1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O cajado de Gandalf!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Irmo, 20 Dez 2003.

1. Irmo

Irmo Usuário

Todos sabemos que Gandalf foi aprisionado em cima de Orthanc por Saruman... e todos sabemos que ele fugiu "voando" com a ajuda de seu amigo... mas como ele pegou seu cajado devolta? não lembro de ter lido nada a respeito... será que ele fez outro?

2. eu tamb n lembro de nada, n !! mas em Mória, depois dele se tornar "o branco" ele tem um diferente... mas quanto ao antigo eu n sei! :(

3. Witch King

Witch King Usuário

Eu acho que um cajado novo poderia ser "conjurado" através de um simples galho...

4. Láthspell

Láthspell Usuário

Fosse assim, Tolkien tão teria dado tanto enfoque à quebra do cajado de Saruman, por Gandalf, em Orthanc...

Penso que ele levou o cajado quando fugiu e que Tolkien apenas não mencionou este detalhe.

5. pode ser. mas quem sabe ele não tinha um cajado de reserva ? :o?:

6. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

Acho que a quebra do cajado foi só simbólica!

ele arranjou outro cajado!

7. Bachelorette

Bachelorette Usuário

acho provavel ele poder conjurar um novo cajado...

ele deu tanto enfoque, porq por la nao tinha arvore. (dentro da torre, do lado de fora ainda tinha)

:roll:

---------------
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Hanukkah is the festival of lights,
    Instead of one day of presents, we have eight crazy nights.

8. Nimrod

Nimrod Usuário

...

Creio que o cajado seja mais que um símbolo, pois, se o de Gandalf estivesse com ele no topo de Orthanc, o mago teria dado um jeito de sair dali sem a ajuda de Gwaihir.

Por outro lado, ele podería ter pego outro que fosse mais de acordo com seus novos poderes [claro, é só uma hipótese].

...

9. Eldarwen

Eldarwen Usuário

Um dia desses eu reparei nisso, ia até criar um tópico, mas acabei esuqcendo.

Concordo com Nimrod. se Saruman tivesse deixado Gandalf com seu cajado o nosso caro mago teria saido lá sem nem ser percebido(tá, isso é exagero :mrgreen: ), mas teria saído. Mas como ele conseguiu um novo e igual eu não sei. Vai ver foi só erro do PJ.

10. Láthspell

Láthspell Usuário

Não é bem por aí...

O cajado é importante para um mago? É, claro. Mas não vai servir de helicóptero para ele. Se fosse assim, Gandalf não precisaria das águias para resgatar Frodo e Sam na Montanha da Perdição, teria usado o cajado...

11. Eldarwen

Eldarwen Usuário

Talvez, mas veja que no caso de Frodo e Sam, eles estavam longe e um cajado para tres é demais, e eles não estavam numa torre estavam na Montanha da Perdição.

E não estou dizendo que usaria de helicóptero. Mas se não pudesse ajudar Saruman teria deixado ele com o cajado. Não estou falando que ele usaria para sair voando, mas com o cajado nada o impedia de fazer uma abertura lá no teto(que para ele era o chão) e saia. Afinal, como Saruman subia até lá? Devia ter alguma espécia de passagem, com o cajado ele tinha mais chance de forçar uma fuga, não necessariamente pelo ar.

Ainda sim, isso não resolve a pergunta: como ele recuperou o cajado? Com certeza não foi pedindo educadamente a Saruman que lhe devolvesse. E também não acho que ele tenha invocado o cajado a distancia.

12. Láthspell

Láthspell Usuário

E porque não?

Talvez ele fosse Jedi e usou a Força... :mrgreen:

Mas, bueno... voltando ao tópico...

O que importa é que ele recuperou o cajado... Talvez isto tenha sido mencionado em alguma carta de Tokien e, logo, logo, alguém vem aqui e elucida a questão pra gente.

Se não acontecer, fico com a teoria que ele pegou o cajado sem que Saruman visse e Tolkien não mencionou.

13. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

Tipow, olha só o livro, o Gandalf quebrou o cajado de Saruman, mas Saruman continuou fazendo magia, dando no expurgo do condado!

14. Quando Gandalf quebra o cajado de Saruman não é apenas algo q vai limitar os poderes do mago, é tb uma expulsão da ordem dos Istari, por isso Saruman não o recuperou depois. Mas qdo Saruman arbitrariamente quebra o cajado de Gandalf ele não está agindo de acordo com seu objetivo, então Gandalf poderia perfeitamente conseguir outro, atraves dos Valar, de conjuração, ou sei lá oq...

O fato é q a quebra do cajado de Gandalf por Saruman não teve nda alem de restringir os poderes dele, ao contrario do q aconteceu com Saruman depois.

15. Loky

Loky Usuário

gente......

Eru mandou ele voltar com outro corpo.....

pq nao dar um novo cajado tb? :roll:

16. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Um cajado é um pedaço de pau. Um pedaço de pau útil, mas um pedaço de pau. Se Gandalf pudesse sair da torre pelos seus poderes, faria isso com ou sem cajado. A falta de citação de onde Gandalf teria conseguido um novo cajado, e considerando que ele só passou por Rohan (e não ficou tempo suficiente para fazerem um especialmente para ele) é um indicativo que Gandalf manteve a posse do cajado durante a estadia na prisão de Orthanc. O que mostraria que ele não podia montar no cajado e dar uma de Harry Potter. Ou não, talvez ele só tenho pego outro pedaço de pau já em Valfenda. O que mostraria que ele pôde enfrentar os nazgûl sem grandes adversidades sem o cajado.

Quanto a Saruman, a quebra foi simbólica, para marcar a "demissão" dele de enviado dos Valar. Depois de ter sido destituído, não pôde mais fazer "mágica". Isso poderia indicar que o cajado fosse imperativo para a realização das mágicas, mas além das provas em contrário, devemos lembrar que Saruman foi derrubado antes de o Cajado quebrado. Ali deve ter sido proibido de utilizar seu poder.

Dagnir, está se falando de quando Gandalf foge de Orthanc. No caso da ressureição a resposta é explícita. Gandalf ressurgiu nu na montanha, e foi para Lórien, onde recebeu ropuas novas e um novo cajado.

17. Loky

Loky Usuário

o cajado era meio q o "canalizador" do poder dos Istari num era nao?

axo q serviria meio q pra nao "sobrecarregar" o Hroa com a magia......

18. Láthspell

Láthspell Usuário

Bueno...

Saruman usou seu poder para persuadir homens e hobbits, quando dominou o Condado...

Se ele usou seu poder, naquele momento, ele poderia muito bem ter conjurado um novo cajado, quando saiu de Orthanc... Por isso, não creio que o cajado seja um simples pedaço de pau, que um mago embui de magia quando quer...

19. Irmo

Irmo Usuário

mas ele não tinha os novos poderes ainda quando saiu de Orthanc... ele só adquiriu novos poderes depois dele lutar com o Balrog em Moria... :mrgreen:

20. Loky

Loky Usuário

ele nao ganhou novos poderes.... ele apenas ganhou mais "liberdade" para usar os poderes q lee jah tinha, sacas?

Compartilhar