• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O cajado de Gandalf!

Irmo

Usuário
Todos sabemos que Gandalf foi aprisionado em cima de Orthanc por Saruman... e todos sabemos que ele fugiu "voando" com a ajuda de seu amigo... mas como ele pegou seu cajado devolta? não lembro de ter lido nada a respeito... será que ele fez outro?
 
Witch King disse:
Eu acho que um cajado novo poderia ser "conjurado" através de um simples galho...

Fosse assim, Tolkien tão teria dado tanto enfoque à quebra do cajado de Saruman, por Gandalf, em Orthanc...

Penso que ele levou o cajado quando fugiu e que Tolkien apenas não mencionou este detalhe.
 
Láthspell disse:
Witch King disse:
Eu acho que um cajado novo poderia ser "conjurado" através de um simples galho...

Fosse assim, Tolkien tão teria dado tanto enfoque à quebra do cajado de Saruman, por Gandalf, em Orthanc...

Penso que ele levou o cajado quando fugiu e que Tolkien apenas não mencionou este detalhe.

pode ser. mas quem sabe ele não tinha um cajado de reserva ? :o?:
 
acho provavel ele poder conjurar um novo cajado...

ele deu tanto enfoque, porq por la nao tinha arvore. (dentro da torre, do lado de fora ainda tinha)

:roll:

---------------
banner_shirley.gif


Hanukkah is the festival of lights,
Instead of one day of presents, we have eight crazy nights.
 
...

Creio que o cajado seja mais que um símbolo, pois, se o de Gandalf estivesse com ele no topo de Orthanc, o mago teria dado um jeito de sair dali sem a ajuda de Gwaihir.

Por outro lado, ele podería ter pego outro que fosse mais de acordo com seus novos poderes [claro, é só uma hipótese].

...
 
Um dia desses eu reparei nisso, ia até criar um tópico, mas acabei esuqcendo.

Concordo com Nimrod. se Saruman tivesse deixado Gandalf com seu cajado o nosso caro mago teria saido lá sem nem ser percebido(tá, isso é exagero :mrgreen: ), mas teria saído. Mas como ele conseguiu um novo e igual eu não sei. Vai ver foi só erro do PJ.
 
Eldarwen disse:
Um dia desses eu reparei nisso, ia até criar um tópico, mas acabei esuqcendo.

Concordo com Nimrod. se Saruman tivesse deixado Gandalf com seu cajado o nosso caro mago teria saido lá sem nem ser percebido(tá, isso é exagero :mrgreen: ), mas teria saído. Mas como ele conseguiu um novo e igual eu não sei. Vai ver foi só erro do PJ.

Não é bem por aí...

O cajado é importante para um mago? É, claro. Mas não vai servir de helicóptero para ele. Se fosse assim, Gandalf não precisaria das águias para resgatar Frodo e Sam na Montanha da Perdição, teria usado o cajado...
 
Talvez, mas veja que no caso de Frodo e Sam, eles estavam longe e um cajado para tres é demais, e eles não estavam numa torre estavam na Montanha da Perdição.

E não estou dizendo que usaria de helicóptero. Mas se não pudesse ajudar Saruman teria deixado ele com o cajado. Não estou falando que ele usaria para sair voando, mas com o cajado nada o impedia de fazer uma abertura lá no teto(que para ele era o chão) e saia. Afinal, como Saruman subia até lá? Devia ter alguma espécia de passagem, com o cajado ele tinha mais chance de forçar uma fuga, não necessariamente pelo ar.

Ainda sim, isso não resolve a pergunta: como ele recuperou o cajado? Com certeza não foi pedindo educadamente a Saruman que lhe devolvesse. E também não acho que ele tenha invocado o cajado a distancia.
 
Eldarwen disse:
E também não acho que ele tenha invocado o cajado a distancia.

E porque não?

Talvez ele fosse Jedi e usou a Força... :mrgreen:


Mas, bueno... voltando ao tópico...

O que importa é que ele recuperou o cajado... Talvez isto tenha sido mencionado em alguma carta de Tokien e, logo, logo, alguém vem aqui e elucida a questão pra gente.

Se não acontecer, fico com a teoria que ele pegou o cajado sem que Saruman visse e Tolkien não mencionou.
 
Tipow, olha só o livro, o Gandalf quebrou o cajado de Saruman, mas Saruman continuou fazendo magia, dando no expurgo do condado!
 
Quando Gandalf quebra o cajado de Saruman não é apenas algo q vai limitar os poderes do mago, é tb uma expulsão da ordem dos Istari, por isso Saruman não o recuperou depois. Mas qdo Saruman arbitrariamente quebra o cajado de Gandalf ele não está agindo de acordo com seu objetivo, então Gandalf poderia perfeitamente conseguir outro, atraves dos Valar, de conjuração, ou sei lá oq...

O fato é q a quebra do cajado de Gandalf por Saruman não teve nda alem de restringir os poderes dele, ao contrario do q aconteceu com Saruman depois.
 
Um cajado é um pedaço de pau. Um pedaço de pau útil, mas um pedaço de pau. Se Gandalf pudesse sair da torre pelos seus poderes, faria isso com ou sem cajado. A falta de citação de onde Gandalf teria conseguido um novo cajado, e considerando que ele só passou por Rohan (e não ficou tempo suficiente para fazerem um especialmente para ele) é um indicativo que Gandalf manteve a posse do cajado durante a estadia na prisão de Orthanc. O que mostraria que ele não podia montar no cajado e dar uma de Harry Potter. Ou não, talvez ele só tenho pego outro pedaço de pau já em Valfenda. O que mostraria que ele pôde enfrentar os nazgûl sem grandes adversidades sem o cajado.

Quanto a Saruman, a quebra foi simbólica, para marcar a "demissão" dele de enviado dos Valar. Depois de ter sido destituído, não pôde mais fazer "mágica". Isso poderia indicar que o cajado fosse imperativo para a realização das mágicas, mas além das provas em contrário, devemos lembrar que Saruman foi derrubado antes de o Cajado quebrado. Ali deve ter sido proibido de utilizar seu poder.

Dagnir, está se falando de quando Gandalf foge de Orthanc. No caso da ressureição a resposta é explícita. Gandalf ressurgiu nu na montanha, e foi para Lórien, onde recebeu ropuas novas e um novo cajado.
 
o cajado era meio q o "canalizador" do poder dos Istari num era nao?

axo q serviria meio q pra nao "sobrecarregar" o Hroa com a magia......
 
Bueno...

Saruman usou seu poder para persuadir homens e hobbits, quando dominou o Condado...

Se ele usou seu poder, naquele momento, ele poderia muito bem ter conjurado um novo cajado, quando saiu de Orthanc... Por isso, não creio que o cajado seja um simples pedaço de pau, que um mago embui de magia quando quer...
 
Nimrod disse:
...

Creio que o cajado seja mais que um símbolo, pois, se o de Gandalf estivesse com ele no topo de Orthanc, o mago teria dado um jeito de sair dali sem a ajuda de Gwaihir.

Por outro lado, ele podería ter pego outro que fosse mais de acordo com seus novos poderes [claro, é só uma hipótese].

...

mas ele não tinha os novos poderes ainda quando saiu de Orthanc... ele só adquiriu novos poderes depois dele lutar com o Balrog em Moria... :mrgreen:
 
ele nao ganhou novos poderes.... ele apenas ganhou mais "liberdade" para usar os poderes q lee jah tinha, sacas?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo