• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lingüística: feminino de ainu e maia

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal, tudo bom?
Postarei aqui uma dúvida bem simples, sobre lingüística. Não sei que seção ao certo eu deveria postá-la (no "Diga Amigo e Entre" ou no "Línguas & Escritas Tolkienianas"). Se estiver no local incorreto me desculpem.

Vala no feminino é valie, valier no plural. Qual é então o feminino de ainu e maia, tanto no plural quanto no singular?

Obrigado :mrgreen: !

Obs: sei que não precisava de um tópico para algo tão simples, porém cheguei a por na assinatura e não obtive resposta :( .
 
Bem já mandei uma MP, mas vou postar aqui também:

Ainu e Maia podem ser formas não declínaveis para o feminino, assim como Anjo e piloto. Entrateanto como Haran ressaltou na duvendor tem uma teoria que poderia ser Aini o feminino de Ainu.
 
Olha, eu tô arrecém começando a estudar lingüística... mas pelo que eu sei (mas também posso estar errado, ou não :mrgreen: ), mas pelo que eu sei o 'ië' deisgna 'povo', ou seja, valië seria povo dos valar...
 
Não. Povo é LIË, como em Eldalië (povo dos elfos), agora, quanto a forma feminina de Maia, acho que não declina para o feminino. Por exemplo, Tolkien tanto se refere a Ossë quanto a Melian como Maiar, ou seja, a mesma forma é usada tanto pra feminino quanto pra masculino, já ainu deve ser amesma coisa, até porque essa dessinênsia "u" sempre me pareceu uma coisa meio neutra nem masculino nem feminino. :mrgreen:
 
Hum... Quer dizer que aini (feminino de ainu) como está escrito na Dúvendor não procede :disgusti: ?
 
Num sei. Não sou especialista. pode ser, mas pra mim não faz muito sentido. Só o Tilion pra respoder essa. :mrgreen:
 
A forma aini como sendo o feminino de ainu realmente existe, mas em um contexto diferente, do Lost Tales, onde a palavra significava "deusa pagã".

Dentro do contexto do legendário tolkieniano como conhecemos, nada seria mais absurdo do que um Ainu pagão, de modo que, ao menos para mim, aini não tem valor no quenya maduro se for usada para as Valier ou as Maiar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo