• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eru... qual a dimensão dos seus poderes?

Eru tem poder maximo?


  • Total de votantes
    30
Como o Snaga disse, Eru é, e acabou. Seus poderes são imensuráveis como a abrangência de sua ciência e presença... Como foi concedido o livre arbítrio a todos, interferir contra uma causa, objetivo ou 'pessoa' seria controverso. Mesmo a morte e fatores que aos nossos olhos são cruéis, acabarão, se é que podemos chamar assim, de acordo com o desejo de Eru.

Já citei aqui no fórum, e vale novamente para este caso comparado ao cristianismo temos aquele ditado "Deus escreve certo por linhas tortas" :)
 
É como eu vi no post do DeR HeXeNMeisTeR, qual seria a "piada" em ficar interferindo em algo que já estava pré-definido desde há muito tempo atrás?


P.S.: votei na primeira opção, embora não concorde com a parte de "testar as raças". Ele não interferiu porque não faria sentido isso.
 
Eru llúvatar...Pai de Tudo, é difícil dizer a dimensão de seus poderes já que na obra não consta nada específico, poder de criar a vida independente de tudo, criou os Ainur e os influênciou, era piedoso ao meu ver, e acho sim que tinha poderes de dar e retirar as vidas se necessário fosse.
 
cara, eru é o criador, bixo...
assim como deus, ele não interfere, mas creio que ele tem noção exata de tudo que poderia acontecer...
 
Para mim ele era onipotente e ponto. Poderia ter dizimado Melkor e Sauron com um peteleco, mas não era seu papel interferir em tudo. Aliás, nem sei como ele afundou Númenor. Depois da própria criação de Arda, acho que foi a única ocasião em que ele teve uma participação direta. Que graça teria em criar um mundo e não deixar que esse mundo se vire sozinho, sempre interferindo a seu gosto?
 
Hoje estava pensando "Tolkien era cristão. Ora como cristão, ele colocou Eru na sua historia para substituir Cristo" e então disse para mim mesmo "Mas qual a dimensão dos seus poderes? E porque ele não interviu na guerra contra Sauron, uma vez que Melkor poderia ser tao forte quanto ele mas Sauron era um maiar, ou seja mais fraco? Que foi feito dele na segunda e terceira era? será que os homens acreditam nele apenas como um mito ou como algo real? ou será que eles o desconhecem?"... E foi por isso que abri este tópico.

Para ver essas perguntas respondidas, já que não as encontrei sozinho. Eru e uma criatura ao nivel sagrado, um deus da terra media. Mas poderia ele fazer dela o que quisesse? Ou os seus poderes eram limitados?

Na wikipédia diz:

"Eru Ilúvatar é o nome do Deus Supremo na obra de J.R.R.Tolkien. É o criador onipotente, tendo delegado, porém, a maioria de suas ações dentro da Terra () aos Ainur."

Mas então ele deveria poder deter Sauron e Melkor? Porque não o fez? Isso leva.me a pensar que os seus poderes eram limitados, e secalhar poderiam apenas servir para criar a não para derrotar e para destruir. Mas ele e o Deus supremo e (por exemplo) Melkor pode detrupar e destruir, ele tambem devia poder.

Peço uma resposta

Abraços


Primeiro acho que Eru corresponde a Deus e não a Cristo - para mim são seres diferentes Deus e Cristo.
Depois, responderei com aquela forma chata de se perguntar:

Deus interfere nas desgraças do nosso planeta? Não. Então por que Eru interviria? Se ele criou as raças e as abençoou com o Livre Arbítrio, ele deveria deixá-las viver fosse da maneira a qual desejassem, fosse esta boa ou ruim para si próprios. Acredito que Eru tenha poder ilimitado e que simplesmente não interviria na forma de agir de uma nação. Caso não seria quase uma ditadura divina! Eles criam os problemas, eles que resolvam, oras! Para que dar um preferência a uma raça (mesmo sendo a inimiga orcs e seja lá o que mais)? A Era é deles, a vida é deles, o livre arbítrio é deles. Não os empedirei de desejar poder, tampouco os ajudarei ou prejudicarei quanto a isso.

Mas então ele deveria poder deter Sauron e Melkor? Porque não o fez? Isso leva.me a pensar que os seus poderes eram limitados, e secalhar poderiam apenas servir para criar a não para derrotar e para destruir. Mas ele e o Deus supremo e (por exemplo) Melkor pode detrupar e destruir, ele tambem devia poder.

Sm, poderia deter Sauro e Melkor. Porque, numa forma fria de se dizer (a minha e não a Dele), não era problema de Eru! Era problema dos seres lá embaixo; eles deveriam lutar por sua sobrevivência! Eru é um ser tão, mas tão divino que não seria justo sequer tolerável sua participação numa guerra. E ele pode, mas sua natureza não é como a de Melkor, ele é simplesmente justo e não seria (exatamente) justo um ser maior que todos os outros seres unidos se meter em uma batalha para favorecer algum lado mesmo que este lado fosse, em determinados e balanceados pontos de vista, o lado "do bem".
 
Sim, Eru tem poderes ilimitados, não intreferiu na guerra contra melkor porque quis testar as raças

Votei nessa opção, mas não concordo totalmente com todos os termos que a envolvem. Eru de fato tem poderes ilimitados, mas não creio que Ele não intreferiu na guerra contra melkor porque quis testar as raças, porque sou de opinião que Ele interfiriu sim senhor!

E Eru não é a representação de Cristo, mas sim do próprio Deus, como muitos já disseram aqui (com razão). E Deus sempre interfere em tudo, mesmo quando parece que Ele deixa os homens à revelia. Porque Ele está por trás (e pela frente também) de todas as coisas. Não era, em absoluto, diferete no caso de Eru.

Alguém pode perguntar: mas como ele interferiu nas guerras se aconteceu tudo daquele jeito tão 'desastroso', com tanta gente morrendo, tanta gente fazendo escolhas erradas, tanta desgraça?" Pois eu digo que isso sim foi uma forma de teste, mas Eru tinha o conhecimento e a inflluência sobre tudo o que acontecia.

Quem já ouviu falar em vontade permissiva de Deus e vontade determinante de Deus? Acho que com Eru era da mesma forma. Ele permitia que algumas coisas acontecessem, como todas as guerras e tal, todas as desgraças, porque primeiro houve uma escolha dos seres criados por Ele (valar, maiar, humanos, elfos, etc) e criados pelas criaturas d'Ele (anões, etc) que seguiu para uma direção que não era a que Ele havia determinado, apesar de ele permitir que se seguisse o caminho escolhido. Mas viriam as conseqüências dessas escolhas (lê-se guerras, mortes, desgraças, etc). Só que, apesar de sua permissão, houve, atuando a todo o momento, sua vontade determinante, que determinou o fim, como se daria a conclusão (das guerras e tudo o mais).

Bom, é isso o que eu penso.
 
Estava aqui tentando elaborar uma resposta que pudesse acrescentar algo ao tópico.
Mas pelo que entendi, Nómin, não leu O Silmarillion ainda. E como disse é ateu.

Se vc é ateu, como poderia compreender a profundidade da comparação de um personagem de um livro que não leu ao ao Deus cristão (que vc não acredita?)

--

Mas partindo desse princípio, ele criou tudo.
Inclusive Melkor. Que foi responsável por muitas coisas más.

Mas ainda assim, sua criação.

Se Eru quisesse um mundo perfeito, teria criado assim.
E diria, e mundo, seja perfeito. Funcione como um relógio.

Qual seria o sentido disso?
 
Estava aqui tentando elaborar uma resposta que pudesse acrescentar algo ao tópico.
Mas pelo que entendi, Nómin, não leu O Silmarillion ainda. E como disse é ateu.

Se vc é ateu, como poderia compreender a profundidade da comparação de um personagem de um livro que não leu ao ao Deus cristão (que vc não acredita?)

--

Mas partindo desse princípio, ele criou tudo.
Inclusive Melkor. Que foi responsável por muitas coisas más.

Mas ainda assim, sua criação.

Se Eru quisesse um mundo perfeito, teria criado assim.
E diria, e mundo, seja perfeito. Funcione como um relógio.

Qual seria o sentido disso?

E a velha história do Livre Arbítrio versus Fantoches.... E Ele preferiu o LA... o qual agradecemos...
Afinal, se criasse fantoches não existiria livro algum após o Silma... a criação malvada seria destruída e não teria nada pelo que lutar e consequentemente FIM de historinha....
 
Nenhuma das duas: provavelmente Ele tem poderes ilimitados, mas estipulou regras que até mesmo ele não pode quebrar.

(Tipo, se eu fosse Eru, já teria desmanchado essa baraga e começado tudo de novo. Aí ia ser uma desgraça ver que o segundo projeto desanda do mesmo jeito e... peraí, talvez sejamos a segunda versão, e ele vendo que foi besteira desmanchar Arda da primeira vez, resolveu - ou seja tomou a resolução - que não desmancharia desta vez, não importa a merda que pareçam estar fazendo :P )
 
Dentro de uma visão cristã, Eru é Deus, simples assim, seus poderes são imensuráveis, ele pode tudo. Mas, ele delegou poderes a seus subordinados como Manwë e Varda, ele provavelmente era um ser muito sozinho por isso criou, com muito esforço, Arda.

Eru tem o poder de controlar tudo ao seu redor, mas para que sua criação fosse de verdade ele lhes deu o livre arbítrio e deixou que o mundo tomasse seu curso, acredito que ele queria ver o desenrolar dos acontencimentos, como suas criaturas iriam se comportar, se seria diferente ou igual ao que ele imagina, afinal cada uma delas é uma parte de si.

Mas, eu compartilho com uma opinião muito particular do Lyvio, quando ele fala que Eru interfere se as coisas não saem exatamente a seu gosto, ele toca seu dedo no destino e faz com que as coisas rumem de sua forma. É bem complicado desvencilhar a figura de Eru da figura do destino, pois se o destino existe foi Eru quem o criou? Mas se ele criou porque então concedeu o livre-arbitrio? Será que esse destino poderia ser mudado? São algumas questões que ficam na minha mente, mesmo acreditando que não existe um destino fixo e que cada um dos personagens fez a sua escolha.
 
Como já dito anteriormente, Eru é a representação do Deus cristão, portanto, ele tem plenos poderes, ele age da forma como ele quer e da forma como achar adequado.

Embora ele seja pouco citado na Obra, ele tem um papel muito importante em Eä.

=]
 
Essa é a enquete mais desigual que vou ver aqui na Vali. :lol:
Enfim, o pder de Eru é tanto criar,(elfos, homens), quanto para destrir, Numenor por exemplo.
O poder de Eru equivale-se ao deus Judaico/Cristão, mas contando que ele não interfere no decorrer da história.
Tolkien como católico, coloca varias passagens implicitas em seus livros sobre a biblia, desde a criação de Ëa, até seu suposto apocalipse. Era tudo coisas contidas na biblia.
Tenho receio que tanto as lendas européias quanto a biblia9que receio eu tenha mais peso) foram os alicerces para a mitologia que Tolkien criou.
:think:
 
Dimensões dos poderes de ERU?

Acho que essa enquete deveria ser remodelada, talvez:

Os poderes de Eru possuem dimensão?

Vejam bem, não há dimensões dos poderes de Eru, Ele é inatingivel, inalcançavel, inigualavel, Onipotente, Oniciente e Onipresente, ERU é Deus em si nas obras de Tolkien, é o ser perfeito, aquele que criou tudo e assim como criou pode destruir, tudo desde o início já foi decidido e nada pode sair a seu controle pois ele já traçou o que ia ocorrer e ninguém poderá mudar além dele. As desgraças e alegrias de arda, ele ja sabia que iriam ocorrer, porém, nada sairia a seu controle, tudo isso deveria ocorrer para a posteriori configura-se no que ele decidiu. Melkor tentou criar como Eru, mas não conseguiu e vendo isso buscou destruir.

Ele, lutou contra um poder infinitamente maior que o seu, foi uma luta em vão que no final nada que ele fez durou, pois arda aos poucos foi curada e tudo voltou como devia estar: Do jeito que ERU queria. Não adianta, Melkor lutou uma luta impossivel, como se Imperio Romano enfrentasse ao mesmo tempo todas as outras civilizações da terra ou seja, mesmo poderoso, era uma batalha perdida antes mesmo de começar.

E como Eru disse para melkor:

E tu, Melkor, verás que nenhum tema pode ser tocado sem ter em mim sua fonte mais remota, nem ninguém pode alterar a música contra a minha vontade. E aquele que tentar, provará não ser senão meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantásticas, que ele próprio nunca imaginou.

Todos são "manipulados" por eru, não diretamente, mas sempre que alguém tenta derruba-lo, ele vem e intervem sutilmente e essa intervenção converte-se no seu desejo, mesmo passando por mortes e sofrimentos, exatamente por que, aqueles sacrificios foram necessários para a configuração de um bem maior, um bem que eru já havia previsto. Não estou dizendo que ele não dá o livre arbitrio, entendam. Há sim um "Livre arbitrio", porém caso algo saia de seu controle, de seus planos ele aproveita e encontra outra saída para resolução do problema, o que implica dizer que o ser que causou a necessidade dessa mudança escolheu um caminho que tal situação ocorreria, ele poderia sim ter escolhido outro caminho e outra situação ia se configurar, cada um é senhor de seu destino, mas eru sabe todos os caminhos que cada um deve seguir e as consequencia devido a escolha e por isso, quando o ser faz uma escolha errada que possa causar alguma catastrofe ele intervem, uma unica palavra de um ser pode mudar o destino de muitos, Imaginem se frodo decidisse ficar com o anel?

Sauron retornaria e tudo estaria perdido temporariamente, mas, aos poucos ERU mecheria seus pauzinhos e Sauron teria seu fim.

É muito complicado o estudo de ERU em sí, nunca chegaremos a uma conclusão exata de qual teoria é a certa, até por que, ERU é o Deus Cristão e Deus é Misterio, um mistério o qual desconhecemos, misterio esse que tolkien por desconhecer também criou eru e fez sua participação sutil assim como deus, sempre nos bastidores, agido discretamente mas com uma precisão ímpar.
 
Última edição:
Pensar assim sobre Eru é muito facil porque penso assim todos os dias so que com relaçao á Deus: se ele é poderoso/existe mesmo por que deixa seus filhos sofrerem?
Se ele nao existir tuuuuudo bem, é facil compreender porque o mundo está do jeito que está, é facil aceitar, mas "sabendo" que ele existe é insuportavel pensar que em somente um movimento ele nos salva e nos poe longe do alcance do mau (inferno, demonio, diabo, tentaçoes... o que for). Nao sei se Eru é como Deus, que coloca em provaçao seus proprios filhos, mas sei que Eru pode querer mostrar aos dele o mundo, o bem e o mal, e da mesma forma como um pai deixa o filho cair cair e cair ate aprender a andar é ele. Penso que Eru deixaria as coisas andarem ate que se chegasse num ponto onde realmente arda seria destruida e estava fraca ele agiria.
Eru agiu contra Sauron, mas segundo a Biblia Deus deixará que a Terra seja destruida :disgusti:
(é uma boa, mas nao recomendavel comparaçao)
Prefiro pensar assim com relaçao a Eru, pelo menos tenho menos odio dele!
 
Pensar assim sobre Eru é muito facil porque penso assim todos os dias so que com relaçao á Deus: se ele é poderoso/existe mesmo por que deixa seus filhos sofrerem?
Se ele nao existir tuuuuudo bem, é facil compreender porque o mundo está do jeito que está, é facil aceitar, mas "sabendo" que ele existe é insuportavel pensar que em somente um movimento ele nos salva e nos poe longe do alcance do mau (inferno, demonio, diabo, tentaçoes... o que for). Nao sei se Eru é como Deus, que coloca em provaçao seus proprios filhos, mas sei que Eru pode querer mostrar aos dele o mundo, o bem e o mal, e da mesma forma como um pai deixa o filho cair cair e cair ate aprender a andar é ele. Penso que Eru deixaria as coisas andarem ate que se chegasse num ponto onde realmente arda seria destruida e estava fraca ele agiria.
Eru agiu contra Sauron, mas segundo a Biblia Deus deixará que a Terra seja destruida :disgusti:
(é uma boa, mas nao recomendavel comparaçao)
Prefiro pensar assim com relaçao a Eru, pelo menos tenho menos odio dele!

Interessante sua questão, pelo que entendi você quer dizer que ERU é menos Mau que Deus, tendo em vista ele não deixar que arda seja destruída enquanto Deus, permitir a destruição da terra.

Discordando de você, eu acho que a comparação é plenamente plausivel, há 95% de semelhanças entre Deus e ERU, e simplesmente, pelo fato de Deus permitir que a terra fosse destruida enquanto ERU não, não necessariamente quer dizer que a comparação não é recomendável.
Como todos sabemos, Tolkien era muito religioso e certamente ele sabia que segundo a bíblia Deus iria permitir a destruição da terra, porém, Arda é o mundo dele e ele o faz como quer e a seu modo, ele não quiz um fim trágico para arda como a terra terá segundo a biblia, Tolkien escreveu suas obras inspirado e muitas coisas, ele via as constantes guerras na sua épica e queria se desvencilhar um pouco da realidade, ele queria um mundo onde todos sofreriam sim, mas que no final tudo desse certo, tudo terminaria bem. E porque isso?, simplesmente porque esse era o desejo dele, esse era o sonho dele.

Rsumindo: Tolkien criou ERU com base em Deus sim, porém o modificou a seu modo, umas modificações muito sútis tal qual essa que você acabou de citar acerca da destruição da Terra e a eterna permanência de arda.:yep:
 
Interessante sua questão, pelo que entendi você quer dizer que ERU é menos Mau que Deus, tendo em vista ele não deixar que arda seja destruída enquanto Deus, permitir a destruição da terra.

Discordando de você, eu acho que a comparação é plenamente plausivel, há 95% de semelhanças entre Deus e ERU, e simplesmente, pelo fato de Deus permitir que a terra fosse destruida enquanto ERU não, não necessariamente quer dizer que a comparação não é recomendável.
Como todos sabemos, Tolkien era muito religioso e certamente ele sabia que segundo a bíblia Deus iria permitir a destruição da terra, porém, Arda é o mundo dele e ele o faz como quer e a seu modo, ele não quiz um fim trágico para arda como a terra terá segundo a biblia, Tolkien escreveu suas obras inspirado e muitas coisas, ele via as constantes guerras na sua épica e queria se desvencilhar um pouco da realidade, ele queria um mundo onde todos sofreriam sim, mas que no final tudo desse certo, tudo terminaria bem. E porque isso?, simplesmente porque esse era o desejo dele, esse era o sonho dele.

Rsumindo: Tolkien criou ERU com base em Deus sim, porém o modificou a seu modo, umas modificações muito sútis tal qual essa que você acabou de citar acerca da destruição da Terra e a eterna permanência de arda.:yep:


Mas se vocês analisarem outros textos de Tolkien verão que Eru É Deus. Há um texto chamado "O Diálogo de Finrod e Andreth" em que Andreth uma humana sábia relata a Finrod que há uma tradição entre os homens que diz que Eru entraria na terra média em caso de grande necessidade para os seus filhos. Mas vejam só, entraria na terra mas também permaneceria fora dela, de acordo com sua essência. Isso é uma referência clara a vinda de Cristo.
 
Mas se vocês analisarem outros textos de Tolkien verão que Eru É Deus. Há um texto chamado "O Diálogo de Finrod e Andreth" em que Andreth uma humana sábia relata a Finrod que há uma tradição entre os homens que diz que Eru entraria na terra média em caso de grande necessidade para os seus filhos. Mas vejam só, entraria na terra mas também permaneceria fora dela, de acordo com sua essência. Isso é uma referência clara a vinda de Cristo.

Mas segundo a Biblia Deus só vira depois que tudo estiver destruido, somente quando os verdadeiros cristaos estiverem mortos de fome e de sede, os que nao tiverem a tal marca. Já Eru, pelo que eu li ai, entraria na terra-media em caso de necessidade de teus filhos. Entendes?
"Deus irá vim sim", mas só para o Juizo Final, nao? Foi isso que aprendi nas aulas biblicas dominicais.... há muito tempo. Tem um monte de coisas (desgraças) pra acontecer com os homens antes de sua vinda.

(vou deixar o meu erro)


Desculpe Puck, eu me confudi! A vinda de Cristo, nao é?!
Agora surgiu uma nova nota: Eru salvou a Terra-media uma vez e Deus salvou a Terra tambem uma vez!!! Porque ele mandou Jesus para pagar por nossos erros e ele nao ter que nos destruir, nao é?
Isso me confude um pouco....
Bem Lyvio, agora Eru e Deus estao empatados, 100%

Será que o Diluvio pode ser considerado que Ele nos salvou??

Me corrijam se estiver errado!

Lyvio, eu acho que nao é recomendavel, (mas vamos descutir, eu gosto muito de falar disso) pelo simples fato de que minha observaçao nao ser a das melhor quanto a Deus, pois eu acho que falar sobre Deus é arriscado...
 
Última edição:
eu concordo com a segunda alternativa mas discordo em relação que diz que ele não pode destruir

acredito que os poderes dele são limitados,não gosto pensar que alguém não tenha um ponto fraco,acredito que Eru deve invejar algo,algo que ele com todo o seu poder não pode ter

pelo o que me lembro do Silma,os Ainur são de origem dos pensamentos de Eru,sendo assim,eu acredito que Eru tenha um lado invejoso,doente porque Melkor nasceu apartir desse pensamento,sendo Melkor o mais forte dos valar,esse pensamento invejoso em Eru não era pequeno

acho ainda que Eru não destruiu Melkor porque se sente culpado pois foi ele que criou o Morgoth assim Morgoth pagou o pato para eru,assumindo seu lado negro
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo