• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Mesmo ele sendo orgulhoso, tendo enlouquecido na busca de vingança e por isso ter feito mais um monte de merda eu gosto dele. Ele é meio sinistro, as vezes mau, mas ele faz essas coisas penssando estar certo. Já dos filhos dele eu gosto de poucos.
 
concordo q se ele conhecesse melkor naum daria ouvidos a ele.
Mas ele não deu, pelo menos não diretamente. Fëanor nunca gostou de Melkor, a única vez q um falou com o outro Fëanor o expulsou de sua casa e o humilhou. Mais uma razão p/ Melkor odia-lo.
De fato Fëanor deu ouvidos as mentiras de Melkor, mas através de amigos e parentes, sendo o suficiente para que ele pudesse dar algum crédito a esses "boatos".
 
Fëanor é o maior de todos.

Ele fez somente o que quis, e quando quis, e manteve-se firme em seus propóstos até o fim.

Fëanor não merecia aquela morte estúpida.
 
Fëaruin disse:
Maglor, é exatamente isso que eu quero dizer; Fëanor caiu e se tornou cruel na loucura que o abateu, mas ele não era mau; ele não fez o que fez simplesmente porque "era mau"; é isso que estou dizendo, que ninguém era mau em essência; bem lembrado, nem mesmo Melkor o era.

Ora, então ninguém é mau, nem Melkor. Melkor não era essencialmente mau, mas era tão mau quanto se era possível ser. Fëanor não era essencialmente mau, muito longe disso, mas era tão mau quanto era possível a um elfo ser. Ele foi o mais baixo que um elfo poderia ir, o fundo do poço.

Ka Bral, fazer o que quiser indiscrinadamente é ser o "maior de todos"?
 
acontece q feanor não teve culpa nisso, pois ele foi corrompido por melkor.
eh como a serpente convencendo eva a morder a maçã... o q feanor poderia fazer contra alguem tão poderoso como melkor?
além do mais, ele estava certo em querer as silmarillion d volta. não acho q ele tenha planejado o juramento, ele agiu meio q por impulso. se ele soubesse as consequencias não faria isso.

Essa desculpa de que Feanor foi manipulado nem rola, ele pareceu que não se arrependeu das cagadas que deu... só agiu por que assim queria...
Tudo bem que foi manipulado, assim como Gollum foi manipulado pelo anel, e até Sauron por Morgoth...
Agora não há dúvidas da maldade desses...

Saudações Cordiais!
 
Não.. um louco é aquele que não sabe direcionar a sua sensibilidade.. Fëanor não era louco; ele sabia muito bem o que estava fazendo.
 
Fëanor não era mau; era louco. São coisas bem distintas.

Tah concordo q ele nao era mal.. mas foi corrompido, depois disso ele passou a fazer altas maldades em torno de seu objetivo...

Fëanor não era louco; ele sabia muito bem o que estava fazendo.

eu tbem acho... o problema mesmo foi ter ficado obcecado por sua obra, isso aliado ao genio dificil q ele jah possuia, soh resultou em mer*a! por isso eu nao gosto dele :D
 
Os elfos como indivíduos poderiam ser seduzidos a um tipo de "melkorismo" menor: desejando serem seus próprios mestres em Arda e possuírem as coisas a seu próprio modo levando, em casos extremos, à uma rebelião contra a tutela dos Valar; mas ninguém jamais ficou a serviço ou tornou-se leal ao próprio Melkor, nem jamais negou a existência e a supremacia absoluta de Eru.

Se "'melkorismo' menor não é maldade, nada mais é. :P
Claro que ele estava tomado pelo ódio e movido pelo instinto, que o cegava, mas ele foi mau em mais de uma ocasião.
 
apesar de naum ser justificável, todos seus atos foram movidos devido a um intenso rancor, e a perdas irreparáveis q ele sofreu. Creio q ninguem na historia d Arda provou dor e desgraça tão grande quantos as suas. Aliando isso às palavras venenosas q Melkor pos em sua cabeça, ele realmente tornou-se uma pessoa muito obscura e seus atos foram execraveis. Seu ódio tomou totalmente sua alma e sua mente! E talvez essa tenha sido uma das maiores desgraças d Arda... a loucura do maior dos eldar trouxe muitas coisas más a esse mundo... Mas isso naum faz com q eu perca o meu fascinio por ele. O personagem mais genial, e ao mesmo tempo insano de Arda. E, sinceramente falando, o personagem mais bem "trabalhado" de Tolkien!
 
Maglor, eu não disse que Fëanor não decaiu; é que tem muita gente que chega e diz que ele fez o que fez porque era mau e ponto; não é bem assim. Fëanor caiu sim, isso é inegável, mas a gente não vê nele a malícia de um Maeglin, por exemplo.

Fëanor era extremamente passional, o Maeglin, usando ainda esse exemplo, já era calculista desde pequeno.

O que o Fëanor fez foi estabelecer uma meta: derrotar Melkor e recuperar as Silmarils; o indício da loucura dele é justamente o fato dele atropelar quem ficasse no caminho entre ele e seu objetivo final; ele já não mais discernia as coisas; a partir do assassinato de Finwë, ele não pensava mais com racionalidade; ele não sabia exatamente o que estava fazendo; tanto é que muitas das atitudes dele foram burras em sentido de estratégias militares, por exemplo. Ele ficou bem à frente da vanguarda do exército dele, por exemplo, e acabou cercado pelos balrogs de Angband.

Fëanor já não estava sendo racional há um bom tempo; ele era movido pelo fogo do espírito dele, por uma paixão, uma dor horrível que ele sentia; ele ficou louco de pedra sim. Se não houvesse ninguém entre ele e Melkor, ninguém além deles dois sofreriam algum suplício.
 
Eu acho Fëanor a maior malícia que pode existir entre qualquer elfo. Ele era egoísta ao extremo, mais do que o sensato pode conceber. Muito do que ele fez foi instinto, mas muito foi maldade. Não havia nenhum motivo realmente plausível para enviar o povo de Fingolfin para o desespero no gelo. Isso é um exemplo direto de maldade.

Há exemplos de loucura, como sair à frente dos exércitos até ser cercado por balrogs. Mas se chamar tudo de "maldade" é simplificar, colocar tudo como "loucura" é ainda mais. O problema de Fëanor era índole mesmo, ele se tornou "melkórico", tanto que vai estar em Mandos redimindo-se por toda a eternidade literalmente.
 
Acho q Feanor ateh pode ser considerado como um louco, por causa da morte do pai e em algumas açoes q deixam isso transparecer...

Entretanto nao acho q isso anule as açoes "malevolas" q ele realiza. Sempre justificamos os seus erros atraves da influencia de Melkor, mas se pensarmos: pq somente os noldor (leia Feanor) se deixaram levar pelas palavras dele? Acredito q por causa da indole de Feanor, deste fogo q o consumia.

Acredito que ele continuava discernindo as coisas, tanto q tomou providencias para atingir a sua meta, o problema mesmo foi q ele nao se importava com quem tivesse a sua frente... isso eu acho q foi "maldade" mesmo, uma vez q essa era uma estrategia para q ele pudesse atingir seus objetivos.
 
Maglor disse:
Eu acho Fëanor a maior malícia que pode existir entre qualquer elfo. Ele era egoísta ao extremo, mais do que o sensato pode conceber. Muito do que ele fez foi instinto, mas muito foi maldade. Não havia nenhum motivo realmente plausível para enviar o povo de Fingolfin para o desespero no gelo. Isso é um exemplo direto de maldade.
Fëanor tinha muitas características ruins, mas ele também tinha características boas para com os elfos em geral. Afinla ele "espalhou" muitos conhecimentos q aprendeu para todos (isso não ode ser egoísmo ao extremo, embora eu concorde q ele era muito individualista).
A questão do povo de Fingolfin pode ser explicada (mas NUNCA perdoada) considerando que ele poderia pensar que o próprio Fingolfin o desafiasse para roubar as Silmarilli, e como este tinha a maior hoste dos Noldo, Fëanor viu aquela como uma chance de acabar com um possível adversário.

Maglor disse:
Há exemplos de loucura, como sair à frente dos exércitos até ser cercado por balrogs. Mas se chamar tudo de "maldade" é simplificar, colocar tudo como "loucura" é ainda mais. O problema de Fëanor era índole mesmo, ele se tornou "melkórico", tanto que vai estar em Mandos redimindo-se por toda a eternidade literalmente.
A questão é que loucura nunca é SÓ loucura. Um louco sempre vem com algo mais, no caso de Fëanor era um obssessão q chegou ao limite máximo (ou seja, ele se tornou mal). Mas ainda sim a maldade real de Fëanor surgiu quando o odio o levou a loucura, ele não ERA mal, mas se tornou mal (como conseqüência de seus atos, que por sua vez foram conseqüência de sua loucura).
Já a questão de Mandos,na minha opinião, ele vai ficar até o final dos tempos pagando pelos seus crimes, mas creio que ele se arrependeu de seus atos bem antes disso.
 
Mesmo com tanto orgulho são milhares (ou até milhões) de anos até o final dos tempos...
Fëanor era orgulhoso, mas acho que ele tinha o mínimo de sensatez para depois de alguns milhares de anos, perceber que fez uma grande loucura.
 
No final de tudo Fëanor se arrependeu sim, e a prova disso está no texto Apocalipse segundo Tolkien, cuja parte q realmente interessa para o assunto desse tópico eh essa aki:
"Serão nesse momento as Silmarils recuperadas da terra, do mar e do ar; pois Earendel descerá e entregará a chama que havia estado sob sua guarda. Então Feanor tomará as Três e liberará seu fogo para reacender as Duas Árvores, e uma grande luz aparecerá; e as Montanhas de Valinor serão aplainadas, para que a luz chegue ao mundo inteiro. Naquela luz os Deuses se tornarão de novo jovens, e os Elfos acordarão e todos os seus mortos se levantarão, e o propósito de Iluvatar quanto a eles estará cumprido"
Mas se for levar em consideração a própria afirmação final do mesmo topico, td poderia ser diferente.... ateh o arrependimento d Fëanor. A afirmação diz o seguinte:
"É extremamente tentador imaginar como seria a versão final dessa narrativa apocalíptica, se Tolkien tivesse podido completar o Silmarillion ainda em vida, mas o mais provável é que ela não vale como epílogo da mitologia que nós conhecemos"
Mas sinceramente eu prefiro essa versão de apocalipse mesmo... para mim ela está mais do q perfeita!..... e vou parando por aki, q o apocalipse naum eh o assunto desse topiko! :P
 
The Berserk disse:
Fëanor não era exatamente mau ele era impulsivo demais.
Lembrem-se que em Aqualondë não foi nescessariamente que começou ele a briga pq os Teleri que vieram de forma mais agreciva... ele estava se defendendo.
É claro que não justifica mas, Como ele tinha um "espirito de fogo" ele "queimava" tudo e todos com suas palavras e ações

Quanto ao Fëanor não ser exatamente mau, o Maglor e o Feäruin já falaram sobre isso, eu até concordo. Mas quanto a ele ter começado o quiprocó em Aqualondë...aí é querer livrar a pele do sujeito. Seguindo o seu raciocínio, então os Teleri foram os únicos culpados pela própria chacina de seu povo? Creio que não. Feänor foi covarde, após dar a intimação que os Teleri deviam dar os seus barcos aos Noldor, ele foi embora, esperou o resto dos Noldor chegarem e decidiu tomar os barcos a força. O cara já estava meio p... da vida com o assassinato do pai, com o roubo das simarils e ainda teve que aturar um não. Aquilo para ele foi a gota d'água. Quem se defenderam foram os Teleri, pois os barcos eram a coisa que mais amavam e eles não gostariam de vê-las levadas a força.
 
Não quis dizer que ele não era culpado, o que eu quis transparecer é que quem começou a "violencia" em si foram os Teleri de Aqualondë...
Não disse que eles estavam errados, eles estava apenas protejendo o que era deles. Mas apezar de tudo... Feanor so estava protejendo a integridade fisica dele e de seus companheiros.

A razão estava com os Teleri sem duvida. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo