• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lugares da Terra-Média e suas projeções no mundo atual.

Umbar: ''Um país ao redor de uma baía ao sul da Terra-Média, que foi uma segunda morada dos Númenoreanos para comércio, mas dominada pelos numenoreanos negros que passaram a viver ali após o naufrágio de Númenor quando seu rei era Ar-Pharazôn. Foi conquistada por Gondor durante um certo período na Terceira Era, mas perdida algum tempo depois.''
 
Era um posto númenoreano em Endor, um grande porto, que foi um dos maiores fortes da Segunda Era enquanto os númenoreanos exerciam autoridade.
Foi em Umbar que Ar-Pharazôn, o Dourado, recebeu a rendição de Sauron e o levou para Númenor. Mais tarde seria uma fortaleza dos "homens do Rei", (quando Númenor havia sido corrompida por Sauron) lar dos númenoreanos negros. Quando na época de Gondor, fez parte do reino do sul, mas após a contenda em Gondor, e a guerra civil, os derrotados mudaram-se para lá com a maior frota de Gondor, transformando-se nos temíveis corsários de Umbar.

Espero ter contribuído para o que já foi citado por nosso amigo Senhor_de_Gondor. Abraços. =]
 
Umbar: ''Um país ao redor de uma baía ao sul da Terra-Média, que foi uma segunda morada dos Númenoreanos para comércio, mas dominada pelos numenoreanos negros que passaram a viver ali após o naufrágio de Númenor quando seu rei era Ar-Pharazôn. Foi conquistada por Gondor durante um certo período na Terceira Era, mas perdida algum tempo depois.''
Juro que quando eu li o começo desse post eu pensei: é Madagascar!

Então onde ficaria Umbar, tentem pensar num importante porto para o mundo.
Mas depois eu mudei de idéia quando segui a leitura. Um dos portos mais importantes é um que tem na Noruega (não tenho certeza disso nem do nome).
 
Bom, no auge dos reinos da Taifa os muçulmanos eram grandes negociadores e mercantes, e os corsários muçulmanos estavam entre os mais temidos também...só que isso na Idade Média :dente:
Bom, atualmente os turcos também tem uma relação beeem proxima com o comércio, é só a questão da pirataria que atrapalha mesmo...
 
A questão da pirataria remonta ao mundo clássico, e aos primeiros momentos de expansão marítima no Mar Mediterrâneo, creio que se tentarmos analogamente nos referir a Umbar, seria por este caminho. Não sei até onde é válida a visão medieval das obras, mas num momento de rotas comerciais medievais também seria possível uma interpretação de onde seria Umbar.

Abraços.
 
Umbar teria que ter interpretações diferentes, da Idade Média como foi citada e atualmente, embora o tópico seja para comparar lugares atuais com os da TM acho interessante citar também lugares mais antigos que tenham uma relação próxima com os lugares da TM.
 
Gente Umbar é uma fortaleza que está virada pro mar. A única fortaleza que eu conheço virada pro mar são os Fortes aqui do Rio de Janeiro, como o Forte de Gragoatá.

Mas tenho outra solução, meio viajada: Alcatraz, aquela prisão na ilha em São Francisco. É bem conhecida, e pode facilmente ser descrita como fortaleza.
 
Gente Umbar é uma fortaleza que está virada pro mar. A única fortaleza que eu conheço virada pro mar são os Fortes aqui do Rio de Janeiro, como o Forte de Gragoatá.

Mas tenho outra solução, meio viajada: Alcatraz, aquela prisão na ilha em São Francisco. É bem conhecida, e pode facilmente ser descrita como fortaleza.

Podia ser o Forte de Copacabana também né, meu Saitor?
 
vem ka, tem uma coisa: tudo bem utilizarmos o mundo atual, mas vamos fazer comparações levando em conta todas as eras da terra-media??
 
Então Nemo! Acho que isso dificultaria muito mesmo o nosso trabalho. A gente pode escolher uma época (era) ou acontecimento marcante do lugar e escolher o correspondente no mundo atual.
 
Quando me refiro a temporalidade, me refiro por exemplo: Gondor - Egito Antigo. Não são termos exatos, mas seria mais interessante, ao invés de: Gondor - São Paulo (séc XXI).

Abraços. =]
 
A menção do 'lado negro da força' foi bem bacana. =]
Mas, Númenor, e sua decadência moral, com Ar-Pharazôn, o que isso interfere na temporalidade? Quer dizer que, por exemplo, ele poderia ser comparada com um tipo social, em determinado momento, e projetada sobre um local, e depois, ela se projetaria sobre outro? Vejo a questão de Númenor com Ar-Pharazôn, e antes até, como uma forma de Imperialismo, e então, compara-lá-ia com Roma, por exemplo. E isso faria um sentido temporal, pois Roma prezava um passado glorioso, assim como Númenor, que se encontrava distante, analogamente falando, os mitos clássicos, e os contos da primeira Era do Sol e da Lua.
 
Seria mais ou menos isso, Aracáno Elessar^^
Eh que nem o rogeriomithrandir disse anteriormente: Umbar teve diferentes significados durantes a obra, assim como outras nações. Então, acho que poderiamos, ja ir escolhendo uma epoca em específico para fazermos as comparações^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo