• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eu não usaria o termo "golpe" pera algo legítimo e constitucional. Mas foy claramente hũa engenhosa manobra política.

Foi por manobras assi que Péricles se manteve estratego por tantos annos, não tornando entretanto a politéia atheneana menos democrática.
Mas se só existe golpe quando tem algo ilegal. o que dizer do golpe do baú e golpe da barriga :obiggraz:
** Posts duplicados combinados **
Eu não usaria o termo "golpe" pera algo legítimo e constitucional. Mas foy claramente hũa engenhosa manobra política.

Foi por manobras assi que Péricles se manteve estratego por tantos annos, não tornando entretanto a politéia atheneana menos democrática.
Mas se só existe golpe quando tem algo ilegal. o que dizer do golpe do baú e golpe da barriga :obiggraz:
 
Já eu acho um absurdo e uma ignorância chamar o ocorrido de golpe.
 
Última edição:
Vi isso aqui no face da Renata Barreto, então temos que analisar melhor se o site esquerdista está correto ou se o face direitas está:

Hoje saiu a notícia de que foi sancionada uma Lei que modifica o Orçamento. Alguns canais de mídia estão dizendo que se tivesse sido aprovada antes, Dilma escaparia do impeachment. Eu não ia escrever mais nada hoje, mas é preciso, já que as pessoas insistem em ler apenas as chamadas e não interpretam texto.

Vamos lá.

Pra começar essa lei foi de autoria de uma ministra de Dilma com aval da própria. Pois é.

O que diz a nova lei?

"Fica autorizada a abertura de créditos suplementares, restritos aos valores constantes desta Lei, excluídas as alterações decorrentes de créditos adicionais abertos ou reabertos, desde que as alterações promovidas na programação orçamentária sejam compatíveis com a obtenção da meta de superávit primário estabelecida para o exercício de 2016 e sejam observados o disposto no parágrafo único do art. 8º da Lei de Responsabilidade Fiscal e os limites e as condições estabelecidos neste artigo, vedado o cancelamento de valores incluídos ou acrescidos em decorrência da aprovação de emendas individuais e das emendas coletivas constantes da Seção I do Anexo III à Lei no 13.242, de 30 de dezembro de 2015, para o atendimento de despesas".

Ou seja, as alterações devem ser compatíveis com a meta de superávit primário, não tirando a legitimidade do processo de impeachment que levantou haver aumento dos créditos suplementares SEM O AVAL do Congresso, já que não eram compatíveis com a meta de superávit primário. A única alteração foi no percentual dessa flexibilização, de 10% para 20%. Repito, foi proposto pelo governo Dilma.

No processo de Impeachment, Dilma foi acusada de abrir créditos suplementares POR DECRETO e num momento que já era sabido que a meta de superávit não seria cumprida.

Além disso, Dilma ainda violou a Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o artigo 36 discorre claramente sobre não poder haver repasses de recursos de Bancos Públicos à União, que foi o que aconteceu por um tempo considerável num montante de 1% do PIB. Ou seja, mesmo que fosse permitido haver abertura de crédito suplementar (o que vimos que não é o caso) ela cometeu outra infração passível de impeachment.

CONTINUA SENDO PROIBIDO HAVER ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES POR DECRETO SEM COMPATIBILIDADE COM A META FISCAL E CONTINUA SENDO FRAUDE FISCAL O REPASSE DE BANCOS PÚBLICOS PARA A UNIÃO.

NÃO FOI LEGALIZADA PEDALADA NENHUMA!!

Pelo amor de qualquer coisa, não saiam falando besteiras por aí. Os únicos dois golpes que existiram foram o de manter os direitos de Dilma - ferindo a constituição - e o na cabeça de quem fala que tem golpe.

Lei: http://www.planalto.gov.br/…/_Ato2015-2…/2016/Lei/L13332.htm

#vamosdesenhar
 
Sabe o que são essas manchetes, para quem está envergonhado com o processo de impeachment e brada Fora Temer? Fogo amigo. É mais um dos inúmeros exemplos em que alguém sensacionaliza tanto uma notícia que acaba tirando o crédito de uma crítica justa que poderia ser feita em cima dela.

Sem precisar entrar em detalhes: a lei apenas mudou o parâmetro de 10 para 20%. Pedalar ainda é crime, mas se antes o valor de referência era 10, agora é 20%.

Qual é a verdadeira crítica? O novo governo assume que todos praticam pedaladas, que provavelmente não ia conseguir governar sem praticá-las nos parâmetros antigos, e aí, já que o impeachment criou precedente, aumenta esses parâmetros. Vai reforçar despesas na mesma intensidade que Dilma, mas respaldado por nova lei. Uma cara de pau enorme e uma ofensa especialmente para quem entendia com boa fé as razões do impeachment, como o @Fëanor e os demais que explicaram os males de se flexibilizar demais as despesas previstas na lei orçamentária. Mas não tem nada de "Senado aprovar pedalada", isso é uma ignorância ou uma desonestidade sem tamanho desses jornalistas.
 
Como eu disse no FB do @Bruce Torres, tem q ler com calma. Se já sabemos que o nível dos jornalistas é baixo - e isso ficou evidenciado pelas notícias contra o PT, pq isso seria diferente agora?
 
Sem precisar entrar em detalhes: a lei apenas mudou o parâmetro de 10 para 20%. Pedalar ainda é crime, mas se antes o valor de referência era 10, agora é 20%.
só lembrando que foi proposto no governo Dilma e não no governo "golpista".
 
Para a minha crítica, isso é irrelevante. O PL era recente e não tinha regime de urgência (foi encaminhado em abril). Se foi aprovado agora é porque houve articulação política do governo novo para agilizar.

Era exatamente o que eu ia postar. Ou seja, mostra que não há compromisso real dos deputados com as contas públicas.
 
Pra começar essa lei foi de autoria de uma ministra de Dilma com aval da própria. Pois é.

Bem notado pela Renata. As datas de tramitação não mentem: o projeto de lei foi apresentado pela Presidência da República em 22/04, antes, portanto, de Dilma ser afastada. Naturalmente, é tão favorável para o Temer agora quanto seria para Dilma antes.

Mas, em suma, apenas reforço o que o @Eriadan já falou muito bem: essas notícias linkadas pelo Morfindel são puro sensacionalismo barato que se furta de discutir com propriedade o problema para favorecer uma narrativa ideológica.
 
Discutir se foi ou não golpe é perda de tempo, quem acha que é não vai mudar de ideia, e o contrario também, temos que diacutir é o governo. Afinal, vai ou não aumentar impostos? Será que vão reverter a queda na arrecadação e no consumo? Como o país vai reabrir seus postos de trabalhos perdidos? Qual o impacto do provável aumento do judiciário? É por aí vai.


Falando nisso, Serra falou que o protecionismo brasileiro é folclore segundo o Estado de SP, na reunião do G20.
 
Estou esperando os verde amarelo saírem pra rua tirar Temer. Para mim não existe governo Temer, existe este período em que eu vou estar esperando ele cair. Fazer ele cair é a única saída pra ambos os lados. Não sei por que o pessoal do fora Dilma adora tanto o vice dela. Vice da chapa dela. Que se dizia alinhadíssimo com ela.

Seria tão lindo e coerente se tivesse duas manifestações separadas, bem separadas, uma vermelha e uma amarela, ambas pedindo eleições diretas.

</utopia>


Se a coisa estivesse como deveria ser, a galera pró PT estaria defendendo Temer, Temer seria a continuidade do plano de governo da Dilma, e os canarinhos estariam na rua tirando selfie com a polícia e gritando indignados Fora Temer.

MAS a realidade é que Temer virou a casaca porque é um fisiologista sem conserto, que foi preparado para assumir o governo para ser a saída de uma classe de corruptos que se viu objeto da perseguição popular e direcionou a presidente como boi de piranha de pacificação social, Temer adotou um plano de governo mais oposto ao que o elegeu impossível, para a tristeza de quem votou na presidente cujo maior (senão único) crime foi ser inoportuna, e depois de toda a campanha de desmoralização da esquerda, o maior (senão único) motivo de a direita não ir para a rua para eleger algum presidente novo, que os dois lados poderiam entender legítimo e parar com essa briga de rivais de futebol que ninguém aguenta mais, é que eles AINDA temem que o resultado das urnas fosse eleger um esquerdista, e não quem eles querem.

Então chegamos a essa situação em que temos o vice vira casaca de uma chapa de esquerda, tornado direitista ferrenho, sendo aplaudido por aqueles que votaram no seu concorrente, defendendo-o com unhas e dentes, contrários até mesmo à relativamente neutra e pacífica solução de novas eleições.

Vocês não têm ideia do quanto isso me irrita.

Canarinhos: parem de passar esse papelão e gritem fora Temer. É a única atitude coerente com seu discurso até agora.

Me digam um único motivo para que as eleições diretas imediatamente não sejam a melhor solução para essa ladainha.
 
só discordo do seu discurso bonitinho pq o governo PTista não é esquerdista nem aqui e nem na China.
É o governo que mais se alinhou e ajudou bancários e empresários na história deste sofrido país. Vide as construtoras, a JBS, a OI, entre outras. Além de bancos batendo recorde de lucros a torto e direito. E sempre ferrando com a classe média. PT = Elitista. Ok, dou uma bolsa família aqui e acolá.

Em relação a gritar fora Temer ou falar que a oposição tem medo de vencer outra eleição concordo com você. A vantagem de tirar a Dilma é que agora temos um político que sabe articular e que vai tentar mudar a política econômica fracassada do governo da Dilma.
Já a oposição que se diz de direita, nah, é tudo farinha do mesmo saco. O PSDB é social democrata, ou seja, algo como centro-esquerda.
O PMDB é o que a maré levar. Talvez o NOVO ou o DEM tenham algum afinco liberal mas não governam nada.
 
Um único motivo para não ter eleições diretas? Easy. Não existe recall de políticos que cometem estelionato eleitoral. Se existisse, Dilma já teria saído, pois nem ela seguiu o próprio plano de governo que a elegeu. A regra do jogo é essa, não tem recall, só tem impeachment por crime. Se o povo acha que Temer cometeu os mesmos crimes que Dilma, peguem a acusação da Janaína, copiem e entrem com o pedido de impedimento dele. Se o impedimento não for pra frente pq ele tem apoio político, bem, chorem na Constituição pq é assim que ela foi feita. Não?
** Posts duplicados combinados **
Aliás, qual é o mecanismo legal que sustenta o pedido de eleições diretas? Que eu saiba, só serão convocadas novas eleições se a chapa for impugnada pelo TSE.
 
Impeachment do Temer pelos mesmos motivos da Dilma, porque ele também assinou decretos de pedaladas. Engraçado que tudo que tu disse para defender Temer é o que se disse para defender Dilma durante o processo.
 
O que que eu disse para defender o Temer? O que eu falei foram fatos: não existe recall para estelionato eleitoral e impeachment só com crime.

Então parem de falar em eleições diretas já, pq essa opção dentro da nossa democracia só existe depois de aberto o impeachment e de Temer declarado culpado pelos crimes, assim como Dilma foi declarada.
 
Tu mesmo admitiu que mesmo com crime, o processo de impeachment só vai adiante se houver vontade política de remover o presidente - e se não houver, "chora mais porque a Constituição quis assim". Isto é: não importa que Temer tenha feito o mesmo que Dilma, ele será presidente. É isso que me incomoda. Ciro sempre disse que entraria com pedido de impeachment de Temer e a Rede sinaliza no mesmo sentido (não sei se já entraram ou se vão entrar at all). Mas tu deve concordar comigo que o povo pacificado contribui para que nada aconteça com Temer. Se as ruas tornassem o país inquieto como foi desde a reeleição de Dilma até sua queda, as forças políticas não teriam alternativa a não ser tirar Temer pela via do impeachment assim como fez com Dilma.

Isto é, nada de lavar as mãos.
 
Olha, eu ainda não cheguei a uma conclusão firme sobre essa proposta de novas eleições, mas mesmo eu querendo muito a queda de Temer ainda tendo a ser contra. O impeachment foi deplorável, desvio de causa e finalidade, mas usou uma previsão expressa na Constituição. Para convocar novas eleições, seria necessária uma emenda constitucional, que aposto que não vai vir no atual cenário podre do nosso Congresso.

Agora, ouvi mesmo Ciro Gomes e outros falando que iam entrar com pedido de impeachment contra Temer pelos mesmos motivos de Dilma. Se isso não era só bravata, quero ver o que vai acontecer daí.
 
Nem sei por que ainda me presto a argumentar. Se o vice de Dilma fosse do psol ou coisa do tipo, já teria caído junto com ela e não estaríamos tendo essa discussão. Ou se não tivesse caído ainda, quem estaria na rua agora seria essa mesma parcela que fez oposição à Dilma e agora quer Temer intocável. Pura questão de conveniência.
 
Agora, ouvi mesmo Ciro Gomes e outros falando que iam entrar com pedido de impeachment contra Temer pelos mesmos motivos de Dilma. Se isso não era só bravata, quero ver o que vai acontecer daí.
mais um ano do país a deus dará... esse processo é longo e tenebroso demais pra ocorrer 2 vezes em um único mandato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo