• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eras modernas e atuais

Todos os elfos foram para o oeste com o tempo, não? Até os avari. Ou seja, as Terras Imortais continuam lá como sempre estiveram, embora inacessíveis a nós.

De resto, concordo.

Ah, o motivo da extinção dos anões também poderia ser a falta de fêmeas da espécie, não sei onde li mas as fêmeas eram extremamente raras e mal saiam das cavernas.
 
O mais legal desse tópico é que só tem especulações e viagens! :lol:

Ah, o motivo da extinção dos anões também poderia ser a falta de fêmeas da espécie, não sei onde li mas as fêmeas eram extremamente raras e mal saiam das cavernas.
Isso é encarado como lendo, se naõ me engando. Existiu sim anãs, mas por serem muito parecidas com os anões, pessoas "de fora" pensavam que elas não existiam.
 
[...]
Os Hobbits, por mim, foram se assimilando às civilizações dos Homens, lentamente ficando mais altos e parecidos aos homens, até sua antiga raça desaparecer, e virar Lenda.

Hobbits podem ter sido os antepassados dos Pigmeus e podem também serem responsáveis pelo nanismo. :lol:
 
Mas gosto de pensar que houve sim uma tragédia, é impossível não termos nenhum registro (seja escrito ou arqueológico) de uma cidade como Minas Tirith.

Com mais conjecturas, e devo afirmar que sou fã delas.
Minas Tirith seria algo com Istambul, e Bósforo pode bem ser onde ficava Osgiliath. Pelargir seria algo como Veneza.

Mas se querem minha opinião, acho que uma catástrofe aconteceu. Se você repararem as Ered Nimrais são bem parecidas com as montanhas do norte da Itália e da região da Trácia (Norte da Grécia), os Balças e os Alpes Dináricos.

Acredito que Gondor teve problemas e afundou junto com Harondor para formar o Mediterrâneo. O Mar Negro por sua vez pode ter sido Mordor, e talvez PJ não tenha errado tanto ao afundar Mordor drasticamente.

O Condado nós sabemos, é hoje a Bretanha e sendo assim pode bem ser possível que Valfenda ficasse onde é o Canal da Mancha ou mesmo a França. O Mar Báltico e do Norte são nitidamente Forochel e toda aquela área próxima. Forodwaith pode ter afundado, menos a Islândia.

As Montanhas Kiolen na Noruega e na Suécia é estranhamente parecida com as cadeias de montanhas onde fica Moria e Caradhras (não lembro seu nome). A linha que desce desde Copenhague até Munique é muito parecida com ela. Milão fica numa cadeia de montanhas curiosamente parecida com a área de Edoras e do Abismo de Helm.

Espanha e Portugal podem ter sua origem no braço mais ocidental das Montanhas Brancas, As Pinnath Gelin são parecidas com as Ilhas Baleares na Espanha. Toda a "Bota" da Itália se parece com as montanhas que vão de Belfalas até as Montanhas Brancas. Dol Amroth pode bem ficar em algum lugar no Mar Tirreno, entre Sardenha e a Itália.

Pode parecer loucura, mas se procurar em um mapa da Europa e comparar com um mapa da Terra-Média, as semelhanças são notáveis.

Eu colocaria como eventos importantes o nascimento de Cristo e a Revolução Industrial, marcando os eventos da Quinta para a Sexta Era e da Sexta para Sétima Era. Conjecturas, claro. Gostaria de colocar algo a respeito do Império Romano (Júlio César, queda, etc) e da Segunda Guerra, mas creio Cristo e a Revolução Industrial são mais importantes.

6 mil anos. Hum, isso dá uns 4000 a.C. Vou procurar a respeito dessa época.

Ainda acho que a mudança da 4ª para a 5ª foi algo que acabou com a cultura dos elfos e anões, e possivelmente quando os homens esqueceram as antigas histórias.
Da 5ª para a 6ª, poderia ser o chamado de Abraão, a libertação do Egito, ou a Queda da Babilônia, ou ainda A Invenção da Escrita < Sou mais devoto da última.
6ª para a 7ª, o Nascimento de Cristo.

A Revolução Industrial e a Queda do Império Romano não são bons:
Revolução Industrial não foi algo que mudou o mundo inteiro, e não muda até hoje. Um ministro Chinês foi perguntado sobre o que ele acha da Revolução Industrial, ele respondeu: "Ainda é muito cedo para falar".

Queda do Império Romano, não é bom o bastante, pois senão teríamos que contar a Queda do Egito, da Grécia Helênica, do Império Bizantino, do Império Turco-Otomano e da Babilônia.

Final da 2ª Guerra, não afetou a todo o mundo, embora sem dúvida a Queda de Hitler seja algo como a Queda de Sauron, e espero que nenhum dos dois retorne.

Há seis mil anos estaríamos na Idade dos Metais, ainda na Pré-História, está Era só acabou com o aparecimento da Escrita, o que seria a mudança da 5ª para a 6ª (de acordo com o esquema formado por mim).

É neste período que os homens se levantam da cousa que destruiu a Terra-Média e "criam" o Egito e a Mesopotâmia.

Desculpa pelo post gigante, mas ele foi muito interessante de se escrever. :oops:
 
Última edição:
Istimo Ainencaitor disse:
Ainda acho que a mudança da 4ª para a 5ª foi algo que acabou com a cultura dos elfos e anões, e possivelmente quando os homens esqueceram as antigas histórias.

Foi o que eu disse, não? :eek:

De fato, de tudo o que eu falei só acho que o Nascimento de Cristo e a Revolução Industrial devem estar obrigatoriamente. Veja que com a Revolução Industrial o mundo como um todo deu um passo gigantesco, toda a "cara" do mundo foi alterada de uma forma irreversível. Ainda mais para Tolkien, que odiava maquinarias e poluição, esse fato histórico deve ter sido um passo muito grande - e para pior.

Snaga, hehe, todos gostamos de especulações, e esse tópico rendeu bem mais do que o meu fracassado tópico da origem dos orcs, que pretendia tratar apenas coisas sérias dentro do âmbito tolkienriano.

E quanto as anãs, não vi onde, mas isso seria fato, e não uma lenda. Vou ver se alguém se manifesta a respeito, e depois dou uma procurada.

Ah, não acho que a invenção da escrita cabe como marco dentro da história tolkienriana, afinal ela já teria sido inventada muito antes (muito mesmo, mais do que 20.000 a.C.) pelos elfos (Rumil, Fëanor, etc) e depois provavelmente as casas amigas dos elfos vieram a usá-la, e mais tarde Gondor e Rohan. Claro, no âmbito Tolkienriano isso seria mais uma redescoberta, o que tira portanto toda a graça da data.
 
Última edição:
Foi o que eu disse, não? :eek:

De fato, de tudo o que eu falei só acho que o Nascimento de Cristo e a Revolução Industrial devem estar obrigatoriamente. Veja que com a Revolução Industrial o mundo como um todo deu um passo gigantesco, toda a "cara" do mundo foi alterada de uma forma irreversível. Ainda mais para Tolkien, que odiava maquinarias e poluição, esse fato histórico deve ter sido um passo muito grande - e para pior.

Ah, não acho que a invenção da escrita cabe como marco dentro da história tolkienriana, afinal ela já teria sido inventada muito antes (muito mesmo, mais do que 20.000 a.C.) pelos elfos (Rumil, Fëanor, etc) e depois provavelmente as casas amigas dos elfos vieram a usá-la, e mais tarde Gondor e Rohan. Claro, no âmbito Tolkienriano isso seria mais uma redescoberta, o que tira portanto toda a graça da data.

Não duvido que a Revolução seja algo importante, mas repare que são eventos que mudaram o mundo que marcaram as mudanças.

A Revolução Industrial não foi um evento, foi um período. Na época nem recebia este nome, era apenas uma mudança, embora vsita por todos.

Ela foi dividida em duas fases:
1ª de 1760 a 1860 quando a industria de algodão e o aperfeiçoamento das máquinas de vapor ocorreram na Inglaterra.
2ª de 1860 a 1900 quando foi espalhada pela Europa, EUA e Japão. Utilização do aço, aproveitamento de energia elétrica e dos combustíveis petrolíferos, invenção do motor de pistão e o desenvolvimento dos produtos químicos.

Isso descarta a Revolução, por ter sido mais um período do que um evento.

A redescoberta da escrita foi colocada por ser um acontecimento importante que marcou o fim da Pré-História. Antes desta redescoberta os homens eram povos inaptos, nem um pouco parecidos com os Edain. Toda uma cultura desapareceu, se você acha que as Tengwar eram mais importantes que os elfos.

É claro, isso foi tudo feito por convenção, é aceito que seja assim. Infelizmente Tolkien não está vivo, e Aelfwine não pode voltar de Aman novamente para nos contar, em bom Anglo-Saxão o que aconteceu neste período. Anyway, eram contagens élficas que devem ter continuado durante a passagem para o Oeste, o que nos faz pensar se ainda não estaríamos na Fim da Sexta.

De forma alguma deve ser visto como provocação de minha parte.
 
Sim, mas isso não impede de adotarmos uma data em especial quando a Revolução Industrial começou, não? Como em 1760, pelo que você falou. De datarmos um evento que daria origem a Revolução Industrial, que por sua vez daria origem a várias outras coisas. Nesse contexto esse primeiro evento seria importantíssimo.

Não entendi a firmação "se você acha que as Tengwar eram mais importantes que os elfos". A redescoberta da escrita foi sim importante, assim como o reinicio da humanidade após a queda do mundo tolkienriano, mas mesmo tudo isso foi apenas um recomeço, o que tira um pouco a importância de tudo isso. Tudo isso, na verdade, já ocorrera.

E eu tento ver as coisas do ponto de vista dos valar: eles vendo Gondor e o oeste desaparecer, e se espantando, eles vendo o nascimento de um suposto enviado de Deus, e discutindo a respeito, e por fim vendo as grandes mudanças de paisagem e na vida das pessoas na Revolução Industrial. Para mim isso os espantou mais. A reinvenção da escrita não os surpreenderia muito, eles já viram isso acontecer, foi apenas um recomeço.
 
Estive pensando nas grandes navegações. Foi quando iniciou a "primeira globalização", a descoberta oficial da América, a primeira circunavegação. Por volta dessa época foram criados/aprimorados/popularizados instrumentos como bússola, astrolábio e pólvora, a monarquia voltou a ser centralizada (absolutismo) e a burguesia ficou mais forte.
Para mim foi um grande marco na história.
 
A Revolução Industrial mudou a Europa. E a Europa não é o "mundo inteiro".

A História (que nos é contada conforme o ponto de vista dos europeus) nos ensina que tudo o que lá aconteceu é sempre um "grande marco histórico".


Ah, sobre os Hobbits: em algum lugar do "O Senhor dos Anéis", Tolkien diz que se tornaram um povo vadio e mendigo, que passa frio e fome e vive de furto. As pessoas grandes nunca os vêem, pois se escondem bem.

Em algum lugar dos Apêndices (não o Conto dos Anos) ou logo na Introdução? Não lembro... :think:
 
Estive pensando nas grandes navegações. Foi quando iniciou a "primeira globalização", a descoberta oficial da América, a primeira circunavegação. Por volta dessa época foram criados/aprimorados/popularizados instrumentos como bússola, astrolábio e pólvora, a monarquia voltou a ser centralizada (absolutismo) e a burguesia ficou mais forte.
Para mim foi um grande marco na história.

Não acho que isso venha a ser muito importante, afinal os gondorianos já haviam descoberto que a terra se arredondara, e também por que já existiam povos na américa.

No mais, acho que da 4ª para a 5ª realmente foi algo que fez com que todos os elfos e anões e outras "criaturas" desaparecessem, e os humanos os esquecessem, da 5ª para a 6ª foi provavelmente, a revolução industrial, que dura até hoje. Por tanto, estamos meio que numa "fase entre eras". Ou então se você adotar o maior abrangimento possível, estaríamos na 8ª era, a (re)invenção da escrita, o nascimento de cristo, e a revolução industrial seriam todos eventos de mudança de era também.

EDIT:Ka Bral, diz-se isso no próprio O Hobbit, se não me engano...:think:
 
Seria se Tolkien não tivesse falado que estaríamos no fim da Sexta Era, ou na Sétima.

Seguindo a linha de raciocínio levantada pelo Haran Alkarin (que só agora entendi), estaríamos no final da Sexta. Isto é claro orientando se pelos Valar.

As mudanças seriam, da 4ª para 5ª, o fim da Terra-Média como os Valar conheceram; da 5ª para 6ª, Nascimento de Cristo, quer seja ele filho de Eru, quer não, foi algo que deve ter sido de importância para os Valar; da 6ª para a 7ª, este é o problema, se nós tomarmos por base os Valar, creio que algo que poderia ter marcado foi, o susto de ver a Revolução Industrial, que não mudou o mundo todo, mas mudou a Terra-Média quase inteira.

De um ponto de vista mais histórico, a invenção da escrita que eu mesmo propus, não é um bom exemplo, pois senão teríamos que incluir, A Reinvenção da Roda e a Redescoberta do Fogo. Na contagem humana pode ser que ainda corre a Sexta, Tolkien menciona que poderíamos estar no fim da Sexta Era. Faz muito sentido se considerarmos o Aquecimento Global, que sem sombra de duvida mudará o planeta, creio que a próxima mudança de Era seja a do Aquecimento Global, talvez uma Nova Era Glacial, como no filme "O Dia depois de amanhã", embora este tenha sido exagerado.

Puramente para fins práticos, aceitamos que estamos na Sétima Era e que esta Era começou com o nascimento de Cristo.
 
De fato, a conexão entre Revolução Industrial e Aquecimento Global é muito interessante, mas outro fator importantíssimo aí no meio, talvez seja a questão Nuclear...
 
Creio q se nos basearmos nisso podemos estar msm no fim da sexta-era e talvez oq marque o início da sétima seja ou o iníco de uma nova era glacial, congelando todo o norte ou o prórprio apocalipse!

OBS.: Se a Terra-Média corresponde à Europa e África e a antiga Atlantis Numenór, as Américas seriam Valinor e a Ásia as Terras Negras?

Nós seriamos elfos ou Valar? ahuahuahuahah
 
Última edição:
OBS.: Se a Terra-Média corresponde à Europa e África e a antiga Atlantis Numenór, as Américas seriam Valinor e a Ásia as Terras Negras?

Nós seriamos elfos ou Valar? ahuahuahuahah

Não, Aman e Eressëa foram retiradas do mundo físico, e como bem disse um tal de Nicolau, a Terra é redonda agora.

Quando a Terra se tornou redonda, talvez até antes, foram criadas as Sun Lands e Dark Lands, que posteriormente viraram as Américas e a Austrália, respectivamente.
 
Creio q se nos basearmos nisso podemos estar msm no fim da sexta-era e talvez oq marque o início da sétima seja ou o iníco de uma nova era glacial, congelando todo o norte ou o prórprio apocalipse!

Mas a Terra está esquentando... não entrando numa nova era glacial!!! As geleiras vão derreter, o nível dos oceanos vai subir e isso também pode ser um marco, porque muitas cidades importantes serão destruídas e perdidas para sempre. (bem catastrófico)
 
Istimo Ainencaitor disse:
Puramente para fins práticos, aceitamos que estamos na Sétima Era e que esta Era começou com o nascimento de Cristo.

Bom, acho que estaríamos na Sétima Era, mas fora a Sexta era que se iniciou com o nascimento de Cristo, não? A Sétima Era começara com a Revolução Industrial, ou com a Guerra das Máquinas (nome que Tolkien deu as duas guerras mundiais), etc.

Eu acho que a América e Oceania sempre existiram, só que no extremo leste e sudeste da Terra-Média. É dito no Atlas da Terra-Média que os numenorianos chegaram ao oeste da América e "dali não ousaram partir".
 
Sim, sim, as Américas sempre existiram, só que elas ficavam mais para perto do que hoje seria a Ásia, o Pacífico aumentou neste meio tempo, e a América chegou próxima da Europa; puro movimento das placas tectônicas.

Sim, Sétima Era começada com o Nascimento de Cristo, por que ficaria infinitamente mais fácil de contar os Yéni, e Loar élficos. Os humanos mais uma vez para facilitar as coisas, colocaram esta questão.

Será que na história teria lugar para Noé e sua arca?
 
Sim, Kyrsme, em um estudo, coloca o seguinte:

1ª Era - 11800 anos, terminou com a Grande Batalha e a expulsão de Morgoth da Eä;
2ª Era - 3441 anos, terminou com a primeira queda de Sauron;
3ª Era - 3021 anos, terminou com a Guerra do Anel;
4ª Era - +ou- 3000 anos, terminou com o Dilúvio;
5ª Era - 2348 anos, termina com o nascimento de Cristo;
6ª Era - 1945 anos, termina com a 2ª Guerra Mundial (ou Guerra das Máquinas, como Tolkien chamou o conjunto da 1ª e 2ª GM);
7ª Era - até o presente.

Não entendi o que você falou a respeito do início da Sétima Era (facilitar o quê??). Ainda acho que a Sexta Era teve o início com o nascimento de Cristo e a Sétima Era teve início com algum acontecimento moderno importante.
 
Obrigado, Istimo!

Eu acho que da Quarta para Quinta Era ocorreu algum evento desconhecido que fez desaparecer todo o povo de Gondor, Rohan, os anões e etc. Foi a queda do mundo tolkienriano para o mundo comum, quando os elfos e ainur foram esquecidos ou viraram apenas uma lenda.

Mas vc deve bem estar lembrado que os hobbits ainda existem... é só ler o prefácio (é o prefácio???) de "O Hobbit". :joy:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo