• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manual do homeopata mirim

Deriel disse:
O que temos hoje em dia? Nenhuma pesquisa (pesquisa mesmo, duplo cego, grupo de controle, essas cosias) até hoje mostrou qualquer eficácia da homeopatia na cura de doenças. Até o dia em que mostrarem, continuo dizendo: homeopatia não funciona.

Exato. Já com os remédios alopáticos, pode ver que todos são testados extensivamente antes. Logo, é algo comprovado cientificamente, e não algo comprovado por "depoimentos de pessoas satisfeitas"...
 
O problema da alopatia é que ela trata quase tudo, mas não cura quase nada.

Tirando esses remédios liberados (que não tem tarja vermelha nem preta), os remédios alopáticos reprimem um sintoma, mas em compensação ofendem o resto do organismo, enfraquecendo-o. Eles não vão na causa do problema, só nos sintomas.

A proposta da homeopatia é a de curar de fato, ir direto na raiz do problema, sem efeitos colaterais. Eu acho que essa é a diferença fundamental entre as duas coisas.

ex disse:
Deriel disse:
O que temos hoje em dia? Nenhuma pesquisa (pesquisa mesmo, duplo cego, grupo de controle, essas cosias) até hoje mostrou qualquer eficácia da homeopatia na cura de doenças. Até o dia em que mostrarem, continuo dizendo: homeopatia não funciona.

Exato. Já com os remédios alopáticos, pode ver que todos são testados extensivamente antes. Logo, é algo comprovado cientificamente, e não algo comprovado por "depoimentos de pessoas satisfeitas"...

Você passou a impressão de que acha que os remédios homeopáticos são simplesmente inventados sem nenhum teste, análise ou coisa do tipo. E várias outras pessoas aqui também demonstraram essa idéia completamente ingênua.
 
Balbo Bolseiro disse:
Você passou a impressão de que acha que os remédios homeopáticos são simplesmente inventados sem nenhum teste, análise ou coisa do tipo. E várias outras pessoas aqui também demonstraram essa idéia completamente ingênua.

Então me indique uns artigos em revistas científicas com testes de remédios homeopáticos para eu dar uma lida.
 
Deriel disse:
Perceb que é aqui que tá a meleca toda? Se funcionasse, não ia precisar acreditar. Funcionaria e pronto.

eu falei "acredito" apenas por ser a minha opinião e ninguem ser obrigado a concordar... pelos casos eu q eu ja vi (seja comigo, seja c/ pessoas da minha familia) eu poderia afirmar, se prefere assim, q funciona. mas lógico q isso ñ caracterizaria uma prova irrefutável de q funcione...

pra mim, um tratamento (homeopático) q evita q uma criança d 1 ano tenha q tomar gardenal por causa d ataques epiléticos comprova por si só seus resultados. tá, eu sei, estou dizendo isso baseado apenas em experiencias de familiares e tal, ou seja, pra vcs isso ñ tem o menor significado. de qq forma, eu ñ estou tentando provar pra ninguem q a homeopatia funciona. foi apenas um comentario :wink:
 
Meu pai e minha mãe e meu pai são médicos, e tem posições diferentes. Eu vou postar só pra não dizerem que há algum tipo de consenso entre a categoria.

Meu pai é bastante radical, pra ele os homeopatas estão divididos em dois grupos, os enganadores, que são os que sabem que é besteira e mesmo assim fingem, e os idiotas, que são crédulos imbecis.

Já a minha mãe acha que pra pequenas coisas a homeopatia é razoavelmente eficaz e ela mesma utiliza alguns remédios homeopáticos. Mas ela nunca se trataria ou recomendaria homeopatia pra qualquer coisa mais grave que uma asma. E desconfia bastante da seriedade de qualquer homeopata.

A maioria dos médicos está entre essas posições, poucos tem muita confiança nos homeopatas. Até porque os homeopatas dão bastante margem a desconfiança.

O texto é hilário.
 
O pior é que os alopatas conservadores ridículos não apenas sabem que uma substância funciona mas como ela funciona. Sabe aquelas coisas inúteis (Química Orgânica e Biologia) que todo mundo aprende no segundo Grau? Elas servem justamente para isso.

Provar pra quê? EU sei que a prima da minha sogra em Belém se curou de uma gripe em menos de 4 dias, só tomando Manurum Bucefalo. Fica lógico que agiu a Energia vital presente em todas as criaturas harmoniosas de Deus, não? :wink:
 
ex disse:
Balbo Bolseiro disse:
Você passou a impressão de que acha que os remédios homeopáticos são simplesmente inventados sem nenhum teste, análise ou coisa do tipo. E várias outras pessoas aqui também demonstraram essa idéia completamente ingênua.

Então me indique uns artigos em revistas científicas com testes de remédios homeopáticos para eu dar uma lida.

Leia você mesmo sobre a história da homeopatia.

Se pra você o fato de uma coisa não ser cientificamente comprovada é suficiente pra descartar a possibilidade dela ser verdadeira, então seu conceito de ciência está errado.

Ringil disse:
A maioria dos médicos está entre essas posições, poucos tem muita confiança nos homeopatas. Até porque os homeopatas dão bastante margem a desconfiança.

Isso é verdade. Como a homeopatia ainda não é regularizada como a alopatia, qualquer pessoa pode dizer que é homeopata.
 
Balbo Bolseiro disse:
Leia você mesmo sobre a história da homeopatia.

Não quero saber a história. Quero saber de testes científicos usando o método científico (deve haver um thread sobre isso aqui) e que mostrem resultados.

ADENDO: Claro, que se num dos livros (ou similares) onde conta a história também tiver informações como as que procuro (vide abaixo), também serve. Mas pode ser mais difícil eu conseguir. O que não me interessa é livros que apenas dizem que funcionou em tantos pacientes, que houve tantas curas de doenças sérias, etc. Depoimentos e relatos como o de pessoas que postaram aqui não servem para nada.

Balbo Bolseiro disse:
Se pra você o fato de uma coisa não ser cientificamente comprovada é suficiente pra descartar a possibilidade dela ser verdadeira, então seu conceito de ciência está errado.

Não, o fato de não ser comprovado não descarta a hipótese de ser verdadeiro. Eu encaro a coisa dessa maneira: a partir do momento que se vê que a coisa parece funcionar, começa-se a provar. Logo, já que a homeopatia parece funcionar, é natural que se deseje fazer uns testes científicos no mesmo estilo que fazem os testes dos remédios alopáticos: Poderíamos pegar 100 pessoas com uma doença, dar para 50 o remédio homeopático adequado e para as outras 50 um placebo, dizendo que é o remédio. Depois do tempo do tratamento passado, comparam-se os resultados.

O que pedi foi que você me indicasse alguns artigos em revistas científicas que tratem de algum teste desse tipo feito, ou mesmo qualquer outro. Já que você afirmou que houve testes, análises, etc. Pode passar as referências, na universidade eu tenho acesso a periódicos de todo o mundo e posso procurá-los.
 
Sabemos (e eu também disse) que não é cientificamente comprovado. Portanto, não há isso que você procura em revistas científicas.

A questão é que do mesmo jeito que não é cientificamente comprovado que é verdade também não é que não funciona.

Enquanto uns tentam comprovar o efeito dos remédios de acordo com os rigores da ciência, outros tentam aplicá-lo de fato.
 
ex disse:
ADENDO: Claro, que se num dos livros (ou similares) onde conta a história também tiver informações como as que procuro (vide abaixo), também serve. Mas pode ser mais difícil eu conseguir. O que não me interessa é livros que apenas dizem que funcionou em tantos pacientes, que houve tantas curas de doenças sérias, etc. Depoimentos e relatos como o de pessoas que postaram aqui não servem para nada.
Eu não vou a um médico a anos.
Sei ler bulas de remédio perfeitamente e por isso resolvi parar de toma-los.

Porém, ficar esperando uma gripe ou uma garganta inflamada se curarem sozinhos demorava muito, então comecei a procurar alternativas onde resolvesse uma dorzinha de garganta e não não ganhasse uma gastrite de brinde.
Como eu já tinha me tratado com homeopatia e tinha funcionado resolvi entender pq funcionava, então li o livro Aos que se Tratam pela
Homeopatia
de autoria de Dra. Celia Regina Borollo. Não é um livro técnico, porém explica bem o funcionamento da homeopatia e dá várias informações interessantes.
Depois que li esse livro resolvi ir a um médico homeopata e estou bem satisfeito com os resultados.

Meu pai é bastante radical, pra ele os homeopatas estão divididos em dois grupos, os enganadores, que são os que sabem que é besteira e mesmo assim fingem, e os idiotas, que são crédulos imbecis.

Já a minha mãe acha que pra pequenas coisas a homeopatia é razoavelmente eficaz e ela mesma utiliza alguns remédios homeopáticos. Mas ela nunca se trataria ou recomendaria homeopatia pra qualquer coisa mais grave que uma asma. E desconfia bastante da seriedade de qualquer homeopata.
Natural, medo da concorrencia.... (isso nao é uma ofensa)
 
Balbo Bolseiro disse:
Sabemos (e eu também disse) que não é cientificamente comprovado. Portanto, não há isso que você procura em revistas científicas.

A questão é que do mesmo jeito que não é cientificamente comprovado que é verdade também não é que não funciona.

OK, então não é cientificamente comprovado. Obviamente, isso não significa que não possa funcionar. Podemos até encarar a coisa como "AINDA não foi cientificamente comprovado". O fato de haver tantos relatos de pessoas satisfeitas contribui para isso.

Então por que nunca foram feitas experiências que comprovassem? Seria natural, e daria crédito à homeopatia caso o resultado fosse confirmatório. Ou será que foram feitos testes, mas os resultados não foram bons, e estes não foram divulgados?

Outra coisa que temos que levar em conta é o bom senso. Não conseguimos mostrar que a homeopatia funciona, mas podemos analizá-la e ver o que tiramos daí. O princípio da homeopatia é, grossíssimo modo, usar uma substância que causa o problema que queremos tratar, e diluir essa substância até obter concentrações mínimas. Ora, são duas coisas ilógicas, que vão contra tudo o que sabemos. Ou não são?
 
Heh, quero ver os homeopatas dizendo que a alopatia é uma m erda quando tiverem uma doença realmente séria.

Ex, vc citou concentrações minimas, a grande parte das soluções homeopaticas não possuem mais o principio ativo, que por sua vez fica guardado na "memória" da água...

se a formula dos remedios homeopaticos é tão boa e eficiente, pq eles não criam algum remédios realmente utéis, que possam, por exemplo, ser usados em hospitais, no lugar de alopaticos bem mais caros???

Não faz sentido :(
 
ex disse:
Então por que nunca foram feitas experiências que comprovassem? Seria natural, e daria crédito à homeopatia caso o resultado fosse confirmatório. Ou será que foram feitos testes, mas os resultados não foram bons, e estes não foram divulgados?

Por causa daquilo que eu falei: eles não se preocupam em provar. Concordo que seria muito bom se alguém resolvesse testar isso de uma vez.

ex disse:
Outra coisa que temos que levar em conta é o bom senso. Não conseguimos mostrar que a homeopatia funciona, mas podemos analizá-la e ver o que tiramos daí. O princípio da homeopatia é, grossíssimo modo, usar uma substância que causa o problema que queremos tratar, e diluir essa substância até obter concentrações mínimas. Ora, são duas coisas ilógicas, que vão contra tudo o que sabemos. Ou não são?

Não, o princípio não é esse. O objetivo é realmente conseguir uma concentração muito pequena, mas como sou leigo nesse assunto não me atrevo a tentar resumir melhor.

A primeira coisa que você falou é a mesma coisa de uma vacina, o que tem lá é o vírus ou agente patogênico que causa a doença.
 
Na vacina (até onde eu sei) vc tem os anticorpos, geralmente retirados do sangue de cavalos expostos às doenças, e não o vírus em si.

é BEM diferente
 
Balbo Bolseiro disse:
A primeira coisa que você falou é a mesma coisa de uma vacina, o que tem lá é o vírus ou agente patogênico que causa a doença.

Mas as vacinas não curam doenças, só as previnem. E tem lógica, não se baseia em suposições sem base.

Cain disse:
Na vacina (até onde eu sei) vc tem os anticorpos, geralmente retirados do sangue de cavalos expostos às doenças, e não o vírus em si.

é BEM diferente

Não, isso é soro. Vacina é quando o vírus enfraquecido é inserido pra que o corpo produza os anticorpos.
 
Ringil disse:
Balbo Bolseiro disse:
A primeira coisa que você falou é a mesma coisa de uma vacina, o que tem lá é o vírus ou agente patogênico que causa a doença.

Mas as vacinas não curam doenças, só as previnem. E tem lógica, não se baseia em suposições sem base.

Cara, o fato de você não conhecer os fundamentos não significam que eles não existem.
 
Não, claro que não, as coisas sempre caíram, mesmo antes de Newton descobrir porque. Mas a homeopatia se baseia em especulações sem qualquer estudo que as suporte, não é fruto de observação nem de experimento. E como não há eficiência comprovada, porque acreditar que existe qualquer eficiência?
 
Ringil, você não entendeu. Quando eu disse "você" estava me referindo a você mesmo. A homeopatia não surgiu do nada como você diz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo