• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homem-Aranha 2 (The Amazing Spiderman, 2004) - Pós Estréia

Qual vilão você prefere ver no terceiro filme?

  • Somente o Harry como Duende Verde

    Votos: 0 0,0%
  • Que mané Lagarto nada! eu quero é o Duende Verde e o Venom!!!! (mesmo que ele já esteja fora de cogi

    Votos: 0 0,0%
  • Lagarto? Duende Verde? Nananinanão! Vou contar no meu post quem eu quero ver!

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    719
Portador do Anel disse:
Peregrin disse:
Kirsten Dunst continua feia e inadequada pro papel de Mary Jane

Feia?? Como alguém tem coragem de chamar essa garota de feia??

spiderman2_44.jpg


Quem vc queria pro papel? A Pamela Anderson? :lol:
:grinlove: :grinlove: :grinlove:

Talvez bonita para ele seja a Florentina ,da música do Tiririca. :evil: :roll:

Eu morreria pela Mary Jane! :grinlove:
 
OBRA-PRIMA

Perfeição total do primeiro ao último frame (talvez nem tanto, mas quase isso). Melhor adaptação de quadrinhos de todos os tempos de longe.

É impressionante como o Sam Raimi conseguiu fazer tantas coisas tão perfeitamente, e tudo ao mesmo tempo. Caso alguém esteja com a cabeça em Alfa Centauro e não tenha percebido que coisas são essas, aí vai:

1- Ele conseguiu capturar perfeitamente o clima, a estética e os temas das HQs do Aranha, em todos os aspectos.

O humor e a ação mirabolante foram brilhantemente dosados, sem nunca atrapalhar o desenvolvimento dos personagens (que foi bastante superior ao do primeiro filme, mas eu volto a falar disso depois).

As referências, como no primeiro filme, estão por toda parte, mas dessa vez elas estão a serviço de um roteiro melhor, e estão mais amarradas na história. Cada momento que reproduz perfeitamente alguma cena clássica dos quadrinhos (e são vários) é conseqüência direta das coisas que os personagens fazem no filme. Tipo, isso é extremamente difícil de fazer, e foi feito de forma perfeita. O momento "Spider-Man no more!", com o uniforme no lixo, por exemplo, foi absolutamente perfeito.

Eu já mencionei que o filme é perfeito?

2- Ele conseguiu imprimir seu estilo de direção no filme de maneira brilhante. Na verdade ele evoluiu o próprio estilo com o filme. Quer dizer, risca isso. Homem-Aranha 2 é o melhor filme do Sam Raimi.

Um dos problemas do primeiro filme é que ele não parecia um filme do Sam Raimi. Havia um pouco do estilo dele ali, claro, mas ele parecia contido, como se não quisesse desrespeitar o material, ou algo assim. (Não digo que foi isso, digo que parece isso. O que foi, de fato, deve ter algo a ver com medo das bilheterias e estúdios de Hollywood, mas eu não gosto de perder tempo falando dessas coisas.)

Mas em Homem-Aranha 2, logo na primeira cena do filme a câmera gritou "Sam Raimi!". Eu não lembro exatamente dos recursos de filmagem e montagem usados nesse momento, mas o efeito é mais ou menos "ZOOM! FLASH! VUUUUUUUUUP! YOWZA!", etc.

Considerando que o estilo de direção do Raimi provavelmente foi influenciado pelas próprias HQs do Aranha, a coisa casou perfeitamente em todas as cenas, e eu definitivamente não consigo ver outra pessoa fazendo esses filmes.

3- Ele conseguiu fazer um blockbuster hollywoodiano de super-heróis onde as coisas mais importantes não acontecem nas cenas de ação.

Eu disse que ia falar dos personagens, e porque eles evoluíram, então, uh...

O melhor exemplo é a Tia May, eu acho.

Eu tenho que confessar que a Tia May havia me incomodado um pouco no primeiro filme. A participação dela havia sido burocrática demais, parecia que ela só estava ali porque tinha que estar. Tudo que ela faz naquele filme é lembrar o Peter de que o Tio Ben amava ele, podem conferir.

Mas em Homem-Aranha 2 ela é uma personagem de verdade. A evolução dela foi gigantesca. Cada fala dela é importante, todas as cenas dela com o Peter têm peso, carga dramática verdadeira, significado. Cacete, como a Tia May detonou nesse filme. Ela até dá uma guardachuvada no Octopus. :clap:

E por falar nisso, eles melhoraram o Octopus. Sério. Por mais que a minha parte fanboy esteja querendo enforcar o sujeito realista que está falando agora, o Octopus das HQs é um cientista louco com um visual cool. O Oquinho do Raimi, por sua vez, não é um vilão per se. É só um personagem trágico que se transforma em uma força destrutiva descontrolada que o Aranha tem que enfrentar. Pra agravar a coisa toda, ele é um cara que o Peter admira, um cara que havia até se tornado uma figura paterna para ele durante um dia. Bem foda tudo isso.

Eu gostei mais do Harry nesse filme também. Não sei exatamente porque. Talvez porque ele esteja menos chorão e mais psicopata.

Jonah Jameson está tão engraçado quanto no primeiro filme, a boa notícia é que ele aparece mais. Tenho certeza de que eu havia postado em algum lugar dizendo algo como "Por favor, Sam Raimi, mais Jonah Jameson!", então, obrigado, Sam Raimi.

Até o Robbie Robertson, que no primeiro filme só tinha a utilidade de ser uma base para o Jameson dialogar, dessa vez nos poucos momentos em que aparece consegue mostrar um pouco, senão sobre si próprio, pelo menos sobre o que pensa do Homem-Aranha.

Mas esses filmes são sobre Peter e Mary Jane. E a essa altura eu posso dizer que a história deles é linda e extremamente romântica, como tinha que ser. A última frase do filme sintetizou perfeitamente o momento em que a série se encontra. Algo muito importante aconteceu, e graças ao resto do filme, não são só os fãs que vão entender o que isso significa.

Alíás, quando o filme termina várias coisas importantes aconteceram. Mais de uma pessoa descobre a identidade do Aranha, e outras dão a entender que também sabem. Isso é interessante, porque o filme se concentra nas dificuldades de ser um herói, e manter uma identidade secreta deve ser extremamente difícil.

A cena do metrô sobre a qual alguns reclamaram serviu ao mesmo propósito que as pessoas jogando coisas no Duende no primeiro filme, mostrar o relacionamento do Aranha com os novaiorquinos. A diferença é que a cena do trem foi bem melhor.

4- Ele conseguiu mostrar que com grandes poderes vêm problemas nos estudos, problemas no trabalho e uniformes incômodos que devem ser lavados à mão.

Não, sério. Peter Parker. Eu não sei nem o que dizer. Na verdade eu não deveria ter que dizer nada, porque qualquer um com meio cerebelo conseguiu perceber que foi perfeito.

5- Ele conseguiu fazer cenas de ação tão foda que fazem as do primeiro filme parecerem bobas.

O Aranha se movimentando, de maneira geral, foi perfeição. Mas o Aranha se movimentando enquanto luta contra o Octopus (que, by the way, foi perfeição), foi de outro mundo. Eu quero ver esse filme mais umas três vezes no cinema no mínimo.

Eu vou parar de falar agora, porque eu sei que quando os tópicos pós-estréia de filmes badalados estão no começo ninguém lê os posts dos outros.

90/100
 
V disse:
Eu vou parar de falar agora, porque eu sei que quando os tópicos pós-estréia de filmes badalados estão no começo ninguém lê os posts dos outros.
Todo mundo tava esperando pra ler seu post :lol:
 
Alguem que tenha alguma afinidade com quadrinhos por favor explique para os leigos e dê um exemplo destes ditos "takes iguais ao quadrinhos" tão falados nas criticas do filme e em alguns posts...fiquei curioso sobre o que seria...
 
FOOOOOOODAAAAAAA!!!! :obiggraz:

O Melhor filme de HQ's que eu já vi e muito melhor que o primeiro.

Não consigo pensar em nada que eu não tenha gostado, o filme é perfeito do início ao fim.

Posto um review depois que assistir pela segunda vez.
 
O filme é maravilhoso (detalhe na ausência de "acho que" nesta frase).

Depois do post do V não tenho muito a acrescentar; pelo menos não até assisti-lo pela segunda vez.

Ah sim, o Aranha usa as BOLAS DE TEIA!!!!
 
Não apenas bolas de teia... usa as redes de teia. :mrgreen:

E o jeito que ele salva as pessoas caindo, claramente me dá a impressão que ele se lembra de (apesar de nunca ter havido uma) Gwen Stacy! 8O... tipo, eu fiquei em suspense quando Tia May caiu... o pescoço dela é claramente mais frágil que da loirinha.
 
Vocês repararam que quando o Peter e a MJ estão deitados naquela teia no porto (fim do filme) da para ver que a teia é toda sustentada por arames? :lol:
 
A parte que ele vai embora nessa cena é a única parte que não ficou muito bom os efeitos. De resto congela-se tudo para servir de manual para futuras gerações de como fazer um filme de super-herói :grinlove:
 
A cena do metrô sobre a qual alguns reclamaram serviu ao mesmo propósito que as pessoas jogando coisas no Duende no primeiro filme, mostrar o relacionamento do Aranha com os novaiorquinos.
Pra mim isso é viagem, a cena mostra perfeitamente que ele se sacrificaria para salvar qualquer um... meu olho lacrimeja só de pensar.
:| Eu sou tão piegas.
 
Eu tava curioso mesmo pra ver o review do V. :mrgreen:

Putz, detonou geral. Depois que eu vi X2 deu vontade de quebrar meu DVD do X1, e a mesma coisa aconteceu agora. O Raimi conseguiu o que parecia impossível, me dar vontade de doar o DVD do HA1 8O

E que venha o HA3 :dance:
 
Incrivel como o V consegue falar tudo do filme, eu iria falar alguma coisa aqui sobre, mas o V ja disse tudo, e todos falaram algo mais...
As vezes eu me sentia na propria pele do Peter, passando pelas dificuldades dele; seu tio falecido, sua tia sem grana, ele tb, o amor da vida dele indo "embora" e ele entre umas escolhas fodas, cruciais.
Na parte q ele se atrasa pra ir ao teatro me senti muito perto dele, sempre q tenho q ir na minha namorada me atraso pq tenho q fazer isso ou aquilo pro meu pai :lol: , ai acabo levando igual ele.
A parte do trem, assim como quando ele tira a mascara pro Ock, transpareceu uma coisa muito humana, como dita ai nos replys de vcs.
ele nao tem nada de+ apenas eh um ser hmn e bla bla como todos sabem.

Bom acho q eh isso

[]´s
 
Com relação à crítica do V,só não concordo que o filme seja uma obra-prima...

Talvez obra-prima só em termos de filmes baseados em HQs(q é o q ele quis dizer),mas é um ótimo filme,nada espetacular.

Só não elaboro uma crítica construtiva porque to sem saco pra isso...
 
Talvez obra-prima só em termos de filmes baseados em HQs(q é o q ele quis dizer),mas é um ótimo filme,nada espetacular.
Se você vai colocar ele no patamar dos filmes clássicos que geralmente se classificam como "obras-primas do cinema", realmente vai estar forçando um pouco. Mas o que o V falou - e que eu concordo - foi no sentido de "filme inspirado em HQ", e a melhor obra do Raimi. 8-)
 
Gildor disse:
Talvez obra-prima só em termos de filmes baseados em HQs(q é o q ele quis dizer),mas é um ótimo filme,nada espetacular.
Se você vai colocar ele no patamar dos filmes clássicos que geralmente se classificam como "obras-primas do cinema", realmente vai estar forçando um pouco. Mas o que o V falou - e que eu concordo - foi no sentido de "filme inspirado em HQ", e a melhor obra do Raimi. 8-)

Pelo contrário, eu coloco HA2 no mesmo patamar de 2001 e qualquer outro clássico do cinema. Se a minha nota não diminuir eu vou acabar colocando esse filme no meu Top 10 de todos os tempos.

HA2 foi a coisa mais próxima de um filme de super-heróis de arte já feita. O filme tem cérebro, tem significado, ele explora os temas e é visualmente espetacular. Não consigo ver porque ele não deveria ser comparado aos clássicos imortais do cinema.

Anyway, eu havia falado dos personagens mas esqueci de falar dos atores. Tobey Maguire estava perfeito, e todo o resto do elenco estava ótimo.

[fanboy]Sim, ele usa as bolas de teia![/fanboy]

P.S.: a cena do elevador foi a cena mais engraçada do ano até agora.
 
Ficou ótimo o filme, me surpreendeu de novo. Souberam fazer um filme bem original e interessante, e nao mais uma adaptação cinematografica de quadrinhos. O lado humano do peter foi muito bem trabalhado e explorado assim como os trechos comicos do filme, que o tornaram ainda mais agradavel de se ver.
 
Gildor disse:
Se você vai colocar ele no patamar dos filmes clássicos que geralmente se classificam como "obras-primas do cinema", realmente vai estar forçando um pouco. Mas o que o V falou - e que eu concordo - foi no sentido de "filme inspirado em HQ", e a melhor obra do Raimi.
Aí é que tá:

Se Spider Man 2 um dia se tornará clássico,no sentido mais puro da coisa,aí eu duvido muito.Mas certamente será lembrado como o melhor filme baseado em HQ de todos os tempos.

Olhando pro futuro,não sei se haverá um diretor que tenha a perspicácia de querer trabalhar em cima de um personagem e história em quadrinhos de uma forma "integral".Acho que, filmes com uma certa limitação no que diz respeito ao "tema não inédito",deixarão de ter possibilidades maiores do têm hoje,porque,de certa forma os avanços da tecnologia servirão para criar filmes que produzam novas histórias,que tenham uma "linha tênue" entre o tema inédito criado e a extrapolação do plano narrativo de um filme graças aos aprimoramentos tecnicos no campo digital,que permitirão criar coisas jamais imaginadas antes,que nem mesmo um livro poderia ter captado essa visão.

Naturalmente,filmes baseados em HQ têm uma riqueza de narrativa limitada pela visão própria das HQs.É claro que, no mundo cinematográfico, novas maneiras de se trabalhar com determinadas histórias de HQs sempre irão surgir,mas para que um filme ganhe aquela visão de "Arte cinematográfica",seguindo parâmetros estilisticos dos filmes clássicos antigos,isso é impensável,pois são mundos diferentes,épocas diferentes.

Hoje o cinema explora mais o visual,o impacto imediato das coisas,deixando o desenvolvimento da história não exatamente em segundo plano,mas dando uma importância menor do que deram os grandes filmes no passado.Isso não quer dizer que nenhum filme recente não seja considerado um clássico,temos a trilogia SDA que,no campo visual,narrativo e dramático é um "achado" em meio há tantos filmes meia bocas.

Na Ficção Científica surgiu Matrix(apenas o primeiro):O primeiro apenas serve para analisarmos o quanto as tecnicas estão se aprimorando,assim os roteiros,quando trabalhados de forma certa e pelo diretor certo,ainda nos trará belos filmes que um dia poderão se considerados obras-primas ou seja lá o que for.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo