• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"MARTINI SECO" (Fernando Sabino)

Jorge Leberg

Palavras valem por mil imagens
Marini Seco (1985) é uma famosa novela policial do escritor mineiro Fernando Sabino, publicado pela primeira vez no livro do referido autor A Faca de Dois Gumes, que consistia numa reunião de novelas, porém lançado em edição única a partir de 1988, pela Ática. Inspirado numa história real ouvida por Fernando Sabino, relata a prossecução do enredo fictício de um crime insolúvel – que ficou por aí mesmo, sem esclarecimento terminante na época – cinco anos após o delito, no ano de 1962. A trama tem como protagonistas o acossado comissário de polícia Serpa, o provável assassino, Amadeu Miraglia, e sua atual mulher, Maria Miraglia.

Segundo a novela, o homicídio ocorreu em 1957. Uma mulher "cai fulminada", conforme as palavras do próprio autor, depois de beber uma dose envenenada de Martini Seco em um bar sofisticado – daí o título da novela. Essa mulher, Carmem, era namorada de Amadeu, que a acompanhava no bar e foge após a morte dela. Ele é pego pela polícia, mas insta em declarar que não é o culpado, alegando suicídio por parte da parceira. No final de todo o processo culmina por ser absolvido, devido à falta de provas definitivas. Cinco anos se passam, a atual esposa de Amadeu surge na delegacia e procura o comissário Serpa, acusando o marido de ameaçá-la de morte. A partir daí, a historia do homicídio sem resolução é "ressuscitada", iniciando-se uma narrativa intrigante e repleta de versões e incoerências que beiram o paradoxal. Em suma, um autêntico e instigante quebra-cabeça que prende a atenção do leitor do começo ao fim.

Fernando Sabino consegue, com a habilidade de grandes mestres da literatura policial como Edgar Allan Poe e Agatha Christie – o que não significa igual maestria a deles em todos os aspectos, mas nestes fatores ressaltados – desnortear constantemente o leitor e deixá-lo em estado de suspensão até a última página, nunca sendo óbvio. O desfecho, aliás, é surpreendente e diferente dos característicos contos de suspense policial que geralmente se lêem – denotando o estilo peculiar do autor. É um desenlace que lembra os remates fatalistas e grandiosos de um grande escritor da literatura universal, cujo nome não convém aqui mencionar, para não "estragar" a surpresa desta singular novela escrita pelo Sabino.
 
RE: MARTINI SECO - Fernando Sabino

Olha! Concordo quando vc fala que ele está perto a grandes mestres... Realmente chega! Lembro-me que a uns anos atras me deliciava nas prateleiras da BBP (Biblioteca Pública do Paraná) até fechar as portas e meu grande companheiro era Sabino! Histórias intrigantes e deliciosas... Muito bom humor e tb maestria para escrever finais! :) A Faca de Dois Gumes é o exemplo mor do que estou falando!
 
RE: MARTINI SECO - Fernando Sabino

Jorge Leberg disse:
Marini Seco (1985) é uma famosa novela policial do escritor mineiro Fernando Sabino, publicado pela primeira vez no livro do referido autor A Faca de Dois Gumes, que consistia numa reunião de novelas, porém lançado em edição única a partir de 1988, pela Ática. Inspirado numa história real ouvida por Fernando Sabino, relata a prossecução do enredo fictício de um crime insolúvel – que ficou por aí mesmo, sem esclarecimento terminante na época – cinco anos após o delito, no ano de 1962. A trama tem como protagonistas o acossado comissário de polícia Serpa, o provável assassino, Amadeu Miraglia, e sua atual mulher, Maria Miraglia.

Jorge, eu lí esse livro no colegial...Foi uma polemica enorme quanto ao assassino, me lembro que foi feito um trabalho em grupo, sobre isso. A professora de Português reuniu tudo e enviou ao Fernando Sabino. Acredita que ele nos respondeu com uma carta super interessante. Acho que ainda tenho a cópia da carta. Olha, foi bom lembrar isso.....xD
 
RE: MARTINI SECO - Fernando Sabino

Jorge, eu lí esse livro no colegial...Foi uma polemica enorme quanto ao assassino, me lembro que foi feito um trabalho em grupo, sobre isso. A professora de Português reuniu tudo e enviou ao Fernando Sabino. Acredita que ele nos respondeu com uma carta super interessante. Acho que ainda tenho a cópia da carta. Olha, foi bom lembrar isso.....xD
[/quote]

Nossa que legal!! Uma carta do próprio Fernando Sabino, uau!! Esse livro eu ainda não li, mas O menino do dedo verde fez parte da minha infancia!
 
RE: MARTINI SECO - Fernando Sabino

Podem dar uma olhada no meu tópico no Censo Meia Palavra, esse ano eu já li muito Fernando Sabino, e aidna vou ler o Encontro Marcado, O Grande Metecapto é uma declaração de amor a Minas Gerais, perfeito!

Sobre o Martini Seco, pra mim é um dos melhores dele, eu li de uma vez, é uma história muito interessante, envolvente, muito bom!
 
RE: MARTINI SECO - Fernando Sabino

Rogério disse:
Sobre o Martini Seco, pra mim é um dos melhores dele, eu li de uma vez, é uma história muito interessante, envolvente, muito bom!
Sim, devorei Martini Seco no busão voltando da facul.


Eu achei o final de Martini Seco totalmente inusitado e surpreendente.
Qdo terminei de ler fiquei sem reação uns bons segundos tentando o que tinha acontecido. Fiquei chocada. :lol:

No geral, eu acho o Fernando Sabino genial. Me prontifiquei a ler mais livros dele neste ano, mas até agora não estou cumprindo esta meta.
 
RE: MARTINI SECO - Fernando Sabino

Rogério disse:
Podem dar uma olhada no meu tópico no Censo Meia Palavra, esse ano eu já li muito Fernando Sabino, e aidna vou ler o Encontro Marcado, O Grande Metecapto é uma declaração de amor a Minas Gerais, perfeito!

Sobre o Martini Seco, pra mim é um dos melhores dele, eu li de uma vez, é uma história muito interessante, envolvente, muito bom!

Ontém mesmo peguei Encontro marcado na biblioteca, vou ler e comentar por aqui, mas é claro sem spoiler!! Não sou desmancha prazeres..rs:mrpurple:!! Fiquei morrendo de vontade de ler Martini seco, mas não achei...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo