• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotografia

Sister Jack

Usuário
"O Diretor de Fotografia, DF ou simplesmente fotógrafo, é o responsável pela imagem de um filme. Como todo o filme é uma projeção de imagens fotográficas, sua participação é extremamente relevante, pois o resultado estético do filme no que diz respeito à imagem projetada é de concepção, criação e realização dele junto com sua equipe de trabalho. Ele deve participar das reuniões de pré-produção com o diretor, produtor e diretor de arte, afim de que as diretrizes estéticas sejam estabelecidas e ele então possa designar os melhores técnicos, equipamentos e materiais sensíveis (filmes) para que o resultado seja condizente com a proposta do filme."

"O fotógrafo é o responsável por todo o design da luz do filme, ou seja, ele concebe as características estéticas dos tipos de iluminação para cada plano, bem como eventuais efeitos de fitragem na luz ( gelatinas nos refletores ou filtros na câmera), para obter colorações específicas na luz ou mesmo balanceá-las; considera as relações de contraste da luz e do filme e diz qual a exposição correta para cada plano filmado."

"ainda existe uma outra função, a do operador de câmera. Neste caso, o fotógrafo faz apenas o design do luz, escolha dos equipamentos, filmes, indica a exposição e eventuais filtragens, mas não opera a câmera."

etc

Quais são os filmes com melhor fotografia que vocês já viram?

Lembrando que não precisam ser apenas bonitos de se ver, mas ter alguma técnica interessante, ou algo assim.

Pra mim, em primeiro lugar, seria esse:

13156_2.gif


5091-162mptv.jpg


yok.jpg


2001 é praticamente um filme mudo, tem menos de 40 minutos de diálogo no total, mas a sua história inteira é contada por visuais e som, assim como o tema que explora, as metáforas e simbolismos. É a experiência cinematográfica mais pura e atmosférica que existe.

Também houve Blade Runner, de Ridley Scott...

spinner2.jpg



E L'Avventura, de Antonioni...

llalalaven.jpg



O Sacrifício, de Andrei Tarkovsky...

opfer.05.jpg



Dersu Uzala, de Akira Kurosawa...

dersu1.jpg



Amor À Flor da Pele, de Wong Kar-Wai...

mood.jpg



Depois eu falo mais filmes e mais sobre o assunto.

Agora discutam.
 
Eu adoro fotografia!

Por mais que as pessoas digam que aspéctos técnicos num filme não importam, eles são responsáveis por uma boa parte da impressão final, a tensão, a beleza... e a fotografia é, na minha opinião, um dos pontos mais importantes, porque é disso que o cinema é feito: de imagens.

De fato 2001 tem uma fotografia maravilhosa, mas eu me encantei mesmo foi com Beleza Americana. Cada sequência tinha iluminação perfeita, cores chamativas, muito bonito. Uma cena orgasmática é quando Annette Bening pára o carro e olha pela janela a porta vermelha da entrada... putz, aquela chuva caindo em câmera lenta, o fulgor da porta em destaque, é lindo. Estrada Para Perdição também usa uma técnica bem parecida (levando em consideração que tem o mesmo Diretor de Fotografia que Beleza Americana, diga-se de passagem) na cena que os mafiosos estão ao redor do carro, sob uma chuva forte.

Não é bobeira. Esses detalhes não são tão simples assim de serem feitos, exigem muito profissionalismo e merecem ser adminirados. :clap:
 
Por mais que as pessoas digam que aspéctos técnicos num filme não importam, eles são responsáveis por uma boa parte da impressão final, a tensão, a beleza... e a fotografia é, na minha opinião, um dos pontos mais importantes, porque é disso que o cinema é feito: de imagens.

Não um, mas O mais importante.

Eu valorizo muito mais um filme com uma fotografia impressionante e que reflete no tema, do que uma historinha bonitinha. Visuais interessantes deviam ser um requerimento de qualquer fã de cinema.
 
Putz.. as vezes eu me encanto pelo filme apenas pela fotografia.
Gerry por exemplo eu acho q cada cena parece uma pintura. Eh um show.

E o mauis engraçado eh q as vezes quando comento q a fotografia de um filme eh linda as pessoas me olham meio estranho.. hehe
Nem sou muito técnica no assunto pra discutir certas fotografias dos filmes. Vejo mais pelo q mais me agrada ou q seja mais inovadora ou diferente dos outros filmes...

Realmente a de Gerry foi uma que me deixou boba. O filme naum precisava de nenhuma fala. Ele eh visualmente lindo. :clap:
 
Eu concordo com praticamente todas as escolhas do Wilknot, especialmente RAN, que era um dos filmes que eu ia mencionar. Eu tava comentando com o V outro dia como as cenas de batalha do filme parecem mais dramáticas, assustadoras por parecerem como pinturas, do que cenas de ação. Todo momento do filme é belo, cada tomada parece um quadro (ou provavelmente foi um, como processo de produção do filme).

Gerry também é lindo e teve fortes influências dos filmes do Bella Tarr, um diretor independente desconhecido que faz filmes longos e com fotografia do mesmo estilo. Eu também desconfio que o Van Sant pegou um pouco de L'Avventura como inspiração.

Retratos de Uma Obsessão parece um filme do Kubrick. Isso é o suficiente.

SDA também tem uma fotografia espetacular.
 
Christopher disse:
Todos foram mto bem lembrados.

Mas acho o melhor mesmo é Apocalipse Now.

Eu não vejo muito brilhantismo na fotografia dos filmes do Coppola. Elas são boas, servem a situação e criam um certo clima, mas não tem muita coisa realmente interessante. Apocalipse Now, em termos de fotografia, o topo que ele chegou foi o ataque de helicópteros.
 
Adoro fotografia! É provalvelmente o aspecto técnico que deixa o filme mais belo e com bom gosto visual. Os filmes que eu me lembro em um primeiro momento que trabalçharam esse aspecto muito bem são esses:

Abril Despedaçado
Os Duelistas & A Conquista do Paraíso (os filmes de Ridley Scott são muito bons em fotografia)
Apocalipse Now (trabalha com o contraste vegetação e horizonte de forma magnífica)
O Poderoso Chefão
Traffic
2001
 
barry lindon tem um fotografia que faz o filme parecer uma aquarela, é mto "diferente" eheheeh

Fora isso, todos os outros do kubrick tem uma fotografia cuidadosa e bem adaptada ao filme em si, todo são bons euhehueh

além disso eu ia comentar do dersu uzala (principalmente as cenas na imensidão da siberia ou coisa que o valha) que são mto fodas, mas o folco já pos, euhehueuhe.

Um filme que tem uma fotogrrafia que eu particularmente gosto é Kafka, bem pesada e escura, passa um clima mto bom ehehe

qdo minha memoria der mais uns pops eu volto ;)
 
Cain disse:
barry lindon tem um fotografia que faz o filme parecer uma aquarela, é mto "diferente" eheheeh

Barry Lyndon parece pinturas do século 18. Aquelas cenas iluminadas por velas são lindas. Aliás, a primeira tomada do filme já é um arraso.
 
Eu que não citaram mas tem uma fotografia muito foda também é Insónia. As cenas na neblina ficaram espetaculares combinadas com o rio pedregoso.
CT-2378.jpg


E deixe me ver. :think:
overlook%20hotel.jpg
 
Folco Gamgee disse:
Não vi nada demais na fotografia desse filme, tirando algumas tomadas. Até o Coppola disse que não é muito bonita, etc.

questão de gosto mesmo, o Coppola não gostou muito da fotografia de O Poderoso Chefão pq ele achou que algumas cenas ficaram muito escuras, principalmente as que foram filmadas em ambientes internos, mas eu adorei os tons em vermelho, o realçe das cores encorpadas, a parte que mostra as pradarias da sicília etc.

Folco Gamgee disse:
O remake de Solaris é o melhor trabalho do Soderbergh em termos de fotografia. Lindo.

Ainda não vi Solaris, mas pelo pouco que vi no trailer e algumas imagens, realmente estava muito belo. Os filmes do Soldebergh geralmente tem fotografia muito bonita, o remake de Onze Homens e Um Segredo tinha um jogo de luzes muito bom tb.

Lembrei de Outros fimes muito bem fotografados:

Lawrence da Arábia
O Silêncio Mortal (um dos raros westerns fotografados na neve)

greatsilence06.jpg


greatsilence14.jpg


A Lista de Schindler
 
Nossa, Folco, esse é um tópico maravilhoso!!!!!!!! :D:D:D:D:D

E sem nenhum toque de cinismo, o que é um milagre. :pray:

Fotografia é sim um dos elementos mais importantes da arte cinematográfica, porque sem ele não se vê o filme, pura e simplesmente. :mrgreen:

E também, ele define demais o clima que deve ser passado. Como pintura e desenho são minhas paixões, a fotografia cinematográfica sempre foi de suma importância pra mim.

Quando eu conseguir achar fotos decentes, vou postar aqui. :mrgreen:

Mas o tópico valeu. :clap:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo