Mas posso pegar muita coisa que se repete assintosamente pra mostrar como ele é cara de pau. Mudam os nomes e algumas situações, mas a trama é a mesma.
Mas pra evitar que a discursão prossiga, vou postar uma coisa que fiz pro meu blog há uns meses atrás e que acho que responde a questão do b'obby.
CURSO PRÁTICO: COMO FAZER UMA NOVELA DO MANUEL CARLOS EM 20 MANDAMENTOS
Com esse manual prático que eu preparei, qualquer um pode fazer agora uma novela e assinar o nome do Manuel Carlos que ninguém vai notar a diferença. Todo o "complexo" sistema metodológico carliano de o desenvolvimento de roteiros de novelas clichês fenômenos de audiência está disponível aqui nesse manual sintético de 20 tópicos. Se eu esqueci algo, sintam-se a vontade pra acrescentar algo nos comentáriso.
01 - A protagonista é mulher. Crie uma protagonista e escolha um nome bem original para ela. Esse nome tem que ser Helena.
02 - Problemas de Helena. Invente um problema familiar para essa Helena, de preferência com a filha. Essa Helena tem que ter também problemas afetivos e sexuais, e se não for divorciada tem que estar em vias de se divorciar.
03 - Helena infeliz no amor. Os maridos em crise ou ex-maridos das Helenas tem todos que ser gente boa. Mas sempre enfrentam um problema, que pode ser aleijamento, alcoolismo ou o simples fato de que são brochas. Aliás, homens brochas são um tema recorrente na obra de Manuel Carlos.
04 - Os médicos. A Helena tem que conhecer e se relacionar diretamente com médicos interessantes, ricos e que viajam pelo mundo o tempo todo. De preferência, eles devem se chamar Carlos Moretti.
05 - Mesmos atores. Atores como Regina Duarte, Vera Fisher, Tony Ramos, José Mayer, Suzana Vieira e Carolina Dickerman entre outros, são figuras quase que obrigatórias. As vezes, pra parecer mais original, vale trocar a Regina Duarte pela Christiane Torloni. A novela deve reservar um papel para a filha do Manuel Carlos, o Samurai X.
06 - Melação. O tema da novela tem que ser uma história de amor mela-cueca, com personagens que lutam pelo grande amor e mulheres super-sábias (sim, é fundamental mostrar as mulheres como sagazes pra dar ibope entre elas) que buscam conseguir um parceiro para transar e assim descobrir o sentido da vida.
07 - Novos ricos e socialites. Há sempre um núcleo socialite na novela, com pessoas ricas, bonitas, festeiras e boas mas alienadas, que nunca mudaria no decorrer da novela, não fosse pela personagem Helena.
08 - Melodias laxantes e abertura econômica. A trilha sonora tem que ser composta por bossas-novas e boleros rasgados e a abertura deve mostrar cenas de amor numa produção frugal e barata pra economizar o caixa da Globo.
09 - O galã teen. Um personagem fundamental é o galâ de adolescentes, fedelho e que conquista todo mundo na novela por ser irresistível.
10 - Sotaques? É imprescindível que os personagens tenham sotaques errados. Os personagens de São Paulo falam como se viessem da Barra da Tijuca, e os nordestinos devem falar como se viessem de Ribeirão Preto.
11 - Cenário. As novelas são sempre no Rio de Janeiro, com cenas de praia e em mansões paradisíacas que nós cariocas não vemos no nosso dia a dia.
12 - Pobres gente-boa. É muito importante ter um núcleo pobre mas limpinho para contrabalançar o núcleo socialite da novela. Eles são sempre humildes e honestos, mas entre eles sempre deve ter um alpinista social mal caráter pra fazer contraste.
13 - Barriguinha. É fundamental a gravidez na novela, pois pela gravidez flui alguma história que vai acabar tendo a ver de um modo com a porra da Helena. Pode ser gravidez da Helena, da filha da Helena, da filha da amante do marido da Helena, e por aí vai... A lista é vasta!
14 - Agourentos. Sempre há alguém querendo destruir um casamento e que não mede esforços para isso, fazendo escândalos, declarando-se para um dos conjuges, entregando um deles pra polícia com falsas provas, etc.
15 - O Guru. É fundamental um personagem que exale cultura, mais sereno, que tenha tiradas engraçadas e seja conselheiro. A cada novela, é importante um rodízio entre os vários atores da lista do Manuel Carlos para dar menos na cara.
16 - Empregados felizes. É impressionante como os empregados das novelas do Manuel Carlos amam seus patrões. Eles compõe o núcleo super-pobre da novela, que está abaixo do núcleo pobre na escala social por trabalhar diretamente para os socialites. Empregadas sorridentes, confidentes, e aliadas dos heróis do núcleo socialite, com dentes brilhantes e uniformes de copeira e babá (azuis ou rosas), além do motorista de confiança com problema de afirmação, ajudam a demonstrar por
contraste o estilo de vida do núcleo socialite.
17 - Jovens rebeldes. Outra máxima do Manuel Carlos são os jovens revoltados com os pais, com o país, com o amor ou com a sociedade, fazendo escândalos e maltratando as pessoas a sua volta. Eles parecem não ter jeito, mas surpreendentemente na última semana da novela eles tem que se recuperar!
18 - Diálogos meigos e esculhambação. Fiquem certos. Ao conceber uma novela de Manuel Carlos, há duas instâncias para os personagens atuarem. A primeira é a da paz e tranquilidade, onde os personagens fofocam sobre a vida e sobre o dia a dia de forma serena e carinhosa ao som de bossa nova. A outra são acaloradas discussões onde não raramente se quebram utensílios domésticos ou alguém leva um tapa.
19 - Personagens insuportáveis. Toda a novela do Manuel Carlos tem personagens insuportáveis, Edus, Eduardas, Caios, entre outros.
20 - O vilão do amor. A meta principal do vilão da história sempre é alguém que ama o amor da Helena ou a própria, e que quer a todo custo impedir a felicidade dela com esse amor.
Por fim, e não menos importante, na hora de dar o nome a novela, pense em algo que tenha amor no título. Se já estiver dando na telha que está batido, apele para algo que adjetive a condição de uma mulher ou fale de forma folhetinesca do tema da novela. Nomes de produções exemplos: Por Amor, História de Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Presença de Anita.