• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jonathan Strange & Mr. Norrel (CLARKE, Susanna)

Comprei faz algum tempo, mas antes que eu terminasse o primeiro capítulo meu filho pegou e não largou enquanto não terminou. Ele amou o livro. Nesse meio tempo eu comecei outros livros, e ele já releu.

No último final de semana eu recomecei. Até onde eu li eu achei o inicio um pouco lento sim, mas divertido. O humor levemente ácido da autora me lembra mesmo Jane Austen.

Pelos spoilers que meu filho "simpaticamente" deixou escapar, mais ou menos no final do primeiro terço do livro ele fica mais legal.
 
O livro tem umas 700 páginas e somente depois de 200 é que começa a ficar bom, a reta final é fantástica mas eu tive que fazer algum esforço pra ler.
Sério, mais de 200 páginas de tédio é complicado!
 
Nossa, eu não achei nada tedioso.
Me diverti muito com as referências à Jane Austen e ao Charles Dickens também, e tem umas partes (da metade pro final) que são até assustadoras:
como os mortos que ele ressucita na guerra, a mulher que vive com os gatos, e aquele (espírito? demonio?) cretino que rouba a moça e o mordomo e os obriga a participar de festa intermináveis...

Mas li aqui no tópico que muita gente achou o livro chato.
Questão de gosto mesmo.
 
Comprei ele e nao li ainda ! Mas fiquei empolgado com a descrição e o tamanho do livro !
Ta na fila.
 
Eu gosto do livro exatamente porque tem um ritmo mais lento no início. A autora leva o tempo que for necessário para delinear os personagens e ir montando a trama, sem pressa, além de criar uma atmosfera única. Para mim, já é um clássico.
 
em nome da magia inglesa, EU RESSUSCITO ESTE TÓPICO!!! :hihihi:
ouvi falar desse livro deve fazer um mês mais ou menos (até então nem sabia da existência do dito cujo), me interessei por alguns comentários que li sobre ele, fui pesquisar sobre o que era, li a sinopse e tals... aí ganhei de presente de aniversário da minha chefe um vale compra do Sebo/Livraria aqui da minha cidade e qual não foi a minha surpresa quando eu, procurando nos livros usados algo que me interessasse pra comprar, esbarrei com esse livro? não pensei 2 vezes e peguei ele... estava em cólicas pra acabar de ler a série dos Instrumentos Mortais e pegar ele pra começar a ler, ele tava me chamando MUITO! comecei a ler ontem e honestamente, não estou achando nada parado, ele tem um ritmo mais lento, mas nada que eu não esperasse depois das comparações com Jane Austen, estou gostando muito das descrições das pessoas e situações do cotidiano, da forma de tratamento entre os personagens e pasmem! o Mr. Norrell ganhou a minha simpatia de cara! enfim, estou no começo do livro ainda, mas já comentei lá no grupo onde eu peguei a indicação que ele tem potencial pra se tornar um dos meus favoritos :hihihi:
também, pesquisando umas imagens, descobri que a BBC está produzindo uma série baseada no livro, mas não consegui descobrir data de estreia nem nada assim, vou ficar de olho nisso também porque adoro séries de época!
 
gente, sério, eu não consigo parar de ler! não tô conseguindo compreender as pessoas que não gostaram/acharam parado/acharam chato e olha que eu nem passei da p. 200 ainda! li 3 capítulos enquanto esperava o ônibus hoje de manhã e não vejo a hora de chegar meio dia pra poder ler mais!
 
tem umas partes (da metade pro final) que são até assustadoras:
como os mortos que ele ressucita na guerra, a mulher que vive com os gatos, e aquele (espírito? demonio?) cretino que rouba a moça e o mordomo e os obriga a participar de festa intermináveis...
agora que já estou quase na metade do livro, voltei pra ler esse spoiler e sim:
tava almoçando e lendo, como sempre faço, no que começo a ler a parte em que ele ressuscita os napolitanos e te contar, me deu maior nojinho... :lol:
acho que da parte do cavalheiro de cabelos de algodão, o que mais assusta em ele levar a Lady Pole e o Stephen pra dançar nos bailes e tal é o feitiço que faz com que eles não possam contar pra ninguém e cada vez que tentam, eles começam a discorrer sobre coisas sem pé nem cabeça, o que acaba fazendo com que as outras pessoas os tomem por loucos!
 
acabei de ler a última página do livro e gente!!! como teve gente que não conseguiu ler??? eu amei cada título de capítulo, cada linha e cada descrição feita no livro! eu adoro livros exaustivamente descritivos e com isso eu conseguia me imaginar em cada lugar, em cada situação

confesso que eu gostaria de ter tido ainda mais informações sobre o cavalheiro de cabelos de algodão - apesar de ele ser assustador mesmo sem informações adicionais - aliás, dos personagens mais assustadores com os quais eu já me deparei na literatura, simplesmente pelo fato de ele não ter o mínimo senso de que estava fazendo maldades! gostaria de saber mais sobre o Stephen no Reino Encantado e porque o John Uskglass só voltou pra Inglaterra temporariamente e não se mostrou pro Mr. Norrell e principalmente pro Mr. Strange, que se dedicou tanto a reaver a magia dele e não me descontentei nem um pouco com o final, ele deixa uma abertura bacana se a autora resolver algum dia escrever uma continuação, mas também não deixa a desejar se ela quiser deixar assim, em resumo, adorei e com certeza vai ficar na minha estante pra uma possível releitura, além de receber indicações para amigos
 
Estava pensando em reler futuramente. Como só leio no Kindle, vi que não tem ainda versão digital oficial. Eu tinha uma versão "alternativa" mas reparei que faltavam várias das notas de rodapé e, comparando com a versão em inglês, estão faltando mesmo. A Amazon Br na página do livro oferece uma opção "Fale com a Editora! Gostaria de ler este livro no Kindle". Se puderem clicar no link e pedir para a editora lançar uma versão oficial, eu agradeço. :amor:
 
feito, e voltei aqui pra comentar que eu tinha olhado o preço do livro na Saraiva (antes de comprar no Sebo) e estava por R$ 75,00...
na Amazon está por R$ 55,90 o_O
e @leoff as notas de rodapé dão um charme a mais ao livro e me ajudaram bastante na "ambientação", faziam com que o livro parecesse mais algo real, do que fantasia, acho que vale a pena investir em uma edição que tenha tudo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo