Tenho que admitir uma coisa (dar o braço a torcer mesmo): graças a Mtv (que costumeiramente dá tantos desgostos), mas especificamente ao programa Riff, fiquei conhecendo essa banda sueca fantástica, o Hellacopters, em um primeiro momento a banda fez um som superagressivo, uma mistura de Stooges, Mc5 e Motorhead, e atualmente resolveu trabalhar mais na melodia, agregando fortes influências de Rolling Stones, Ac/Dc, mas definitivamente achando um caminho próprio, resultando em um hard rock tocado em alta voltagem, com impressionante vigor e energia. O grupo é formado por Nick Royale (vocal e guitarra ritimica), Strings (guitarra solo), Kenny (baixo), Boba (teclados) e Robban (bateria)
Ao ver o videoclip de Toys and Flavours chapei na hora e corri atrás dos álbuns da banda, e após finalmente acabar de escutar e re-escutar todos resolvi fazer um review de cada um:
Supershitty To The Max! (1996)
Uma porrada punk-hard do início ao fim. O álbum inicial dos caras realmente não estava para brincadeira, superagressivo, com gutarras solando e esporrando em altíssima velocidade e vigor. Os destaque vão para (Gotta Get Some Action) NOW!, uma abertura perfeita, com um riff matador e um refrão marcante e Such a Blast. A ressalva negativa vai para a produção incrivelmente suja do disco que abafa muito a voz de Nick Royale. Também pudera, o álbum inteiro foi gravado em 24 horas!
nota: 7,0
Payin´ The Dues (1997)
Agressivo pra caramba também, só que desta vez mais bem produzido o que resultou em uma melhora significativa, os instrumentos estão mais bem diferenciados e as músicas estão no ótimo mesmo nível do disco anterior, a mistura pre-punk a lá Iggy Pop é bem evidenciada, You Are Nothin´ (grande interpretação de Nick nos vocais), Hey!(o nome já diz tudo do refrão contagiante) e Psyched Out & Furious (bordoada nota 10) são as melhores na minha opinião.
nota: 7,5
Grande Rock (2000)
Depois de muitos singles, tournes pela europa e EUA, o grupo solta esse discão. Notadamente diferente dos dois anteriores a banda aqui apareçe mais melódica, menos agressiva, com um trabalho de guitarras tremendamente inspirado, combinando perfeitamente com o ritimo e temática das músicas. Rock n' Roll puro, emblemático e empolgante. Welcome To Hell com um riff ótimo e levada cadenciada, The Devil Stole The Beat From The Lord e a belíssima Venus In Force foram as que mais me agradaram.
Nota: 8,5
Hight Visibility (2001)
A tendência do álbum anterior se consolidou aqui, mas melodia, mas sutileza e na minha opinião mais maturidade e evolução. As músicas são incrivelmente boas e inpiradas é um disco que se escuta com um sorriso na boca da primeira a última faixa, os solos de guitarra, o piano/órgão muito bem encaixado, e os vocais mais harmônicos e legais, o álbum todo é bom mas Hopeless Case of a Kid in Denial (um abre-alas destruidor), Toys and Flavours (vibrante, destaque para a bateria) e Truckloads of Nothing (com uma levada rápida que culmina em um refrão show de bola) se destacam. É o meu preferido deles.
Nota:9,0
Cream of The Crap (2002)
Com esse título infame a banda faz uma coletânea dos singles lançados que não estão nos discos oficiais (e são muitos). Como pega a fase inteira da banda é interessante notar o contraste das faixas mais antigas e podreiras (produzidas sem esmero) com as novas mais bem trabalhadas. A qualidade do álbum é execelente, com musicas de arrepiar, como a sensacional versão furiosa de Gimme Shelter dos Stones, a odisséia de guitarras de Crimson Balroom (uma das melhores músicas do grupo, com certeza) e Ferrytale.
Nota: 8,0
By The grace of God (2002)
Mesma linha do sensacional Hight Visibility, mas com um puoquinho só de menos inspiração nas músicas, o teclado aqui apareçe mais presente e deixa as músicas muito belas e gostosas de se escutar; a faixa título é uma pérola, juntamente com a linda balada Rainy days revisited, uma prova como uma banda pode popularizar o som sem perder a qualidade, Carry me Home tem um refrão sensacional bem setentista, e Pride encerra o álbum de maneira soberba com a banda mandando tudo o que sabe nos instrumentos na parte fianl da música. Com esse disco a banda se firmou como uma das mais populares na escandinávia.
Nota: 8,5
Bem pessoal ressucitei esse tópico para saber o que vcs acham dessa banda, que para mim é uma das melhores coisas novas que eu escutei nesses últimos anos, com um conjunto de instrumentitas sensacionais, e quem mora no Rio/Sp podem ficar ligados que eles vão estar na área logo logo.