• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mangakas toscos

Glorwendel

Usuário
Este é um clone do tópico "artistas toscos" do Quadrinhos. :mrgreen:

Como lá, a proposta aqui é falar mal daqueles artistas que são tão ruins, mas tão ruins, que nos sempre nos perguntamos como chegaram onde estão.

Lembrando sempre que cada um tem suas próprias definições de "ruim" e gosto estético. Sendo assim, muitos podem postar aqui falando mal daquele artista que todos amam (não olhem pra mim), mas isso é lá problema deles.

Então muito respeito com as opiniões alheias, e falem mal, falem muito mal! De preferência com exemplos. =)


Para este primeiro post, nada tenho além de uma pequena denúncia. Embora seja praxe copiar obras de Mucha (de quem sou fã incondicional), uma cópia sempre me chama atenção.

Eis um exemplo:

http://www.nymuseum.com/Mucha Museum/Mucha Jpgs/leslieca.jpg

http://www.noos.org/anime/clamp/rayearth/hikaru6.jpg

A jóia é a mesma. Não é a única imagem desse mangaka com jóias copiadas, mas esse é um exemplo fácil de encontrar.

Na primeira figura, a jóia usada (pela atriz americana Leslie Carter) tem uma figura humana desenhada, substituída por uma pedra vermelha na segunda figura.

Infelizmente, não encontrei scan melhor, mas se alguém se interessar posso tentar escanear eu mesma a figura.

Uma outra cópia bem descarada foi de Higuri Yuu. Porém, figuras dela são difíceis de encontrar e me levará um tempinho...


Além desses exemplos, é claro que não podemos deixar de comentar aqueles toscos que fazem tudo fora de proporção (considerando a estilização do mangá, óbvio) e usam tintas como cães.

Kurumada será certamente muito citado aqui, ohoho!
 
Pow.. se tirou minha graça...bem quando eu ia falar do Kurumada.. bah! e agora.. quem devo criticar? oh! céus..

jah sei: Kurumada eh tosko!! XD
 
Outra tosqueira é Naoko Takeuchi com sua Sailor Moon. Suas nocões de anatomia sao toscas demais! O anime corrigiu a falha a meu ver.

Mas isso não é tudo... toda nova Sailor que aparece é "mais poderosa que as anteriores". Começou com a Sailor Marte, cuja descrição era "violenta e enérgica, sendo a mais forte das Sailors".

Aí veio a Jupiter, cuja descrição era exatamente a mesma... peraí, então a Marte perde utilidade?

Aí vem a Urano e Netuno.. mesma descrição, a Jupiter perde utilidade.

Vem as Sailor Stars (que ainda por cima são homens) e a Urano e Netuno perdem utilidade...

Vejam bem.. utilidade das duas primeiras no "papel"... pois como quinteto fantástico elas não perdiam por causa da amizade, etc.

Mas toda vez que ficava rotina, Takeuchi "bolava" uma novidade de "mais poderoso" tirando a utilidade das anteriores!!!

(sem falar que poder parece estar vinculado a ficar masculinizado!!! Evolução, de Marte (deus da Guerra), passando por Jupiter (que fazia artes marciais), indo para Urano e Netuno (homossexuais, uma delas se vestindo de homem), terminando com Sailor HOMENS (transsexuais).)

(Tipo... é pra deixar de ser mulher para ser fodona, independente, etc??? Deixa pra lá)

É divertido, mas é novela... descartável.
 
Sailormoon eh um bom exemplo.
O anime ateh q eh bonzinho... divertido e tal.
Mas o mangá.... tem os erros do anime e ainda outros mais!

Primeiro eh o traço como a Primula falou.
Naum eh q as personagens sejam feias, eh q elas saum tortas mesmo! Naum eh pelo modo dela desenhar... ela naum sabe desenhar uma Sailormoon q naum tenha o nariz baixo demais e com um olho igual ao outro.

Acho q isso eh o q mais me irrita no mangá....
A história eh tosca mas isso eh obvio.
 
Até no anime os erros continuam, apesar de mais amenos.

Aquela distorção de anatomia ainda continua, com as pernas monstruosamente longas e os quadris lá em cima.

Mesma coisa que a Rumiko Takahashi faz e eu acho meio feioso.
 
Hmmm verdade... chega um certo ponto que não dá pra corrigir. (os olhos então, bleargh!)

Onde antes as pernas (aquilo lá tá grudado no corpo?) tavam assim ] [, ficou mais rechonchuda... mas ainda muito longas como disseste... aquele quadril dá pesadelos... dá pra parir com aquilo?
 
Eu me lembro de um mangaka que desenhava o rosto dos personagens TODOS VIRADOS PRA ESQUERDA. O cara não sabia fazer pra direita. Era absurdo! Absurdo!!!

Se não me engano, a história era no estilo de Captain Tsubasa, sobre esportes e tal. Se alguém souber o nome do infeliz posta aqui.


Outra horrorosa: Minami Ozaki.
O que são aquelas mãos a là Edward ScissorsHands?? Aquelas caras compridas no topo de um corpo de 3 metros?? É monstruoso.

Praticamente todas as capas dos tanko-bons são compostas de "cara e mão", "mão e cara". Cruzes.

Vejam, essa é das melhorezinhas (olha essa mão!):
kt.jpg


Os caras têm proporção de 20 cabeças:
kk.jpg
 
Aproveitando o mote da Prímula, já perceberam como o inimigo do Goku sempre é o ser mais poderoso do universo. Primeiro começou com o mais poderoso da terra, em Dragonball. Era o Kami, depois o Tenshi Han, depois o Pícolo.
Aí chega DBZ e os sayajins são os seres mais poderosos do universo. De repente era o Freeza. E aí veio o Cell, e o Boo.

Chegamos então a uma situação curiosa. Se quando o Gokou tinha um ki de 400, lá no Dragonball, e já podia destruir um planeta, e o Vegetta faz exatamente isso nos primeiros episódios de DBZ, no caminho pra Terra, porque todos se assustam quando Boo faz a mesmíssima coisa em uma etapa da série onde já não se pode mais computar kis (passou do milhão faz tempo...). E mais, como pode uma luta entre dois seres desses fazer apenas uma craterinha no planeta (caso da luta do Veggeto com o Boo)? :roll:
 
Eru disse:
Aproveitando o mote da Prímula, já perceberam como o inimigo do Goku sempre é o ser mais poderoso do universo. Primeiro começou com o mais poderoso da terra, em Dragonball. Era o Kami, depois o Tenshi Han, depois o Pícolo.
Aí chega DBZ e os sayajins são os seres mais poderosos do universo. De repente era o Freeza. E aí veio o Cell, e o Boo.

Esse tipo de repetitividade parece que virou modelo pros mangakas em geral.

E mais, como pode uma luta entre dois seres desses fazer apenas uma craterinha no planeta (caso da luta do Veggeto com o Boo)? :roll:

Erro de continuidade fudido (se é que é erro) pra num perder a graça das lutas.

Porque já chegou num ponto onde podiam realmente destruir o universo inteiro. Aí meio que a luta perde o sentido.

Hum... Kurumada é um lixo. :hellboy:

Tem uma coisa que eu não gosto e que é quase unanimidade entre os mangakas em geral. Tire a cor dos olhos, os cabelos e roupas e você reduz os modelos a pouco mais de dois.

No mínimo um homem e uma mulher, coloridos de várias formas. :|

Qualquer mangaka mais ou menos bom já pode ser definido por não fazer isso.

Só um comentário. :kiss:
 
Fox disse:
Hum... Kurumada é um lixo. :hellboy:

:lol: Pior que é...


Tem uma coisa que eu não gosto e que é quase unanimidade entre os mangakas em geral. Tire a cor dos olhos, os cabelos e roupas e você reduz os modelos a pouco mais de dois.

No mínimo um homem e uma mulher, coloridos de várias formas. :|

Cavaleiros do Zodíaco resume bem isso. Todos os personagens são feitos com três traços de rosto, dois pra homens e um pra mulheres. Mudam o penteado, que deve ter umas 3 variáveis pra cada gênero e as cores do cabelo. E pronto... :disgusti:
 
Sim. Como eu cheguei a comentar no tópico "O que seria se SdA..." sobre Kurumada.

eu mesma disse:
- Há apenas três tipos de rosto: padrão, feio e feminino.
- Todos usam um dos apenas quatro penteados existentes no universo, dois desses seriam diferentes tipos de mullets.


Sendo padrão tipos como Seiya, Poseidon, Camus, feminino como Saori, Marin, Shun, Afrodite e feio tipo Cassius, Dócrates, Corvo...

Aliás, Seiya é o padrão dos standard ( :eek: ). Todos os protagonistas são iguais. Isso porque Kurumada teima em fazer todos eles como uma representação de si mesmo.

(Ele se imagina menos feio, né não? :roll: )
 
Acho que Dragon Ball é nojento porque, por exemplo, contra o Freeza o planeta vai explodir em cinco mins, não é? Ok, mas porque demoram uns 10 episódios pra isso acontecer?????? É totalmente sem noção! Todas lutas são um porre, não acabam nunca e sempre tem o mesmo desfecho (Goku acha um jeito de ficar mais forte! Ohhh)....

A saga do Boo estragou o anime (até aí eu assistia, há um tempo atrás)... Do nada o Boo virava pra tela e dizia pra todo mundo lembrar de escovar os dentes, tipo, isso parece Pokemon!!!!!
 
Uma coisa que acho muito tosca em Clamp é que a cara do Lantis aparece em todos os mangás...o unico personagem masculino que nao aparece de novo é o Ferio...
Efeito playmobil é muito descarado nos Shojos...porque nao é 'os personagens daquele manga'...é 'os personagens de 90 % dos mangás shojos' Alguem já viu o calendario da Ribbon Magazine?É tudo igual! u.u
Uma coisa que nao gosto são os pescoços muito finos...dá uma agonia aquilo!
Ah, essa coisa chamada Beyblade que tá passando na Globo...eles são muito deformados também, credo, esses dias eu vi um, e a guria um cabeção MUITO desproporcional...todos eles sao tortos.
 
pow.. achei que o tópico fosse soh a respeito do traço..entaum vai lah:

odeio os mons da vida..sem criatividade, seus autores apelam pra uma mesma fórumulinha pra vender bichinho e boneco..

cavaleiros... eh sempre a mesma ladainha do kurumada.. tipo.. primeiro eles enfrentam guerreiros fodões...sequestram atena.. dae assim sucessivamente..sequestram atena..guerreiros que se dizem mais fodões que os anteriores.. e por ae vai..

dragon ball z prima pela mesma ladainha de CVZ.. mas o Dragon Ball eh mto bom.. jah o Z e o GT.. lixo..

Beyblade..e Yugi oh nem se fala..

tipo, Clamp pode manter um traço muito semelhante para alguns personagens masculinos....(mas tem bastante execeção tb... naum saum todos igual ao Lantis naum..) ..mas o Clamp eh mto bom..suas histórias entaum.. saum muito diferentes umas das outras.. e primam pela diversidade..
 
Eu naum gosto muuuito de Clamp, soh acho q elas sau boas pra chegar onde chegaram.
Mas uma coisa q naum falo mal eh do traço. Se eu olhar pra X e dizer q aquilo eh mal desenhado eu vou estar mentindo... Eu acho bonito sim.
A história naum pode ser boa mas o mangá eh bonito pelos desenhos.

Acho q o que menos gosto delas (em questão de desenho) eh Chobits e Rayearth.
Pq Rayearth? 8O Porque eh muita coisa numa mesma página! Eh muito exagerado, poluído... Tem horas q vc acha q o desenho faz mais sentido se vc virar o mangá de cabeça pra baixo. Naum tem como... foi exagero delas.

E Saint Seya agora...
A primeira vez q vi o mangá de CDZ o q mais me irritou, mas profundamente, foi a falta de cenário. Eh um simples... branco!
Naum tem como um cara desenhar e naum fazer nem uns tracinhos dizendo q eh fundo.. ainda mais em mangá q o desenho jah eh preto e barnco. Fica parecendo tudo vazio...

Depois tem esse negócio dos personagens praticamente identicos...
Todo mundo jah falou o q iria dizer sobre isso.
 
VihVs_ disse:
Mas uma coisa q naum falo mal eh do traço. Se eu olhar pra X e dizer q aquilo eh mal desenhado eu vou estar mentindo... Eu acho bonito sim.

Eu já acho problemático.

Vistoso sem dúvida. elas fazem um acabamento digno de se dizer isso, mas o desenho em si...

A anatomia eu acho meio ruim também, com aquela distorção bizarra das pernas em relação ao quadris e cabeça.

Em Sakura o negócio é mais suave, mas o problema continua.
 
Eu acho muito bom...
E acho q, por mais esquisito q seja, as personagens delas serem sempre altas demais, ou com pernas longas essa característica eh ateh marca delas e saum na maioria das vezes, nos homens q elas desenham.
Eu acho que fica ateh bonito...
 
O problema de Sakura foi aquela arte-final super-ultra-mega fina. Elas devem ter usado caneta 0.05 praquilo. É impossível enxergar se houver uma grande redução do tamanho da página.

( http://manga.flyswatter.ca/gal/ccs/sakura034.jpg )

Em Rayearth é o contrário. Todas as linhas recebem várias camadas de nanquim. Mesmo coisinhas delicadas como as meninas tem um rosto com traço super grosso.

Por mais que trabalhem bem com retículas (material que eu considero deveras "pouco artístico") sua técnica com nanquim deixa a desejar. Só em Chobits observei alguma variação no traço, mesmo assim muito pequena. Em geral, os desenhos são completamente sem volume.

E mais: não pela arte-final, mas pelo desenho em si, os personagens parecem não tocar coisa nenhuma. Os pés não tocam o chão, é quase como se estivessem flutuando. As figuras não têm peso. O mesmo acontece quando um personagem toca alguma coisa ou o rosto de outro. Parece um manequim.

Observem:
http://www.animedia.com.mx/images/rayearth/ray10.jpg


Como sei que Mokona Apapa se formou em artes, não posso deixar de mencionar. Afinal, ela comete erros básicos, como esses que descrevi aí em cima.


O que é isso?
re2.gif

Um quadro abstrato? Não, é uma página de arte seqüencial, também conhecida como HQ. Dentro dessa definição, a arte delas é completamente inadeqüada. Afinal, o objetivo de uma HQ é sempre "contar histórias por meio de imagens" e não o contrário.

Apesar disso, existem soluções realmente criativas de layout em algumas de suas obras. Em especial em RG Veda e X. Mas em sua ousadia elas acabam pisando na bola, como no exemplo dado.



PS: Vocês devem ter reparado que tenho um falta de afeição especial por Clamp. É uma longa história... Um dia eu explico. :disgusti:
 
Pra mim, o por defeito do Anime de CDZ nem são os rostos parecidos.. São os cabelos de Playmobil! Vc não tem movimento dos fios e sim das mechas....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo