1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Língua negra de Mordor - Alguém sabe?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por msadock, 23 Fev 2008.

1. Tomaz

Tomaz Usuário

Realmente n lemos rsrs, mas concordo, deve ter alguma derivação, eu so n sei pq nao se manteve a lingua q Morgoth os encinou... Saurinho podia ta querendo inovar ne sla

2. Grimnir

Grimnir Usuário

Olha, Grond tem um significado em Sindarin. Só que não sei se é o tipo de palavra que foi criada por Morgoth e depois ganhou um significado em Sindarin, justamente pq ele lutou contra Fingolfin com tal arma.

3. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Citei o "Grond" como um exemplo de como Sauron "copiava" nomes de coisas e de "modus operandi" que Melkor usou ou usava.

Ele copiou o Grond, o nome do intendente (Gothmog), o disfarce de Annatar (se não me engano no Conto de Adanel o Melkor já havia usado um disfarce de "aquele que trás presentes"), etc. Saurinho já fazia muita muamba e gambiarra naquele tempo.

Por isso pensei que ele podia ter copiado em grande parte o idioma inventado por Morgoth na primeira era.

4. G.S.B. Mithrandir

G.S.B. Mithrandir #OneLastTime #SilmarillionMovie

Talvez seja pedir demais, mas alguém sabe escrever o feitiço que o saruman usou quando Gandalf e a sociedade do anel atravessavam a montanha de Caradhras, aquele que ele pronunciou sob a torre de Isangard? (ou Orthanck, não sei) o que ele usou pra provocar uma avalanche

5. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Há uns poucos que sabem, a língua é aquela de Mordor, que eu não vou proferir aqui.

• LOL LOL x 2
  6. G.S.B. Mithrandir

Mas a questão é: Sabe? A frase do feitiço?

7. Tomaz

Tomaz Usuário

Não se sabe quase nada dessa lingua, axo q unica tradução completa que existe é a frase do Um Anel...

• Gostei! Gostei! x 1
  8. Taefel

Taefel Hobbit grande

Os elfos não ousam pronunciar a língua negra de Sauron e acredito que também não ousavam pronunciar o idioma de Melkor. Por isso acho difícil que "grond" tenha sido uma palavra adotada pelo Sindarin caso tivesse sido inventada por Melkor. Os elfos não ousariam dizer essa palavra se ela tivesse sua origem na escuridão. Mais fácil Melkor ter se apropriado da palavra do que o contrário.

• Gostei! Gostei! x 1
  9. Atyarwen

Atyarwen A Hobbit-size Elf Usuário Premium

Primeiro que não é língua de Mordor, é quenya. E o Deriel já tinha feito!!! [tradução de Fabio ´Deriel´ Bettega]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Saruman: Cuiva nwalca Carnirassë!Nai yarvaxëa rasselya taltuva ñotto-carinnar!

Saruman: ´Acorde cruel Chifre Vermelho! Que seu chifre manchado desangue caia sobre as cabeças do inimigo´

cuiva v. imper. ´acorde [wake up]´; *cuiva- ´acordar [wake up]´.
    nwalca adj. ´cruel [cruel]´.
    Carnirassë n.´= Sindarin Caradhras, Inglês Redhorn, Português Chifre Vermelho´.
    nai v.´que seja [may it be]´.
    yarvaxëa adj.´manchado de sangue, coagulado [blood-stained]´; yár ´sangue [blood]´ + *vaxëa ´manchado [stained]´ < vaxë ´manchar [stain]´.
    rasselya n.´seu chifre [your horn]´; rassë ´chifre [horn]´ + -lya ´seu [your]´.
    taltuva v. fut. ´caia, irá cair [[it] will fall]´; cf. talta- ´cair, deslizar, colapsar [slip, slide down, collapse, slope]´.
    ñotto-carinnar n. ´sobre as cabeças do inimigo [upon enemy-heads]´; cf. *ñotto-cár ´cabeça do inimigo [enemy-head]´ de *ñotto ´inimigo [enemy]´ (ÑGOTH-) e cár ´cabeça [head]´ (KAS-).

As falas no filme:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Saruman: Cuiva nwalca Carnirasse nai yarvaxea rasselya.

Saruman: Cuiva nwalca Carnirasse.

Gandalf: Losto Caradhras, sedho hodo nuitho i ruith.

Saruman: Cuiva nwalca Carnirasse.
    Nai yarvaxea rasselya.

Talhira notto-karinnnar

• Ótimo Ótimo x 4
  10. G.S.B. Mithrandir

Muito obrigado, valeu

• Mandar Coração Mandar Coração x 1
  11. Tomaz

Tomaz Usuário

Putz, tem uns cara q busca o negocio com o demonio e traz pra gente aki... kkkkk

12. Atyarwen

Atyarwen A Hobbit-size Elf Usuário Premium

Demônio pra você é o Google?

• LOL LOL x 3
    • Péssimo Péssimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. G.S.B. Mithrandir

Agora só falta as falas do Hobbit a batalha dos cinco exércitos, tem muitas frases iradas em língua negra, tipo :
    It has begun... The east Will fall. So shall the Kingdom of Angmar rise. The time of the Elves is over.

14. Tomaz

Tomaz Usuário

É modo de falar, desculpa se te magoou kkk, to so zuando um pouco :\

• LOL LOL x 1
  15. G.S.B. Mithrandir

Alguém sabe escrever aquela frase que o Sauron fala logo que saruman e Elrond derrotam os nazgul em dol guldur em A batalha dos cinco exércitos? Obrigado

16. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Um tempinho atrás eu tinha postado o blog do consultor de línguas do filme de O Hobbit, então acho interessante deixar aqui o link.

O que vem ocorrendo é que aparentemente muitas pessoas tem perguntado sobre as linhas de diálogo em língua negra usadas no filme como esse tópico de outro fórum:

Então, recentemente (em abril desse ano) o autor do blog postou esse texto:

Fonte: Midgardsmal - Languages of Middle Earth -

17. G.S.B. Mithrandir

Muito interessante, pena que não tem a frase

18. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Das duas uma ou o público aguarda o material extra que pode vir nos filmes (ou algum livro futuro) ou mantém esperança de ele escrever (postar) no site dele algum dia. Uma coisa é certa, se até ele não sabe então todos dependemos da sorte também...

• Ótimo Ótimo x 1
  19. G.S.B. Mithrandir

Kkkkkkkkk verdade. Ele devia logo publicar tudo, tipo... Só ele sabe, e o filme já passou

• LOL LOL x 1
  20. Erus

Erus Usuário

Estou fazendo um projeto e gostaria de saber como se escreve Spectro do Bracelete em quenya ou em lingua negra vocês podem
    me ajudar ??

• Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar