• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

harry potter X Senhor dos Aneis: semelhanças

Ciprynus disse:
Na verdade ..... eu sei o que é literatura ... arte em geral, até porque eu sou estudante de música ( eu deveria saber não ? :) :) ) ...... mas eu peguei os conceitos da minha apostila para as idéias ficarem mais claras a fim de que todos possam entender o que eu quis dizer ....... Agora você vai concordar que Tolkien não era artista ? Pois é nisso que esta toda a confusão ... na verdade, no primeiro post eu me expressei mal ... os dois são artistas, foram inteligentes e sabem escrever. Só quis dizer que ah uma relativa diferença entre a arte de Tolkien e a da Rowling ... só isso. Quanto ao segundo post, admito que eu usei algumas expressões que o tornaram ofensivo, por isso já o editei .... !! Desculpem a confusão !! Só queria que entendessem que Tolkien é sim um artista ! Só isso !!

Concordo com o Ciprynus! Tolkien é com certeza um artista! Não ofendendo rowling, até pq eu li os livros dela, mas comparar os dois autores não tem sentido! São mundos diferentes, histórias diferentes com algumas semelhanças, etc..
Mas para concluir o assunto: Tolkien é sim um artista!!
 
tanto o harry potter quanto o SdA foram baseados em coisas em comun como o snorra edda e a mitologia nordica

o harry potter tambem é baseado no senhor dos aneis (ja notaram a semelhança entre gandalf e dumbledore?)
 
Elfa Laurelin disse:
nenhuma história é criada, sem alguma outra... tenta fazer uma história com coisas que ninguém tenha usado, impossível,

Uma história em si é original, mas se comparar com outra do genero pode ser parecida, e isso não é plágio, é apenas semelhanças!

Imadofus disse:
Acusem Ziraldo de ter usado Saci-Pererê nas suas histórias enquanto Monteiro Lobato já tinha usado

A questão é que a partir do ponto que um autor cria uma raça ou personagem diferente, então outro pode usa-lo dentro da lógica, sem abusar, um autor X não pegaria (e nem pode) o HP pra colocar em seu livro com um enredo diferente, pelo menos teria de colocar num mesmo enredo, assim como outros personagens e autor (a)(s)

Mas penso assim (por exemplo) como Rowling usou Troll, então ela deveria usra em notas que foi retirado da invenção de Tolkien. Isso é, quando qualquer autor (a) utiliza um personagem criado de um outro autor deveria ser obrigado a citar fontes.
Então quero dizer que poderia ser inventada uma lei, onde os personagens (raças, melhor dizendo) usados em outras histórias não sendo as do original, o autor deveria ser obrigado a citar de quem é a raça inventada.
Não concordam ? o que pensam disso ?


PS: a tradutora do HP não seria contratada por mim, ela tem a mania de traduzir tudo o que é estrangeiro, até se tivesse John ela colocaria João. :? E isso não é por q ela traduziu o HP.

iraneon disse:
o harry potter tambem é baseado no senhor dos aneis (ja notaram a semelhança entre gandalf e dumbledore?)

Isso é só o q você conheçe ? Saiba que isso se deve ao sucesso do SdA e HP, portanto Merlin, um mago antigo da literatura tbm existe e a Rowling pode ter se baseado nele, por q não ?
Ah, e esse comentário é velho, desculpa, mas...

:wink:
 
Que confuso o que você falou Sr. Cachopardo!!!! .... hauahuaha ...... um autor X usando fontes de um autor Y, mas que também pode ter sido tirado de um autor Z ......... mas eu entendi ...... :lol: ......... mas sei lá ..... se a mulher resolvesse citar fontes de tudo que ela se baseou ou utilizou iam dar dois livros por volume ..... uma com a estória e o outro com as referências !!!!!! hauahauhaua ..... :lol:
 
mas pelo menos ela admitiu q tirou essas fontes de algum autor, isso valoriza a obra do autor e ele em si
 
Ciprynus disse:
Que confuso o que você falou Sr. Cachopardo!!!! .... hauahuaha ...... um autor X usando fontes de um autor Y, mas que também pode ter sido tirado de um autor Z ......... mas eu entendi ...... :lol: ......... mas sei lá ..... se a mulher resolvesse citar fontes de tudo que ela se baseou ou utilizou iam dar dois livros por volume ..... uma com a estória e o outro com as referências !!!!!! hauahauhaua ..... :lol:

eu não falei do autor Z 8-)

Mas a parte sublinhada é verdade, pois de tão pouca criatividade que a Rowling tem chega a dar um livro só de referencias e copias que ela faz.

Mas quanto a questão acima no meu post (obrigado por ter lido, pois há muita gente folgada que não lê :mrgreen: , pelo menos vc demonstrou isso :roll: ) ele é meio enrolado, mas da pra entender, não dá ?

:D
 
apesar de tudo da sim ! hehehe ...... Mas HP não chega a ser um livro ruim ! Pelo menos é o que eu acho ..... me agradava na época pelo menos ! hehehehe ... :mrgreen:
 
Tá ...... isso não vem ao caso ..... o enfoque é o mesmo ........ não deixa de ter sido coisa tirada de outrad idéias, de outras pessoas ...... o que não tira o mérito do livro e talz ......... mas vc sabe neh !!!!! 8-)
 
Ciprynus disse:
Tá ...... isso não vem ao caso ..... o enfoque é o mesmo ........ não deixa de ter sido coisa tirada de outrad idéias, de outras pessoas ...... o que não tira o mérito do livro e talz ......... mas vc sabe neh !!!!! 8-)
Não entendi o que você quis dizer.
 
Eu quis dizer que sendo o Tolkien ou não quem criou os Trolls, não muda o fato de não ter sido a Rowling quem inventou ( assim como muitas coisas do livro dela que também não foi ela quem inventou ( a maioria ) ) Mas não tira o mérito do livro ...... ele é legal e talz !!!!!! Sacou ?
 
Claro, mas ninguém inventa nada.
Mas o Sr. Cachopardo estava falando que a Rowling deveria dizer de onde tirou os Trolls, mas ninguém sabe quem inventou eles, são uma lenda.
 
Imadofus disse:
Ciprynus disse:
Tá ...... isso não vem ao caso ..... o enfoque é o mesmo ........ não deixa de ter sido coisa tirada de outrad idéias, de outras pessoas ...... o que não tira o mérito do livro e talz ......... mas vc sabe neh !!!!! 8-)
Não entendi o que você quis dizer.

Eu acho que entendi.
Posi trolls são lendas locais, do local onde JK e JRR moravam. Se isso não deixa de ser coisa tirada de outras idéias, então também devemos crucificar Tolkien por ele ter pego as idéias dos trolls de outras fontes, não é? E se não tira o mérito do livro, então também não tira o mérito nem de Tolkien e nem de Rowlingo, correto?
E isso VEM ao caso sim! Se Rowling plagiou a idéia de troll de outra pessoa, então é correto dizer que Tolkien também plagiou a idéia de troll dessa mesma outra pessoa. :wink:
 
Troll

Imadofus disse:
Sr. Cachopardo, Tolkien não criou os Trolls.

Ta certo que vem de lendas, mas Rowling disse que o Trol da história dela foi baseado no SdA, ou digamos, inspirado no SdA, e isso é verdade.

DarkRider disse:
Eu acho que entendi.
Posi trolls são lendas locais, do local onde JK e JRR moravam. Se isso não deixa de ser coisa tirada de outras idéias, então também devemos crucificar Tolkien por ele ter pego as idéias dos trolls de outras fontes, não é? E se não tira o mérito do livro, então também não tira o mérito nem de Tolkien e nem de Rowlingo, correto?
E isso VEM ao caso sim! Se Rowling plagiou a idéia de troll de outra pessoa, então é correto dizer que Tolkien também plagiou a idéia de troll dessa mesma outra pessoa. :wink:

Bem, quanto a questão que eu comentei de cima do Imadofus: Tolkien não plagiou, vamos ver se eu consigo explicar rápidinho quanto aos trolls de JK e Tolkien:
JK disse que se inspirou no Troll de Tolkien, pois ela quando leu aos 19 anos o SdA ela gostou;
Já Tolkien usou o Troll na sua história de um modo diferente, isso é, diferente das demais histórias e lendas... Portanto o certo seria que quem mais saiu mal na foto foi Rowling que "copiou", do que Tolkien que usou o personagem troll, mas de um modo diferente...

mais ou menos isso...
 
Lordpas disse:
Ta certo que vem de lendas, mas Rowling disse que o Trol da história dela foi baseado no SdA, ou digamos, inspirado no SdA, e isso é verdade.

sim é verdade e os Dementadores tb foram criados a partir dos Nazgul, mas k foi escrito sem base de algum mito ou de outro livro
 
DarkRider disse:
Imadofus disse:
Ciprynus disse:
Tá ...... isso não vem ao caso ..... o enfoque é o mesmo ........ não deixa de ter sido coisa tirada de outrad idéias, de outras pessoas ...... o que não tira o mérito do livro e talz ......... mas vc sabe neh !!!!! 8-)
Não entendi o que você quis dizer.

Eu acho que entendi.
Posi trolls são lendas locais, do local onde JK e JRR moravam. Se isso não deixa de ser coisa tirada de outras idéias, então também devemos crucificar Tolkien por ele ter pego as idéias dos trolls de outras fontes, não é? E se não tira o mérito do livro, então também não tira o mérito nem de Tolkien e nem de Rowlingo, correto?
E isso VEM ao caso sim! Se Rowling plagiou a idéia de troll de outra pessoa, então é correto dizer que Tolkien também plagiou a idéia de troll dessa mesma outra pessoa. :wink:

Pra começar que a palavra plágio é muito forte ....... quase pejorativa ...... mas eu acho que não tira o mérito não. De nenhum dos dois ....... e não vem ao caso não .... Como dizia o grande Maquiavel: "Os fins justificam os meios". Não importa se ela tirou umas idéias daqui outras dali ....... apesar de eu não ser a favor, ela fez sucesso e pronto ... não tem muito mais o que discutir ! ahuahau :mrgreen:
 
É verdade... (como algumas pessoas já disseram) eu acho que não é muito legal comparar o SdA com o HP. Primeiro pq eu nem gosot muito do HP, depois que o segundo é meio pra crianças, não é não?!? (apesar das pessoas falarem q não...)

Mas algumas semelhanças às vezes são até interessanets...
Em HP temos tbm um mundo de aventuras e magia (mas é muito mais viajado...)
 
iraneon disse:
tanto o harry potter quanto o SdA foram baseados em coisas em comun como o snorra edda e a mitologia nordica

o harry potter tambem é baseado no senhor dos aneis (ja notaram a semelhança entre gandalf e dumbledore?)

E você notou a semelhança de Gandalf e Dumbledore com Merlin? Desculpe, mas o Gandalf NÃO parece com o Dumbledore MESMO. Em algumas passagens dos dois livros, até percebemos semelhanças, mas eles são bem diferentes. Só porque são dois velhos de barba braca e magos, isso não significa que um livro foi baseado no outro.

Essa história do Troll, sim, é uma criatura de lendas, e eu acho que a Rowling não o baseou em Tolkien. Talvez, sim, ela tenha tido alguma influêcia do Troll tolkieniano, mas, ao mesmo tempo acho que são criaturas diferentes.

O punica coisa que a Rowling se inspirou MUITO foi no Salgueiro-Homem, afinal, existe um Salgueiro-Lutador nos livros do Harry Potter. EAh, e, claro, a grande semelhança entre Laracna e Aragogue.

Beijos
Lu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo