• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

harry potter X Senhor dos Aneis: semelhanças

nao estou falando do troll em si. fox, eu nao disse que estava certa em momento algum. Se for assim, obra nenhuma é plagio, porque nenhuma é exatamente igual a outra. certos elementos no livro foram sim plageados, e mudar o nome da criatura nao apaga isso. E eu nao disse que o livro todo é plageado, apenas disse que eu considero ele um plagio. Vc pelo menos leu direito oq eu falei sobre o dicionario?
 
Imadofus disse:
Troll é uma lenda muito comum nas Ilhas Britânicas. Acusem Ziraldo de ter usado Saci-Pererê nas suas histórias enquanto Monteiro Lobato já tinha usado.

Por isso estou dizendo que acusar Rowling por ter usado algo que tolkien usou e chamar de plagio nao é certo.. ela se inspirou e botou seres que já tinham em SdA por exemplo, mas se fosse assim, todas as histórias de bruxas, fadinhas e duendes seriam uma plagio da outra?
 
Naum acho q Rowling copiou o livro SDA, ela de fato admitiu inclusive q se baseou em alguns seres de tolkien

tolkien tb se baseou certas historias e seres da mitologia .......... como os elfos e trolls........... A rowling tem um estilo totalmente diferente de tolkien ...........
 
Sarcasmo disse:
Naum acho q Rowling copiou o livro SDA, ela de fato admitiu inclusive q se baseou em alguns seres de tolkien

tolkien tb se baseou certas historias e seres da mitologia .......... como os elfos e trolls........... A rowling tem um estilo totalmente diferente de tolkien ...........

Foi isso que eu disse.. Então, se fosse assim, SdA seria plágio. :disgusti:
 
é claro, nenhuma história é criada, sem alguma outra... tenta fazer uma história com coisas que ninguém tenha usado, impossível, e pelo menos ela adimite que teve inspirações com os livros do mestre tolkien... :wink:
 
Elfa Laurelin disse:
é claro, nenhuma história é criada, sem alguma outra... tenta fazer uma história com coisas que ninguém tenha usado, impossível, e pelo menos ela adimite que teve inspirações com os livros do mestre tolkien... :wink:

Falou e disse!! Toda história tem algo de outra!
 
Elfa Laurelin disse:
é claro, nenhuma história é criada, sem alguma outra... tenta fazer uma história com coisas que ninguém tenha usado, impossível, e pelo menos ela adimite que teve inspirações com os livros do mestre tolkien... :wink:

Eu também concordo ...
Vejamos o nosso caso mesmo, nós fans de Tolkien, se tentarmos escrever uma historia com certeza absoluta ela vai conter alguma relação com Tolkien, mesmo esta sendo extremamente sutil. Isso não quer dizer que estejamos copiando mais sim que gostamos do livro, o temos em mente e queremos mesmo que involuntariamente passar no nosso livro algo do que gostamos, admiramos e tal.
 
Pequena tuk, concordo com vc, neim que seje a mínima coisa, tem algo que o autor goste muito, tem alguma inspiração (de algo que ele leu, viu e adorou).

E acho os livros da Rolling muito bons, e temos é que esquecer destas semelhanças, lembren-se que até mesmo nosso amado tolkien, "copiou" algumas coisas...
 
Nem q seja um detalhe tem. Ex.: uma personagem com características parecidas, ou jeito semlhante ao de outro.. Sempre! nem que seja um mínimo detalhe!

estou falando de criadores... a maioria dos filosofos gregos criou suas historias, esses sao os classicos, que deram origem as outras obras...

e mesmo assim eh diferente ter pequenos e dispersos detalhes em comum, do que ser inspirado em. peuquenos detalhes podem ser coisas do acaso...

Rowling, fez um grande trabalho, ela mesmo admite q se inspirou em coisas de Tolkien, isso nao desmerece seu trabalho, entretanto gratifica o de Tolkien.
 
Antes de mais nada, deixem-me dizer só uma coisa, em vista de alguns posts que vi no tópico:

Ninguem pode ofender Tolkien, porque ele é o "melhor escritor do mundo", mas os fãs de Tolkien tem todo e absoluto direito de ofender os outros autores e adimiradores de outros autores, certo? Bom, isso foi o que vi em alguns posts por ai...

Bom, o que temos de levar em conta é que eles beberam da mesma fonte cultural, o folclore europeu... Ela se inspirou em Tolkien? Sim. Mas vamos lembrar que eles também usaram lendas de um mesmo lugar... Vários outros livros também usam do folclore...

Imadofus disse:
Acusem Ziraldo de ter usado Saci-Pererê nas suas histórias enquanto Monteiro Lobato já tinha usado

Pois é... É a influência cultural! :wink:
 
lordpas escreveu:
a excessao dos classicos... estes sao a base...

ate alguns classicos se baseiam em algo, mitologia é um exemplo onde tantos autores se baseam e vaum continua baseando....... adorei a entrevista q a Rowling fez disendo q se baseou principalmente em Sda e A Luneta Ambar

gostei dela pois disse a verdade e elevo a obra de ambos os atores..........
 
DarkRider disse:
Antes de mais nada, deixem-me dizer só uma coisa, em vista de alguns posts que vi no tópico:

Ninguem pode ofender Tolkien, porque ele é o "melhor escritor do mundo", mas os fãs de Tolkien tem todo e absoluto direito de ofender os outros autores e adimiradores de outros autores, certo? Bom, isso foi o que vi em alguns posts por ai...

Bom, o que temos de levar em conta é que eles beberam da mesma fonte cultural, o folclore europeu... Ela se inspirou em Tolkien? Sim. Mas vamos lembrar que eles também usaram lendas de um mesmo lugar... Vários outros livros também usam do folclore...

Imadofus disse:
Acusem Ziraldo de ter usado Saci-Pererê nas suas histórias enquanto Monteiro Lobato já tinha usado

Pois é... É a influência cultural! :wink:

É.. Só os fãs de tolkien que podem acusar os outros autores, mas os outros nao podem acusar tolkien.. Ah! Fala sério! Isso que parecia em alguns posts mesmo.. Concorod plenamente com vc!
 
Bom eu gostaria de levantar alguns pontos que eu acho importantes:
Só pra esclarecer, eu li HP quando eu era menor, e me agradou muito. Hoje já não agrada mais! Bom. Eu concordo com a Pequena Tûk e vários outro que postaram aqui que não da pra comparar os dois escritores. Tolkien é ( foi ) um artista e a Rowlling é uma escritora ..... e tem muita diferença entre esses dois conceitos. Tolkien escrevia com o coração enquanto a Rowlling ecreve com o cérebro. E isso é comprovado em um outro posto por aqui que diz ( e acho que todos concordamos! ) que Tolkien nem estava muito ( ou nem estava ) interessado em publicar suas obras, ao contrário da autora de Harry Poter que tudo que teve em mente, sempre, foi fazer uma estória de sucesso !
Não estou falando mal da escritora, ela foi inteligente e cativou!
Mas comparar os dois é como comparar Beethoven e o Guns and Roses ( não me levem a mal, nada contra G n' R ) !!!!!
 
HAHAHAHAHAHAHAHA !! Olha, vou mandar alguns conceitos que todos devem saber antes de mandar um post desses. ( sem querer ser antipático mas ... ) :
DEFINIÇÃO DE LITERATURA: "Cada tipo de arte faz uso de certos materias. A pintura com tinta, cores e formas; a música utiliza sons; a dança, os movimentos; a arquitetura e a escultura fazem uso de forma e volume e A LITERATURA FAZ USO DA PALAVRA.
Portanto, pode - se definir de uma maneira sintética:
Literatura é a ARTE ( ARTE !! ) das palavras."

Ainda mais : ARTISTA
S. 2 GÉN.,
pessoa que cultiva as belas-artes ou as artes mecânicas;
pessoa que exerce uma arte;
ADJ . 2 GÉN.,
amante das artes;
FIG.,
engenhoso, talentoso;
astuto.


Portanto colega Thais Tûk de acordo com o que você falou, os Textos de Tolkien não são literários certo ?? Pois é ... ele escrevia o que então ?? Textos jornalísticos ?? hauahuahauhauha ... Então não é literatura estrangeira a prateleira da livraria onde você encontra SdA, Silma, Hobbit etc ?? Todo texto literário é artistico, consequentemente, quem os produz não seria um artista ??
 
bom se viu isso no dicionario q coisa binitinha, putz se realmente naum tem nada pra faze em, tolkien é diferente de Rowling, ate o alvo q ambos keriam atingir saum diferentes, enqnto a Rowling kis um livro mais infantil Tolkien buscou um livro mais serio, pra pessoas mais velhas......
 
Na verdade ..... eu sei o que é literatura ... arte em geral, até porque eu sou estudante de música ( eu deveria saber não ? :) :) ) ...... mas eu peguei os conceitos da minha apostila para as idéias ficarem mais claras a fim de que todos possam entender o que eu quis dizer ....... Agora você vai concordar que Tolkien não era artista ? Pois é nisso que esta toda a confusão ... na verdade, no primeiro post eu me expressei mal ... os dois são artistas, foram inteligentes e sabem escrever. Só quis dizer que ah uma relativa diferença entre a arte de Tolkien e a da Rowling ... só isso. Quanto ao segundo post, admito que eu usei algumas expressões que o tornaram ofensivo, por isso já o editei .... !! Desculpem a confusão !! Só queria que entendessem que Tolkien é sim um artista ! Só isso !!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo