• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guerra no Iraque

Sapiens disse:
Vcs não estão viajando d+ não? Ele ainda não mostrou intenções de subjulgar os povos de todo o mundo... :?

Eu acho qui a muito tempo ele mostra isso... alias, acho que os povos JÁ estão subjugados. Economicamente, mas estão.
 
Sapiens disse:
Vcs não estão viajando d+ não? Ele ainda não mostrou intenções de subjulgar os povos de todo o mundo... :?
talvez no governo do Bush naum.....

mas qdo o petróleo começar a ter uma real escassez no mundo.....naum duvidu nada q eles venham tentar explorar a capacidade petrolífera q pode ter na amazônia.....
q só naum é explorada hj em dia pq vale mais a pena aproveitar a bio-diversidade da floresta em si.....

e o Bush recentemente disse q iria democratizar o Iraque?
aham....tá.....acreditamos.....

tsc tsc.....
só posso ter pena dos civis Iraquianos.....
 
Tipo, a floresta amazonica naum possui potencial petrolifero para ser explorado. A questão com a amazonia vai ser pela agua. Boa parte da agua potavel do mundo estao na amazonia. E parece qui tem uma espectativa que a agua acabe em cerca de 20 anos....
 
Sapiens disse:
Vcs não estão viajando d+ não? Ele ainda não mostrou intenções de subjulgar os povos de todo o mundo... :?

Intenções é lógico que ele tem, mas acho que ele ainda não descobriu o significado da palavra subjulgar... :mrgreen:
 
amazonia tem:
  • Água Pótavel
  • Petróleo (e bastante, por ser uma enorme bacia sedimentar. Mas como a floresta impede de explorá-lo, ele nunca foi tão relevante...)
  • Plantas (e seus principios ativos, visto que 50% de todos os remédios do mundo tem príncipios ativos retirados de vegetais da Amazônia, e patenteados por empresas internacionais)
O Interesse do Bush aki é bem grande... ele apenas ainda não o mostrou abertamente ://
 
Ah sim,
Eu vi o tópico e queria dizer como funciona o negócio do Conselho de Segurança...

Só pra quem não sabe... ( e tb pq tive aula sobre isso :mrgreen: )

O Conselho é composto por 15 países, sendo 5 com cadeira permanente e 10 com cadeira rotativa, sendo esses últimos eleitos a cada dois anos.
Os 5 permanentes são basicamente os vencedores da Segunda Guerra, EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e a China, e eles tem poder de veto. Ou seja, se pelo menos um deles votar contra, a proposta não é aceita. Por isso, os EUA estão tentandop persuadir França e Rússia, que já avisaram que votaria contra qualquer coisa.
Outro ponto é que, caso os EUA consiga convencê-los a votar a favor, a resolução teria que ter no mínimo 9 votos dos 15... ou seja, com o pressuposto de não ter veto dos membros permamentes, eles teriam que conseguir mais 4 votos, dentre os 10 dos membros rotativos.
E isso parece que eles têm... portanto, a resolução está dependendo exclusivamente do não veto de países com o poder de veto, como França e Rússia.
 
Eu vou dizer qual eh a minha teoria.

O Bush ta aproveitando o Iraque pra acabar de vez com a ONU e acabar com a ideia de multipolarizacao pos-guerra fria. O mundo tem UMA potencia politica, economica e militar, que eh os EUA.

A resistencia franco-germanica caiu como uma luva pra ele. Afinal, se a ONU diz nao e ele vai em frente..... Obvio que nada sera feito contra os EUA se isso acontecer e isso iria caracterizar uma desmoralizacao total. Se as regras nao valem pros EUA pq tem que valer para a Coreia do Norte ou pro Senegal?

Sabe-se lah onde isso vai parar... :eek:
 
Acho que ninguém leu o texto que Joaoeb colocou lá no fim da página 2, é muito interessante e vale a pena ler, pra ver as coisas por um ponto de vista um pouco diferente. Bush não é um sanguinário, ele só está tentando desesperadamente salvar seu país da crise. Isso explica a insistência dos EUA na Guerra, mas não justifica a mesma, claro.
 
Sub-Zero disse:
sera que o bush vai ficar satisfeito de destroir o iraque??

O certo é destruir, com u :mrgreen:

Falando sério, agora: ele não vai ficar satisfeito. O real motivo da guerra não são as armas do Saddam, nem o petroleo. O real motivo é que o Sr. George W. Bush quer "apenas" dominar o mundo. Ele é um cretino imperialista, cujo único objetivo é estender a influencia dos EUA ao mundo todo, direta ou indiretamente. Para isso, ele precisa inferiorizar as instituições multilaterais (ONU, Otan) e os possiveis concorrentes a "dono do mundo" (Europa, China, Rússia). E é exatamente isso que ele está fazendo. Ele está demolindo o equilibrio do mundo Ocidental capitalista, que existe desde a 2ª Guerra Mundial, para tentar criar um novo "equilibrio" em que os EUA teriam uma posição ainda mais forte do que a atual.

Depois de tirar o Saddam, provavelmente o Bush vai colocar no Iraque um governo-fantoche, que vai aumentar a influencia dos EUA em todo o Oriente Médio, dando assim mais um passo ao sonhado dominio do mundo.

Fique claro que quem está tentando dominar o mundo é o Bush, não os EUA. O Bush não representa os EUA. Ele representa só o proprio Bush e seus aliados de extrema-direita. Com um governo mais moderado nos EUA, não estaria contecendo tudo isso.
 
O incrível é que eu andei lendo algumas coisas e falam que o Bush quer PAZ fazendo GUERRA, acho isso um absurdo!!!!!! Sou totalmente contra violência.... eu hein....
 
Ungoliant disse:
Eu vou dizer qual eh a minha teoria.

O Bush ta aproveitando o Iraque pra acabar de vez com a ONU e acabar com a ideia de multipolarizacao pos-guerra fria. O mundo tem UMA potencia politica, economica e militar, que eh os EUA.

A resistencia franco-germanica caiu como uma luva pra ele. Afinal, se a ONU diz nao e ele vai em frente..... Obvio que nada sera feito contra os EUA se isso acontecer e isso iria caracterizar uma desmoralizacao total. Se as regras nao valem pros EUA pq tem que valer para a Coreia do Norte ou pro Senegal?

Sabe-se lah onde isso vai parar... :eek:
isso tb tá embutido.....
naum lembru, mas ovi essa proposta a alguns dias por aí.....
e faz sentido.....
e seria uma coisa q naum se restringiria somente a ONU, remeteria a todas essa organizações internacionais q "limitam" a soberania americana (como falou alguem num dos post acima deste meu).....


e o interessante é pegar os argumentos das pessoas q defendem a guerra.....
saiu um cara aí na Veja (faz 2 ou 3 ou 4 semanas) q se mostrava totalmente favoravel a guerra.....
e ele compara Saddam a Hitler !!!! 8O
tipo.....ele já viu a nação q o Hitler comandava e a nação q o Saddam governa? axo q naum.....

naum tem ameaça real aí.....manter vigilancia é mais q suficiente.....Iraque nunca vai atingir o poder q a Alemanha tinha no estado em q se encontra.....
 
Agora o idiota do Bush resolveu colocar Deus no meio da história 8O . Como o cara consegue falar tanta coisa absurda? :x
 
o bush vai se mete com que nao pode e vai se ferra , num futuro vamo te um rombo no lugar da america do norte...
 
o q me dá raiva saum as razões esfarrapadas q eles dão.....
tipo.....ou eles axam q o mundo é um grande estábulo xeiu d burros.....ou eles taum dexando claro q taum poco se fudend* pro mundo.....

pq acreditar no q eles próprios dizem.....é impossível.....
 
Os eua acha~m que mandam no mundo , falta uma pessoa que mande nele e a midia ajuda mais ainda o bush incentivando a guerras, o senhor bush é um filha da p... porque ao invés de gastar os bilhões de doláres em cmida para quem tem foto prefere gastar jogando bombas na cabeça de cidadãos que perderam a esperança de uma boa vida fora dos conflitos , guerras , estão tão acostumados a guerra que essa é apenas mais uma e não a ultima .porque O senhor Bush quer matar ao inves de ajudar a sobreviver .
Fala que é para o bem mundial ( ou seja não quer que ninguém morra) e joga bomba matando :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?:
 
Algumas considerações:

A Guerra não é tão movida por Petróleo quanto parece. Acho que os reais motivos são o lado pessoal (Bush pai não derrotou Sadan em definitivo), o bitolamento do departamento de estado todo (cristãos conservadores fundamentalistas ao seu modo perseguindo os da outra fé numa cruzada medievalóide), a questão da afirmação da hegemonia americana, a questão da importância geo-política do Iraque no Oriente Médio (com um futuro governo fantoche), uma necessidade republicana de inventar inimigos fora do país pra desviar atenção das burradas na economia interna e o orgulho ferido por não ter conseguido capturar e matar o Bin Laden, símbolo da vulnerabilidade do Tio Sam (o Sadam eles sabem onde encontrar...). É uma guerra de uma cultura rude, hegemônica e expansiva que quer erradicar sistematicamente o que é diferente, estrangeiro a ela. :lol:

Em ano de eleição, conseguir vitória em alguma guerra é um imperativo pra Bush aumentar sua popularidade naquela terra de alienados, ele que além de tudo é diplomáticamente um jegue (ele, a Condolessa Rice, o Rumsfeld e cia) por ameaçar décadas de esforço na construção de um sistema multi-lateral de regulamentação da ordem mundial. Está obsoleto? Talvez, mas é menos retrógrado do que o Tio Sam propõe. :disgusti:

Enfim, a questão moral: É covardia fazer alguém ir se desarmando quando você já declara pro mundo que vai invadir sua terra. Além disso, qual o direito que eles tem de exigir que países estrangeiros aceitem passivamente que aviões espiões norte-americanos mapeiem seus recursos, armas e etc? Os norte-coreanos mandaram muito bem de explodir aquele caça. Os EUA não deixam nem teco-teco civil entrar nas fronteiras deles sem autorização senão mandam bala...

E mais. Quem tem ameaçado usar armas nucleares publicamente contra populações civís? Quem tem sistematicamente ignorado e fugido de todos os acordos internacionais que discutem a questão ambiental e dos direitos humanos...

Bom, o petróleo é brinde pra essa canalha... :x

A propósito, antes mesmo da guerra, já dividir entre empreiteiras do próprio país os dividendos da reconstrução do Iraque é de uma canalhice imperialista atróz.

Observação final: Porque essa pressa toda pra atacar? É pro outro não ter mesmo chance de cumprir resoluções né? Sadam (não gosto dele mas isso não vem ao caso), oferece um real risco a humanidade? A instabilidade é culpa dele ou do próprio Bush? Na boa, maniqueísmos a parte, se os americanos forem pra guerra tomara que seus soldados pereçam na hora de ocupar a terra dos outros. Gente arrogante!

Democracia? Bom, alguém se eleger (olha q eleição mais suspeita) presidente de um país bancar de xerife do mundo não é muito democrático... A propósito, alguém saberia me dizer como se impõe uma democracia a um país?

Fui!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo