• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Eu não odeio o Fëanor, é um dos meus personagens faforitos, mas não podemos deixar de lembrar que ele foi o responsável direto pela ruína dos noldor, pela sua ansia de recuperar as silmarils e pelo seu orgulho acabou amaldiçoando seu povo!
 
Feanor soh teve o erro de ser parecido com os humanos rsrs... Fazer o que? Imagina um Lula eterno! Comparando ateh que da pra sentir pena do pobre Feanor!
 
Fëanor é um fruto dos problemas que o afligiam. Ele era, essencialmente, o mais poderoso dos Filhos, e o descaso com que era tratado muitas vezes deveria irritá-lo, como irritaria a qualquer gênio. Embora isso não o exima dos feitos terríveis cometidos nos Portos, nem na Terra-média, não podemos culpá-lo por tudo.

Abraços.
 
Fëanor é um fruto dos problemas que o afligiam. Ele era, essencialmente, o mais poderoso dos Filhos, e o descaso com que era tratado muitas vezes deveria irritá-lo, como irritaria a qualquer gênio. Embora isso não o exima dos feitos terríveis cometidos nos Portos, nem na Terra-média, não podemos culpá-lo por tudo.

Concordo, e apoio a idéia, afinal ninguém é perfeito!:mrgreen:
 
Aldamar disse:
e o descaso com que era tratado muitas vezes deveria irritá-lo, como irritaria a qualquer gênio

Mas Fëanor não era tratado com descaso. Pelo contrário, ele era o filho favorito de seu poderoso pai, príncipe amado de seu povo, foi aprendiz de um dos melhores ferreiros, etc, etc. Aliás, pelo contrário, talvez ele tenha feito tanta besteira por ser, além de muito poderoso, genial e etc, excessivamente estimado e mimado pelos seus.

(Além de prepotente, babaca, e a lista segue...)
 
Creio que ele era muito mais respeitado do que amado.

Veja bem, eu não excluo dele toda a culpa pelos atos terríveis que cometeu, mas os próprios Valar deveriam saber (como sabia apenas Aulë) que pedir uma silmaril, mesmo que para uma boa causa, era algo extremamente cruel contra Fëanor. É a mesma coisa que um pesquisador passar a vida toda pesquisando a cura da AIDS e depois um outro cientista mandá-lo queimar suas pesquisas.

Abraços.
 
Ele era invejado, muito provavelmente, questão que cabe a qualquer um que entre em conflito com algum consenso local.
Fëanor sentira na pele esse conflito, e ainda tinha de lidar com seus conflitos interiores, seu "espírito de fogo" que ardia em inspirações e ânimos exacerbados. A atitude tomada durante o fratricídio é prova disso.

Mas, daí a colocá-lo como prepotente, arrogante, e como alguém que cometeu um grave erro, isso seria uma afirmação categórica consensual - não analítica.
Uma questão de erro para com a causa e finalidade - Fëanor não é a causa do erro élfico, é a finalidade - a causa foi a interdição dos Valar em seu livre arbítrio - de forma truculenta.
 
Exatamente. As atitudes de Fëanor proviram de atitudes de terceiros, em sua maioria.
 
Tudo bem, não vamos colocar toda a culpa no Fëanor, mas que o fatricídio foi uma sacanagem ordenada por ele FOI, sendo assim ele tem culpa e esse ato não tem justificativa!!
 
Sim, sim, a gente sabe que ele foi bem bobo de matar a gurizadinha. Ele tem culpa sim, não há desculpa para o que ele fez. No entanto, vale salientar que, além de estar na natureza dele, ele foi forçado por fatores externos.
 
Ohh8-O..Neithan disse coisas inproprias..¬¬..
..+ mas é...
e eu vou vingar ele:cool:..hahahaha(rizada maligna)
..:think:*pulo dentro do livro*
..hahahaha..quem quizer machucar o Fëanor vai ter de enfrentar a minha furia!!:disgusti:..hahaha eu sou a mais poderosa...:yep:..pq eu tenho O Dois que é melhor doque O Um(anel)..e tbm as Silmarillão:disgusti: que é melhor que as Silmarilli!!
 
Eu não odeio Feanor , ele foi um dos maiores elfos criados pela imaginação de Tolkien , em minha opinião !
 
Não odeio Fëanor, mas agiu de uma forma, digamos, negativa. Esse orgulho e arrogância era da natureza dele. Não se podia fazer nada. E isso ficou mais exposto pelo que dito por alguns aqui: ele agiu mais dessa forma por acontecimentos ao seu redor, por acontecimentos externos.
 
Feanor soh teve o erro de ser parecido com os humanos rsrs... Fazer o que? Imagina um Lula eterno! Comparando ateh que da pra sentir pena do pobre Feanor!

Lula eterno!!! Rapaz vc quase me matou, to falando sério.:lol:

Orgulho e egoismo é a destruição de qualquer ser, seja ele elfo, humano ou até Valar.
 
Por nada... ele só colocou uma espada no peito do irmão, se revoltou contra os Valar, fez os noldor se revoltarem contra os Valar, comandou o fraticidio de Alqualonde, fez o irmão atravessar o Gelo Atritante (matou mais noldor), desembarcou na Terra Média e saiu como um bobão no meio de uma batalha e morreu... aahhh... ele ainda era ganancioso, egoísta, inconsequente, tolo, apressado, injusto, tinha uma "ligeira" obcessão por umas pedrinhas brilhantes e causou muita ruína e tristeza.... só... só isso...
 
Uma questão de erro para com a causa e finalidade - Fëanor não é a causa do erro élfico, é a finalidade - a causa foi a interdição dos Valar em seu livre arbítrio - de forma truculenta.

Quando o livre-arbítrio do Fëanor foi limitado? Ele sempre pôde agir como quisesse, tanto que quis fazer uma rebelião, fazer uma matança, e pôde. Os Valar foram é omissos, deviam ter impedido que ele matasse os Teleri.
 
E eu pensei que era chata porque também não gostava dele.
Motivos existem vários, não é?

Apesar de no próprio apêndice de SdA denominar Fëanor como 'o maior dos eldar no campo das artes e dos estudos, mas também o mais orgulhoso e obstinado', ele podia ser bom em muita coisa. E ele era inteligente, não discordo. Mas ele se achava tanto que ferrou muitos Noldor com ele só por causa do seu orgulho. Acho que odeio ele por causa da ajuda negada quando as árvores morreram. Ele era mimado, chato, convencido e metido a besta. Onde já se viu encanar com os próprios irmãos porque eram filhos de outra mãe. O fato é que Fëanor se achava melhor até que Eru, se bobear.
Ele odiava Melkor e mesmo assim conseguiu ficar cego pelas armações dele. Ele teve capacidade de matar muitos elfos, trazer maldições para os Noldor, abandonar o irmão pra ir sozinho pra Terra Média e acabar com um monte de vidas inocentes. Se ele não fosse tão egoísta e mesquinho, cheio de 'mimimi eu quero minhas pedrinhas brilhantes!' talvez muita desgraça fosse evitada. Fez tanto mal que no fim as Silmarili não ficaram com ele nem com os Valar.

Eu só odeio ele pelo fato de ele ser um elfo super inteligente e usar todos os dons dele pra cometer atos imperdoáveis, só porque ele era uma criança mimada que não queria que ninguém chegasse perto das coisas dele.

(eu não tinha lido a expressão pedrinha brilhante nos tópicos de cima ^^")
 
Última edição:
Por nada... ele só colocou uma espada no peito do irmão, se revoltou contra os Valar, fez os noldor se revoltarem contra os Valar, comandou o fraticidio de Alqualonde, fez o irmão atravessar o Gelo Atritante (matou mais noldor), desembarcou na Terra Média e saiu como um bobão no meio de uma batalha e morreu... aahhh... ele ainda era ganancioso, egoísta, inconsequente, tolo, apressado, injusto, tinha uma "ligeira" obcessão por umas pedrinhas brilhantes e causou muita ruína e tristeza.... só... só isso...

Os Elfos, mais do que todos (talvez à exceção dos anões), tem uma grande conexão com suas obras. Do mais, as silmarilli não estavam nem perto de ser meras "pedrinhas brilhantes". Elas eram obras únicas e inigualáveis, feita pelo mais poderoso e habilidoso elfo que já existiu.

Tolo? Ele? Aquele que nunca deu ouvidos a Melkor, ele que tinha o racioncínio mais sutil e a maior determinação entre os filhos? Sei não, mas é mais uma questão de temperamento do que de habilidades mentais.

Abraços.
 
'pedrinhas brilhantes' eu só usei como demostração de pensamento infantil. Ele era egoísta, e isso é fato. Eu só escrevi isso como uma expressão de atitude, não pra desconsiderar o valor.

As silmarilli tinham um valor incalculável, mas a atitude do Fëanor de privar ela de qualquer outro ser quando precisaram dela pra tentar salvar a Laurelin e a Telperion. Ele só pensou nele quando ele fugiu e deixou pra trás o irmão dele com os Noldor e matou os teleri só porque não conseguiu pegar as embarcações deles.

Ele era poderoso, inteligente, amado, respeitado ou seja, ele era um elfo Grande. Ele podia ter qualquer coisa que desejasse se tivesse bom senso e soubesse usar os dons dele, mas ele era egoísta e pensava como criança, só queria o que era dele e não poupou esforços mesmo que isso significasse amaldiçoar toda uma geração e acabar com muitas vidas inocentes.

Eu não gosto das atitudes de Fëanor e nada do que ele seja vai mudar as atitudes dele.
Uma coisa é você ser diferente (ser especial, ter dons e ser mais amado que os irmãos) outra coisa é você usar suas habilidades pra acabar com a vida dos outros.
Se fosse assim então a gente não poderia odiar Melkor, ele também era o melhor dos Ainur e usou todas as suas habilidades pra destruir tudo que encontrasse no seu caminho. Ele tava certo também?

Não há desculpa para o comportamento dele. Ele agiu como uma criança mimada( dai o 'mimimi quero minhas pedrinhas brilhantes', criança coitadinha que perdeu os brinquedos i.i). Ele não quis enxergar o mal que ele tava fazendo pro próprio povo dele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo