• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

(JK Rowling) Harry Potter

Bom, como você disse aí em cima Elriowiel, é fato inegável que há tradições míticas que inspiraram ambos os autores nessa de "pedaço da alma posto pra fora do corpo" sendo "âncora" material pra espírito desabrigado ou "morto-vivo", preservado por magia. Como você também observou, É FATO que a "filigrana", apelido dado RPGisticamente a esses objetos que contêm a alma do necromante fora do corpo, não é, via de regra, ou nunca foi "VIVA" e "pensante" como o Anel do Poder e as horcruxes demonstraram ser. Então, como vc bem intuiu, a Rowling incorporou os elementos míticos COM A INCLUSÃO dos acréscimos e contribuições de Tolkien na "mistura" assim como o próprio Tolkien fez ao cooptar o tema de Anel do Poder de Richard Wagner no Anel do Nibelungo.

O conceito do lich ou liche nos RPGs, na verdade, é uma adaptação do mito do "gigante que não tinha coração no corpo", mito universal analisado no capítulo do seminal livro o Ramo de Ouro de James Frazer (1905)* (X). O protótipo mais conhecido mundialmente é o russo Koschei, o imortal e o correspondente brasileiro é o monstro Manjaléu.


Ver anexo 68400

Ver anexo 68401

No livro de histórias Bard the Beetle que a Rowling publicou como anexo do Deathly Hallows tem a história do Coração Peludo que mostra que ela( como Tolkien) sabia muito bem no que ela estava se baseando quando criou as Horcrux ( que são um cruzamento entre horrível e cruz), a "cruz horrenda", garantindo a imortalidade na carne não através da entrega do espírito à mercê de Deus mas através da ruptura da própria alma pela eliminação do "Deus" subsistente na alma de outro ser humano mediante a infringência do "não matarás"...




(...)
1gandalfopenscave.jpg


O fato do nome do ALBUS do nome do Dumbledore evocar e enfatizar a conexão com Gandalf, o BRANCO e a suposta conexão com ELFos ( que era pensada a respeito de Gandalf) também é um reforço que intensifica a conexão.

Os papéis "genéricos" de tutores/mentores de heróis predestinados dos dois personagens ( culpem Merlin) também estão atrelados a um débito (não muito reconhecido) de ambos com outras fontes mais insuspeitas. Tanto Gandalf quanto Dumbledore têm muito a ver com correspondentes ficcionais de livros de mistério que, possivelmente, influenciaram muito Tolkien e Rowling. Gandalf tem um montão de paralelos com Sherlock Holmes( a dependência do tabagismo pra pensar direito, a "morte aparente" com uma queda engalfinhado com um inimigo mortal) e Dumbledore com o Hercule Poirot da Agatha Christie,inclusive, muitos especulam, no detalhe da homosexualidade do personagem (que vale pro Sherlock Holmes, talvez, numa escala até maior.



 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo