• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guerra no Iraque

Bush e Blair são indicados ao Nobel da Paz pela guerra do Iraque
13h29 - 08/05/2003


Por Alister Doyle

OSLO, Noruega (Reuters) - Um parlamentar norueguês apresentou na quinta-feira os nomes do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e do primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, para o Prêmio Nobel da Paz, elogiando-os por terem vencido a guerra no Iraque.

"Algumas vezes, faz-se necessário uma guerra pequena e eficiente para evitar uma guerra muito mais perigosa no futuro", declarou Jan Simonsen, um parlamentar de direita da Noruega.

"Se ninguém agisse, Saddam Hussein teria produzido armas de destruição em massa e, dentro de cinco ou dez anos, as poderia usar contra Israel", afirmou.

Seria preciso uma mudança radical para que o Comitê do Nobel premiasse Bush e Blair. No ano passado, a instituição escolheu o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter como Nobel da Paz de 2002. Na época, o presidente do comitê criticou a política de Bush para o Iraque, enquanto Carter defendia uma solução pacífica para a crise.

Segundo Simonsen, a guerra havia "tornado possível a instalação da democracia e o respeito aos direitos humanos em um país que há tantos anos era governado por um dos piores ditadores da atualidade".

No entanto, Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel, disse que a proposta de Simonsen teria de esperar até 2004 porque o prazo para a apresentação de candidatos para o prêmio deste ano havia terminado no dia 1o de fevereiro.

O vencedor desde ano deve ser anunciado em meados de outubro. Mais de 160 pessoas e organizações estão concorrendo ao prêmio de 2003, entre os quais o papa João Paulo 2o, o irlandês Bono, vocalista da banda U2, e o dissidente cubano Oswaldo Paya.

"Não acho que Bush e Blair tenham chances de vencer, mas acho que vale a pena tentar", declarou Simonsen.

http://noticias.uol.com.br/inter/reuters/2003/05/08/ult729u24638.jhtm

:eek:
 
Cada um pode pensar e falar o que quiser. Se algúém é louco pra falar que a duplinha Bush-Blair merece o Nobel da Paz, deixa ele. Qualquer pessoa pode sugerir alguém pra concorrer ao Nobel, então não dá pra evitar que gente que não merece o prêmio seja indicada.

Mas definitivamente não concordo com essa indicação. Ainda bem que com certeza eles não vai ganhar o prêmio.
 
Vou dar minha opinião sobre a questão do IRAQUE:

O motivo dos EUA para a invasão é essencialmente geo-político. O que eles queriam (e conseguiram) era reduzir a dependência ocidental da Arábia Saudita. Isso porque o monarquia saudita está longe de ser um aliado confiável. A Casa de Saud é apoiada pelo wahabismo, uma das correntes mais fundamentalistas do islamismo. É esse mesmo wahabismo que está por trás do financiamento das madrassais (escolas que ensinam a interpretação mais fundamentalista do Corão). Não se pode esquecer também que Osama Bin Laden e muitos dos terroristas que desferiram o ataque de 11 de setembro de 2001 são sauditas. Os americanos pensaram: "com amigos como esses, quem precisa de inimigos? "
Assim, invadindo o Iraque e colocando no lugar de Saddam um governo fantoche, os EUA diminuem substancialmente sua dependência da Arábia Saudita, porque o petróleo saudita passa a ser menos relevante do que era antes. Além disso, a guerra serviu para remover um regime que tem sido um inconveniente de muitas maneiras para os EUA (como, por exemplo, incentivando o terrorismo contra Israel).

Há alguns dias, os EUA anunciaram a retirada de suas tropas da Arábia Saudita, enviando uma mensagem óbvia à monarquia local: tomem tenência, porque não precisamos mais de vocês.

Percebam então que a democracia no Iraque ou os direitos humanos e mesmo as supostas armas de destruição em massa não eram exatamente uma prioridade dos EUA, se é que alguém acreditava nesse conto da caroxinha.

Outro ponto: Não acho que os EUA queiram acabar com as organizações internacionais, principalmente não com a ONU. Não se esqueçam de uma coisa: foram EUA que criaram a ONU e até hoje são eles seus principais financiadores. Eles não fariam isso a toa. A verdade é que a ONU lhes é útil. Um exemplo: tratado de não ploriferação de armas nucleares. A política de não ploriferação dos EUA não seria possível se esse tratado (administrado pela ONU) não existisse.

Portanto, os EUA não vão destruir a ONU. O que os EUA vão fazer é o que sempre fizeram: ignorarão a ONU (e outras organizações multilaterais) quando for de seu interesse e as instrumentalizarão em seu benefício quando isso for possível.

É isso.
 
É, não deixa de ser. :lol: Embora a veja às vezes dê importância demais a certos fatores que considero praticamente irrelevantes, como as armas de destruição em massa.
 
Obviamente que esse tal do premio nobel deev ser coisa tramada, assim como foram as eleiçoes de Bush à presidencia... antes disso, o cara era um zero à esquerda, assim como Hitler... e assim e como Hitler, para ele so justifica o massacre de raças, afinal, se eles nao gostam de mexicanos, porque vao gostar de muçulmanos?
E quem disse que os efeitos do alcool no presidente americano ja se esvairam? afinal, ele foi viciado por muito tempo.
Mas o que realmente importa é que esta a guerra que inaugura a nova era da doutrina Bush, atirar primeiro, falar depois, a guerra prevenção.
E depois do oriente médio, que é todo o objetivo desta guerra, afinal naquele eixo do mal do petóleo, so falta o irã e síria, dentre outros, pois eles vizam reformar a monarquia arabica que em tese é aliada deles,. depois do oriente médio, o quie virá? A coréia do norte é muito perigosa, pois tem armas e tem a china logo ali ao seu lado.. Possivelmente, tio sam vai atentar para a venezuela, depois da síria, e depois vem o brasil. onde chegaremos?
 
Drizzet disse:
Mas o que realmente importa é que esta a guerra que inaugura a nova era da doutrina Bush, atirar primeiro, falar depois, a guerra prevenção. (...)Possivelmente, tio sam vai atentar para a venezuela, depois da síria, e depois vem o brasil. onde chegaremos?

Espero que não chegue a tanto, mas quem vai saber? Se os Estados Unidos continuarem agredindo outros países, vão iniciar uma corrida armamentista nuclear. Porque o única forma de dissuadir os EUA, que possuem um exército convencional praticamente invencível, é através de armas de destruição em massa. É terrível, mas é assim. Agindo de forma imperialista, Bush, em vez de evitar a proliferação, só vai conseguir incentivá-la. (Por que vocês acham que o Iraque foi atacado e a Coréia do Norte Não?)

Entretanto, é bastante improvável que Bush ataque a Síria ou qualquer outro país até conseguir a sua reeleição. E mesmo depois, o próximo alvo deles dificilmente vai ser um país da América do Sul, e muito menos o Brasil. Não seremos um alvo, pelo menos no futuro previsível. O problema, no nosso caso, não vão ser as bombas, mas a política comercial. Nas negociações da Alca, os EUA vão fazer de tudo para isolar o Brasil e enfraquecer o Mercosul.

O objetivo nos dois casos é o mesmo: a busca de uma supremacia imperial (no aspecto econômico, militar e, se possível, político) para os EUA
 
Bush quer tropas da ONU sob seu poder
"Governo dos Estados Unidos estuda envio de força composta por vários países para conter a onda de violência e ajudar na reconstrução, mas exige que comando fique com militar norte-americano."

São uns cômicos, não?! Não deveria ser o oposto, a ONU aceitar o envio de tropas norte-americanas, mas sob um comando de alguém indicado por ela?

Eu ouvi dizer também, mas não sei a fonte, que os EUA disseram que a reconstrução do Iraque custará alguns bilhões de dólares e que eles querem colaboração da comunidade internacional.

Só rindo muito. Os imbecis atacam um país à revelia da ONU. Usam uma argumentação que todo mundo sabia que era furada, incluindo até um trabalho de mestrado de décadas atrás com "superfaturamento" dos dados originais. Até agora, NENHUMA prova foi encontrada para validar a argumentação dos sobrinhos do Tio Sam. Detonaram tudo por lá e fizeram vista grossa à onda de vandalismo que sucedeu o "fim" do conflito.

ELES fizeram tudo isso por sua conta e risco, apesar da revolta da maioria da população mundial, incluindo os estadunidenses, e agora vêem com essa história de querer ajuda? Que papo de aranha é esse? Agora que eles viram que a coisa não vai ser tão fácil por lá, onde os "heróis" continuam morrendo em doses homeopáticas, eles querem ajuda?
Fonte: Zamorim
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo