• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Macbeth" (idem, W. Shakespeare)

Deriel

Administrador
Li Macbeth alguns dias atrás (admito que não o havia lido até então :oops: ) e algumas coisas me chamaram a atenção. Confesso que li uma tradução (Beatriz Viégas-Faria, da coleção da LP&M) mas mesmo assim encucei com umas coisas. Vamos lá.

Alguns personagens são fantásticos! A primeira aparição da Lady Macbeth faz qualquer um tremer

Lady Macbeth - Ato I Cena V disse:
(...) liberai-me aqui de meu sexo e preenchei-me, da cabeça aos pés, com a mais medonha crueldade, até haver ela de mim tomado conta. Que o meu sangue fique mais grosso, que se obstrua o acesso, a passagem, para o remorso, (...)

Mesmo Macbeth é um personagem interessante, principalmente no começo, com sua luta entre consciência/lealdade e ambição.

Mas Banquo... o que é Banquo? Um personagem raso, que sem razão nenhuma Macbeth teme (sim, sim, pode-se inventar mil razões para temer Banquo, mas a peça em si não nos fornece nenhuma!). Por curiosidade e interesse, fui ler algumas análises e estudos de Macbeth e descobri que Banquo teria sido um ascendente de James I, para quem Shakespeare escreveu a peça. Ou seja, badulação política, pura e simplesmente, gerando um personagem fraco/nulo.

Outro ponto é que a peça não nos fornece sensação de passagem do tempo (embora se passem 17 anos do início ao fim da mesma).

Pq é difícil encontrar esse tipo de critica a Shakespeare? Seria ele tão endeusado que as pessoas não o leem mais criticamente? Ou eu que "não sei ler e tou bancando o crítico"?


P.S. o nome próprio da Lady macbeth era Gruoch, coitada :lol:
P.S.2 e sim, eu sei e vi o tópico da Enquete, mas esse aqui é sobre Macbeth :obiggraz:
 
Por acaso é em Macbeth que existe uma cena onde uma floresta caminha para atacar inimigos, assim como em SdA? Li isso em algum lugar, sobre soldados vestidos de árvores e tal....
 
Yeap, é uma profecia da Terceira Aparição das bruxas de que Macbeth só seria derrotado com se o Grande Bosque de Birnam chegasse até o castelo de Macbeth. Bom, o soldados usaram galhos de árvore para ocultar seu número (ignorantes da profecia) e pareceu que a floresta andou.
 
Sim, eu li sobre isso também. Mas é que pode-se pensar nesse tipo de inspiração...vai que o Tolkien ~leu Macbeth, não gostou, mas aproveitou a cena do bosque...
 
Humm, acho q essa passagem é mto pouco pra inspirar a criação de huorns e ents.

Eu gostei de Machbeth, porem li apenas uma adaptação em prosa do peça. Preciso ler o original.
 
Eu duvido muito que tenha havido alguma influência . A meu ver fica claro que os huorns foram derivados dos Ents, e estes não foram derivados de Shakespeare.
 
nuss... acho q assiti uma peça infantil desse nome com uns 8 anos (uma releitura, óbvio)
mas como me interesso por esse tipo de leitura (e já perdoem minha ignorancia a partir desse ponto) devo perguntar: sobre o que se trata essa peça??? tipo qual a história???
 
Não da pra falar isso no tópico de shakespeare?

Macbeth é o segundo depois de Hamlet mas eu acho que é o melhor pra ser representado. Tem inclusive um filme do kurosawa em cima de macbeth, não?

Eu li o original e penei pois o inlgês é muito complicado mas depois que acaba dá uma satisfação enorme como todo shake. Eu vou me inspirar na Lady Macbeth para fazer um personagem da peça da minha escola.

P.S. o nome próprio da Lady macbeth era Gruoch, coitada
É um nome gaélico, não? Eu acho muito bonito.
 
-Feanor- disse:
P.S. o nome próprio da Lady macbeth era Gruoch, coitada
É um nome gaélico, não? Eu acho muito bonito.

Ah é? Fala em voz alta ;) O nome não é citado no livro justamente por ser considerado feio mesmo pelas bandas de lá.

Aqui vai a pergunta: vc o considera bonito só por ser Shakespeare?
 
poxa deriel... o motivo de Macbeth temar a Banquo eh para lá de evidente e se faz bem no inicio da peça.... aki vai..... :


PRIMEIRA BRUXA-
Menor q Macbeth, porem maior!!

SEGUNADA BRUXA -
Nao tao feliz, mas muito mais feliz!!

TERCEIRA BRUXA -
Gerarais reis, embora rei nao sejas !!
Assim, viva Macbeth e viva Banquo !


Meu caro Deriel..... nao eh obivio q se banquo seria pai de reis ele deveria de alguma foorma matar ou enganar Macbeth?? afianl s Macbeth se tornou rei e portanto a profecia se realizou nao eh de se esperar q a profecia para Banquo se realizasse tb?? entao a contrataçao dos assassinos por Macbeth eh perfeitamente compreensivel ...


abraços Dwarf

ps.: Macbeth eh um dos meus personagens prediletos!!!! principalemte quando ele fala no final : " Por que fazer como o romano tolo e o corpo atravessar com a propria espada? Enquanto vidas eu achar, os golpes seram para elas, nao para o meu corpo"
eu sempre achei isso de uma enorme bravura!!!
 
Re: Macbeth (W. Shakespeare)

Deriel disse:
Outro ponto é que a peça não nos fornece sensação de passagem do tempo (embora se passem 17 anos do início ao fim da mesma).

Pq é difícil encontrar esse tipo de critica a Shakespeare? Seria ele tão endeusado que as pessoas não o leem mais criticamente? Ou eu que "não sei ler e tou bancando o crítico"?

Sobre a questão do tempo você tem razão, em partes. Não dá para esquecer que a peça foi inspirada em fatos históricos, mas nem por isso o tempo da peça tem que ser necessariamente cronológico. Lógico que devemos levantar questões e não aceitar o que os críticos muitas vezes nos empurram goela abaixo. Não, Shakespeare não é perfeito, e as primeiras comédias dele estão aí para provar isso. Mas eu acho que no caso de Macbeth, o efeito que ele procurou causar foi o de um sonho. Digo isso principalmente porque toda a história se desenrola nesse "o que é real/o que é ilusão." A adaga que Macbeth vê, é real? O fantasma de Banquo, é real? As três bruxas, assim como suas profecias, são reais? Acho que essa é a dica para a explicação de porque Shakespeare escolhe o tempo psicológico, e não cronológico.

Bom, sobre o porque de Macbeth temer tanto Banquo eu tenho algumas idéias...

Primeiro, Banquo estava presente no momento em que as três bruxas fazem a profecia (profecia ou maldição?), e também no castelo de Macbeth no dia que este mata Duncan. Enquanto vivo, Banquo era uma ameaça aos planos de Macbeth. Se não era ameaçador como um delator, tinha também sua dinastia que era ameaçadora como usurpadora ( :mrgreen: thanks, Deriel). Não vamos esquecer que as três bruxas falam que os descendentes de Banquo seriam reis. Há ainda uma dica quanto ao medo de perder o trono, quando Macbeth diz: "Carregar a Coroa não é nada, o importante é carregá-la em segurança" (Ato III, Cena I).
A partir do momento que Banquo é assassinado, acredito que ele se torna uma espécie de consciência de Macbeth. Aliás, tem um detalhe que talvez responda porque Banquo é um personagem tão pouco desenvolvido: a partir do momento em que ele se torna fantasma, há nesse "ser fantasma" toda um significado. É tipo "personagem embalado pra viagem", mesmo. Os fantasmas elizabetanos não são exatamente como são os nossos, eles são cadáveres revitalizados, que se parecem muito com o que eles eram antes de morrer. Dá para imaginar o horror de Macbeth ao ver Banquo ensangüentado, não? Por isso acredito que serve como consciência. Era após enxergar o mal que tinha praticado que Macbeth poderia pensar nele, e se arrepender dele.

Obs. Não dá para deixar de lado um detalhe: a mesma ganância que toca Macbeth poderia tocar Banquo. Macbeth escolhe o caminho mais rápido para ser Rei (assassinato). Mas Banquo percebendo o sucesso da profecia das três bruxas, também não se sentiria tentado a matar? Será que Banquo só não comete o mesmo mal que Macbeth porque é assassinado? Dá uma olhada no que ele diz:

"Agora tens tudo: Rei, Cawdor, Glamis, tudo. Bem como as Mulheres Esquisitas prometeram, e assusta-me a idéia de teres jogado sujo para tanto. E, no entanto, também foi dito que tua posteridade não seria coroada, mas que eu seria a raiz do tronco, pai de onde se originariam muitos Reis. Se delas vem a verdade, assim como brilharam seus discursos sobre tua pessoa, Macbeth, então pelas veracidades que sobre ti concretizaram-se, não podem elas ser meus oráculos também e acender em mim a esperança? Mas chega por hora, silêncio". (Ato III, cena I).

Acho que é isso ^^
 
Macbeth é simplesmente uma obra perfeita. Junto de Hamlet e Otelo, as três obras primas de Shakespeare. Banquo é perigoso pelos motivos ditos acima e outros mais complexos. Mas o livro é muito bom. A perversidade de Lady Macbeth, principalmente nesta frase:

Quem diria que aquele velho guardava tanto sangue nas veias?

Foi grandioso para toda a literatura.

Deriel, ninguém critica Shakespeare neste sentido pq ele não tinha qualquer erro identificável em sua obra. Ao meu ver, foi perfeito. :mrgreen:
 
realmente eu estou curioso... eu achei o post da srt. lovejoy tao completo q fiquei ate com vergonha do meu anterior........



abraços Dwarf
 
Aqui vai a pergunta: vc o considera bonito só por ser Shakespeare?
Não, considero bonito só por ser gaélico. :mrgreen:

Os nobres escoceses consideravam esse tipo de nome feio porque tinham uma rejeição de tudo que lembrava cultura não romana por que estava relacionado às classes baixas. Acho que esses preconceitos ficaram arraigados até a época de Shakespeare. Até nós, romanizados consideramos um nome como esses feio.
 
nossa, esse livro é simplesmente o que eu mais gostei do tio Bill... :obiggraz:
li há mto tempo, tenho q ler de novo

já algumas adaptações pro cinema tb

uma inclusive com o Orson Welles que eu gostei mta (mas eu vi pq tava com preguiça de ler de novo e tinha que fazer uma resenha :mrgreen: - mas como sempre a minha nota foi ótima :D )
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Green Arrow disse:
Banquo é perigoso pelos motivos ditos acima e outros mais complexos.

Certo. E quais são os mais complexos? Acredito que todos aqui estão curiosos para conhecer :wink:

Li a muito tempo este livro. Os motivos complexos que citei são complexos pq são motivos meus, que eu achei para ver em Banquo. Ele é muito perigoso para Macbeth simplesmente pq ele era para Lady Macbeth, tornando Macbeth completamente assustado. Não é o medo de Banquo, e sim o medo de temer Banquo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo