• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moda & barbas élficas ( e outros pêlos! )

Dínweth

Usuário
Uma coisa que eu sempre achei interesante ( e que deve ser pra outras pessoas, se é que não botaram esse tópico antes :roll: ) é o caso do envelhecimento dos elfos e mais recentemente, as barbas.
levando em consideração o desenvolvimento corporal de um ser humano do sexo masc., aos 18 anos ele deve ter barba ( na maioria dos casos pelo menos!) , o que me faz perguntar : onde está a barba de Legolas? :lol: , sendo um elfo de no mínimo 500 anos e tendo no máximo por volta de 2000 ( conforme minha teoria ), ele deveria ser barbado em boa parte pelo menos, dos desenhos, filme, etc. Afinal os elfos ( se eu entendi tudo direito :roll: ) atingiam a maturidade corporal aos 50 anos e sendo assim, semelhantes a homens de 18 ou 21 anos, mais ou menos ( os quais possuem barba ), e não acredito que ele fosse vaidoso, pelo menos não até o ponto de se preocupar em barbeá-la durante as viagens da comitiva! :wink: ( assim como Gwindor, Voronwe, Glorfindel etc... )

Pode ser que alguem diga: "ela só nascia após uns 2000 anos" ou coisa do tipo, o que irrecusavelmente me leva a crer que eles tambem NÃO possuiam pêlos PUBIANOS e pelos nas axilas e semelhantes! ( abominável, não?! :lol: até que fossem completos esses 2000 anos ), já que ambas nascem mais ou menos na mesma época...

levando em consideração a minha teoria dos elfos barbados, faço as seguintes perguntas:
-As elfas com mais de 50 anos ( Arwen inclusa, é claro! ) depilavam o suvaco?
-qual era a marca do barbeador de Elrond?( se bem que Alan Lee desenha ele barbado... :wink: )
-O que TOLKIEN escreveu e VCS ( é claro! ) acham a respeito disso?
 
Bom, pelo que eu posso me lembrar, eu acho que os elfos não tinham pêlos (sem contar o cabelo), exceto Cirdan, que era o único elfo barbado.
 
C
Bom, pelo que eu posso me lembrar, eu acho que os elfos não tinham pêlos (sem contar o cabelo), exceto Cirdan, que era o único elfo barbado.

Certo.Círdan era o único Elfo barbado.

As teorias para isso são muitas....uma delas inclusive diz que Círdan é barbado por ser um Elfo muito velho, o que não é generalizado à outros Elfos.

Não sei se está certo, mas eu vi em algum lugar que a familía de Círdan foi uma dos primeiros Teleri a despertar, e ele fez parte da Grande Viagem.

Outra coisa interessante é que ele tem cabelo grisalho, coisa nada comum aos Elfos, que é dito como resultado das preocupações dele....vai saber :lol:

***Hail Morgoth ( :twisted: ), Lord of Middle-Earth***
 
Vai ver que a preocupação excessiv faz com que os elfos envelheçam. Por isso pode ter crescido a barba de Círdan, o barqueiro.

Os elfos não envelhecem fisiologicamente como as outras raças, um elfo de 1000 anos tem a mesma força que um de 100 anos. Mas quem sabe Círdan não foi uma exceção?
 
Círdan aparentemente foi uma excessão, ou seja, regras pensadas para explicar a Barba de Círdan não devem ser genéricas.

Sinceramente Círdan parece ter sido um dos esquecimentos/erros de Tolkien (sim, ele os cometia), que ficou ali, perdido :)
 
Na verdade que eu me lembre a preocupação excessiva de um elfo pode fazelo esvair-se mais rápido.
 
Samwise disse:
Na verdade que eu me lembre a preocupação excessiva de um elfo pode fazelo esvair-se mais rápido.

Um elfo ao atingir sua maturidade física não envelheceria mais, pelo menos nos padrões humanos. Seu metabolismo ficaria num determinado nível, envelhecendo à mesma razão que Arda (o que demora pra caramba!).

Assim, acho que somente as amarguras do mundo é que levariam à mudança da aparência em um elfo: a preocupação, a dor, tristeza, magia, etc.

Um exemplo claro é Gwindor, que foi aprisionado e torturado por longos anos em Angband, e quando foi liberto tinha a aparência de um humano já marcado pelo tempo (inclusive com cabelos brancos, se bem me lembro).

Círdan, talvez, por ter vivido milhares de anos, também tenha as marcas de suas angústias em sua face. Quanto à barba, não há como formular uma teoria genérica, como o Derial disse, mas talvez seja a maresia. :D
 
Morgoth disse:
Outra coisa interessante é que ele tem cabelo grisalho, coisa nada comum aos Elfos, que é dito como resultado das preocupações dele....vai saber :lol:

Cor de cabelo é diferente, não indica necessariamente velhice. Cirdan tinha cabelos prateados. Celeborn deve ter sido mais novo que Cirdan, e tinha cabelos brancos mesmo.

Quanto à barba, concordo com a visão que Cirdan foi uma excessão à regra e os demais elfos eram imberbes.
 
Mas se um elfo envelhece, sofre ou qualquer coisa do tipo não significa que vá crescer barba nele. Os orcs não eram elfos? Eles têm barbas?
 
realmente eu concordo com Galahan, que as experiencias sofridas pelos elfos, principlamente tristeza e sofrimento, envelheciam os elfos, como aconteceu com Gwindor...e ninguem na T-M da 3a. Era passou por mais guerras e sofrimento que Círdan...
 
... Só não acredito que sofrimento e preocupações vão fazer nascer pentelhos nele :lol: !
Mas durante a Primeira Era tambem haviam outros elfos barbados, como eu deduzi à partir do encontro de Tuor e Voronwe no C.I. provavelmente noldor .

"No meu modo de vista, faz parte, Bial!" - Kléber Bambam
 
Cindan ficou muito tempo na Terra-Média, mas muito mesmo. Talvez o elfo que mais tempo passou na Terra-Média antes de morrer ou de se cansar dela e partir para as terras imortais, talvez as barbas representem o seu cansaço físico, mental e espiritual...
 
Dínweth disse:
... Só não acredito que sofrimento e preocupações vão fazer nascer pentelhos nele :lol: !
Mas durante a Primeira Era tambem haviam outros elfos barbados, como eu deduzi à partir do encontro de Tuor e Voronwe no C.I. provavelmente noldor .

O sofrimento e as preocupações não fariam com que surgissem pelos, apenas degradaria o hroa dos elfos, como poderia fazer com um humano. Quanto às barbas, acho que não existe nenhuma explicação razoável a se aplicar, como já expus.

Mas, permita-me perguntar: Como você deduziu que outros elfos tinham barba, apartir deste encontro? Apenas por Voronwe ter confundido Tuor com um elfo?
 
aê Galahan, lá vai mais uma teoria maluca: ( vou tentar ser rapido )

sabendo- se que Tuor tinha uns 23 pra 24 anos na época do encontro, e que pessoas dessa idade tem barba, ele provavelmente estaria usando barba quando ele e Voronwe se viram. Durante anos pelo ermo e fugindo de orcs e orientais, ele não teria a preocupação, muito menos a necessidade de estar sempre "bonitinho" de barba feita. Chamo isso de "Teoria do Barbeador" :roll: . Talvez nem mesmo uma lamina apropriada ele tinha. ( ele levava uma lança e um arco, eu acho... e que Turgon nao deixou uma pra ele :lol: )

Continuando...
( Levando em consideração que Voronwe o viu de barba )
Voronwe o viu e disse - "Senhor". o que me leva acrer que ele achou que Tuor fosse um dos elfos noldor barbados ( e tambem nobre talvez ). Então ele diz algo como que confirmando que ele achava que Tuor era um elfo: "O Povo Oculto saiu do seu esconderijo?" ( ou algo assim ). Ele tambem se curvou profundamente diante de Tuor mostrando respeito pelo "Elfo Barbado" de Vinyamar. ( ou Gondolin )

Conclusões parecidas podem ser tiradas dos encontros de Túrin e Beleg, Beleg e os Próscritos, Túrin e a garota filha do fazendeiro, eo encontro dela com Beleg, o encontro de Túrin e Mîm...( levando-se em consideração a "Teoria do Barbeador" é claro :wink: ).
Mîm parece jã ter visto outros elfos barbados antes, se não ele não teria chegado a confundir Túrin com um elfo nem mesmo pela sua voz.( o que me leva a crer que a barba era "genérica" nas tres raças e que não ocorriam somente em elfos tão antigos e sofridos quanto Círdan era na 3a. Era

Afinal os noldor não haviam passado por sofrimento? Sim eles de fato haviam, esse Elfo barbado, sendo supostamente da hoste de Fingolfin deveria ter atravessado Helcaraxe e lutado nas Bracolach( é assim que se escreve? ), o que me leva a crer que haviam milhares de noldor barbados!
não que eles tenham pisado no gelo e já saído com barba do outro lado...
 
Elfos serem imberbes é algo natural para se conceber, há vários exemplos de homens adultos sem bigodes ou barba. O que eu acho altamente bizarro é as anãs serem barbadas, coisa que só ouvimos falar em circo do desenho popey ou do pica pau.
 
eu não acho alguem sem barba uma coisa natural ( ate mesmo elfos )!
o mais estranho é que:
será que quando Earendil passou pro povo dos elfos ( assim como Tuor e Elwing ) os pelos deles caíram e as orelhas cresceram ?( na verdade, não imagino elfos com orelhas pontudas nem coisa do tipo ) será que eles ficaram mais belos por causa disso ou o "brilho" dos olhos deles mudou?
ou eles só passaram a ser imortais, continuando os mesmos fisicamente ?

e quanto a Arwen? sera que ocorreu o inverso com ela? E com Luthien? Ela morreu, e acordou com cabelo no suvaco ( e em outros lugares 8O ) ?

é por essas e outras que não gosto de elfos sem "pêlos"...
 
Tuor poderia muito bem não ter nada de barba, mesmo sem raspar..
Tem gente que tem tendencia a não ter pelos faciais como barba e bigode...
 
como é que o cara "mais alto entre os mortais", ( devia ter no mínimo 1,90, sei lá, só sei que ele era maior que Voronwe :roll: ) e, digamos, cheio de "hormonios masculinos" ( é embaraçosso dizer isso... :oops: )
não tinha barba? E Turin?
Se não houvesse elfos "jovens" ( em relação à Círdan na 3a. Era ) com barba na 1a. Era, Voronwe nunca teria pensado que Tuor era um desses elfos ( mesmo estando Tuor trajado como um nobre guerreiro )
 
Dínweth disse:
como é que o cara "mais alto entre os mortais", ( devia ter no mínimo 1,90, sei lá, só sei que ele era maior que Voronwe :roll: ) e, digamos, cheio de "hormonios masculinos" ( é embaraçosso dizer isso... :oops: )
não tinha barba? E Turin?
Se não houvesse elfos "jovens" ( em relação à Círdan na 3a. Era ) com barba na 1a. Era, Voronwe nunca teria pensado que Tuor era um desses elfos ( mesmo estando Tuor trajado como um nobre guerreiro )

Bem... Não sei como... Só sei que tenho 1,96m, 18 anos, e não tenho seuqer um pingo de barba... O bigode mal existe... E não é por falta de hormônios, isso eu posso garantir...
 
Ei, peraí !
De onde vc tirou a idéia de que pelos pubianos nascem ao mesmo tempo que os faciais????
Eu tenho um cabelo muito cheio, sem entradas e pocuos pelos no corpo ( face inclusive), mas pubianos é regra e todo mundo tem, cara, tá louco?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo