• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eras modernas e atuais

Cara, esse tópico realmente deu muito pano pra manga.
Qualquer dia que tiver tempo releio tudo o que foi discutido aqui!
Se bem que as divagações do Aracáno fugiam muito do tema, mas tudo bem!
 
nossa...
que interessante!
parabéns por expôr algo novo e produtivo no fórum e que nos fará pensar, pesquisar e juntos, achar possíveis respostas!
hoje estou um pouco sem tempo para ler com calma, mas farei isso mais tarde!
 
Pensando a questão da Eras, em outros tópicos, e indo em um argumento contra o póprio autor (carta 141, se não me engano), acho interessante colocar a questão já colocada em outro post:

A Terceira Era se situaria num momento de "auge" do Medievo, seguindo analogamente a idéia de Gioachinno da Fiore, temos as Três Eras cristãs para o Mundo, sendo a Era do Pai (da Criação), do Filho (momento da Encarnação) e do Espírito Santo (momento escatológico).
Sendo assim, contando os anos, da forma pela qual a variação temporal das Primeiras Eras deve ser levada em conta, teríamos que, a Primeira Era, em si, data do momento primordial, da Criação ao surgimento do homem (como pensavam os homens do medievo).
Desta forma, temos que entender que, a Primeira Era do Sol e da Lua, é muito mais recente a nossa história, e de duração significativamente mais curta que a Primeira Era das Árvores, por exemplo.
Ao fazer a datação, diria que, a Primeira Era das Árvores remontaria a milhões de anos atrás, enquanto a Era do Sol e da Lua, a poucos milhares, já com a existência humana.
A Segunda Era é o período "clássico" da humanidade, e a Terceira Era o medievo em si.
A Quarta Era inaugura, a Era dos Humanos, de fato, o período que alguns historiadores chamam de Idade Moderna. Dentro da idéia de Jacques Le Goff, ainda é o medievo, enraizado na sociedade por "n" fatores, sendo que para Le Goff a Idade Média dura dos séculos II e III d.C, até os séculos XVIII - XIX.

O que nos colocaria, hoje, de fato, na Quarta Era do Sol e da Lua, ainda.

É uma questão bem delicada, mas que não poderia deixar de colocar, já que meu querido colega Snaga deu a idéia. E ainda podemos dar continuidade a este tópico. =]

Muito interessante essa bela explicação do Aracáno. Atualmente existe uma necessidade de expor o conteúdo de Tolkien de uma maneira transdisciplinar.

As vezes verifico que é preciso quebrar alguns paradigmas nas discussões; é o que tento fazer as vezes. Como este é um espaço aberto e democrático há uma tendendia de haver alas mais ortodoxas e uma ala mais aberta.

Mais uma vez...Parabéns ao Sr. Aracáno Elessar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo