1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Língua negra de Mordor - Alguém sabe?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por msadock, 23 Fev 2008.

1. msadock

msadock Banned

Alguém aí sabe a língua negra de Mordor? Já tem alguma tradução? Se alguém sabe, traduz isso aqui:

Ash nazg durbatulûk.
    Ash nazg gimbatul.
    Ash nazg thrakatulûk.
    Agh burzum-ishi krimpatul.

2. E. H. Kingsley

E. H. Kingsley Usuário

Existe muito pouco material sobre a língua negra, se comparado ao Quenya e ao Sindarin. Talvez o material que exista não dê para montar um curso completo, a ponto de ser possível fazer uma tradução completa de algo.

No entanto, esse verso que você postou não são menos que os versos do anel:

"Um anel para a todos governar, um anel para encontrá-los
    Um anel para a todos trazer, e na escuridão aprisioná-los"

Pode-se tirar algumas conclusões a respeito disso, a serem listadas:

1) _ash_ é a palavra correspondente ao numeral "um".
    2) _nazg_ refere-se a "anel". Isso pode ser comprovado também pelo termo _nazgûl_ para representar "espectros do anel" (acredito atender à montagem _nazg_ + _gûl_).
    3) a desinência _-ulûk_ deve referir-se a "a todos" (em inglês, "them all"), por estar presente nos versos onde "a todos" está - durbatulûk e thrakatulûk.
    4) _agh_ é a palavra correspondente ao conectivo "e" ("and", em inglês)
    5) a desinência _-ul_ deve corresponder a "eles" como objeto direto ("them" em inglês), por estar presente em gimbatul e krimpatul

Outras evidências podem ser listadas também, como o termo _gâsh_ para "fogo", como visto no episódio de Moria. _burzum_ deve ser referente a "escuridão", pela posição que ocupa na frase, e etc.

Hannon le!

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. é a inscrição do Um Anel, ao que tudo indica...

4. msadock

msadock Banned

é, eu já sabia q era do Um Anel, pelo menos tinha 99% d certeza só queria uma opinião geral. e vc foi mto inteligente kingsley, fez observações perfeitas.

5. Deriel

Deriel Administrador

Última edição: 19 Jan 2015
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. dracom

dracom Usuário

Lendo, Lendo
    Huahuahua

7. Tywin Lannister

Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

Essa e a inscrição do anel... Respondendo ao kingsley, tambem ha um site que ensina lingua negra em lições mas e em ingles... mesmo assim coloco o link
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

peço para me tirarem uma duvida... nazg e anel... entao nazgul e a junção da palavra nazg mais a palavra ûl... alguem me dix o que quer dizer a palabvra ûl?

8. Ben Kenobi

Ben Kenobi Aprendendo com um

Eu ouvi falar que gûl seria servidor de sauron,não sei se tá certo...
    Nazg=anel;gûl=servidor..Nazgul..servidor do anel:eek:

9. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

10. Tywin Lannister

Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

Eu ouvi que era espectro mas não tenho a certeza.

11. crawlery

crawlery Usuário

krks E. H. Kingsley, vc é muito bom cara, como aprendeu tanto ! um viva pra vc rapaz, me ensina qualquer hora , show ! XD

12. Deusa

Deusa Usuário

puxa obrigada pelas informações eu sempre quis pronunciar o que estava escrito no anel.

13. Deusa

Deusa Usuário

só uma questão: pronuncia-se exatamente como se lê?

14. G.S.B. Mithrandir

G.S.B. Mithrandir #OneLastTime #SilmarillionMovie

Alguém sabe como é "três Anéis para os senhores elfos sob o céu... Sete para os senhores anões reis sob a montanha"? acho que é mais ou menos assim
    --- Mensagem Dupla Unificada, 10 Jan 2015, Data da Mensagem Original: 10 Jan 2015 ---

15. Grimnir

Grimnir Usuário

Eu imagino que você esteja perguntando isso por causa da cena do resgate de Gandalf em Dol Guldur. Essa parte dos versos do Um Anel foi escrita na Língua Negra pelo linguista David Salo:

Shre nazg golugranu kilmi-nudu
    Three Rings for the Elven-kings under the sky

Ombi kuzddurbagu gundum-ishi
    Seven for the Dwarf-lords in their halls of stone,

Nugu gurunkilu bard gurutu
    Nine for Mortal Men doomed to die,

Ash Burz-Durbagu burzum-ishi
    One for the Dark lord on his dark throne

Daghburz-ishi makha gulshu darulu
    In the Land of Mordor where the Shadows lie.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Ótimo Ótimo x 2
  16. G.S.B. Mithrandir

G.S.B. Mithrandir #OneLastTime #SilmarillionMovie

Exatamente. Muito obrigado. Agradeço. Seria foda falar algumas frases em língua negra
    --- Mensagem Dupla Unificada, 11 Jan 2015, Data da Mensagem Original: 11 Jan 2015 ---
    Interessante, como ele conseguiu compor está frase?

17. Tomaz

Tomaz Usuário

Os orcs atualmente falam esssa lingua porque Sauron os encinou, então que lingua eles falavam antes? na época de Morgoth?

18. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Foi o Sauron quem inventou a língua negra? Ou os orcs foram "criando" um idioma falado que foi absorvido por toda a Mordor depois?

E realmente, no tempo de Melkor o povo falava como?

19. Grimnir

Grimnir Usuário

Vocês não leram no Ardalambion. :chibata:

20. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Não li... y___y

*foge*

XD

Será que a língua negra de Mordor derivava de alguma forma do idioma criado pelo Melkor? Pq se até o aríete que derrubou os portões de Gondor se chamava "Grond"...

Saurinho podia ter feito um "copy paste", o Senhor das Maracutaia.

Compartilhar