• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor que SDA? Acho que não...

Sister Jack

Usuário
Bem, eu não achei o filme melhor que Sociedade do Anel, por mais que eu tenha amado As Duas Torres. Mas eu não penso em SDA e ADT como filmes separados, mas sim como duas partes do mesmo filme de 9 horas que vai ficar pronto no final de 2003.

Mas comparando ATOS então, vamos ver:

O maior problema de As Duas Torres foi a edição e o rítmo, como o V falou. Quando o primeiro tinha um rítmo PERFEITO, o segundo foi uma bagunça total. Quanto mais eu penso nele, mais ele piora. Acho que o PJ devia ter cortado menos de um grupo para o outro(ele cortava de 3 em 3 minutos no filme) e devia ter feito cenas mais longas pra cada grupo e menos cortes entre elas. Tipo, concentrar 15 minutos com o Sam e o Frodo e Gollum, depois 15 minutos com o Aragorn, Gimli e Legolas e mais 15 minutos com Merry e Pippin e o Barbárvore. Ficaria perfeito e muito mais organizado. Cada grupo teria mais destaque e agiria mais em menos tempo.

O começo do filme foi MUITO rápido pro meu gosto. A primeira hora inteira ficou cortando sem parar entre grupos e ficou muito confuso. Não devia ter mostrado Edoras antes que o Aragorn chegasse lá. Ficou estranho, ninguém sabia quem era o Grima ou a Eowyn ou o Eomer. A segunda hora parecia um filme do David Lynch, uma hora o Aragorn tava sonhando com a Arwen, depois mostra o Gollum ficando louco, depois mostra outro sonho, depois mostra os elfos do outro lado da Terra-Média que não haviam aparecido no filme até o momento, e depois mostra o Aragorn morto. Hum, foi uma bagunça mesmo, mas foi melhor que a primeira hora. O rítmo do filme começa a melhorar mesmo na terceira hora(ainda não totalmente), quando começam cortar entre a batalha em Abismo de Helm, a batalha em Isengard e a batalha em Osgiliath.

Ainda sim, não gostei de ficar cortando toda hora do Abismo de Helm cheio de ação e tensão, para o Entebate, uma cena calma e lenta. Como eu falei, poderia haver menos cortes e pedaços mais longos. Acho que o Entebate inteiro deveria ter sido feito antes do Abismo de Helm e o Ataque dos Ents logo depois.

Esse problema de edição fez com algumas cenas ficassem, vamos dizer... chatas. Sim, teve alguns momentos que eu estava implorando pra que alguma coisa acontecesse. Ainda bem que não foram muitos.

Agora, uma vantagem de As Duas Torres para Sociedade do Anel foi como ela destacou alguns personagens esquecidos no primeiro, como o GIMLI. Ele não é um personagem muito desenvolvido(vamos esperar que isso mude em Retorno do Rei), mas com certeza teve mais destaque e falas nesse. Não me importei com as cenas de humor. Acho que aumentou o carisma dele e dava pra sentir na sessão que eu fui que todo mundo estava adorando o Gimli.

Outro que ganhou muito mais destaque(assim como no livro) e ficou mais bem desenvolvido foi o Sam, que tem algumas das melhores cenas do filme, como os dois discursos que ele fala no final que são excelentes.

O Legolas tá do mesmo jeito, fala pouco, mas nas batalhas ele detona. E deve continuar assim.

ADT teve mais mudanças do que SDA, eu diria. Mas isso não é um problema pra mim, gostei de todas as mudanças e acho que ficaram melhor para o filme. Eu adorei especialmente os elfos no Abismo de Helm. Eles estavam se aliando com os humanos para ajudá-los a sobreviver e não pediram nada em troca. Deu um clima heróico pra batalha. Hum... E quem aqui não estava morrendo de vontade de ver mais cenas com elfos lutando? Elfos DETONAM nas batalhas.

Bem, acho que o ADT tinha um grande potencial para ser BEM MELHOR que o SDA, mas não foi. Simplesmente por causa do rítmo e edição. ADT tem mais ação, ele já tem a vantagem de ter todos os personagens introduzidos, tem personagens novos como o Theoden e o Grima que foram mal usados no filme. Tem uma das melhores cenas do livro todo, a destruição de Isengard. Tem o Gollum e os Ents. E esse filme seria também provavelmente muito mais emocionante se tratado direito. Mas o PJ não soube aproveitar as vantagens que ele tinha.

Eu adorei. Foi uma grande bagunça, mas eu adorei. Quando saí do filme eu ainda estava um pouco chocado com o impacto de algumas cenas, então só depois de algum tempo que comecei a perceber as falhas que ele teve, mas continuei amando o filme. Não é melhor que SDA, mas continua sendo dígno de um lugar na trilogia do Senhor dos Anéis.

Bom, o sentido desse tópico é perguntar: E vocês acharam melhor ou pior do que o primeiro filme? Empatado?
 
Eu senti uma coisa mais "mágica" no Sociedade. Ele é menos forçado, e apesar de não ter um destaque específico como o Gollum, é mais equilibrado.

Fiquei decepcionado e empolgado ao mesmo tempo, isso nos dois filmes. Acontece que a decepção com esse foi maior. As mancadas foram mais mancadas. E por mais que eu queira separar do livro, não dá, Imaginar que coisas poderiam ser simplesmente como foram escritas há tanto tempo e seriam melhores, deixa chateado. Mudar o que deve ser mudado, cortar o "não-essencial", perfeitamente compreensível. Mas porque inventar o que está tão bonito ali?
 
Bom, você deu a opção de empatado, mas acho que As Duas Torres teve alguma coisa a mais que A Sociedade do Anel não teve. Esse fator foi a emoção. Não foi tão parado quanto o primeiro. O começo de SdA foi meio pacato - o filme em si - explicando a parada toda. AdT começou e teve ação de cabo a rabo - algumas partes foram meio lentas, mas em menos escala que SdA.

A edição realmente pecou, mas isso nao fez com que o filme ficasse pior, e sim, um pouco mais confuso. Confesse que uma hora eu confundi o Barbarvore com um pedra que Frodo e Sam tavam escalando. Foi tão rápido e hobbits escalando que eu me confundi.

O Entebate prometia ficar bem melhor do que ficou. Confesso que botá-lo no meio das cenas de batalha do Abismo de Helm foi uma furada e tanto. De cenas rápidas e velozes, ele vai prum calmo e devagar debate de Ents. Apesar dessa péssima edição nesa cena, essa parte foi muito boa, com o Merry querendo ir para batalha, talvez já antecipando para RdR.
 
Não concordo, Strider. Não achei o SDA lento de forma alguma. Eu achei que ele se moveu em um rítimo perfeito, com uma tensão crescente. Acho que as partes eram lentas em ADT, é pq eram chatas. Podiam ter ficado melhor, mas não. Em SDA havia cenas mais calmas, mas nada chato ou que atrapalhasse o rítmo.
 
saum ambos muito bons...

mas considero os livros "distintos"... SDA tem um foco muito introdutorio da historia... jah o ADT mostra o fardo d cada personagem... o filme em certas partes conseguiu fazer isso muito bem... mas naum conseguiu manter a lealdade a obra como SDA... :roll: muito mal adaptado! :x
 
Haviam cenas chatas na Sociedade do Anel, sim, admita, assim como tiveram algumas partes meio monótonas em As Duas Torres também devido ao erro que já foi citado de edição. AdT também teve transcorreu excelentemente nos pontos em que o corta-pra-cá-corta-pra-lá deram bastante certo.
 
1 das cenas chatas da Sociedade do Anel foi o encontro amoroso da Liv "Arwen" Tyler com Aragorn.....

Mas concordo que ADT teve bem mais momentos chatos que SDA.....
 
Na minha opinião, Peter Jackson fez milagres com uma história muito complicada. Alterou algumas coisas para o bem e outras para o mal. É óbvio q o filme tem q ter surpresas, mesmo para quem já leu o livro. O q faltou foi mais magia, mais coisas élficas, mais espectros do anel. É muita guerra, guerra, guerra. duas coisas q eu mais queria ver não estão presentes em ADT q é a discussao entre Gandalf e Saruman e Pippin espiando o Palantir. Mas tudo bem.
SDA é 10. ADT é 9.
 
Já tinha lido uns comentários a respeito da má edição do filme, e realmente chega a encomodar em certos pontos. Mudava rápido mesmo, enquanto poderia deixar por mais tempo numa mesmo cena... Na preparação da batalha do Abismo de Helm, por exemplo, toda hora cortava e voltava. Durante a luta tudo bem, porque muita pancadaria por muito tempo cansa. Mas aquela preparação, em que as famílias vão para as cavernas, as crinças são separadas dos pais, se vestem com armaduras, etc, tudo poderia ficar numa só cena... Chegou a ficar entendiante, e me pareceu enrolação. Fora isso, os outros casos não foram tão trágicos assim.

O começo de ADT achei um pouco corrido, sim. Frodo percebe que não estão sozinhos, e não dá nem 10 segundos pra cortar pra eles dois dormindo e o Gollum em cima deles.

Acho que esses foram um dos poucos defeitos que não gostei no roteiro.

Hum... Mas enfim, mesmo com isso, gostei mais de ADT. Em Sociedade, o começo é magnifíco. O auge tá na cena de Moria, mas na minha opinião, não chega perto da batalha no Abismo de Helm e a destruição de Isengard. A partir do momento que chegam a Lothlorien, começa a ficar um pouco tedioso. Demora um pouco pra levantar a empolgação, que já é lá pro final, que na verdade não é tão empolgante assim.

Já em ADT, não senti tédio em nenhum momento. Não concordo com o Folco, que disse que algumas partes ficaram chatas. É questão de opinião pessoal, e particulamente o conteúdo das cenas ficaram na medida certa. E pra falar a verdade, eu gostei das mudanças (não me taquem pedra), que foram muitas! Até o Faramir malvadão não ficou tão ruim assim.
 
Folco Gamgee disse:
Hum, me fala que cenas vc achou chatas no SDA?

Como você mesmo disse, a cena da Arwen com o Aragorn é um pé no saco.

Lothlorien também dói de chatura. Não gostei da Galadriel.

E o final não é nada empolgante.

E você, cita as cenas chatas de AdT :aham:

Ristow disse:
O começo de ADT achei um pouco corrido, sim. Frodo percebe que não estão sozinhos, e não dá nem 10 segundos pra cortar pra eles dois dormindo e o Gollum em cima deles.

Em SdA, eles tão saindo do Condado e tropeçam em Valfenda. É tudo muito corrido. Eles no Topo dos Ventos é PUM-PÁ-PIM! E já tão levando o Frodo.
 
Não é que eu prefira as Duas Torres, o problema é que a Sociedade do Anel teve um começo mais cansativo de se ver....Houve muitos diálogos....

ADT foi melhor, mas não tão fiel ao livro quanto a Sociedade do Anel.....
 
Concordo com o Folco quanto à edição das DT, teve muitos cortes... a SDA ficou mais, hum, organizada. Notei uma certa diferença nas DT, sei lá, não consigo descrever como, mas ficou meio estranho, o filme, mas mesmo assim é maravilhoso. Também acho que a SDA teve mais impacto e capricho por ser o primeiro, uma apresentação. É claro que mesmo nos livros, vai acontecendo mudanças ao longo da jornada, pois a amizade de todos mais ficando mais forte.
Achei que as primeiras duas horas se arrastaram com coisas mais lentas, e no final foi tudo corrido demais!!!!! O filme terminou atropelando tudo!
Mas mesmo assim, ADT está ótima, e como o Folco disse, digna da trilogia. :D
 
Strider disse:
Em SdA, eles tão saindo do Condado e tropeçam em Valfenda. É tudo muito corrido. Eles no Topo dos Ventos é PUM-PÁ-PIM! E já tão levando o Frodo.
Não é num tropeço, não. Eles saem do Condado, tem algumas cenas de caminhada e conversação, encontram os outros dois hobbits, são atacados pelos Nazgul, entram em Bri, conhecem Aragorn, tem mais cenas de conversação e caminhada, Frodo é ferido no Topo do Vento, e então chegam em Valfenda. Pra você ter uma idéia, isso é bem depois da metade do filme.

E também não é PA-PUM. Não foi demorado, mas também não foi rápido. Há uma batalha lá em cima, e Frodo leva uma espadada (isso depois de algum tempo). Aragorn acaba com eles, e então vai procurar erva pra curar o ferimento e encontra Arwen. Só depois disso que Frodo é levado.
 
Eu sei, foi um modo de falar... mas é bastante corrido sim. E Valfenda é um pouco depois do meio.

E no livro, eles encontram o Gollum logo logo. Se nao me engano é logo no primeiro capítulo: Sméagol Domado. :wink:
 
Concordo com quase tudo que o Folco escreveu ao abrir o tópico.

Mas não gosto de eleger qual filme que eh melhor.... assim como nos livros. Cada parte tem a sua função e todas sao muito importantes.... acho q me empolguei mais com ADT, pelas cenas de ação...Mas SDA foi uma adptação mt melhor....
 
Hmm eu nao tenho um melhor tbm...
Em adt me animei mto mais, as cenas de batalha, mais acao e tudo mais
Sda eh mais parado, mas muito bom tbm...
em termo de mudancas nao sei qual q teve mais...sda tbm teve muuuitas mudancas no inicio do filme...pra mim no final sai a mesma coisa, adorei os dois filmes
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo