1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lingüística: feminino de ainu e maia

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Haran Alkarin, 28 Ago 2004.

  1. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Olá pessoal, tudo bom?
    Postarei aqui uma dúvida bem simples, sobre lingüística. Não sei que seção ao certo eu deveria postá-la (no "Diga Amigo e Entre" ou no "Línguas & Escritas Tolkienianas"). Se estiver no local incorreto me desculpem.

    Vala no feminino é valie, valier no plural. Qual é então o feminino de ainu e maia, tanto no plural quanto no singular?

    Obrigado :mrgreen: !

    Obs: sei que não precisava de um tópico para algo tão simples, porém cheguei a por na assinatura e não obtive resposta :( .
     
  2. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Bem já mandei uma MP, mas vou postar aqui também:

    Ainu e Maia podem ser formas não declínaveis para o feminino, assim como Anjo e piloto. Entrateanto como Haran ressaltou na duvendor tem uma teoria que poderia ser Aini o feminino de Ainu.
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Olha, eu tô arrecém começando a estudar lingüística... mas pelo que eu sei (mas também posso estar errado, ou não :mrgreen: ), mas pelo que eu sei o 'ië' deisgna 'povo', ou seja, valië seria povo dos valar...
     
  4. Fëohtar

    Fëohtar Usuário

    Não. Povo é LIË, como em Eldalië (povo dos elfos), agora, quanto a forma feminina de Maia, acho que não declina para o feminino. Por exemplo, Tolkien tanto se refere a Ossë quanto a Melian como Maiar, ou seja, a mesma forma é usada tanto pra feminino quanto pra masculino, já ainu deve ser amesma coisa, até porque essa dessinênsia "u" sempre me pareceu uma coisa meio neutra nem masculino nem feminino. :mrgreen:
     
  5. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Hum... Quer dizer que aini (feminino de ainu) como está escrito na Dúvendor não procede :disgusti: ?
     
  6. Fëohtar

    Fëohtar Usuário

    Num sei. Não sou especialista. pode ser, mas pra mim não faz muito sentido. Só o Tilion pra respoder essa. :mrgreen:
     
  7. Tilion

    Tilion Administrador

    A forma aini como sendo o feminino de ainu realmente existe, mas em um contexto diferente, do Lost Tales, onde a palavra significava "deusa pagã".

    Dentro do contexto do legendário tolkieniano como conhecemos, nada seria mais absurdo do que um Ainu pagão, de modo que, ao menos para mim, aini não tem valor no quenya maduro se for usada para as Valier ou as Maiar.
     

Compartilhar