• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Fëanor nunca quis isso; ele nunca premeditou matar ninguém. Ele não saiu com os Noldor com o objetivo de assassinar os Teleri; aconteceu, foi uma infelicidade

Não foi uma infelicidade. Fëanor teve o direito de escolha, e escolheu um caminho que levou muitos elfos à morte.
 
Pensando bem, Fëanor é bem capaz de vencer tanto concursos de popularidade quanto de impopularidade! O elfo simultâneamente mais amado e odiado de Eä! :mrgreen:
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
A Alemanha e mais um bando de gente gostava do Hitler sim.

Além do mais, essa comparação não faz sentido. Hitler era um ditador; Fëanor nunca foi. Ele nunca obrigou os noldor a partir com ele.

Isso mostra que, em parte, os noldor partilhavam da dor de Fëanor.
...
O mal vem de Melkor, isso é fato.

E aih, Fea, tudo chibata? 8-)

Bom, eu comecei a tal comparacaum e vou justifica-la.

Eu naum disse que Feanor era um ditador. Naum disse isso. Soh o comparei pela forma como ele estimulava o povo. Ele tinha um carisma fenomenal, corrija-me se estou errado. E Hitler tmb. Se partimos da sua curta visao de minha comparacaum, daremos voltas no sentido horario em muitas questoes que aki saum levantadas.

Aih eu levanto meus olhos pro cara que vc diz que influenciou o Feanor, o Melkor. Ele tmb naum eh parecido com muitos politicos e puxa-sacos que existem? Um forte candidato no roll de culpados pela mah sorte da Terra Media. Eu tmb acho que ele tinha um carisma enorme, e mt labia, tambem semelhante ao Hitler. Gente com retorica, Fea. Gente que sabe fazer os outros pensarem como ele. Mesmo sem forca-los. Ou voce nunca convenceu ninguem de uma ideia que vc defende? Acho que sim, basta ver seus posts... :lol:

E outra, eu sei que naum foi o Feanor que liderou a Alemanha na Segunda Guerra... :|

Mas o Feanor tinha que ser, por algum motivo, carismatico. Ele nasceu com o bumbum virado pra lua, era super-talentoso, inteligente... o q c sperava? Ficou louco, sim, estah provado no livro. Mas naum me ateio somente no livro, que eh base de toda discussao deste topico, ms tmb na minha opiniaum pessoal, que eu spero ser de alguma forma valida pralguem... senaum vou me achar mt limitado numa discussaum de "ele eh", "naum eh naum", "ah eh sim", "num eh, num eh, num eh, buaaaaah". :disgusti:

Vamos abrir nossos horizontes gente...
 
Eu ainda não tinha lido esse texto...
Eu gostei muito :D

Mas de qualquer forma, eu não axei nenhum motivo p/ mudar minha opinião sobre Fëanor (ou seja, eu ainda gosto dele).
 
Fëanor na minha opnião é o personagem mais trabalhado na obra, um dos meu prediletos, na minha opnião ele representa o espirito destruidor, o instinto primitivo humano elevado ao cubo e verdadeiro senhor dos destinos na obra de tolkien.
 
Charlie Brown disse:
Enviada: Sáb Mar 13, 2004 12:30 am Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Nossa, ainda tem gente postando nesse tópico, ele devia estar entre os fixos...
É, e a mensagem original foi postada em
Seg Mai 06, 2002 2:24 pm
Já tem quase um ano!

Que tal, pessoal, um tópico fixo só para o Fëanor?
Afinal, pela quantidade de gente que o ama :anjo: e que o odeia :evil: , ele merece!...
 
Belo texto,

há nele uma visão do Fëanor que eu não tinha imaginado...

Mas deu pra se sentir arrependido no final (caso vc estivesse no lugar dele.)?

Para mim os humanos reagiriam assim como Beren reagiu no texto. Um deslumbramento inocente, sem a capacidade de causar mal a curto prazo, embora eu saiba que as Jóias eram cobiçadas...

Mas aí o que fez o noldor? :disgusti:
 
Tudo bem, Fëanor errou sim. Mas há outras coisas a considerar. Pensa bem, se ele não tivesse vindo atrás doMelkor, esse teria dominado toda a Terra Média, os Sindar provavelmente seriam todos mortos, os homens todos sob o seu domínio, não haveria os meio-elfos, nem Númenor, nem nada das coisas boas que aconteceram porque os Noldor vieram no encalço de Melkor.

Não haveria nem mesmo Frodo e o Anel, nem Sam, nem ninguém.
 
Charlie Brown disse:
Pensa bem, se ele não tivesse vindo atrás doMelkor, esse teria dominado toda a Terra Média
Se for para entrar no campo dos "se"s, o texto que eu pus lá em cima dá um "se" extremamente plausível.
 
Eu não queor justificar os atos dele, só quero entendê-los e achar alguma coisa de positivo neles. O próprio Tolkien dizia que nada era 100 % mau (acho que isso inclui o Fëanor, que além de tudo era louco).
 
Nem todo assassino insano era mau... :wink:
Mas se o Feanor não é mal, ainda não muda o fato de q ele é um assassino. :roll:

Se for para entrar no campo dos "se"s, o texto que eu pus lá em cima dá um "se" extremamente plausível.
eu tb acho... :wink:

Para mim os humanos reagiriam assim como Beren reagiu no texto. Um deslumbramento inocente, sem a capacidade de causar mal a curto prazo, embora eu saiba que as Jóias eram cobiçadas...
não da p saber muito...mas eu concordo, a reação seria parecida mesmo...
 
Não considero Fëanor como "mau". Mas ele era por demais ambicioso e egoísta e seu espírito inflamado não seria detido por questões de justiça. Ele também possuia um senso de honra deturpado, que colocava a vingança e o rancor em posições altas. Não me lembro se era realmente sobre ele, mas o Silmarillion diz "tinha amor demais às obras de suas mãos". Para ele, os fins justificavam os meios.
Justifico minha afirmação do início porque ele tinha um amor muito grande por seu pai, o que o fez chorar sua morte muito mais que a perda das Silmaris.

Ah, se alguém puder me responder, o que são esses 234(por exemplo) Tolkiens?
 
Tbem nao considero o Feanor mal e nem bom na vredade ele e um personagem muito alem e diferente do bem e do mal...Na verdade ele e muito mais complexo que isso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo