Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
No original está "Do NOT use It again". A tradução foi bem fiel.No mínimo Gandalf deduziu que o Frodo não ia aguentar a tentação e já O teria usado.
Na minha edição (Martins Fontes), a frase está "NÃO O use novamente (...)", com o pronome em maiúsculo, além da ênfase no não. Não tenho edição em inglês aqui pra ver, mas se no original o pronome também estiver em maiúsculo, isso mostra que Gandalf já tinha quase certeza de que o anel era o Um.
Ainda que no original o pronome esteja minúsculo, a essa altura Gandalf já estava bastante desconfiado da identidade do anel.
Com tudo indicando que fosse o Um, é bem plausível que o Gandalf tenha deduzido que Frodo já caíra em tentação. O velhinho era bastante sagaz.
Antes do Frodo partir, o Gandalf fala para ele nunca usar o anel, então depois de um tempo eles saem do condado e no caminho o Frodo usa o anel junto com Tom Bombadil e depois usa novamente no Pônei Saltitante, mas a carta foi escrita antes deles partirem. E no livro não tem nada dizendo que o Frodo usou o anel previamente esses eventos, então só consigo pensar no que o @Finarfin disse que o Gandalf deduziu que ele usaria o anel. Mas mesmo assim eu ainda acho estranho pq era pra carta ser entregue antes deles partirem, mas como Carrapicho se esqueceu, eles só foram ler a carta depois do anel ser usado, se Carrapicho tivesse entregado na data certa, essa mensagem do Gandalf não faria sentido. Então Gandalf preveu que a carta demoraria pra ser entregue e que Frodo teria usado o anel ?No original está "Do NOT use It again". A tradução foi bem fiel.
Acho que o mais correto é deduzir que Gandalf supunha que Frodo fazia uso eventual do anel, até porque, até então - me confirmem? -, ele nunca havia feito a advertência de jamais usá-lo, porque ele não sabia ainda que anel era aquele.
Acho que não tem tanto assim pra estranhar. Gandalf supôs que Frodo já teria experimentado o Anel alguma vez, seja antes de ele escrever, seja no ínterim até a entrega da carta.Antes do Frodo partir, o Gandalf fala para ele nunca usar o anel, então depois de um tempo eles saem do condado e no caminho o Frodo usa o anel junto com Tom Bombadil e depois usa novamente no Pônei Saltitante, mas a carta foi escrita antes deles partirem. E no livro não tem nada dizendo que o Frodo usou o anel previamente esses eventos, então só consigo pensar no que o @Finarfin disse que o Gandalf deduziu que ele usaria o anel. Mas mesmo assim eu ainda acho estranho pq era pra carta ser entregue antes deles partirem, mas como Carrapicho se esqueceu, eles só foram ler a carta depois do anel ser usado, se Carrapicho tivesse entregado na data certa, essa mensagem do Gandalf não faria sentido. Então Gandalf preveu que a carta demoraria pra ser entregue e que Frodo teria usado o anel ?
era pra carta ser entregue antes deles partirem
...Frodo looked at it closely, and rather suspiciously (like one who has lent a trinket to a juggler). It was the same Ring, or looked the same and weighed the same: for that Ring had always seemed to Frodo to weigh strangely heavy in the hand. But something prompted him to make sure. He was perhaps a trifle annoyed with Tom for seeming to make so light of what even Gandalf thought so perilously important. He waited for an opportunity, when the talk was going again, and Tom was telling an absurd story about badgers and their queer ways - then he slipped the Ring on.
Merry turned towards him to say something and gave a start, and checked an exclamation. Frodo was delighted (in a way): it was his own ring all right, for Merry was staring blankly at his chair, and obviously could not see him. He got up and crept quietly away from the fireside towards the outer door.
Frodo laughed (trying to feel pleased), and taking off the Ring he came and sat down again. Tom now told them that he reckoned the Sun would shine tomorrow, and it would be a glad morning, and setting out would be hopeful. But they would do well to start early; for weather in that country was a thing that even Tom could not be sure of for long, and it would change sometimes quicker than he could change his jacket. 'I am no weather-master,' he said; 'nor is aught that goes on two legs.'
Ah, isso faz bastante sentido, mesmo. A intenção era só reforçar que ele jamais fosse usado novamente, já tivesse Frodo usado ou não.NÃO O use novamente = Que ele não seja usado novamente.
![]()
When did Frodo use the Ring for the first time?
The first time I can remember is right after Tom Bombadil tried it without becoming invisible, but I'm not sure. He had already possessed the Ring for many years at that point, so I guess he might ...scifi.stackexchange.com
A parte importante do link de discussão é para pensar em circunstanciar a hipótese de previsão de Gandalf baseando-se nos recursos usados pelo Tolkien nos livros para a primeira vez de Frodo, sendo os recursos ora explícitos, ora subliminares ou ocultos. Hobbits tinham fama de furtividade, várias ocorrências de Bilbo foram esquecidas dos registros e que a reação de familiaridade de Frodo em Bombadil é estranha comparando-se com a primeira vez de Bilbo.Tem toda uma análise nesse link sobre se Frodo teria usado o Anel nos anos que ficou com ele em Bolsão. Não tive muito saco pra ler, porque acho que não faria sentido literariamente Gandalf fazer referência a um fato que não fora explicitado antes (e nem depois), causando surpresa no leitor atento a troco de nada.
Pois é, concordo contigo.Gandalf aconselha Frodo a não usar o Anel - não vejo muito sentido em Gandalf "profeticamente" deduzir que Frodo o usaria, com certeza tamanha a ponto de registrar em carta. Ainda mais se for verdade que
Quer dizer, Gandalf previu tanto o desleixo de Carrapicho, quanto o uso do Anel, ambas com certeza tais a ponto de fazer uma frase que, do contrário, não faria sentido? Acho forçado.
Lembrando que o primeiro uso do Anel foi na casa do Bombadil, numa situação bem bizarra: Bombadil brinca com o Anel, e o Frodo acha necessário usar o Anel para averiguar que aquele era mesmo o Anel. Sei lá, mó patifaria, Gandalf preveria isso? O segundo uso do Anel foi no Pônei Saltitante, aí sim influências malignas mais previsíveis podem ter entrado em jogo, mas como disse, a carta foi entregue depois disso por acidente, poderia ter sido o caso de Carrapicho ter entregue bem antes, ou até mesmo pouco antes, assim que Frodo chegou à estalagem (e antes de usar o Anel no local)... Acho que são detalhezinhos demais pra serem previstos ou profetizados...
No final das contas, me parece uma frase desnecessariamente dúbia de Gandalf/Tolkien mesmo. NÃO O use novamente = Que ele não seja usado novamente.
Pois é, mas a questão é que a carta foi escrita antes do Frodo usar o anel e se não me engano não há nada no livro afirmando que ele usou antes do episódio do Tom Bombadil.A parte importante do link de discussão é para pensar em circunstanciar a hipótese de previsão de Gandalf baseando-se nos recursos usados pelo Tolkien nos livros para a primeira vez de Frodo, sendo os recursos ora explícitos, ora subliminares ou ocultos. Hobbits tinham fama de furtividade, várias ocorrências de Bilbo foram esquecidas dos registros e que a reação de familiaridade de Frodo em Bombadil é estranha comparando-se com a primeira vez de Bilbo.
O "usar novamente" lembra o fato curioso de que Gandalf podia espionar a distância com animais ou amigos dele quando não estava presente para descobrir certas coisas como o uso do anel, espiões e 0olheiros por assim dizer.
Nesse sentido há a localização dos momentos que Frodo teria usado o Um. Em especial a casa de Tom que é tida como a primeira vez oficial.
Antes de ele usar o anel e produzir um registro oficial. Mas são Hobbits, e o Um também contribuía para não ser achado.Pois é, mas a questão é que a carta foi escrita antes do Frodo usar o anel e se não me engano não há nada no livro afirmando que ele usou antes do episódio do Tom Bombadil.
Você acha então que essa carta do Gandalf seja uma possível "prova" que o Frodo usou o anel no condado e Gandalf descobriu isso ?Acho que temos um consenso de que Gandalf NÃO previu que Frodo usaria ou Anel, ou que teria usado quando do recebimento da carta. Isso não faz sentido por nenhum prisma que se olhe.
A discussão é só se ele supôs esse uso ou se estava se referindo ao uso do Anel de modo geral (por Frodo ou por qualquer um), ou mesmo se foi um lapso (de Tolkien)...
Eu acho, como o Finarfin, que ele tinha boas razões para supor que Frodo não teria resistido a experimentá-lo, em todos esses anos que estava em sua posse. E, de qualquer maneira, não faria mal supor errado.
Não!Você acha então que essa carta do Gandalf seja uma possível "prova" que o Frodo usou o anel no condado e Gandalf descobriu isso ?