• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lugares da Terra-Média e suas projeções no mundo atual.

Pensar analogamente projeções da Terceira Era, nos dias atuais, ou contemporâneos a temporalidade?
Quando diz a qual época _Tapio_, se refere, por exemplo, a anos bem definidos: 2000-3000, por exemplo?
 
Última edição:
Não, Aracáno, não me dou bem com datas. Refiro-me a acontecimentos mesmo, contar a partir do momento em que os elfos perceberam o Um, e rejeitaram Sauron, ou de quando Bilbo "acha" o Anel, ou na festa de Onzenta e um anos. É um período muito grande todo o decorrer da guerra, então preferia que estabelecessem uma época regular para comparação. Em todo caso, foi uma sugestão do Senhor_de_Gondor que se usasse a época da Guerra do Anel, e eu apenas pedi que fosse mais específico...
 
Compreendo, no caso, você pediria os recortes entre: 2941-3019
Seria interessante, a visão desde quando Bilbo acha o Um Anel ao fim da Guerra do Anel, e não me parece um perído longo, e ainda mais, diria que recortes muito pequenos irão descontextualizar e distorcer os momentos, a história não pode ser periodizada insensatamente, a longa duração e o holístico, são mais bem vindos. Ver somente uma pequena parte de algo grandioso, se não por fins muito específicos, incorrem em confusões e erros.


ps: remontar a quando Sauron usa abertamente o Um incorreria numa longa duração demasiada pra essa questão.
 
A descrição que temos é mais fiel a partir do ponto em que Frodo saiu de bolsão até Orodruin, então sugiro esse. Se bem que não conheço muitos estudos diferentes, e não saberia relacionar muito bem essa parte. Prefiro ficar daqui e dali dando meus pitacos na conversa, é só.
 
Certo, veja bem, o Desfiladeiro de Rohan, gostaria de saber qual opinião de vocês, quanto a uma projeção atual dele, seria analogamente onde? Sua proximidade as Montanhas Sombrias, uma cordilheira extensa e notável na Terra-Média, onde seria um bom lugar? =]
 
Certo, veja bem, o Desfiladeiro de Rohan, gostaria de saber qual opinião de vocês, quanto a uma projeção atual dele, seria analogamente onde? Sua proximidade as Montanhas Sombrias, uma cordilheira extensa e notável na Terra-Média, onde seria um bom lugar? =]
Será que tem algum lugar perto da Cordilheira dos Andes que se assemelhe?
 
É uma boa colocação, seria interessante pensar nas Cordilheiras dos Andes como as Montanhas Sombrias, mesmo que remonatando a tempos imemoriais, seria então alguma região próximo a onde hoje fica a Terra do Fogo, por exemplo.
Muito interessante, o que acha dessa colocação? =]
E se tiver mais idéias, cordilheiras européias, podem dizer.

Abraços.
 
pois é, talvez os andes fique meio estranho, pois eles terminam no mar, no oeste. Talvez os Alpes, sobre a Itália. Tem cidadezinhas e refúgios no sopé das montanhas, faz frio...
 
Muito interessante também! =]
Então, vamos debater as idéias, as Cordilheiras Andinas, num momento arcaico, num momento onde continentes ainda eram unidos (tendo em vista as mudanças geológicas de Arda) me parece uma idéia fascinadora. Quanto aos Alpes, gélidos, um clima típico, mesmo que comtemporâneo geológicamente a nosso momento, me parece outra idéia interessante. O que diriam em defesa de suas idéias?
 
pois é, talvez os andes fique meio estranho, pois eles terminam no mar, no oeste. Talvez os Alpes, sobre a Itália. Tem cidadezinhas e refúgios no sopé das montanhas, faz frio...

Além de possuir os misteriosos "homens das neves" :mrgreen:

Será que poderiam ser trolls que se adaptaram ao clima gélido para escapar da expansão agressiva humana? :drink:

Ok Ok, estou delirando... :eek:
 
homens das neves ?!?!?!?
well, quem sabe? mas os alpes ficam na europa, onde ficou a Terra-Média a long time ago.
E é um lugar onde as pessoas tem que atravessar para ir de um lado a outro.
 
homens das neves ?!?!?!?
well, quem sabe? mas os alpes ficam na europa, onde ficou a Terra-Média a long time ago.
E é um lugar onde as pessoas tem que atravessar para ir de um lado a outro.

Na antiguidade era perigoso atravessar os alpes sob qualquer circunstância, tanto que Aníbal perdeu a maior parte dos seus elefantes atravessando-a. Mas afinal Roma ficava do outro lado e era apenas a cidade "global" da época

Uma explicação para sugerir seu post :think:
 
assim como Bilbo e os anoes tiveram dificuldades em atravessar, pois a trilha era "um terrivel precipício sobre um vale escuro bem ao lado".
E a Comitiva tb se pegou em maus lençois qdo foi atravessa-las
 
Tentem focalizar a contextualização de uma Europa em surgimento, assim como disse Elminster, haveriam perigos e "circunstâncais tabus", as comparações parecem-me cada vez mais enriquecedoras. =]
Não prendam-se a Idade Média, muito da Terceira Era pode-se focalizar num termo de longa Idade Média (desde a antigüidade tardia [roma] até o ínicio do século XVI [tirando essa parte, pois seria desconhecida a nós]).
 
Na minha opinião, as montanhas sombrias representariam os andes, simplesmente pelo fato de ser a maior cordilheira da Terra e a cordilheira das montanhas sombrias era a maior da Terra-Média.
 
bom, sobre a posição do desfiladeiro de Rohan, creio eu que se encontra no sul da Russia ocidental.

Eu vejo a TM como um mapa muito antigo de uma história alternativa da nossa atual europa. Na época que tolkien escreveu seus contos (Principalmente os primeiros, anteriores ao fim da 2º guerra), a europa era o "centro do mundo", nada mais justo sua história ter semelhanças geográficas com o velho continente. Os montes Urais na Russia é o marco geográfico que separa a europa e a Asia, essa cadeia de montanhas possuí 2500 km, grande suficiente para representar a montahas sobrias. Mas ai surge a pergunta, e a França?? a Espanha?? e o resto do extremo oeste europeu?? Não seria muito curta a faixa de terra que se estende de Lindon ateh Moria para representar o leste e o oeste europeu ???


Acho que eh curta sim, por isso, creio eu que as montanhas Azuis (Ered Luim) são uma representação dos Alpes suiços. As terras mais férteis da Europa se localizam a oeste dessas montanhas e assim acontece também na TM onde tais terras eram representadas por Beleriand.

Talvez Tolkien tenha criado um dilúvio sobre a europa que ele conhecia, como aconteceu na 1 e 2 guerras, em seus livros.

Bom é só um ideia:cerva:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo