• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Quanto ao Fëanor, confesso que sou indiferente a ele, apesar de ser o elfo mais pancada da história. O defeito dele era justamente não pensar antes de agir, o que resultou em toda besterada que ele fez. Além de ser um tantinho egoísta e ter uma personalidade forte. Junte tudo isso, mais o fato de ter perdido a mãe e a atenção do pai (creio eu que o casamento de Finwë com Indis e o nascimento de seus dois meio-irmãos influenciaram fortemente em sua personalidade e atos) e temos um elfo problema.
Para quem não acredita que personalidade pode ser hereditária, três de seus sete pimpolhos pegaram as mesmas características do papai Fëanor. Ora, senhores, estou falando do famoso "Trio C" (Carantir, Celegorn e Cururfin), que me dão nos nervos mais que o próprio pai.

Ps: Vocês citaram o texto "Valinor: Terra Imperfeita"?? Ótimo texto :D , e uma grande prova de que "grandes besteiras resultam em belíssimas coisas", ou seja, é o melhor caso do e se Fëanor tivesse dado as Simarils?
 
Não não, Celegorm, Caranthir e Curufin eram odiosamente maliciosos; o Fëanor podia ser tudo, mas malicioso ele não era de forma nenhuma; falava o que pensava pra todo e qualquer um, e não media as conseqüências. Esse, inclusive, era um dos problemas do Fëanor: não medir as conseqüências.

E sim, em última instância, todo mal vem de Melkor sim senhor. Ele é muito culpado por tudo que aconteceu, ele foi, em enorme parte, culpado pelo desencaminhamento de Fëanor sim, isso é óbvio. O que aconteceu aconteceu não só pelo orgulho de Fëanor e sua amargura, mas também em decorrência das mentiras que Melkor teve a liberdade de disseminar aos quatro ventos em Valinor; mentiras que alcançaram os ouvidos de Fëanor por bocas amigas; pois a única vez em que Fëanor falou com Melkor, o elfo simplesmente humilhou o Vala decaído; ele viu coisas que nem Manwë conseguiu ver.

Melkor não é culpado único, mas é culpado sim senhor. Isso não é só bem claro, como é óbvio pela própria estória narrada.

Ao final das contas, a raiz do mal é Melkor, e isso é fato, como bem explicou o Tilion na segunda página desse mesmo tópico:


Tilion disse:
Que Fëanor fez muita burrada, isto é óbvio; que cometeu assassinato contra seus irmãos elfos também. Mas ainda assim, dizer que ele era “mau”, é simplificar as coisas.

Fato: Fëanor era o elfo mais orgulhoso que já existiu.

E o que é preciso para fazer alguém orgulhoso passar dos limites?
R: alimentar esse orgulho.

E qual é a melhor maneira de se fazer isso?
R: mentindo para essa pessoa.

E quem foi o maior mentiroso que já pisou em Arda?
R: Melkor.

Logo, se Fëanor passou dos limites, foi pelo que Melkor disse a ele (diretamente ou não); isso não exclui a culpa de Fëanor pelo que cometeu, de modo algum; nem justifica (totalmente) seus atos. Mas a “origem” de tudo isso pode ser encontrada. E essa origem é Melkor.

Não creio que elfo algum, por mais orgulhoso que fosse, pudesse ser “mau” em sua essência (nem mesmo Maeglin e traidores do tipo); todo o mal na obra de Tolkien vem diretamente de Melkor; ele é o causador da rebelião na Canção e de tudo que se “desvirtuou” do Tema a partir daí.
Ainda que ele não tivesse cometido todas as maldades que aconteceram em Arda, de qualquer forma ele foi a raiz delas (e nisso entra as ações de Fëanor: o fato de ele cometer uma “maldade” não faz dele necessariamente “mau” pois, como disse o Gildor, existem outros fatores, como a cegueira causada pela dor da perda do pai [as relações entre os elfos, familiares principalmente, vão além dos círculos do mundo; só como exemplo, eis uma passagem no Silmarillion: “(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”. Finrod, após ter sido morto por um lobisomem para salvar Beren, passou seu tempo estipulado em Mandos e voltou para a companhia de seu pai, que ele havia deixado para trás em Valinor para seguir Fëanor] e o roubo das Silmarils). Quando perdeu as coisas que mais amava, Fëanor já estava sob a influência das palavras de Morgoth que, somada à sua dor, se transformou em ódio irracional contra Morgoth e o fez cometer as barbaridades. De tudo e todos que se colocassem em seu caminho ele passaria por cima...e assim o fez.

(...)

Morgoth, com toda a sua malícia, iludiu até mesmo (alguns dos) os valar, inclusive Manwë; o que dirá então do que podia fazer com um elfo.

Eis alguns trechos do Silmarillion que ilustram bem a capacidade de Morgoth de semear a discórdia e de suas outras intenções:

“(...) E então Melkor cobiçou as Silmarils, e a mera lembrança de seu brilho era um fogo a lhe corroer o coração. Daquela época em diante, instigado por este desejo, ele buscou, cada vez mais avidamente, um meio de destruir Fëanor e encerrar a amizade entre os Valar e os elfos; mas disfarçou seus objetivos com astúcia, e nenhuma malignidade podia ser vislumbrada no semblante que ele apresentava. Por muito tempo dedicou-se ele a esse trabalho, e a princípio lentos e estéries eram seus esforços. Contudo, quem semeia mentiras no final não deixará de ter sua colheita; e em breve poderá descansar da labuta enquanto outros vão colher e semear em seu lugar. Melkor sempre encontra ouvidos que lhe dessem atenção, e alguma línguas que aumentassem o que haviam escutado; e suas mentiras passaram de amigo a amigo, como segredos cujo conhecimento demonstra a sabedoria de quem os revela. Amargo foi o preço pago pelos noldor, nos tempos que se seguiram, pela tolice de manter os ouvidos abertos.
Quando via que muitos se inclinavam em sua direção, Melkor costumava caminhar entre eles; e, em meio a suas belas palavras, eram entremeadas outras, com tanta sutileza, que muitos daqueles que as ouviam, ao procurar se lembrar, acreditavam terem elas brotado de seu próprio pensamento. Ele fazia surgir visões em seus corações dos esplêndidos reinos que ele poderiam ter governado por si mesmos, em poder e liberdade, no leste; e então se espalharam rumores de que os Valar teriam atraído os eldar para Aman em decorrência de sua inveja, temendo que a beleza dos quendi e o poder criador que Ilúvatar lhes havia transmitido crescessem tanto, que os Valar não pudessem mais controlá-los, à medida que os elfos crescessem e se espalhassem pelas terras do mundo. (...)”

“(...) Assim, antes que os Valar percebessem, a paz de Valinor estava envenenada. Os noldor começaram a resmungar contra eles, e muitos se encheram de orgulho, esquecendo-se de que grande parte do que possuíam e conheciam lhes chegara como presente dos Valar. Ardia com maior violência a nova chama do desejo de liberdade e de territórios mais vastos no coração impaciente de Fëanor; e Melkor ria em segredo, pois era esse o alvo ao qual se dirigiam suas mentiras, já que odiava Fëanor acima de todos e sempre cobiçara as Silmarils. (...)”

“(...) E, quando Melkor viu que as mentiras se inflamavam, e que o orgulho e raiva haviam despertado entre os noldor, ele lhes falou de armas. (...)”

“(...) E assim, por meio de mentiras, rumores maldosos e conselhos falsos, Melkor atiçou o coração dos noldor para a luta (...)”


E não é questão de “jogar sempre a culpa no diabo”, não. Acontece que nesse caso, tudo converge para Melkor. Ele é a fonte de todo mal.
Os noldor poderiam ter evitado tudo isso se não dessem ouvidos às palavras de Melkor, mas como já disse, isso era para pouquíssimos.
E os noldor não teriam que dar ouvidos a Melkor se ele não falasse nada. :wink:

Assim, Fëanor cometeu atrocidades, sim, isso é óbvio.
Mas nada disso teria acontecido se Melkor não fosse um menino tão mau. :wink:

Fëanor agiu de livre e espontânea vontade, sim, isto também está claro.
Mas ele estava cego por tudo que acontecera. O “certo e errado” para ele já estavam deturpados pelas palavras de Melkor; ele foi envenenado (assim como vários outros) por Melkor. Ele podia ter um orgulho do tamanho de Arda, mas ele não teria feito essas m***** se tivesse sido deixado no seu canto. O poder das mentiras de Melkor permanecia: por mais lúcido que Fëanor tentasse ser, ele já não o conseguia.


Em suma: Melkor fez o favor de “apodrecer” Fëanor, mas este, em origem, nunca foi “mau”...era apenas o maior cabeça-dura de Eä, que deu ouvidos ao maior mentiroso de Eä.

Com certeza Morgoth ainda está rindo no Vazio por tudo que causou aos noldor.

:wink:
 
Lacarintur disse:
É muito fácil culpar quem está na frente de tudo; e analogias por analogias, é a mesma coisa que culpar Hitler pelo tanto de gente morta pelos alemães como um todo.

Tanto so alemães quanto os elfos tiveram sua prcela de culpa no que fizeram sem dúvida, tanto que os elfos como um todo foram amaldiçoados. Mas FEanor teve a maior culpa a meu ver por ter manipulado e acendido o pávio da revolta...
Vc acha mesmo que Feanor era uma boa praça????
Assassinar parentes para se conseguir o que quer para mim é maldade, se não for gostaria de saber qual significado de maldade tem sido usado neste tópico...
 
Concordo com Red Chocobo, tudo bem que Melkor o tenha influenciado, mais ele apenas alimentou o que já existia no coração de feanor, ganância.
E não satisfeito em matar parentes, na sua morte ainda obriga os seus filhos a continuarem a sua insanidade... pra mim isso é maldade sim...
 
Fëanor não era ganancioso; ele era orgulhoso; queria o que era dele de volta e vingar a morte do pai; isso não é ganância.

Fazer maldades e ser mau são duas coisas completamente diferentes; uma pessoa má faz maldades, mas uma pessoa que fez uma maldade não é essencialmente (ou necessariamente) má. Taxar o Fëanor de "mau" é simplificar, e muito, toda a questão. É mais que uma visão simplista, é uma visão errônea. O próprio Tolkien diz, na Carta 256, se não estou enganado, que na obra dele não existe Mal Absoluto; não existe essa coisa de ser mau e pronto.

Que Fëanor tem mais culpa eu não nego, e mesmo que existam coisas que justifiquem algumas das ações que ele tomou (já bastante exemplificado no post do Tilion que eu fiz questão de quotar) isso não exime a culpa dele; mas falar que a culpa é SÓ dele é simplesmente ignorar o que outros fizeram, direta e indiretamente, e atribuir a Fëanor muito mais poder que ele realmente tem. Fëanor manipulou? Manipulou sim, mas também foi manipulado, direta ou indiretamente, pois chegou ao extremo que chegou por culpa de Melkor e isso é fato óbvio; ou vão me dizer que, se Melkor não tivesse chance de disseminar suas mentiras, de roubar as Silmarils e matar Finwë, Fëanor teria explodido do mesmo jeito? Melkor alimentou o orgulho de Fëanor e depois feriu esse orgulho, e a bomba relógio que era Fëanor explodiu e não teve mais jeito; ele estabeleceu, na insanidade, a meta de alcançar Melkor e iria passar por cima de qualquer um que se postasse na frente dele.

Repito o fato de que fazer maldade e ser mau são coisas diferentes; se alguém disser o contrário disso, então esse alguém há de admitir que crê que todos os Noldor E os Teleri que puxaram armas e mataram são maus também, do contrário, estará indo contra as próprias convicções. Eu nunca neguei que Fëanor fez maldades e se tornou cruel na loucura, isso é verdade mesmo, só relego ao fato de simplificar tudo ao ponto de dizer: "Ah não, ele era mau e pronto."; isso é uma inverdade e todo mundo aqui tem discernimento mais que suficiente para saber disso, assim como para saber que é cristalino como a água nascente que Melkor tem culpa no desencaminhamento de Fëanor sim.
 
Fëanor não era ganacioso no sentido de querer dinheiro, mas no final ele já repetia as mentiras de quem chamou de Inimigo, repetia a mesma coisa. Ele foi ambicioso e ganancioso, e deixou coisas menores tornarem-no quase um louco, atirando-se para a morte e querendo carregar seu povo inteiro para sua insanidade cruel. Melkor matou o pai de Fëanor, mas também matou o pai de Finarfin, que foi sábio para permanecer onde devia e tomar a decisão mais prudente.

Fëanor caiu sim, foi o caso mais próximo de uma queda que os elfos poderiam sofrer. O HoME X fala assim( http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=1017&page_num=3&o=1 ):
Os elfos como indivíduos poderiam ser seduzidos a um tipo de "melkorismo" menor: desejando serem seus próprios mestres em Arda e possuírem as coisas a seu próprio modo levando, em casos extremos, à uma rebelião contra a tutela dos Valar; mas ninguém jamais ficou a serviço ou tornou-se leal ao próprio Melkor, nem jamais negou a existência e a supremacia absoluta de Eru.

Fëanor tornou-se mau ao cometer maldades, pecados. Ele gritou e conclamou seu povo e se rebelarem contra os Poderes e contra o Rei Mais-Velho, o Regente do Um. Ele não era absolutamente Mau, mas nem mesmo Melkor o era. Fëanor foi tão baixo quanto um elfo poderia ir, e maior prova disso é o fato de que a eternidade inteira, literalmente, será necessária para que ele se cure e se arrepende finalmente.
 
Alcarintur disse:
Repito o fato de que fazer maldade e ser mau são coisas diferentes; se alguém disser o contrário disso, então esse alguém há de admitir que crê que todos os Noldor E os Teleri que puxaram armas e mataram são maus também, do contrário, estará indo contra as próprias convicções. Eu nunca neguei que Fëanor fez maldades e se tornou cruel na loucura, isso é verdade mesmo, só relego ao fato de simplificar tudo ao ponto de dizer: "Ah não, ele era mau e pronto."; isso é uma inverdade e todo mundo aqui tem discernimento mais que suficiente para saber disso, assim como para saber que é cristalino como a água nascente que Melkor tem culpa no desencaminhamento de Fëanor sim.

Uma vez dizia paa minha namorada que a maioria dos grandes lideres de nações era mau(todos que eu conseguia lembrar), e ela citou Mao Tsé Tung...
Eu discordei totalmente dela Mao Tsé Tung assassinou trocentos tibetanos inocentes para chegar onde queria, seu argumento era que a religião era o ópio do povo, destruir uma terra de paz por causa de um ideal pode ser chamado de objetivo nobre, mas para mim é assassinato.
Não posso chamar uma pessoa que não mede forças para chegar onde quer de boa, acredito que sim, quem faz maldade é mal sim. Tentar explicar os motivos que levaram essa pessoa a escolher essa postura nos faz entende-lo, mas não perdoa-lo.
Todo ladrãozinho e estrupador tem sim uma história que os justifiquem, e nem por isso são menos malígnos. E no caso de Feanor pra mim é pior, pois ele destruiu toda uma paz por seu objetivo "nobre", ele era uma pessoa esclarecida, talvez o maior entre todos os elfos. Orcs nascem e aprendem a matar, Feanor levou um tempo pra aprender e o sentido era mais claro para ele.

Pelo menos essa é a minha opinião.

Saudações Cordiais!
 
Naum tenho nada contra feanor, pelo contrario tenho tudo a favor, o elfo mais sinistro q é capaz de dispertar ate a inveja dos Maiar e Valar, tudo bem melkor foi o criador desta confiança, sussurrando nos ouvidos de uns, mas temos q admitir Feanor é mto bom
 
Sarcasmo disse:
Naum tenho nada contra feanor, pelo contrario tenho tudo a favor, o elfo mais sinistro q é capaz de dispertar ate a inveja dos Maiar e Valar, tudo bem melkor foi o criador desta confiança, sussurrando nos ouvidos de uns, mas temos q admitir Feanor é mto bom

Os outros Valar não tinham inveja de Fëanor, apenas admiravam suas criações. O único que tinha inveja de Fëanor e suas criações era Melkor.
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Não não, Celegorm, Caranthir e Curufin eram odiosamente maliciosos; o Fëanor podia ser tudo, mas malicioso ele não era de forma nenhuma; falava o que pensava pra todo e qualquer um, e não media as conseqüências. Esse, inclusive, era um dos problemas do Fëanor: não medir as conseqüências.

Fëaruin, e quanto ao fato de Feanor ter feito as "pazes" com o fingolfin na frente de todo mundo (inclusive os valar) no dia da festa em aman ??
Isso não poderia ser considerado malicia e até oportunismo da parte dele ??

Ele pode ser muita coisa mas totalmente desprovido de malicia ele não era mesmo.
 
Fingolfin disse: "Tu serás o líder, e eu te seguirei" e no entanto se proclamou Rei dos Noldor em Araman mais tarde; não seria malícia por parte de Fingolfin também?

Eu digo; não, não foi. O Silmarillion ainda diz que nem Fëanor nem Fingolfin sabiam o que significavam as palavras deles; ou seja, eles estavam falando coisas sem saber direito porque o faziam.

Não foi malícia de forma alguma; Fëanor não fingiu ter feito as pazes com Fingolfin para tirar proveito disso. Portanto, ele não é malicioso. Se Fëanor foi malicioso ali, então Fingolfin também foi.

Maglor, é exatamente isso que eu quero dizer; Fëanor caiu e se tornou cruel na loucura que o abateu, mas ele não era mau; ele não fez o que fez simplesmente porque "era mau"; é isso que estou dizendo, que ninguém era mau em essência; bem lembrado, nem mesmo Melkor o era.
 
Red Chocobo disse:
Lacarintur disse:
É muito fácil culpar quem está na frente de tudo; e analogias por analogias, é a mesma coisa que culpar Hitler pelo tanto de gente morta pelos alemães como um todo.

Tanto so alemães quanto os elfos tiveram sua prcela de culpa no que fizeram sem dúvida, tanto que os elfos como um todo foram amaldiçoados. Mas FEanor teve a maior culpa a meu ver por ter manipulado e acendido o pávio da revolta...
Vc acha mesmo que Feanor era uma boa praça????
Assassinar parentes para se conseguir o que quer para mim é maldade, se não for gostaria de saber qual significado de maldade tem sido usado neste tópico...

acontece q feanor não teve culpa nisso, pois ele foi corrompido por melkor.
eh como a serpente convencendo eva a morder a maçã... o q feanor poderia fazer contra alguem tão poderoso como melkor?
além do mais, ele estava certo em querer as silmarillion d volta. não acho q ele tenha planejado o juramento, ele agiu meio q por impulso. se ele soubesse as consequencias não faria isso.
 
«Finrod Felagund» disse:
se ele soubesse as consequencias não faria isso.

Penso diferente «Finrod Felagund». Acho que mesmo Fëanor sabendo das conseqüencias ele teria feito o que fez, pois já havia sido fortemente influenciado por Melkor. Para piorar ele era extremamente orgulhoso, e Melkor matou seu pai assim queria vingança.
 
Eönwë Æ disse:
Penso diferente «Finrod Felagund». Acho que mesmo Fëanor sabendo das conseqüencias ele teria feito o que fez, pois já havia sido fortemente influenciado por Melkor. Para piorar ele era extremamente orgulhoso, e Melkor matou seu pai assim queria vingança.
Eu penso que Fëanor de certa forma já sabia as conseqüências de seu Juramento, quando o fez (por isso ele disse, qualquer um, bom ou mal).
Mas como vc disse ele já estava "corrompido" por Melkor e pela sua loucura...
 
Fëanor não era exatamente mau ele era impulsivo demais.
Lembrem-se que em Aqualondë não foi nescessariamente que começou ele a briga pq os Teleri que vieram de forma mais agreciva... ele estava se defendendo.
É claro que não justifica mas, Como ele tinha um "espirito de fogo" ele "queimava" tudo e todos com suas palavras e ações
 
«Finrod Felagund» escreveu:

se ele soubesse as consequencias não faria isso

naum acho, so o fato pelo o qual o trabalho dele esteve pronto e foi perfeito, acho q ele naum repetiria os errso q cometeu...... como dar ouvidos a melkor e os boatos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo