No lugar do Harry eu estressaria muito mais. A forma do estress é que custuma variar de pessoa a pesoa, mas com a idade e as diferenças de sexo tb.
Vai dize que aquele esbregue que ela dá no Rony e na Hermione por ficarem brigando toda hora não é justíssimo?
E o Harry sempre deu uns pitis. Do 3o em diante volta e meia ele dava um surtinho, o caso do livro 5 é que ele deu vários surtões.
O que eu vou falar vai deixar os meninos dessa idade meio p.... comigo, mas vcs são exatamente assim. De uma hora para outra dão um xilique enorme, ficam bravos, gritam, brigam com Deus e o mundo. (as meninas normalmente gritam, batem porta e choram) para quem está de fora é muito engraçado, principalmente se a pessoa temo bom senso de lembrar dela mesma nessa idade.

meu pai dizia que tinha medo de eu desidratar de tanto que eu chorava nessa época.
O Harry vai começar a se controlar mais a partir do 6o livro. A própria JK falou isso naquela entrevista via chat.
Nessa entrevista ela falou tb que o mundo dos magos não seria revelado aos truxas. Ela foi bem clara nisso.
Quanto as estorinhas paralelas ele deu a entender que isso tudo será de alguma forma relevante mais tarde. Ela falou em uma entrevista que o 5o livro acabou ficando maior do que ela tinha planejado justamente pq ela tinha de colocar algumas coisas, nem que fosse para não tirar isso do nada depois. Aquela cena enoooorme sobre a árvore genelógica dos Black não foi de graça. Guardem bem os fatos ai, bem como as muitas listas de nome que ela dá durante o livro. Alguma coisa ele vai usar depois.
Mas o Olifante tem razão. OdF tem algo em comum com o Matrix Reloaded, ele é o volume do meio. Se os livros 6 e 7 forem bons daqui a 5 anos nós vamos estar falando que OdF era ótimo, se forem ruins nós vamos estar abominando o livro.
Independente de relevância dele na saga eu gosto. Meu ranking:
3
4 e 5 empatados
1
2