• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mangakas toscos

odeio os mons da vida..sem criatividade, seus autores apelam pra uma mesma fórumulinha pra vender bichinho e boneco..

Eu não tinha lembrado disso... Bom, mas pelo menos naquele caso acho que o desenho atende sua finalidade, que é literalmente divulgar e vender jogo... Em resumo, é como alguns programas do SBT. Deprimentes, mas atendem o objetivo de vender carnê do Baú da Felicidade. :tsc:
 
Ah, alguem ai citou Beyblade.... Bem, outro dia eu sem querer botei na Fox Kids e tava passando Beyblade 2... Bem, a animação melhorou cem por cento.......
 
eu gosto muito do yoshihiro togashi mas eu vi uns desenhos do mangá de hunterXhunter, mais especificamente o cap 187, que jamais deveriam ser publicados, minha irmã conseguiria desenhar melhor(9 anos)se eu achar uma foto eu vou tentar colokar aqui(muuuito tosko) :D
 
Togashi é sempre um bom exemplo de tosqueira. :mrgreen:
Mas apesar disso ele melhorou ( 8O ) em relação a Yu Yu Hakusho.

Tem umas coisas no traço dele que tão me lembrando muito o Toriyama ( :puke: ).

hxh-4.jpg

( YuYu: http://sensei.takeuchi-naoko.com/togashi/art/yyh-4.jpg )

Yu Yu sim, é podrão.
 
O traço do Togashi melhora a olhos vistos...de Yuyu pra HunterxHunter... uma amiga minha fez uma vez um workshop de narrativa usando umas páginas de HunterxHunter...ele melhorou nisso também.
Eu acho legais as páginas como aquela de Guerreiras Mágicas...sabe, jogar imagens assim,eu gosto bastante, acho que dá um tom legal, dependendo da cena...não tenho ultra-argumentos para isso, mas às vezes, com dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, e uma página assim pode passar o que trocentos balões não passariam.
 
Eu acho legais as páginas como aquela de Guerreiras Mágicas...sabe, jogar imagens assim,eu gosto bastante, acho que dá um tom legal, dependendo da cena...não tenho ultra-argumentos para isso, mas às vezes, com dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, e uma página assim pode passar o que trocentos balões não passariam.

Sabe qual o problema?
Saum poluídos demais.
Fica muito confuso... tem duas páginas desenhadas. Tah, ateh aih tudo bem, ateh pq acho q Clamp tem de melhor mesmo o desenho.
Mas acho q eh exagero certas horas.
 
VihVs_ disse:
Sabe qual o problema?
Saum poluídos demais.
Fica muito confuso... tem duas páginas desenhadas. Tah, ateh aih tudo bem, ateh pq acho q Clamp tem de melhor mesmo o desenho.
Mas acho q eh exagero certas horas.

E desnecessários.

Poluem mesmo a cenae a própria história que quase tem uma pausa na narrativa só pras artistas mostrarem que sabem desenhar.

Acho que elas podiam mostrar isso sem esse exagero e desperdício de páginas. E depois, podiam tentar fazer isso quando desenhassem melhor.
 
É bem interessante essa idéia de fazer uma lista de mangakas toscos.
Porém, depois de uma leitura dinâmica das respostas, notei algumas coisas.
Criticar as proporções utilizadas pelos mangakas é um pouco arriscado, já que as pessoas não são totalmente proporcionais ( parodiando Eduardo Müller ). Além disso, a proporção, isto é, a forma como o artista representa a figura humana, é aquilo que define o estilo do artista ( entre outros aspectos ). Obviamente há "absurdos" como os citados, mas esses "absurdos" são encontrados em qualquer mangá.
Acho que quem aprecia o mangá não deveria "malhar" tanto os artistas com relação à proporção: alguém reclama do tamanho dos olhos??? Sabemos o objetivo do tamanho dos olhos, mas muitos artistas fazem olhos mais realistas e transmitem as emoções das personagens da mesma forma que outros.
Não sei se todos os que já responderam desenham, mas ter um estilo próprio ( sendo mister ter algo que destaque seu desenho ) é fundamental se alguém pensa em trabalhar no mercado de publicações.
Criticar não é o problema, se conhecemos a dificuldade existente por trás do resultado final ( não estou querendo acusar quem critica; quem me conhece sabe que sou bastante enjoado e exigente ). Temos que ter a mente aberta.

Ookami.
 
Você leu o primeiro post, Ookami? :mrgreen:
Lá eu dizia que aqui caberiam críticas às proporções desde que se levasse em consideração a estilização própria do mangá. Então suas críticas ao modo como o tópico tem sido tratado não têm cabimento. :twisted:

Tendo o grifado por base, podemos sim criticar quem faz cinturas absurdamente finas, queixos pontudos ou até mesmo crianças musculosas como Toriyama. Afinal, a maneira com que o artista se utiliza da estilização também pode contar pontos a favor ou contra.

Existem soluções realmente originais, e os grandes olhos do mangá é uma delas. A idéia, que veio dos primórdios do mangá, serviu perfeitamente para aumentar a expressão dos personagens (dentro de um roteiro tipicamente mangá). Mas desenhar mãos como tesouras é um atentado ao bom gosto, convenhamos.

Cabe ao artista desenvolver seu próprio traço, e o que estamos criticando aqui foi o caminho que alguns escolheram.

Não se trata então de fazer comparações entre as proporções utilizadas no mangá e as regras de anatomia, mas sim de avaliar a construção de um traço dentro do que consideramos bonito esteticamente.
 
Glorwendel disse:
Existem soluções realmente originais, e os grandes olhos do mangá é uma delas. A idéia, que veio dos primórdios do mangá, serviu perfeitamente para aumentar a expressão dos personagens (dentro de um roteiro tipicamente mangá).

Não posso deixar de comentar que não acho nada válido levar em conta esses primórdios. Não inteiramente orientais, por sinal.

Porque a partir de certo momento foram transformados em padrão por um bando de desenhistas sem a menor originalidade e as vezes sem habilidade também.

Hoje em dia eu apenas relevo o uso de olhos grandes nos meus julgamentos do que presta no mercado do mangá.

De resto... num dá, é gente demais se copiando descaradamente. Esse tópico tem um longo futuro porque a lista de tosqueiras nesse mercado é looooonga...

O tópico de melhores artistas de mangá daqui do A&M durou pouco exatamente pelo mesmo motivo.
 
Fox disse:
Glorwendel disse:
Existem soluções realmente originais, e os grandes olhos do mangá é uma delas. A idéia, que veio dos primórdios do mangá, serviu perfeitamente para aumentar a expressão dos personagens (dentro de um roteiro tipicamente mangá).

Não posso deixar de comentar que não acho nada válido levar em conta esses primórdios. Não inteiramente orientais, por sinal.

Porque a partir de certo momento foram transformados em padrão por um bando de desenhistas sem a menor originalidade e as vezes sem habilidade também.

Os primórdios são válidos quando se pensa no que foi genuinamente mangá. Como Ookami colocou que os artistas não poderiam ser criticados por seu estilo (pois isso é de cada um), fiz uma ressalva, lembrando que existem mil maneiras de se estilizar o corpo humano sem recorrer àquele tipo de solução gráfica.

Osamu Tezuka criou o que hoje conhecemos como mangá, e recebeu influências da Disney e de cartoons como Betty Boop. Assim os mangakas posteriores poderiam ter feito, tendo Tezuka como influência e não como padrão.

O comentário sobre "olhos grandes" então se encaixa dentro desse conceito de mangá, e não como conhecemos esses quadrinhos atualmente.
 
Os olhos ressaltados não são algo criado para o mangá. Foram um recurso expressivo trazido do Teatro No, do Teatro Kabuki, onde as máscaras dos personagens, sempre intepretados por homens independente do sexo, deveriam transparecer as emoções deles para o público todo. E, se formos regredir no tempo, é possível achar em desenhos de monges japoneses do século XII já uma estilização do rosto com vistas a ressaltar sua emoção e expressividade. os desenhos japoneses do século XIX, que antecipam o Art Nouveau, também já demonstram, de forma mais sutil, uma tendência a aumentar os olhos do personagem, embora de forma bastante mais discreta, admito.
 
Glorwendel disse:
Você leu o primeiro post, Ookami? :mrgreen:
Lá eu dizia que aqui caberiam críticas às proporções desde que se levasse em consideração a estilização própria do mangá.

Uma pergunta...Qual a estilização própria do mangá?! Não tem estilização própria para o mangá... 8O Ou por acaso alguém limitou algo assim: O mangá só pode ser feito desse jeito, etc, etc ,etc...Como vocês devem saber...O mangá logo que surgiu era feito com aqueles desenhos velhos japoneses...
ESPADACHIM.gif
Então?? Isso sim que é horrivel...Mas foi assim que criaram o mangá...Os desenhos totalmente tortos...Depois foi mudando é claro...Começaram a fazer os olhos grandes poruqe a maioria das pessoas que "liam" o mangá eram analfabetas...etc...etc...E sobre o fato do Toriyama desenhar crianças musculosas...Bem...É estranho, mas Dragon Ball é totalmente "ficção Cientifica"( se é que se pode chamar assim) então não tem nada de estranho se existir crianças musculosas e pessoas com cara de animais...E mesmo assim uma vez aparece na TV um garoto de 7 anos que tinha todos os musculos definidos...resumindo...era musculoso(mas não tanto)...E como falaram ali também...Sobre sempre existir um inimigo mais forte...Mas é claro...1º os sayiajins falavam que eram aRaça mais forte do universo...E o freeza não tem nenhuma raça...tanto que só existem 3 pessoas na familia dele...contando com ele :mrgreen: 2º o Freeza era o ser mais forte do universo sim...porque até ali o cell não havia sido criado, e majin Boo estava preso a milhões de anos...Bem...Chega de falar...Eu falei o que eu queria...Até mais pessoal...
 
Fong Say Yuk disse:
Glorwendel disse:
Você leu o primeiro post, Ookami? :mrgreen:
Lá eu dizia que aqui caberiam críticas às proporções desde que se levasse em consideração a estilização própria do mangá.

Uma pergunta...Qual a estilização própria do mangá?! Não tem estilização própria para o mangá... 8O Ou por acaso alguém limitou algo assim: O mangá só pode ser feito desse jeito, etc, etc ,etc...Como vocês devem saber...O mangá logo que surgiu era feito com aqueles desenhos velhos japoneses...

Por "estilização própria do mangá" entende-se que é próprio do mangá ser estilizado. E não que existe uma estilização padrão, ora essa.

:roll:
 
Por "estilização própria do mangá" entende-se que é próprio do mangá ser estilizado. E não que existe uma estilização padrão, ora essa.
:aham: Então...Se não existe estilização padrão, eu posso fazer do jeito que eu bem entender.

Além desses exemplos, é claro que não podemos deixar de comentar aqueles toscos que fazem tudo fora de proporção (considerando a estilização do mangá, óbvio) e usam tintas como cães.

Se não há um padrão de estilização, a frase acima é inválida, portanto não podemos chamar de tosco um mangaká que desenha pessoas com 10 cabeças de altura, porque , como eu falei no post anterior, ninguém definiu quantas cabeças podem ser usadas na proporção( embora a maioria das pessoas use 7 ou 8 cabeças).
E pelo que eu percebi, você se contrariou... :twisted: :mrgreen:
 
O importante não é a 'beleza estética' ou quantas cabeças usamos, mas a HARMONIA.Se o desenho for harmônico dentro do seu contexto, tá beleza.Se o cara fizer os braços um palmo abaixo do normal, mas manter a coisa harmônica, ele faz o que quiser.
Por isso monstros podem ser desproporcionais, mas são harmônicos ^-^
Na verdade, pra estilizar com harmonia tem que saber muito bem o que se está fazendo...
 
Ei ei, como não existe estilização padrão???

Todos aqueles trocentos mangás com proporções um pouco grandes de cabeças e os olhos grandes não são padrão?

Só o fato da maioria desses trabalhos serem muito parecidos entre si já mostram um padrão absurdo.
 
Fong Say Yuk disse:
Por "estilização própria do mangá" entende-se que é próprio do mangá ser estilizado. E não que existe uma estilização padrão, ora essa.
:aham: Então...Se não existe estilização padrão, eu posso fazer do jeito que eu bem entender.

Poder, pode. Mas não é o que acontece. O que responde a citação do Fox abaixo:

Fox disse:
Ei ei, como não existe estilização padrão???

Todos aqueles trocentos mangás com proporções um pouco grandes de cabeças e os olhos grandes não são padrão?

Só o fato da maioria desses trabalhos serem muito parecidos entre si já mostram um padrão absurdo.

O fato é que você, Fong, está confundindo "estilização própria" com "estilização padrão". Mas as duas coisas não são necessariamente sinônimos.

Existe sim um padrão no mangá, mas por culpa de quem o faz. Pois todos têm a opção de fazer diferente e a ignoram.

O fato é que o mangá "permite" que sejam utilizados diversos estilos, porém a maioria dos mangakas não têm criatividade o suficiente pra isso.

Ou seja, mesmo com essa versatilidade, o mangá continua seguindo um estilo comum, e é próprio desse tipo de quadrinhos que sejam feitos com desenhos estilizados. Pois ninguém até hoje resolveu fazer diferente.

Além desses exemplos, é claro que não podemos deixar de comentar aqueles toscos que fazem tudo fora de proporção (considerando a estilização do mangá, óbvio) e usam tintas como cães.

Se não há um padrão de estilização, a frase acima é inválida, portanto não podemos chamar de tosco um mangaká que desenha pessoas com 10 cabeças de altura, porque , como eu falei no post anterior, ninguém definiu quantas cabeças podem ser usadas na proporção( embora a maioria das pessoas use 7 ou 8 cabeças).
E pelo que eu percebi, você se contrariou... :twisted: :mrgreen:

Continuo achando que você não leu o tópico inteiro. A citação acima é do Fox, e nos divergimos em opinião, sim. Eu não me contrariei.

Deixe de se fazer de desentendido, os dois trechos citados por você falavam de aspectos diferentes no tocante à estilização.

Ponto final.
 
O fato é que o mangá "permite" que sejam utilizados diversos estilos, porém a maioria dos mangakas não têm criatividade o suficiente pra isso.

Então se o mangá permite que sejam utilizados diversos estilos, não tem como julgar o estilo dos outros mangakás...


Ou seja, mesmo com essa versatilidade, o mangá continua seguindo um estilo comum, e é próprio desse tipo de quadrinhos que sejam feitos com desenhos estilizados. Pois ninguém até hoje resolveu fazer diferente.

Um estilo comum não quer dizer um estilo padrão como você citou antes...


Citação:
Citação:

Além desses exemplos, é claro que não podemos deixar de comentar aqueles toscos que fazem tudo fora de proporção (considerando a estilização do mangá, óbvio) e usam tintas como cães.


Se não há um padrão de estilização, a frase acima é inválida, portanto não podemos chamar de tosco um mangaká que desenha pessoas com 10 cabeças de altura, porque , como eu falei no post anterior, ninguém definiu quantas cabeças podem ser usadas na proporção( embora a maioria das pessoas use 7 ou 8 cabeças).
E pelo que eu percebi, você se contrariou...


Continuo achando que você não leu o tópico inteiro. A citação acima é do Fox, e nos divergimos em opinião, sim. Eu não me contrariei.

Ah é? não se contrariou? Então veja com seus próprios olhos...
hahaha,%20nos%20dedos!.jpg


O post foi seu, e ainda por cima o 1º do tópico... :twisted:

Para encerrar:

1- Não há estilo padrão;
2- Não havendo estilo padrão não existem desenhos fora da proporção do mangá (pois não há proporção padrão!!!!!!!!).
3- Portanto não podemos usar isso como argumento para definir se um mangaká é tosco ou não (um desenho não é feio só porque parece fora de proporção e sim depende da arte- final, do traço, etc...)
 
Ai, que triste... Não vou nem me dar ao trabalho de citá-lo, Fong.

1 - Existe sim um estilo padrão. Sabe qual é? Olhos grandes, pessoas muito altas, cabelos arrepiados, inexistência de narinas...

2 - É claro que mangás não seguem as regras de anatomia humana (como eu já disse num post anterior), mas podemos julgar a opção do artista em sua estilização. Não entendeu? Leia a frase de novo.

3 - Podemos definir um mangaka como tosco a partir do momento que o consideramos como tal. É tudo questão de gosto, se acaso não percebeste.

4 - Eu confundi uma mensagem do Fox com a minha. ¬¬
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo