1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jonathan Strange & Mr. Norrel (CLARKE, Susanna)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por nana, 29 Ago 2005.

  1. nana

    nana Usuário

    Comecei a ler o livro há algum tempo.. na versão de Portugal. Estou gostando bastante, no começo, quando vi o assunto "magia" surgir, fiquei com um receio monstruoso de que se tornasse algo tosco, porém até agora vamos bem, ainda não terminei o livro, mas está aí minha recomendação.

    Leiam =]

    Abaixo um review da revista época:

     
  2. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Também estou lendo. Nas primeiras 100 páginas (são 800) vc se pergunta qual vai ser a história porque até então não acontece muita coisa. Depois disso sim a trama começa a girar. Não é propriamente um livro de fantasia. A fantasia é só o pretexto para a trama acontecer, o estilo está muito para uma Jane Austen do que para Tolkien. Há muita ironia e sarcasmo; as notas de rodapé, em especial, de livros inventados são muito engraçadas, lembram a série Discworld do Pratchett.
     
  3. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Terminei de ler semana passada. Simplesmente adorei! Adorei a ponto de sempre que por acaso vou a uma livraria com amigos eu recomendo o Jonathan Strange & Mr Norrel.








    SPOILERS





    A história de Lady Pole e do Stephen Black era simplemente desesperadora, quando ela finalmente se livrou do encantamento pude sentir o alívio e a justa ira junto com ela contra o mago que trocou a sua liberdade por uma carreira.

    Uma característica interessante é ela tratar tudo como se fosse muito natural. Alguém fazer estátuas falarem era algo que poderia ser tão comum que Childermass ficou com medo de não ser mencionado nos jornais londrinos. A referência a personagens históricos foi simplesmente deliciosa, me diverti muito tentando imaginar esses personagens lidando com magos.

    Outra coisa que adorei foram as notas de rodapé. As histórias são encantadoras.

    Estou com sono e preguiça, mas tarde posto mais.


    "- A opinião de todos aqui é a de que fomos detestavelmente enganados. Viemos na expectativa de presenciar algo extraordinário , em vez disso, fomos obrigados a providenciar nosso próprio entretenimento. - Batendo os olhos por acaso em Mr Norrel, disse: - Este cavalheiro está lendo um livro." :lol:





    Fim dos SPOILERS
     
    Última edição: 11 Out 2005
  4. Elfo_Surfista

    Elfo_Surfista Peidei...

    Jonathan strange & mr norrell

    Putz to na página 180 e até agora o livro não disse ao que veio.. chato e sem propósito... até agora não tem uma história amarrada... só um despejo de personagens e acontecimentos pequenos e ISOLADOS... alguém já leu isso? to achando uma bosta e queria saber se vale a pena continuar. To quase abandonando e voltando pra minha coleção do saramago hehehe
     
  5. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    Esse livro já tem tópico, mas...

    Sabe, se um livro tem 800 páginas, é preciso mais de 200 para introduzir personagens e a trama. O livro demora a engrenar, só se tem uma noção do que será a trama lá pela metade, mas isso não quer dizer que o que venha antes seja inútil. Na minha opinião, a história não é daquelas que vc vira as páginas de ansiedade. A autora só se vale desse recurso lá bem pro final, que em si não é lá muito apoteótico (pra quem acha que a história é de fantasia) e pode decepcionar quem espera algo assim. A maior virtude do livro é a forma como a sociedade inglesa e seus costumes é retratada, os diálogos e ironias e hipocrisias. Enfim, está mais para Jane Austen e romance histórico do que um Harry Potter de época. Se não for isso que vc quer é melhor largar o livro.
     
    Última edição: 28 Jan 2006
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Elfo_Surfista

    Elfo_Surfista Peidei...

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    Não imaginava que fosse nenhum harry potter (que desprezo imensamente) ao mesmo tempo que antes de ler a orelha da capa já achava um sacrilégio comparar com tolkien. Ao mesmo tempo não concordo com a comparação a jane austen a não ser o período que se passa a narrativa. Não acho que um livro com 800 páginas tenha de ser monótono e desinteressante como é este nas suas primeiras 300 (página que me encontro) vejo musashi por exemplo que logo após as 100 primeiras páginas já me prendia avidamente a sua leitura. Enfim, não pretendo largar o livro pois jamais fiz isso por mais chata que a leitura seja. Mas estou sentindo que me enfiei numa armadilha com muita propaganda em cima e pouca atratividade entre as páginas.
     
  7. nana

    nana Usuário

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    eu estou lendo ele há mais de 6 meses.. pois muitas vezes enjoo e dou um tempo, mas também não vou largar.

    aliás, enjoo muitas vezes causado pelo pequeno tamanho das letras e grande tamanho das páginas.. pelo menos a página é amarela.
     
  8. Elfo_Surfista

    Elfo_Surfista Peidei...

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    putz.. o problema é que se eu largar não volto mais rsrsrsrs...
    o que me mata tb são aquelas notas.. muitas vezes chatas e longas...
     
  9. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    A própria autora diz ser influenciada pela Austen. O cerne da questão é: eu raramente achei o livro chato, e as notas de rodapé são bacanas, engraçadas e tornam a história mais elaborada. Confesso que várias vezes imaginei quando a trama ia ganhar forma, mas fora isso tudo bem. Se a pessoa não gosta de nada das primeiras 300 páginas eu duvido que venha a gostar das demais, é isso.
     
  10. Elfo_Surfista

    Elfo_Surfista Peidei...

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    caraca leoff agora eu desanimei por completo cara rsrsrsrsr

    mas é foda... dói o coração deixar um livro pela metade... a merda é que qdo tá assim demora demais pra terminar
     
  11. Coiote

    Coiote Fallin´

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    Cheguem a um consenso,por favor,eu to pensando em comprar esse livro :mrgreen:
     
  12. Elfo_Surfista

    Elfo_Surfista Peidei...

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    po coiote tá um a um então rsrsrsr o leoff pelo visto recomenda, eu alerto pra correr disso, mas gosto é fogo, muita gente gostou do livro... eu to odiando demais
     
  13. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    Compre. É um livro absurdamente bom.

    A "escrita" do livro nunca se torna cansativa, e a Susanna Clarke (e até mesmo o tradutor, que conseguiu manter o "tom" do livro) faz um excelente trabalho criando uma atmosfera através das palavras, que praticamente nos coloca lá na Inglaterra de Strange e Norrell.


    Outro ponto foda são os personagens. Eles são realistas, são vivos, atuam, tem atos e falhas totalmente humanas (ou mágicas, no caso do cavalheiro). A menos que você seja a mais atualizada criação da Robótica, não é possível que você não fique ligado a pelo menos um desses personagens - você percebe quem eles são pela maneira como eles "atuam" na história, ninguém te conta que Norrell é o que é, você percebe. E Jonathan Strange é um dos melhores personagens que eu já achei dentre todos os livros que eu li - você fica angustiado (ou algo perto disso) quando ele enlouquece, quando ele perde Arabella, quando ele é preso no pilar de escuridão; e você torce para que ele se recupere. É o tipo de relação leitor-personagem que eu estou demorando para achar em vários dos livros que estou lendo atualmente.

    Ah, é, tem mais: a história e o desenrolar dela é fascinante. Quem estiver esperando algo mais direto, é melhor desistir desse livro: JS&MN é sobre o retorno da magia inglesa, tudo o que ocorreu, tudo que a ocasionou; e os eventos disso começam a tomar uma forma mais "direta" lá por aqueles tempos em que a Inglaterra endoidece e manda sinais para o povo. E eu discordo do que muita gente anda dizendo sobre as notas de rodapé: elas servem para solidificar o mundo da Susanna Clarke, atrair alguém que esteja mais ansioso por coisas além da história. Caso você não esteja interessado, basta pular.

    E Jonathan Strange owns. :joy:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Coiote

    Coiote Fallin´

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    Putz,sua descrição me animou,cara.O "absurdamente" é quase um atestado de qualidade :mrgreen:.Vou comprar.
     
  15. Elfo_Surfista

    Elfo_Surfista Peidei...

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    acabei de descobrir que sou um robô high-tech hahauhauha larguei de mão esse livro, li até a metade e sinceramente absolutamente nada me atraiu... comecei o ano da morte de ricardo reis do saramago, esse sim não me deixa na mão :joy:

    enfim, de qqer forma só elucidei minha opnião individual sobre o livro. E claro, se alguém está na dúvida se compra ou não, eu acho que deva comprar e ler para tirar suas próprias conclusões, vc pode gostar como o cara aí de cima (e milhares de outras pessoas pois é inegável o sucesso do livro, apesar disso não ser parâmetro confiável afinal de contas paulo coelho vende que nem água rsrsrs) como pode achar um lixo :blah: extremamente desinteressante como eu achei. Espero que goste pq nada é mais decepcionante do que começar um livro empolgado e não aguentar passar da metade dele. :tsc:
     
    Última edição: 1 Fev 2006
  16. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    Bom, eu to lendo. Estou na página 280 e estou gostando. No entando não é um livro que me faz querer deitar e ler ele mas quando eu leio me diverte. Ou seja, não é um livro foda a ponto de eu querer desesperadamente saber oq acontece em seguida mas é um livro bom o suficiente pra eu continuar lendo

    olha, eu quase escrevi livro 3x no mesmo ponto do parágrafo.
     
  17. DragonSoul

    DragonSoul Usuário

    Re: JONATHAN STRANGE & MR NORRELL

    Só à respito do final mesmo... Quanto ao livro em questão de Clarke, não li ainda, mas como gosto desse tipo de abordagem, e, ainda mais da época, penso em comprar. Mas o que queria realmente comentar é que... Paulo Coelho vende sim, mas isso, pelo tom que foi colocado, não quer dizer que é ruim. Não li todos os livros dele, na verdade, li apenas três, mas não teve nenhum escritor que eu houvesse lido esse número de obras - dos quais têm mais de uma - que eu tivesse gostado de todas. Stephen King por exemplo me deixa pasmo com seus livros, mas dos que eu li, já gostei e odeiei. Com certeza o Paulo Coelho pode ter errado em alguns de seus livros, mas até agora não posso dizer que não gostei de algum livro dele.
    Só queria desabafar mesmo, hehehe!

    Vlw galera... E a minha opinião sobre o comprar ou não, bem, creio, assim como o Elfo Surfista disse, que isso não depende de apenas da opinião de duas pessoas e sim do gosto de cada um. Comprar um livro por indicações de amigos, por capas, - a pior das escolhas - por algo que uma revista ou jornal falou, é vago, muito vago. O melhor, aconselho, que seja lendo opniões baseadas, a fundo, na trama. Uma outra ótima forma é ler a sinopse e olhar os pontos fortes, como por exemplo, época, abordagem, estilo, gênero, etc. Na dúvida, acho que deve ser sim comprado! Se vc gostar ou não, aí é outro assunto, ao menos vc tirou a dúvida e teve sua própria certeza!

    :P
     
    Última edição: 26 Fev 2006
  18. .:Padme:.

    .:Padme:. Usuário

    Só senti falta mesmo é de um epílogo. Ele termina muito abruptamente.
     
  19. Sylae

    Sylae Fada Sussurrante

    \o/ Amo esse livro!!
     
  20. La Fée

    La Fée Só mais um

    Eu também! :joy:

    Pena que emprestei para uma amiga minha a mais de um ano e como ela não consegue ir adiante na história (como foi o caso de outras pessoas aqui também^^), não termina e nem me devolve ¬¬'
    E olha que tô looooouca para reler :sad:

    Aliás, nem sabia que ele fazia sucesso 8-O
    Pra mim é um livro pouco conhecido, bom, aqui no Brasil pelo menos hehehe
    Vi uma vez num supermercado e achei que a história seria interessante, aí movi mundos e fundos para consegui-lo de natal :joy:
    E não me decepcionei ahuuhauauahauhauhauhauh

    ^^/
     

Compartilhar