
Como o cajado de Gandalf, o Branco foi imbuído de poder, caso exista o poder.
Isso é uma pergunta intrigante, mas como eu acho que os cajados não tem poder algum, eu não vou opinar.
Existe alguma ligação entre o cajado e o mago?
Acho que existe ligação entre o mago e o cajado sim, essa ligação que fez Saruman ser expulso da ordem. Acho que enquanto o mago mativer seu cajado, ou enquanto seu cajado não for quebrado ( não quebrado igual o de Gandalf contra o Balrog, quebrado igual foi o do Saruman ) ele continua com seu poder.
 
essa discucao nunca vai acabar se vcs nao entenderem uma coisa, sarumam alem de perder o cajado, perdeu seus poderes e sua condicao de mago, tanto q ele virou akela fumaca sem cor nem forma, conforme o livro. por isso qdo ele perdeu o cajado nao havia mais naad a fazer. já para gandalf, nas 2 ocasioes em q ele perdeu o cajado(em orthanc e qdo virou mago branco) ele apenas recebeu ou criou um novo. pois ele ainda era mago, e trocava de cajado pois estava ficando mais poderoso
 
Se os cajados são insubstituíveis, como Gandalf substituiu o seu por outro em Lórien após a sua ressureição?

O que acontece é que quando Gandalf veio para a Terra-Média e assumiu a forma humana o cajado já fazia parte de sua "fantasia" digamos assim, por isso após ele ter sido revivido e ganhado um novo corpo um cajado novo foi criado por ele ter um novo corpo, e isso já responde outras duas perguntas:

Quem fez os cajados?
Existe alguma ligação entre o cajado e o mago?

Ninguém faz os cajados, o mago quando assumiu a forma humana já veio com o cajado, e a relação entre o Mago e o cajado é essa, é por isso que ninguém mais pode utilizar o cajado além de seu dono

Como o mago evita que o cajado lhe seja roubado e assim seu poder, se como encarnado ele precisa dormir?

O que faz você pensar que alguém poderia tocar no cajado numa boa? E outra, se o cajado não possui poder, como eu já disse, ele apenas transmite a magia, por que alguém iria querer roubar? como eu já disse que ele não possui magia eu vou me negar de responder as outras perguntas

Agora todos sabem que o que realmente matou o Balrog foi a espada élfica
 
Gente... não sei como essa discussão chegou a 6 páginas...

É tão difícil assim acreditar q o cajado era um pedaço de madeira e só?

Não tinha poder... não significava a canalização de poder nenhum... não era nada além de um purrete q ajudava os velhos magos a andar.
 
Isílion disse:
O que acontece é que quando Gandalf veio para a Terra-Média e assumiu a forma humana o cajado já fazia parte de sua "fantasia" digamos assim, por isso após ele ter sido revivido e ganhado um novo corpo um cajado novo foi criado por ele ter um novo corpo, e isso já responde outras duas perguntas:

Eu sabia que as perguntas iam ser boas. Gandalf, o Cinzento estava encarnado em um hroa, um corpo biológico. Se o cajado fizesse parte desse hroa existiria uma ligação entre o cajado e o mago da mesma ordem da ligação entre Sauron e o Um. Assim, quando o cajado foi destruído Gandalf deveria ter sido reduzido a impotência imediatamente. Como isso não ocorreu... E também, quando Gandalf retorna da morte ele não aparece nas vestes de mago, e sim nu. É só em Lórien que Gandalf é vestido de branco e toma um novo cajado. Portanto o cajado não é parte do mago. Também é bom lembrar que Gandalf continua usando o cajado mesmo após estar em fána, e portanto sem qualquer limitação física.

O que faz você pensar que alguém poderia tocar no cajado numa boa? E outra, se o cajado não possui poder, como eu já disse, ele apenas transmite a magia, por que alguém iria querer roubar? como eu já disse que ele não possui magia eu vou me negar de responder as outras perguntas

O que o faz pensar que alguém não poderia? Se o cajado fosse necessário ao uso do poder, bastaria alguém roubá-lo para impedir o mago de usar sua "magia". Sauron poderia netralizar todos os magos facilmente através de poucos agentes.

Agora todos sabem que o que realmente matou o Balrog foi a espada élfica

Espadas élficas enfrentaram balrogs durante toda a Primeira Era sem grande sucesso, só dois balrogs foram mortos em seicentos anos e em vários confrontos. Se o cajado fosse necessário ao uso do poder, Gandalf só poderia usar pouco mais que a capacidade sub-criativa humana. Assim, Gandalf seria um humano vitaminado usando uma espada élfica contra um maia em fána. Você acredita mesmo que Gandalf ganharia?

Fingolfin*§* disse:
Não tinha poder... não significava a canalização de poder nenhum... não era nada além de um purrete q ajudava os velhos magos a andar.

Há dois casos documentados no qual Gandalf usou seu poder pelo cajado. Isso é fato.
 
Ringil disse:
Fingolfin*§* disse:
Não tinha poder... não significava a canalização de poder nenhum... não era nada além de um purrete q ajudava os velhos magos a andar.

Há dois casos documentados no qual Gandalf usou seu poder pelo cajado. Isso é fato.

Isso não significa q o cajado tenha poder ou qq outra coisa... se tivesse um cotoco de pau no chão ele provavelmente faria a mesma coisa só q usando o cotoco... creio eu. Ou um bastão de ferro... ou sei lá... qq coisa... mostrando q o cajado por si só não tem nada de especial.

Na minha opinião, o cajado é apenas uma alegoria usada pelo mago. Como o chapeu pontudo... pra q um chapeu pontudo? Ah pq é legal... nas nossas visões de magos todos usam chapeu... Talvez pra explicar as lendas posteriores de magos com varas ou cajados canalizadores, afinal nào era esta a mitologia das mitologias?

Concluindo, eu creio então q o cajado seja usado ainda como um símbolo... como a Coroa de um Rei... se alguém roubar a coroa, se ela se quebrar, se ela enferrujar, se perder... nada acontece com o reinado... Mas destituir, tomar ou fazer um Rei perder sua coroa, tem um significado simbolico enorme... é como se vc dizesse a ele q ele não reinaria mais sobre aquilo.

A coroa não faz o rei... mas ela o simboliza... como o cajado simboliza os magos.
 
O cajado não tem poder, mas Gandalf poderia usar e usou o cajado como suporte para realizar algumas de suas "mágicas". Isso não muda a condição de pedaço de pau do cajado. E claro que Gandalf não precisa de cajado algum, mas não se pode negar categoricamente que o cajado poderia ser usado para conduzir poder.

Não sei se o cajado era tão importante como símbolo, mas eu vejo ele na queda de Saruman como de pouca importância. Para mim Gandalf quebra o próprio Saruman, destrói alguma coisa dentro dele. A quebra do cajado foi só um efeito físico mais evidente.
 
Sabe Ringil você pode estar certo em alguns pontos, mas comparar a união do cajado com gandalf com o Anel com Sauron, aí já é meio exagero, porque Gandalf veio com o cajado, Sauron não, ele criou o Anel bem depois..... agora, não sei porque, não importa o que digam, eu nunca vou conseber a ideia de que o cajado é um simples pedaço de pau..... porque eu teria uma pergunta: Pra que tê-lo? Pois Gandalf aparentava um velho, mas ele não era realmente... ele não precisava de uma "bengala" para se locomover...
 
o cajado era importante
então pq Grima teria ficado tão bravo quando viu q os guardas naum haviam tomado o cajado...
mas no livro naum falam em mudança de cajado..
mas no filme tem umas mudanças loucas... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo