• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Macbeth" (idem, W. Shakespeare)

Green Arrow disse:
Não é o medo de Banquo, e sim o medo de temer Banquo.

Sério, não pense que é implicância minha, só estou tentando entender suas colocações... Não entendi muito bem isso de medo de temer Banquo, você pode me explicar melhor?
 
Banquo poderia ficar perigoso e poderoso, tornando-se incomodo para Macbeth. Temê-lo seria o fim, pois ele teria como acabar com a "festinha" dos Macbeth. Assim, o "medo de temer Banquo" seria melhor descrito por "sentir medo de ter medo de Banquo" ou melhor ainda, horror a ter que temer Banquo numa época futura.

Acho q me expressei bem desta vez (vou ler Macbeth de novo para poder falar melhor). :mrgreen:
 
Green Arrow disse:
Banquo poderia ficar perigoso e poderoso, tornando-se incomodo para Macbeth. Temê-lo seria o fim, pois ele teria como acabar com a "festinha" dos Macbeth. Assim, o "medo de temer Banquo" seria melhor descrito por "sentir medo de ter medo de Banquo" ou melhor ainda, horror a ter que temer Banquo numa época futura.

Acho q me expressei bem desta vez (vou ler Macbeth de novo para poder falar melhor). :mrgreen:

hum, foi exatamente o que eu falei no meu post na página anterior :roll:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Green Arrow disse:
Não é o medo de Banquo, e sim o medo de temer Banquo.

Sério, não pense que é implicância minha, só estou tentando entender suas colocações... Não entendi muito bem isso de medo de temer Banquo, você pode me explicar melhor?

(voltando)

Banquo não oferece riscos a Macbeth, é um amigo e é fiel ao rei.A desculpa de Macbeth temer Banquo sempre cai em argumentos muito frágeis. Em última análise, não tinha nada a temer... ainda mais que Macbeth não tinha filhos e sua linhagem morreria coim ele, de qualquer forma.

O fato é que Banquo era antepassado de James da Inglaterra, para quem a peça foi escrita e foi uma forma de adular o rei e inserir um antepassado do mesmo nela.
 
Deriel disse:
Banquo não oferece riscos a Macbeth, é um amigo e é fiel ao rei.A desculpa de Macbeth temer Banquo sempre cai em argumentos muito frágeis. Em última análise, não tinha nada a temer... ainda mais que Macbeth não tinha filhos e sua linhagem morreria coim ele, de qualquer forma.

Humm. Peræ.

A questão é que as bruxas falam que Macbeth será rei, mas falam por quanto tempo? São precisas na previsão? Não. Tanto que a própria Hécate chama a atenção das bruxas para isso. Aliás, essa questão de destino lembra em muito a forma como era tratada nas tragédias gregas. Os oráculos são imprecisos e motivo de ruína do personagem, justamente por causa de sua imprecisão.
Mas tente pensar como Macbeth para entender seu medo: ele mata o rei para usurpar o trono, baseado em uma previsão da qual ele mesmo duvida que possa vir a acontecer. Ele forçou seu destino, digamos assim. Quem estava presente na hora em que as bruxas falaram que ele seria rei? Quem estava presente na hora que ele perambulava pelos corredores para matar o rei? Banquo.
No mais, o que uma pessoa tomada pela culpa tenta fazer? Apagar toda ou qualquer possibilidade de que seu crime seja revelado aos outros. Banquo teoricamente é o único que pode fazer isso, e daí vem o medo. Não acho que seja um argumento frágil, se você pensar em Macbeth como personagem de Shakespeare: humana, e por isso cheia de dúvidas, medos e desejos.

(Joy tá feliz pq se deu bem na prova de Estudos Clássicos por causa d'A Comédia dos Erros :dance: )
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Não acho que seja um argumento frágil, se você pensar em Macbeth como personagem de Shakespeare: humana, e por isso cheia de dúvidas, medos e desejos.

Tirou as palavras da minha boca. No lugar de Macbeth, qualquer um teria as mesmas dúvidas.
Não foi adular o rei a intenção. Até pq a peça se passa na Escócia, e mesmo Banquo era um antepassado beeem passado de James.

Alguém sabe onde encontro relatos históricos dos acontecimentos narrados em Macbeth? Algo sobre a briga pelo trono escocês da época?
 
Green Arrow disse:
Alguém sabe onde encontro relatos históricos dos acontecimentos narrados em Macbeth? Algo sobre a briga pelo trono escocês da época?

Eu sei lá se vai te ajudar no que você está querendo saber, mas alguns dados que o Deriel citou no primeiro post ele leu nesse livro aqui Asimov's Guide to Shakespeare.
 
Banquo, segundo a profecia das bruxas oferecia risco real a macbeth. Será que isso não é suficiente? Tendo em vista que Banquo conhecia Macbeth como amigo, deveria ter conhecimento suficiente para destruilo facilmente. uma suposição.
 
Um Ponto que me intrigou, foi a reação de Macbeth ao receber a notícia da morte de sua esposa.

"SEYTON
Senhor, a rainha morreu.

MACBETH
Pois deixasse para morrer mais adiante
E poderia ouvir palavra semelhante.
Amanhã, amanhã, amanhã avançando
Vão, passo breve, dia após dia chegando
Do registro do tempo à sílaba final.
Nossos ontens, então, um a um por igual,
Ilumiado tem, para insanos a estrada
Que leva ao pó da morte. Apaga-te ó delicada
Chama! Apaga-te! A vida é sombra passageira.
Um mísero ator chega, agita a cena inteira,
Diz sua fala e sai. E ninguém mais o nota.
É uma história narrada aí por um idiota,
Cheio de sons, de ímpeto, e não dizendo nada"


Sei lá, mas achei o cara meio seco. Comparem com a reação de Macduff ao receber a notícia da morte de sua família:

"MACDUFF
Não tem filhos! Então meus amados filhinhos?
Todos? Afirmastes vós? Meus lindos anjinhos!
Ó rapina do inferno! Como? Desgraçados!
Com a própria mãe também sem piedade devorados!"


Perceberam a diferença? Macbeth era meio louco mesmo...

Outro detalhe que me chamou a atenção, foi o fato de que Macbeth só seria derrotado por aquele que não visse de ventre de mulher. Macduff se diz prematuro, e derrota Macbeth. Bem... ser prematuro seria o suficiente? não é considerado como vindo do ventre de uma mulher? Ou será que talvez a profecia sequer fosse verdadeira?
 
Pandawan disse:
Perceberam a diferença? Macbeth era meio louco mesmo...

A-ah. Agora vamos para as novidades :lol:
O cara tinha alucinações e você ainda tinha dúvidas de que ele era maluco?

Pandawan disse:
Outro detalhe que me chamou a atenção, foi o fato de que Macbeth só seria derrotado por aquele que não visse de ventre de mulher. Macduff se diz prematuro, e derrota Macbeth. Bem... ser prematuro seria o suficiente? não é considerado como vindo do ventre de uma mulher? Ou será que talvez a profecia sequer fosse verdadeira?

Olha, tua pergunta faz sentido. Mas para a história ser prematuro é considerado como não ter vindo do ventre de uma mulher. Acho que o "vir do ventre de uma mulher" significa nascer de parto normal. Mas só para variar, como profecia de um oráculo, é dúbia.
 
Existe filme baseado em Macbeth e que seja digno de ser visto?
E discordo da opinião do Deriel quanto a Banquo. Macbeth temia Banquo pois imaginava que seus herdeiros tomariam sua coroa. É simples. E isso é bastante coisa, se lembrarmos que Macbeth era meio "noiado". Mas não discordo de que Banquo é um personagem superficial, e não tem função alguma senão a de deixar Macbeth ainda mais doido, e de agradar o Rei Jaime I. Segundo Artur de Sales, no Prefácio da edição da editora Martin Claret, a peça "talvez mesmo fosse escrita para lisonjear o rei, porque os Stuarts se diziam originários de Banquo.". Jaime I deu início à dinastia dos Stuarts.
E segundo um site que encontrei por acaso: "A razão de Shakespeare ter dado proeminência inicial às feiticeiras na tragédia Macbeth, escrita em 1605/6, não se deveu a nenhum ardil cênico para atingir excepcionais efeitos dramáticos, mas sim por motivação ideológica. O bardo esperava agradar James I, o rei que unificara as coroas da Escócia e da Inglaterra, que era convicto da influência perniciosa delas. E o rei ficara assim, um fóbico à bruxas, desde um pouco antes de se casar.
Em 1589, ainda jovem, ao atravessar o mar da Escócia em direção à Dinamarca para contrair núpcias com a princesa Anna, seu barco foi assolado por uma inesperada tempestade. Os horrores que ele passou a bordo foram de tal ordem que, depois, em terra firme, convenceram-no lá mesmo na corte dinamarquesa de o que sofreu resultara de um enfeitiçamento qualquer. Os vagalhões atendiam a um mau olhado.
Desde então Jaime obcecou-se pelo tema da bruxaria. A tal ponto que até um tratado escreveu sobre o tema: o Demonologia. Jaime I, que estava longe de ser um primitivo, foi um monarca paradoxal. Ao tempo em que, em 1611, mandava imprimir a mais perfeita Bíblia até então traduzida para o inglês, a King James Bible (afirmando definitivamente a estrutura do idioma que ajudou milhares de súditos a melhorarem a escrita e a fala, e fonte referencial de toda a literatura inglesa que se seguiu), foi o responsável pelo clima de caça às bruxas que se instalou na Grã-Bretanha durante o seu reinado (1603-1625).
Com a ascensão de Jaime I ao trono da Inglaterra em 1603, Shakespeare, o principal integrante do grupo Homens do Lorde Camarlengo (recém-promovidos e presenteados com uma Carta Patente), deve ter-se sentido na obrigação de agradá-lo. Para tanto imaginou apresentar uma encenação que confirmava as conhecidas suspeitas do novo soberano, isto é, que bruxas existem e que aqueles que teimam em seguir seus "oráculos imperfeitos" tendem a cumprir a trágica sina do traidor e assassino Macbeth."
 
Com isso tudo que você disse você apresentou argumentos que dão força a idéia de Deriel com relação ao Banquo: que ele não tem papel nenhum a não ser o de agradar o rei. :wink:
 
Tb acho q a idéia era esta ao criar Banquo como personagem importante. Provavelmente foi uma maneira de Shakespeare conquistar a amizade do rei.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Com isso tudo que você disse você apresentou argumentos que dão força a idéia de Deriel com relação ao Banquo: que ele não tem papel nenhum a não ser o de agradar o rei. :wink:

Mas pensemos da seguinte forma sobnre Banquo: existem dois pontos de vista que devemos pensar a respeito da personagem... Banquo foi criado para agradar ao Rei? Creio que sim. Mas Banquo era "vazio" ao ponto de não se entender o porque de Macbeth temê-lo? Não.
Banquo foi criado com o intuito de agradar Jaime I, mas, na estória tem sua sua importância pois, devido à profecia das feiticeiras, seria o pai de uma linhagem de reis, o que causava temor a Macbeth, pois ameaçava sua coroa.
Resumindo: concordo com Deriel que Banquo surgiu como agrado ao Rei, mas discordo quanto ao fato de ser um personagem totalmente vazio. É uma figura descartável, mas que uma vez presente, devido à profecia, torna-se importante.
 
Re: "Macbeth" (W. Shakespeare)

Voltando ao Tolkien, de fato Tolkiem menciona uma certa ligação dos Entos com Shakespeare na carta 163 onde ele fala de seu grande desapontamento com a encenação da passagem sobre "a chegada da grade floresta de Birnam a colina". Tolkien queria que realmente a floresta pudesse marchar para a guerra.
 
Re: "Macbeth" (W. Shakespeare)

comprei macbeth hj *-*
vou ler e depois dar pro meu namorado
e vamos construir uma peça em cima uheueh
 
Li esse livro ontem.
Eu achei a estória meio rápida demais, os acontecimentos se sucedendo às pressas, atropelados. Isso vem corroborar o que o Deriel ressaltou, a falta de sensação de tempo na peça.
Sobre isso de se Macbeth tinha ou não motivo para temer Banquo, eu acho que tinha sim, já que como disseram ele estava presente no momento da profecia das três feiticeiras, e por isso sabia que Macbeth tinha motivos para ter sido o autor do assassinato do Rei Duncan. Além disso ele também estava envolvido na profecia, sendo dito que seus descendentes seriam reis, e por isso Macbeth com sua eliminação pensava estar se livrando de problemas no futuro (não se esqueçam que ele tenta matar também o filho de Banquo). E quando uma pessoa comete um ato tão monstruoso como o que Macbeth fez, por causa da culpa que começa a sentir ele começa a ver inimigos em todos os lugares, pessoas que apenas discordam dele já passam a ser considerados perseguidores, ou seja fica paranóica mesmo.
Eu achei o fim que Shakespeare deu à personagem Lady Macbeth muito abrupto, acho que ela merecia uma atenção melhor em seus momentos finais, com mais detalhes, já que ela é uma peça crucial no assassinato do rei (tanto no planejamento quanto na execução).
Mesmo assim a peça tem vários momentos bons, como o surto de pânico e demência a que Macbeth é acometido, quando vê o fantasma de Banquo a lhe atormentar.
 
Mas Banquo... o que é Banquo? Um personagem raso, que sem razão nenhuma Macbeth teme

Na verdade Macbeth temia Banquo por que as bruxas previram que sua linhagem seria repleta de reis e Macbeth teria um reinado estéril, sem que nenhum herdeiro seu chegasse ao trono. Na sua paranóia e loucura para se manter no poder ele via Banquo como um inimigo potencial.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo