• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf

Fica parecido com a força? Não sou fã de Star Wars, por isso não sei bem o que é "a força", mas o fato é que a maior parte do que é considerado magia na verdade não é. Veja bem, partamos do princípio: o que é magia? Magia é uma força misteriosa que dá hablidades a alguém, habilidades essas que não são naturais, não são inerentes à sua raça. Peguemos como exemplo Harry Potter: aquilo que eles fazem É definitivamente magia, já que nem todos os seres humanos poderiam fazer; já no caso de Gandalf, qualquer maia poderia fazer o que ele fazia, por isso não é magia, é um habilidade da raça dele. Agora a questão: por que ele não usava suas habilidades o tempo todo? Porque foram proibidos pelos valar, que queriam que o povo da Terra-Média aprendesse a lutar suas próprias guerras. Tolkien não queria que a demanda do anel fosse cumprida num simples "passe de mágica", mas que fosse uma tarefa árdua.
Outra coisa: o Narya, assim como os outros anéis élficos, tinha a capacidade de atrasar a passagem do tempo e curar o cansaço. Acredito que Gandalf tenha usado esse poder em si mesmo, pois, afinal, ele saracuteava muito pra lá e pra cá. Quando Círdan disse que o anel iria ajudá-lo a reacender os corações mornos, ele não quis dizer que o anel faria isso, mas, creio eu, que o anel daria a Gandalf condições físicas e mentais de realizar essa tarefa.
 
Cësárin disse:
Fica parecido com a força? Não sou fã de Star Wars, por isso não sei bem o que é "a força", mas o fato é que a maior parte do que é considerado magia na verdade não é. Veja bem, partamos do princípio: o que é magia? Magia é uma força misteriosa que dá hablidades a alguém, habilidades essas que não são naturais, não são inerentes à sua raça. Peguemos como exemplo Harry Potter: aquilo que eles fazem É definitivamente magia, já que nem todos os seres humanos poderiam fazer; já no caso de Gandalf, qualquer maia poderia fazer o que ele fazia, por isso não é magia, é um habilidade da raça dele. Agora a questão: por que ele não usava suas habilidades o tempo todo? Porque foram proibidos pelos valar, que queriam que o povo da Terra-Média aprendesse a lutar suas próprias guerras. Tolkien não queria que a demanda do anel fosse cumprida num simples "passe de mágica", mas que fosse uma tarefa árdua.
Outra coisa: o Narya, assim como os outros anéis élficos, tinha a capacidade de atrasar a passagem do tempo e curar o cansaço. Acredito que Gandalf tenha usado esse poder em si mesmo, pois, afinal, ele saracuteava muito pra lá e pra cá. Quando Círdan disse que o anel iria ajudá-lo a reacender os corações mornos, ele não quis dizer que o anel faria isso, mas, creio eu, que o anel daria a Gandalf condições físicas e mentais de realizar essa tarefa.
mas os anéis não concedem poder pela raça do ser q o usa?
 
Sim, o Um era assim, mas creio que os anéis élficos eram diferentes; eles dariam as mesmos poderes a quem quer que os usasse, além de amplificarem sua força pessoal. Eles, na verdade, amplificavam o poder pessoal de quem os usasse. Elrond, sem o anel, talvez não fosse capaz de causar a enchente do Bruinem. Ele fez isso, não usando o anel, mas com suas próprias habilidades que provavelmente foram incrementadas pelo anel, acho que é isso.
 
Gente, outra coisa, os portadores dos Três não usavam seus anéis abertamente, para não se exporem e revelarem seu paradeiro. Mas Galadriel usava o Nenya, ela era imprudente ou eu tô viajando?
 
Cësárin disse:
Outra coisa: o Narya, assim como os outros anéis élficos, tinha a capacidade de atrasar a passagem do tempo e curar o cansaço.
Isso, mas esse era um poder em comum dos Anéis Élficos.

Cësárin disse:
Acredito que Gandalf tenha usado esse poder em si mesmo, pois, afinal, ele saracuteava muito pra lá e pra cá.
Que eu saiba Gandalf sabia usar o anel; o poder da jóia fluia pelo corpo dele, se é que me entendem. Mas o fato de Gandalf envelhecer vagarosamente não é pelo fato do poder do anel, acredito eu, mas pelo fato dos Valar já o terem mandado à Terra-média com essa característica para que os Istari pudessem aguentar a sua longa jornada, caso ela fosse longa ou curta. Como se fosse uma maneira de prevenir.

Cësárin disse:
Quando Círdan disse que o anel iria ajudá-lo a reacender os corações mornos, ele não quis dizer que o anel faria isso, mas, creio eu, que o anel daria a Gandalf condições físicas e mentais de realizar essa tarefa.
Sim, mas mesmo assim eu acho que ainda teria uma pitada do poder do anel nessa tarefa de Gandalf, se não ele não conseguiria fazer isso com tanta facilidade.

Aldamar disse:
Mas Galadriel usava o Nenya, ela era imprudente ou eu tô viajando?
Mas para que os locais que os portadores dos Anéis Élficos fossem protegidos, eles teriam que estar sendo usados, não? :eh: Além do mais, Galadriel, Elrond e Gandalf não o usavam tãoi abertamente assim, apenas perto de pessoas de confiança (exceção para Gandalf), creio eu. Acho que Tolkien não se prendeu tanto nesse detalhe.
 
Mas Galadriel usava o Nenya, ela era imprudente ou eu tô viajando?
Mas para que os locais que os portadores dos Anéis Élficos fossem protegidos, eles teriam que estar sendo usados, não? Além do mais, Galadriel, Elrond e Gandalf não o usavam tãoi abertamente assim, apenas perto de pessoas de confiança (exceção para Gandalf), creio eu. Acho que Tolkien não se prendeu tanto nesse detalhe.

Enquanto Sauron estava com o Um Anel os portadores dos 3 não os usavam, porque Sauron poderia dominá-los, pois era essa a função do Um. Mas depois que o Um foi perdido eles usavam os anéis nos dedos, mas quase ninguém sabia quem eram os portadores.
 
Arnostalion ¥ disse:
Enquanto Sauron estava com o Um Anel os portadores dos 3 não os usavam, porque Sauron poderia dominá-los, pois era essa a função do Um. Mas depois que o Um foi perdido eles usavam os anéis nos dedos, mas quase ninguém sabia quem eram os portadores.
Eu acho que não, já que os Anéis Élficos foram os únicos que Sauron não conseguiu tocar; permaneceram imaculados.

Finrond disse:
o anel de Galadriel dava q poderes para ela?
Sim, como todos os outros anéis. :wink:

Dêem uma olhada nesse texto: Conexões Terra-média - Conhecimentos sobre os Anéis

Ah, de volta ao tópico agora, por favor. :mrgreen:
 
O anel dava à Galadriel os mesmos poderes que davam Vilya e Narya a Elrond e Gandalf: atrasar o tempo e curar o cansaço. Ela usava o anel porque o Um estava longe de Sauron, do contrário não usaria. Eu sabia que Gandalf envelhecia vagarosamente por conta do corpo em que ele estava vivendo, justo por isso acho que ele usou o anel em si mesmo, pois se Saruman, que não fazia nada além de estudar na sua torre, envelhecia, Gandalf teria virado um trapo de gente sem o anel; arrisco a dizer até que se não fosse o anel ele não teria conseguido cumprir sua tarefa, e seu corpo teria perecido.
 
Cësárin disse:
O anel dava à Galadriel os mesmos poderes que davam Vilya e Narya a Elrond e Gandalf: atrasar o tempo e curar o cansaço. Ela usava o anel porque o Um estava longe de Sauron, do contrário não usaria. Eu sabia que Gandalf envelhecia vagarosamente por conta do corpo em que ele estava vivendo, justo por isso acho que ele usou o anel em si mesmo, pois se Saruman, que não fazia nada além de estudar na sua torre, envelhecia, Gandalf teria virado um trapo de gente sem o anel; arrisco a dizer até que se não fosse o anel ele não teria conseguido cumprir sua tarefa, e seu corpo teria perecido.
mas caso o corpo dele perecese ele podeira "arranjar" outro neh?
 
mas caso o corpo dele perecese ele podeira "arranjar" outro neh?

Ele não teria forças nem liberdade para fazer isso sozinho. Quando ele morreu na luta com o Balrgo seu espírito voltou para Aman, lá foi curado e enviado novamente só que num Fána. Saruman, quando foi morto por grima no condado, nem voltar para Aman conseguiu, e como o processo de "saída" do Hröar é muito dispendioso e desgastante para o Fëa, ele não pode assumir outra forma física, e seu espírito ficou vagando como uma sombra, igual à Sauron.
 
Poder ele podia, mas não seria simples... Morte é traumaizantes para qualquer ainur (principalmente quando estão "vestindo" um hröa).

Supões que ao morrer Gandalf tenha sido "trazido" de volta num fána pelo próprio Eru (Tolkien deixou a entender isso numa carta, depois eu procuro e post aqui).
 
Enquanto Sauron estava com o Um Anel os portadores dos 3 não os usavam, porque Sauron poderia dominá-los, pois era essa a função do Um. Mas depois que o Um foi perdido eles usavam os anéis nos dedos, mas quase ninguém sabia quem eram os portadores.
Eu acho que não, já que os Anéis Élficos foram os únicos que Sauron não conseguiu tocar; permaneceram imaculados.
Não, mesmo os 3 foram feitos com os ensinamentos de Sauron e estavam sob poder do Um, portanto não foram usados desde a criação do Um até o fim da 2a. Era. Tá no Silma.

O anel dava à Galadriel os mesmos poderes que davam Vilya e Narya a Elrond e Gandalf: atrasar o tempo e curar o cansaço. Ela usava o anel porque o Um estava longe de Sauron, do contrário não usaria. Eu sabia que Gandalf envelhecia vagarosamente por conta do corpo em que ele estava vivendo, justo por isso acho que ele usou o anel em si mesmo, pois se Saruman, que não fazia nada além de estudar na sua torre, envelhecia, Gandalf teria virado um trapo de gente sem o anel; arrisco a dizer até que se não fosse o anel ele não teria conseguido cumprir sua tarefa, e seu corpo teria perecido.
Os anéis amplificavam o poder natural do portador. Mas para usar um anel desses em sua plenitude, o portador teria de ter um certo status. Improvável que um Hobbit pudesse criar um bolsão temporal e de proteção como o que Galadriel fez em Lórien. Talvez nem Elrond o fizesse tão bem, lembrem que Galadriel era próxima a Melian, por isso aprendeu como imitar o Cinturão de Melian que havia em Doriath.

Vilya, Narya e Nenya tinham uma maior afinidade particular com um elemento da natureza, respectivamente Vento, Fogo e Água. Assim, o portador também tinha maior afinidade com o elemento correspondente. Gandalf lidava muito bem com o fogo. Galadriel com a água (Espelho de Galadriel, Frasco de Eärendil) e Elrond com o vento (a enchente do Bruinen).

Gandalf não usava Narya para retardar envelhecimento. Todos os istari envelheciam muito lentamente, principalmente no rosto, por causa de seu trabalho e preocupações. Tolkien abordou esse assunto no ensaio sobre os istari que está no Conto Inacabados.
 
Sauron ainda tinha muita influencia no Um Anel, na época da guerra do anel(ta eu sei q o anel queria voltar para seu mestre), mas Gandalf, Galadriel e Elrond n poderiam ter usado os anéis elficos e terem enfraquecido Sauron quando ele foi expulso de Dol Gondur, e terem o impedido de voltar para Mordor?
Pq Sauron n poderia tentar dominalos, ja qo anel estava com o Bilbo?
 
No final eles acabaram fazendo (ou tentar fazer) isso. Só que Sauron já tinha recuperado muito de sua força, por isso ele conseguiu voltar p/ Mordor e declarar seu retorno.
Se Dol Guldur tivesse sido atacada antes talvez o retorno de Sauron tivesse sido atrasado.
 
Além disso a força dos anéis élficos não estava em poder e força para batalhas, e sim como já foi dito em poder de cura, embelezamento das moradias de seus portadores e fazer com que o tempo passe mais devagar nestes lugares. Acho que o cinturão que Galadriel teceu ao redor de lórien vem mais de seus próprios poderes e dos ensinamentos de Melian do que de Nenya.
 
A proteção de Lórien vem do Nenya mesmo.
Os anéis não criavam apenas o "bolsão temporal", mas protegiam a área de serem destruidas.. Claro q a força do portadr influênciava (e muito mesmo) nisso, mas o anel dava sua contribuição e não era pequena.

O fato de Galadriel ser "amiga" de Melian não implica que Melian tenha passado ensinamentos tipo "guia básico para fazer um cinturão". Isso é algo q pare do próprio poder sub-criativo e forma de expressão deste. Um elfo não consegue extender dessa forma seu poder sub-criativo, para isso os anéis foram feitos.
Além do mais o cinturão de Melian não era um barreira invisível que impedia os inimigos de passarem, mas um forma de deixar aqueles que entrassem em Doriath confusos e se perdessem..
 
Pode ser, mas enquanto Sauron estava com o um anel, os portadores dos 3 não os usavam e mesmo assim esses redutos (os portos, Lórien e Valfenda) se mantinham em pé.

Acho que é no SdA que diz que o poder dos anéis está no embelezamento, no poder de cura e coisas do gênero e não no poder militar :?
 
O que se entende poder militar?
Os anéis não matavam seres diretamente, mas digamos a enchente do Bruinen teve influência do anel aí.

Pode ser, mas enquanto Sauron estava com o um anel, os portadores dos 3 não os usavam e mesmo assim esses redutos (os portos, Lórien e Valfenda) se mantinham em pé.
Se mantinham sim, por força dos próprios elfos que o sustentavam e protegiam...
 
Eu acho que os aneis, eventualmente concediam poderes variaveis a seus portadores, por exemplo, o Nenya poderia dar a Galadriel o poder de que o tempo transcoresse de forma diferente, mais lenta, o Vylia de Elrond prescutar com mais clareza os designios das pessoas, a dai tirasse parte de sua sabedoria e visão, o Narya poderia dar a capacidade de entendimento e de reacender.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo