• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

(JK Rowling) Harry Potter

Eriadan

Well-Known Member
É visível a semelhança de alguns elementos da obra de J.K Rowling com a de Tolkien. De fato, numa carta em que ela expunha seus atores preferidos estava Tolkien, e, dessa forma, crê-se que as semelhanças podem não ser meras coinscidências, e que O Senhor dos Anéis pode ter influenciado fortemente a septuologia Harry Potter.

Só pra citar alguns exemplos clássicos:

- Gandalf x Dumbledore
- Sauron x Voldemort
- Nazgûl x Dementadores
- Beorn x Hagrid

E uma sugestão minha:

- Um Anel x Horcruxes?
 
Mesmo que ela não admita publicamente que esses equivalentes estão corretos, as evidências já falam por si só, principalmente ao meu ver no caso Nazgûl/Dementadores e o efeito do grito/lâmina/beijo destes sobre suas vítimas.

Pode até não ter sido algo consciente, mas o simples fato de ela ter lido Tolkien já reforça que a influência estava lá, mesmo que escondida no subconsciente dela. Várias dessas figuras são recorrentes na literatura, principalmente em diversas mitologias, mas o fato de se parecerem tanto com as do próprio Tolkien e não com algo mais geral só mostra o tamanho do impacto que a Obra do Professor exerceu e ainda exerce sobre toda a literatura de fantasia pós-SdA.

De qualquer forma, não acho que isso conte como algo negativo para ela e sua obra, bem pelo contrário. Mostra que ela soube de onde pegar as referências e as usar de modo interessante e não exatamente igual a Tolkien, já que isso seria plágio descarado. Se a principal arma de um Dementador fosse o grito a coisa seria realmente de lascar. :razz:
 
Última edição:
Um dos mais evidentes exemplos dessa influência é a aranha gigante Aragogue, que poderia ser facilmente tida, se estivesse em Arda, como uma das filhas de Ungoliant.
 
Harry Potter é um livro bem legal, se você tá sem nada pra fazer. Assim, é legal de ler, entrete, mas não é algo que entre para a história como exemplo de excelência literária. Se você não espera nada demais de um livro, leia Harry Potter, que provavelmente gostará, eu por exemplo, gosto, mas não espero nada dos livros quando releio.
Mas as referências são claras, tudo no mundo do HP, é baseado em outra coisa. Não digo que tudo seja baseado em Tolkien, mas se você for ver vários outros livros, principalmente que falem sobre bruxarias, escolas de magia, e afins, você vai ver o quanto de referências têm. Por isso talvez, que HP não seja tão bom assim, se você prestar atenção, é tudo mastigadinho de outras obras...
 
É visível a semelhança de alguns elementos da obra de J.K Rowling com a de Tolkien. De fato, numa carta em que ela expunha seus atores preferidos estava Tolkien, e, dessa forma, crê-se que as semelhanças podem não ser meras coinscidências, e que O Senhor dos Anéis pode ter influenciado fortemente a septuologia Harry Potter.

Só pra citar alguns exemplos clássicos:

- Gandalf x Dumbledore
- Sauron x Voldemort
- Nazgûl x Dementadores
- Beorn x Hagrid

E uma sugestão minha:

- Um Anel x Horcruxes?

Agora que fala nisso me dou conta de muita coisa que existe de parecido(pois nem mesmo dumblendor e igual a Gandalf nem a aranha igual) mas pode ser so coicidencia nao??
Ou sera que JK Roling queria imitar o mestre??
SAo questoes que so ela pode responder...
MAs que e curioso la isso e...
*yams*
 
Agora que fala nisso me dou conta de muita coisa que existe de parecido(pois nem mesmo dumblendor e igual a Gandalf nem a aranha igual) mas pode ser so coicidencia nao??
Ou sera que JK Roling queria imitar o mestre??
SAo questoes que so ela pode responder...
MAs que e curioso la isso e...
*yams*

Eu acho que ela quis imitar sim. Li em algum lugar que ela escre J.K.Rowling só para copiar Tolkien e Lewis. Não sei se é verdade mas li isso em algum lugar na net.
 
Eu acho que ela quis imitar sim. Li em algum lugar que ela escre J.K.Rowling só para copiar Tolkien e Lewis. Não sei se é verdade mas li isso em algum lugar na net.

Mas tem certas partes que teve que ser por cabeça dela...
Como as feitiçarias, o castelo de hogwarts...
Enfim...
Tambem e uma escritora a ter em conta ne??
*yams*
 
Também sempre achei que os Trasgos foram fortemente influenciados pelos Trolls. Bom, mas pelo menos Rowling só fez isso com os personagens, criando a estória e os locais de maneira bem diferente.
 
Vamos lá, sendo assim todas as obras de fantasia seriam plágio do Tolkien?

- Gandalf x Dumbledore
E não tem um Obi-Wan, um Brom, etc? Quero dizer, então o Tolkien copiou o Merlin! Todas as histórias de fantasia têm o mesmo velho sábio e barbudo que guia o herói... É um clássico!


- Sauron x Voldemort
Aqui até acho o Voldemort bem diferente do que o Sauron: e melhor vilão, diria eu. Já expliquei o porquê no tópico SauronxVoldemort ;) Mas não são parecidos, não.

- Nazgûl x Dementadores
Bom, há alguma semelhança, mas só no aspecto físico. De resto :roll:

- Beorn x Hagrid
Tá bom, aqui pode ter sido.

- Um Anel x Horcruxes?
?????????????????????????????????????????????? Qual é a relação?
 
Vamos lá, sendo assim todas as obras de fantasia seriam plágio do Tolkien?

Ninguém falou isso. Plágio é uma coisa, inspiração é outra, e é simplesmente inegável que Tolkien, principalmente com O Senhor dos Anéis, influenciou/inspirou, direta ou indiretamente, o modo como a literatura de fantasia passou a ser vista e escrita depois de 1954. Esse sequer era um gênero por si só. Todas as obras de "fantasia" anteriores a Tolkien eram encaixadas em outros gêneros e sequer eram reconhecidas como tal: eram apenas uma variação do "maravilhoso", do "fantástico". O Senhor dos Anéis e Tolkien foram o divisor de águas, eles praticamente criaram a literatura de fantasia moderna, e todos os leitores e escritores de fantasia de 1954 para cá têm que conviver com isso, quer queiram, quer não.
 
Última edição:
Exatamente! :mrgreen:

Não vejo porquê dizer "este ou aquele foi influenciado", quando foram todos influenciados!

Talvez porque estejamos no tópico a respeito da Rowling e do HP e isso seja relevante, uma vez que ambos são o assunto do tópico (uau!) e o tópico em si esteja num fórum chamado Influências? :)
 
Lá vou eu,contrariando tudo,denovo.

Não da para comparar.Harry Potter ensina as crianças a aprender a ler. Nunca vi uma criança ler algo como José de Alencar.Já Harry Potter...
Tolkien já é algo mais trabalhado(BEM MAIS),para uma literatura Juvenil,na faixa dos 15 aos 25 anos. Isso vai depender do que você gosta de ler.Eu já prefiro escritores brasileiros.

Harry Potter é interessante,tem uma histórinha,luta do bem contra o mal,não tem violençia,a morte é tratada de uma maneria suave e muito próximo da realidade de algumas pessoas,por exemplo,alguem ai já perdeu os pais e foi criado por algum parente que não te dava muita bola?
Ou era jogado para escanteio na escola?
E por ai vai.

O problema de Harry Potter são seus fans.Assim como Tolkien.
Já citei antes e não tenho medo de citar denovo. Tirem suas vendas,parem de comparar.SDA e HP são obras diferentes,sendo que a própria escritora de HP afirmou que se baseou em muita coisa do Tolkien.

Se HP fazer com que 3 a cada 10 crianças começe a gostar de ler,da até para ir distribuir.Pois é uma leitura facil e prende a criança na história.
 
Acho que tu não entendeste a proposta do tópico, Therion.

Ninguém está discutindo a qualidade do HP como livro, nem se é melhor ou pior que o SdA (isso pode ser feito no tópico do livro no fórum de Literatura ou no específico sobre HP x SdA no De Fã para Fã), e sim as influências tolkienianas que existem (ou não) na obra.
 
Última edição:
Talvez porque estejamos no tópico a respeito da Rowling e do HP e isso seja relevante, uma vez que ambos são o assunto do tópico (uau!) e o tópico em si esteja num fórum chamado Influências?

:lol: Calma! O que eu quero dizer é: eu vejo todo o mundo deste forum a comentar que a JK foi influenciada/plagiou/se inspirou/etc em Tolkien, e acho isso injusto, uma vez que é acusar alguém que nem sequer foi das mais influenciadas! :beam:

Não da para comparar.Harry Potter ensina as crianças a aprender a ler. Nunca vi uma criança ler algo como José de Alencar.Já Harry Potter...
Tolkien já é algo mais trabalhado(BEM MAIS),para uma literatura Juvenil,na faixa dos 15 aos 25 anos. Isso vai depender do que você gosta de ler.Eu já prefiro escritores brasileiros.

Ah, não vem! Sim, não dá pra comparar... Sim, Tolkien é bem mais trabalhado. Mas dizer que Harry Potter é infantil já é exagerar. Lá porque é acerca do velho clichè infantil não quer dizer que seja, ele próprio, infantil. É só mais... Simples!

Harry Potter é interessante,tem uma histórinha,luta do bem
No próprio universo, "bem" e "mal" são tratados como fatores relativos: É nos dado a conhecer a opinião do vilão, mostra que ninguém é mau na essência. É uma história mais profunda que parece, apesar de não se comparar a Tolkien, claro.

não tem violençia
Cof, cof,cof... Harry Potter pode ser para "ensinar as crianças a ler", mas ao menos ensinou-me a escrever sem "ç" antes de "i" e "e" (:lol: não leve a peito, foi só uma piada :loser:)
Mas tem tanta violência como Tolkien: Apesar de, nos seus livros, morrer muito mais gente e de forma mais brutal, é a forma como o livro nos faz encarar a morte desses personagens que define se é violento: Se o personagem principal sente gravemente essa morte e no-la transmite, é mais brutal do que se ele se limita a dizer "sentiremos a sua falta" e depois volta à acção.

O problema de Harry Potter são seus fans
Hey, eu sou um problema??? :eh:

Tirem suas vendas,parem de comparar
É exatamente isso que eu apoio: são coisas diferentes, pra quê comparar?

Se HP fazer com que 3 a cada 10 crianças começe a gostar de ler,da até para ir distribuir.Pois é uma leitura facil e prende a criança na história.

Lá tá de novo o preconceito. Até parece que só porque uma história é sobre um menino bruxo numa escola é infantil! Ou que só porque uma história é mais desenvolvida, uma criança não saberá compreendê-la e admirá-la! Depende das pessoas e da sua maturidade!
Você deveria conhecer alguns fãs (adultos, lá está) de Harry Potter e alguns fãs (mais novos) de Tolkien antes de vir "contrariando tudo de novo"
:cool::D

Ninguém está discutindo a qualidade do HP como livro, nem se é melhor ou pior que o SdA (isso pode ser feito no tópico do livro no fórum de Literatura ou no específico sobre HP x SdA no De Fã para Fã), e sim as influências tolkienianas que existem (ou não) na obra.

Sobre isto, já dei a minha opinião! :cerva: Não dá pra comparar e as influências que tem são poucas e necessárias ao género!
 
Exatamente! :mrgreen:

Não vejo porquê dizer "este ou aquele foi influenciado", quando foram todos influenciados!


Não entendi essa discussão! Dizer que Rowling copiou Tolkien?
Os elementos citados no tópico são provas que não houve cópia nenhuma! afinal de contas, Trolls, Elfos, anões, magos, etc... são criações extremamente antigas que tem raizes em mitologias celticas (exemplo, gandalf e dumbledore passariam facilmente por druidas....
Então quem copiou o que de quem?
 
Não entendi essa discussão! Dizer que Rowling copiou Tolkien?
Os elementos citados no tópico são provas que não houve cópia nenhuma! afinal de contas, Trolls, Elfos, anões, magos, etc... são criações extremamente antigas que tem raizes em mitologias celticas (exemplo, gandalf e dumbledore passariam facilmente por druidas....
Então quem copiou o que de quem?

A unica coisa que eu acho PARECIDO e o Gandalf com o Dumblendor e a aranha de SDA com a do 2º filme de HP...
Sao 2 personagens quase iguais sem falar dos espectros do anel com aquelas coisas de HP(esqueci do nome) :lol:
Nao acha parecido???
*yams*
 
Veja, tal como Dumbledore de parece com Gandalf, este parece-se com Merlin, e os três são parecidos com Obi-Wan Kenobi, com o Mestre Yoda, com Panoramix, com o Mago Merlin, com Brom, etc... É típico e necessário, nas histórias do género, haver um velho homem sábio que guia o herói através da sua jornada.
De qualquer forma, nunca achei o Dumbledore tão parecido assim com Gandalf: O primeiro é calmo, o segundo estressado, o primeiro usa a magia de uma forma livre e fluida, o segundo de forma reprimida e contida, o primeiro é estrategista e calculista, o segundo vai para o centro da acção. São duas figuras iguais mas ao mesmo tempo diferentes...

As Aranhas até têm alguma semelhança - mas só física. A história que as circunda é totalmente diferente.

Quanto aos espectros, sinceramente nunca entendi o que têm eles a ver com os Dementors... Além, mais uma vez, do aspecto físico (semelhante também ao dos Ra'zac, do Imperador Palpatine, e por aí vai... Clássico! :D)
 
Eu acho que pode ser coicidencias...
MAs nao va ja para star wars... :lol:
Como dixe pode ser coicidencias mas sao parecidos em aspectos fisicos...
Os psicologicos mudam de historia para historia...
Acho que o topico so fala de fisicos ne??
*yams*
 
- Nazgûl x Dementadores
Bom, há alguma semelhança, mas só no aspecto físico. De resto :roll:

Que resto? As únicas coisas mostradas no livro sobre os nazgûl e dementadores são sua aparência física e o que eles causam nas pessoas, o que é bem parecido também. Eles não têm personalidade para ser analisada, apenas o que os outros personagens vêem e sentem a respeito deles.

- Um Anel x Horcruxes?
?????????????????????????????????????????????? Qual é a relação?
Ora, ambos são objetos em que o vilão coloca sua essência/alma para que ele possa sobreviver se seu corpo for destruído. Como parte da essência do vilão está no objeto, é preciso que o destrua para que se possa vencer o vilão, caso contrário parte da "energia" dele continua intocada. A única diferença (mínima, alias) é que, além de destruir o objeto, o Harry teria que matar o próprio Voldemort, o que não acontece em SdA. E que o Um Anel tem vontade própria. De resto, a semelhança é evidente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo