• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Li Bai

Fernando Giacon

[[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]
[size=medium]Li Bai:[/size] Um dos maiores poetas da China!
libai.jpg
No meu curso de chinês, a gente aprende valorizar a arte e a cultura desde o inicio além da língua, por que aprender a falar chinês e não aprender a cultura é um erro gravíssimo, e foi através de lá que eu conheci esse poeta da Dinastia Tang, vocês o conhecem, já ouviram falar?

Li bai por mim mesmo...
Nasceu em 701, era um homem de personalidade forte, que recusou ter uma vida "normal", e optou por ter uma vida de vagabundagem rs, como dizem os chineses! Bom resumindo...sua vida era viver e gozar de seus prazeres, jantar com o imperador, ficar com algumas de suas comcumbinas, porém tanto prazer acabou na noite de 762 onde Li Bai se afogou num rio, muitos dizem que ele queria pegar o reflexo da Lua; ele estava bêbado!:lol:

Seus poemas...
Ele escreveu impressionantes 9.000 poemas e 60 prosas!!!O tornando um dos maiores poetas da China, onde sua principal base era o romantismo...talvez um dos primeiros.
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

Uma poesia dele...

O Pescador
200px-Shitao02.jpg

A terra bebeu a neve
E,de novo,desabrocham
As flores de pessegueiro.
O lago é prata derretida
E são ouro recente
As folhas do salgueiro.
Sobre as flores,
Borboletas empoadas
Descansam suas cabeças de veludo.
Quebra-se a superfície do lago
Quando,do barco parado,
O pescador lança as redes.
Seu pensamento está com a mulher amada.
Ele regressa ao lar,
Tal como a andorinha
Leva comida ao seu par.

*LI BAI utiliza frequentemente a imagem do pescador, representante do desapego pelas coisas terrestres, da sabedoria e da presevação da pureza.
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

Eu já conhecia ele sim, digo só de nome, através de artigos sobre a China em uma enciclopédia que tenho aqui. E nela diz-se sobre ele o mesmo que você, que além dele ser considerado um dos maiores poetas (senão o maior) da história da China, que ele tinha esse estilo "boêmio" mesmo, declamando sobre os prazeres considerados "mundanos", tendo uma predileção de escrever sobre vinho.
E esse poema que você postou é muito bonito, a primeira frase é linda =)
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

Aeeeeeeeeee o Daniel conhece \o/!!! UHhuhahu..já tava perdendo as esperanças já, então esse é um dos poemas que eu mais gosto deles, porém tinha um outro chamado "A Cascata de Lushan" que era muito lindo, porém nunca maia achei ele, nem na net, nem nas minhas coisas aqui em casa, tipo, é muito dificil de achar as poesias dele na net, se encontra mais em livros mesmo..., fazer o que né rsrs
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

Gostei da poesia. Não é um gênero que eu leio muito, mas eu gosto de poesias assim, simples, sobre coisas simples. Sem abstrações demais, apenas uma retrato da paisagem, do sentimento, num dado momento.

Vou tentar procurar mais na internet sobre o Li Bai, então. =]
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

Ger disse:
Gostei da poesia. Não é um gênero que eu leio muito, mas eu gosto de poesias assim, simples, sobre coisas simples. Sem abstrações demais, apenas uma retrato da paisagem, do sentimento, num dado momento.

Vou tentar procurar mais na internet sobre o Li Bai, então. =]

Opa, que bom que você gostou cara, tipo na net é meio complicado de achar ele, a maioria esta em inglês ou até mesmo mandarim! Eu também adoro poesias simples!
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

POEMAS DE LI PO

Bebo sozinho ao luar

Entre as flores há um jarro de vinho.
Sou o único a beber: não tenho aqui nenhum amigo.
Levanto a minha taça, oferecendo-a à lua:
com ela e a minha sombra, já somos três pessoas.
Mas a lua não bebe, e a minha sombra imita o que faço.
A sombra e a lua, companheiras casuais,
divertem-se comigo, na primavera.
Quando canto, a lua vacila.
Quando danço, a minha sombra se agita em redor.
Antes de embriagados, todos se divertem juntos.
Depois, cada um vai para a sua casa.
Mas eu fico ligado a esses companheiros insensíveis:
nossos encontros são na Via Láctea...

***

Reunião de amigos (vigília amistosa)

Para lavar velhas mágoas,
É preciso beber mil frascos.
As belas noites são feitas para as palavras puras.
A lua branca deve impedir o sono.
Ébrios nos deitaremos na montanha deserta.
Céu e terra nos servirão de colcha e travesseiro.

***

Li Po foi um poeta chinês que viveu lá pelos idos de 700 e tinha uma verdadeira paixão pela lua, pelo vinho e pela melancolia que a solidão lhe provocava. Se não fosse a mágica combinação desse trio, ele certamente não teria escrito com tanta maestria as lindas poesias que escreveu ao longo de sua vida. Fui apresentado a ele numa livraria por um fantasma de samurai que rondava por lá e sem dúvida foi um dos melhores instantes que vivi nos últimos tempos.

Para quem quiser se deleitar: "Poemas Chineses / Li Po e Tu Fu", Nova Fronteira, 1996, RJ.
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

Gilson F. Duarte disse:
Para quem quiser se deleitar: "Poemas Chineses / Li Po e Tu Fu", Nova Fronteira, 1996, RJ.

Opa! Obrigado pela dica cara...eu já tinha ouvido falar desse livro, porém nem corri átras nem nada..., relaxo da minha parte! rsr
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

9000 POEMAS?!

Uma produção literária de praticamente 1 poema a cada 2 dias, grande poeta chinês, grande mestre da malemolência! ^^

Brincadeiras à parte, ao menos na tradução ele é bem direto na escrita. Gostei! Vou procurar mais alguma coisa para os dias preguiçosos, valeu a dica Giacon!
 
RE: Li Bai: um dos maiores poetas da China!

alrob disse:
9000 POEMAS?!

Uma produção literária de praticamente 1 poema a cada 2 dias, grande poeta chinês, grande mestre da malemolência! ^^

Brincadeiras à parte, ao menos na tradução ele é bem direto na escrita. Gostei! Vou procurar mais alguma coisa para os dias preguiçosos, valeu a dica Giacon!

Pois é, o cara escrevia muito, haja inspiração não? Também morar perto das belezas do Rio Yan Tsé, só tem que resultar em 9.000 poemas mesmo rsrsXD. Se você for procurar mais coisas sobre ele, procure em sites estrangeiros, porque brasileiros tem poucos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo