1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Escolas Literárias

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Forfirith, 23 Ago 2003.

  1. Forfirith

    Forfirith Usuário

    então...qual sua escola literária favorita? ou estilo literário...
    o meu é o quinhentismo,(ou classicismo)...Gosto também do romantismo...
    O principal motivo é Camões,claro...
     
  2. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Realismo,principal motivo:Machado de Assis,é claro :D
     
  3. Luthien_Star

    Luthien_Star Usuário

    Não tenho uma preferida, mas tem umas que eu odeio: Realismo (odeio Machado de Assis!!!! :x )...Romantismo (Eca, que melação)...Modernismo (tão desnecessária...)
     
  4. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Não tenho nenhuma predileta, eu gosto de ler qualquer coisa, quanto mais diversificação melhor! ^^
    Isso que dá não ter opinião, hehehehe...

    Nada contra Machado de Assis, mas eu não gosto muito dos livros dele, talvez seja o estilo... Bleh, não posso falar muito, não li muita coisa dele até hoje...
     
  5. Washu_Hakubi

    Washu_Hakubi Usuário

    Putz...
    odeio essas classificações :x
     
  6. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Romantismo (José de Alencar, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Byron, Camilo Castelo Branco, góticos em geral) e simbolismo (Alphonsus de Guimaraens - gótico pacas!, Cruz e Sousa, Camilo Pessanha)

    Escolas q eu não gosto: Modernismo (affe no começo eles avacalham só pra quebrar os valores!! Sai tosco demais), realismo (não tem graça, oras)
     
  7. Orion

    Orion Jonas

    Eu sempre gostei mais do Modernismo e em segundo eu acho que fica o Realismo.
     
  8. Findëlaurëa

    Findëlaurëa Usuário

    Pré-Modernismo e Simbolismo... :D

    Versos Íntimos (Augusto dos Anjos)

    Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
    Enterro de tua última quimera.
    Somente a Ingratidão - esta pantera -
    Foi tua companheira inseparável!

    Acostuma-te à lama que te espera!
    O Homem, que, nesta terra miserável,
    Mora, entre feras, sente inevitável
    Necessidade de também ser fera.

    Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
    O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
    A mão que afaga é a mesma que apedreja.

    Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
    Apedreja essa mão vil que te afaga,
    Escarra nessa boca que te beija!


    Adoro essa poesia!
     
  9. Finrod

    Finrod Visitante

    Tipo, não é uma escola, mas eu visito a Blibioteca Nacional aqui no Rio de Janeiro, etc. :mrgreen:
    Gosto do modernismo! :obiggraz:
     
  10. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário


    que heresia... Machado de Assis é um gênio.
    E concordo com quem disse que odeia essas classificações...
    Não tem nada a ver. O que importa é vc ler e gostar do livro...
     
  11. Forfirith

    Forfirith Usuário


    As classificações servem para se diferenciar estilos de escrita apenas,não há nada de errado com elas.Você não vai deixar de gostar de um livro por causa de sua classificação...elas são generalizadoras, há sempre exceções...
     
  12. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Exatamente, Forfiry! Classificar uma obra não é questão "rotular", mas sim dividir para estudar melhor. Já pensou se a gente estudasse o corpo como um todo e não cada órgão separadamente em medicina? Não seria um desastre? A própria ciencia tem que ser dividida para ser estudada e compreendida melhor. :)
    Além do mais, as classificações mostram o tempo em que foram escritas, as rimas, o assunto... Nada mais prático! ^^

    E como a Forzinha disse, sempre tem exceções sim, por isso não podemos levar tão a sério também... =)
     
  13. Forfirith

    Forfirith Usuário

    :D
    Exatamente o que eu quis dizer...
     
  14. Orion

    Orion Jonas

    Stop.
    A vida parou
    ou foi o automóvel?


    Adoro esses poemas Modernistas. :obiggraz:
     
  15. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Eu realmente tento não me prender nisso porque, para começar, não gosto de rótulos. E principalmente porque ver a literatura pelas escolas literárias é um pouco perigoso. É como se colocasse tudo em caixinhas, isolando o que serviu de base e o que vai influenciar outras escolas. O caso do Machadão, por exemplo. Todo mundo tasca um belo de um "Realismo" nas obras dele, mas ele não é *só* Realista, entendem?
     
  16. Forfirith

    Forfirith Usuário

    sim,e foi isso mesmo que eu disse no meu post anterior,elas são generalizadoras,mas ha sempre exceções dentro delas...o que eu quis perguntar na verdade é qual o ESTILO que escrita favorito,que são diferenciados através das escolas...entendem?
     
  17. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Não sei, Forfirith. Justamente por haver exceções (sempre) que não se deve colocar as coisas em um mesmo balaio. Você pode colocar mil poetas românticos em uma análise e achar vários pontos em comum, mas você também encontrará diversos pontos diferentes entre um e outro. É só analisar uma poesia do Álvares de Azevedo e do Casimiro de Abreu.

    Pertencem a mesma escola, e são completamente diferentes. É sob esse aspecto que acho perigoso analisar pela escola literária. Entendo o que você quis dizer com "estilo de escrita" (ou acho que entendo), mas isso foge ainda mais de um conceito padronizado como é o da escola literária, uma vez que cada autor tem seu próprio estilo.

    Se for pensar em características (versos livres? sonetos? grande uso de antíteses?, etc.), caímos no mesmo problema do estilo de escrita, porque até mesmo um autor contemporâneo pode ter tendência a usar "ferramentas" que julgamos pertencer a determinada escola, e mesmo assim... é contemporâneo.

    Mas isso tudo é só uma opinão pessoal e eu ainda vou arder no mármore do inferno dos críticos literários por estar fugindo de padronizações :mrpurple:
     
  18. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Acho que essas padronizações têm sua função por questões didáticas. De alguma forma existem tendências, modelos que influenciam os artistas de determinada época. Não é errado dizer que Álvares de Azevedo é romântico ou que Cruz e Souza é simbolista. O que não se pode fazer é achar que uma obra pode ser encerrada em uma série de fórmulas que caracterizam uma escola. Esse tipo de padronização é interessante quando se quer ter uma visão geral da época, mas não quando se quer estudar a fundo uma determinada obra ou autor.

    Eu por exemplo tive certa dificuldade para enquadrar o meu autor favorito dentro de uma escola literária (eu conclui ser realismo), mas depois de um tempo eu desisti de pensar nesses termos.
     
  19. Isa

    Isa Usuário

    hmmmmmmm Realismo, principalmente o psicológico!!!!
    machado de assis é a melhor coisa que tem gente!!!!! haha
    tb gosto de romantismo, minha profº abomina romantismo, mas eu sou simplesmente apaixonada pelo álvares de azevedo :grinlove: :grinlove:
     
  20. Forfirith

    Forfirith Usuário

    Sim,com certeza,esse é um aspecto ruim de se dividir,acaba-se incluindo todos os escritores (e artistas também) em um determinado grupo com certas caracteristicas,e acaba-se crendo que todos,sem exceção,escreviam exatamente da mesma maneira,porém,todos são diferentes,até os que são parecidos...
    Agora,cabe a nós entender que há sempre as tais excessões dentros das categorias,e que até mesmo as categorias têm suas variações...
    Mas ainda acho uma coisa 'correta' estebelece-las,porque de que outra maneira poderiamos estudar a literatura? [Lembrando que no curso basico (fundamental e medio) estuda-se 'superficialmente',especialmente no ensino medio,em que há apenas três anos para se estudar toda a literatura...]Se não fizéssemos essa classificação,teríamos de estudar escritor por escritor...
    Bom,de qualquer forma,sou novinha,posso muito bem estar enganada...Mas essa é minha opinião..
     

Compartilhar