• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

harry potter X Senhor dos Aneis: semelhanças

eu noa acho "inspiraçao" ... essa palvra é uma suavisaçao de "plágio", que é oq eu acho q esse livro tem.
e eu odeio qd as pessoas comparam dois livros, sendo um infantil, um Tolkien.. acho q noa ha comparaçao. Se era pra plagear, podia pelo menos ter feito isso de uma forma melhorzinha...
 
Unedë disse:
eu noa acho "inspiraçao" ... essa palvra é uma suavisaçao de "plágio"

Inspiração nunca foi e nunca será o mesmo que plágio.

Afirmar isso é desconhecer completamente as grandes obras artísticos de várias vertentes no decorrer dos séculos que muito contribuíram pra cultura mundial e, no entanto, se inspiraram em tantas outras obras.
 
Fox disse:
Unedë disse:
eu noa acho "inspiraçao" ... essa palvra é uma suavisaçao de "plágio"

Inspiração nunca foi e nunca será o mesmo que plágio.

Afirmar isso é desconhecer completamente as grandes obras artísticos de várias vertentes no decorrer dos séculos que muito contribuíram pra cultura mundial e, no entanto, se inspiraram em tantas outras obras.

sim, eu desconheço.. sabe, eu nao sou nenhuhma culta.

nao quis dizer que é a mesma coisa, e sim que vcs estavam usando essa palavra pra descrever um plagio NESSA SITUAÇAO, aki!
Inspiraçao é totalmente diferente de plágio, por isso mesmo que eu afirmei isso
 
Na minha opinião Harry Potter tem muito do SdA, mas, devo confessar, J. K. Rowling usou muito de sua criatividade, e de muitas outras fontes também para escrever HP.
Mas nada se compara a genialidade do nosso bom e velho Tolkien, a sua criatividade chega a extremos, e o melhor é que tudo fica tão absurdamente real, a impressão que tenho é de estar em plena Terra Média e que tudo existiu realmente.
Cá entre nós, como comparar um dos maiores e melhores autores de todos os tempos a J. K. Rowling? (certo, ela é uma excelente autora, soube muito bem aplicar em seus livros tudo o que leu em toda sua vida), mas Tolkien é Tolkien e não há o que se discutir.
O SdA é uma obra que ultrapassou todas as barreiras do tempo e continua a ultrapassar, é ótimo saber que as pessoas continuam a ler Tolkien e assimilar tudo o que ele quis nos passar com suas obras, espero que continuemos a entender o que suas obras representam para esse mundo tão cheio de crueldades e inimizades...
Pensem nisso.
Beijinhus: Rosalinda. :P
 
Na minha opinião Harry Potter tem muito do SdA, mas, devo confessar, J. K. Rowling usou muito de sua criatividade, e de muitas outras fontes também para escrever HP.
Mas nada se compara a genialidade do nosso bom e velho Tolkien, a sua criatividade chega a extremos, e o melhor é que tudo fica tão absurdamente real, a impressão que tenho é de estar em plena Terra Média e que tudo existiu realmente.
Cá entre nós, como comparar um dos maiores e melhores autores de todos os tempos a J. K. Rowling? (certo, ela é uma excelente autora, soube muito bem aplicar em seus livros tudo o que leu em toda sua vida), mas Tolkien é Tolkien e não há o que se discutir.
O SdA é uma obra que ultrapassou todas as barreiras do tempo e continua a ultrapassar, é ótimo saber que as pessoas continuam a ler Tolkien e assimilar tudo o que ele quis nos passar com suas obras, espero que continuemos a entender o que suas obras representam para esse mundo tão cheio de crueldades e inimizades...
Pensem nisso.
Beijinhus: Rosalinda.

Tolkien: um livro q te faz pensar e mais elaborado
Rowling: um excelente livro pra distrair e relaxar...

:wink:
 
Até a J K Rouling confirmou q se baseou alguns seres pelo sda, um exemplo foi o dementador q naum passa de um nazgul, o Trasgo, naum dexa de ser um troll das cavernas, so q mais estupido, por incrivel q pareça
 
Unedë disse:
nao quis dizer que é a mesma coisa, e sim que vcs estavam usando essa palavra pra descrever um plagio NESSA SITUAÇAO, aki!

Eu estava usando "inspiração" no seu significado certo, na verdade.

Sendo que significa pegar elementos de outra fonte e usá-los pra integrar e construir sua própria história.

Plágio é pura cópia.

Hp é muito diferente de SdA, na narrativa, no estilo literário, no enredo, na construção dos personagens e descrições da ambientação.

Apesar de semelhanças, é fundamentalmente diferente.

Então, eu estava querendo dizer "inspiração" mesmo.
 
Então, eu estava querendo dizer "inspiração" mesmo

concordo hp foi feito atraves de um pouco de inspiração de sda, mas se vcs derem uma olhada tem mto mitos e outras historias por dentro, acho q é um livro bem escrito e mto bom.......
 
Fox disse:
Unedë disse:
nao quis dizer que é a mesma coisa, e sim que vcs estavam usando essa palavra pra descrever um plagio NESSA SITUAÇAO, aki!
Apesar de semelhanças, é fundamentalmente diferente.

Então, eu estava querendo dizer "inspiração" mesmo.

pois pra mim (vejam bem, pra mim!) a diferença esta no modo mais relaxado e a falta de cuidado com o livro e com a qual ela escreve, entao eu interpretei errado, desculpe. mas pra mim é plagio. (de novo, pra mim!)
 
Unedë disse:
mas pra mim é plagio. (de novo, pra mim!)

Plágio tem uma definição bem precisa e fixa, não é muito questão de opinião. Se os fatores que o definem não estão lá, então não é, simples.

Um dicionário nessas horas faz bem.
 
HP --> aff...!

Sarcasmo disse:
Até a J K Rouling confirmou q se baseou alguns seres pelo sda, um exemplo foi o dementador q naum passa de um nazgul, o Trasgo, naum dexa de ser um troll das cavernas, so q mais estupido, por incrivel q pareça

Realmente, quando vi o filme do HP onde aparece esse "Troll" lembrei na hora do SdA, isso já é falta de criatividade... :|

Rowling não me agrada com essas histórias superficiais, além do mais SdA, Tolkien ( :amem: ) e coisas do tipo são bem mais profundas e inteligentes do que um bruxinho com uma varinha de madeira cheia de cupim e uma cicatriz de presidiário... Aff...!!! :tsc:

por que não comparam SdA com outras obras? por q tem a mania de comparar SdA com HP ? Outras histórias do tipo medievais, feudais, e tal tem muito mais haver do que HP...
 
aew galera, tá certo q um monte de gente fala da semelhaça de LotR com HP, mas eu acho q naum tem nada a ver. HP é uma história sobre bruxos, e LotR, pode até ser conhecidência, por causa do mao, do elfo e blá blá blá, mas vamos falar a verdade, a história de LotR é muito melhor que a de HP.... fala sério... :wink:
 
Fox disse:
Unedë disse:
mas pra mim é plagio. (de novo, pra mim!)

Plágio tem uma definição bem precisa e fixa, não é muito questão de opinião. Se os fatores que o definem não estão lá, então não é, simples.

Um dicionário nessas horas faz bem.

eu nao vou procurar por plagio no dicionario, se eu usei plagio é pq sei a definiçao de plagio, e eu nao me importo com oq a lei pode achar disso, por exemplo. tem sim uma definiçao, embora eu nao saiba exatamente a definiçao, ou os exatos pontos que devemos examinar. Umas pessoas podem ver onde nao tem, e outras podem nao ver ou nao querer ver. Eu posso até ver onde nao tem, ou nao, mas pra mim os fatores estao la na minha cara e dicionario nenhum me contradiz, se eu digo pra mim mesma que é plagio, acho fatos que podem estar ou nao lá, um dicionario nao faz mta diferença, se soh confirmar isso vai fazer dentro da minha cabeça. O que eu vejo é sim plagio segundo o dicionario ou nao, e é sim uma questao de opiniao e ponto de vista.
 
J.K se inspirou em Tolkien? Sim, mas qual o problema? Quem não se inspirou em algo para escrever um livro ou qualquer outra coisa? Temos que ver que ela usou criatividade também! No meu ponto de vita, HP NÃO É E NUNCA FOI PLÁGIO!!! É, troll foi traduzido nos livros em português para trasgo (não acho que foi para confudir cabeça de criancinhas, pois se já notaram, a Lia traduz até o que não tinha que traduzir como os nomes das casas!). J.K. se inspirou em muitas outras coisas mais, que fazem parte de mitos e lendas (como a esfinge, por exemplo) e por que condená-la por usar trolls em suas histórias também?? Aos que xingam HP, por favor, apresentem questões mais claras e evidentes, porque dizer que HP é plágio ou que é porcaria por ter usado troll e outros seres semelhantes ou iguais aos da obra de tokien... Ora, por favor!

PS.: desculpem-me se fui agressiva ou não fui clara.. :roll:
 
Unedë disse:
O que eu vejo é sim plagio segundo o dicionario ou nao, e é sim uma questao de opiniao e ponto de vista.

Aurélio disse:
Plagiar 1. Apresentar como seu (trabalho intelectual de outrem)
2. Imitar (obra alheia)

Essa é a única definição de plágio.

Existem muitas coisas que simplesmente são ou não são. Enfim, são questão de factualidade, não de opinião.

Um plágio é uma cópia, e pra se dizer que Hp é uma cópia de SdA, todos os elementos têm que se assemelhar.

E esse está muito longe de ser o caso.

Como eu disse, um dicionário e pensar antes de escrever fazem bem nessa hora.

Se o pessoal aqui simplesmente parassem de tentar sempre estar certos e só tentassem escutar uns aos outros, essas discussões seriam muito mais relevantes.
 
Fox disse:
Unedë disse:
O que eu vejo é sim plagio segundo o dicionario ou nao, e é sim uma questao de opiniao e ponto de vista.

Aurélio disse:
Plagiar 1. Apresentar como seu (trabalho intelectual de outrem)
2. Imitar (obra alheia)

Essa é a única definição de plágio.

Existem muitas coisas que simplesmente são ou não são. Enfim, são questão de factualidade, não de opinião.

Um plágio é uma cópia, e pra se dizer que Hp é uma cópia de SdA, todos os elementos têm que se assemelhar.

E esse está muito longe de ser o caso.

Como eu disse, um dicionário e pensar antes de escrever fazem bem nessa hora.

Se o pessoal aqui simplesmente parassem de tentar sempre estar certos e só tentassem escutar uns aos outros, essas discussões seriam muito mais relevantes. :|

COm certeza eu acho que vendo o dicionario, chega-se a conclusão que HP é longe de ser um plágio, pois independente da opinião de qualquer um, HP nao é plágio. E falando sobre isso de ter usado troll na história... Troll é coisa medieval!! Ou estou errada (se estou, perdoem-me)??? Por isso ficar falando que HP é plágio.. Fala sério! J.K. se inspirou principalemente em mitos e lendas.. Foi o que li, pelo menos!
 
Troll é uma lenda muito comum nas Ilhas Britânicas. Acusem Ziraldo de ter usado Saci-Pererê nas suas histórias enquanto Monteiro Lobato já tinha usado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo