• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eras modernas e atuais

Sim, parece que já li algo a respeito. Os hobbits continuariam por aí, imperceptíveis, não?
 
continuando:
7ª Era - início com o crescimento do Império Americano
7ª Era - final com o retorno do Senhor do Escuro

E o final já se aproxima; Morgoth já está em Arda, na forma de uma fumaça negra, circulando pela ilha do seriado LOST...

Ah, editando:
Sim, os hobbits ainda estão por aí, mas apenas Tolkien sabia da existência deles. Tudo mudou quando a Xuxa viu um deles e, em sua ignorância e patricice, os chamou de Duendes.... Agora os Hobbits não saem mais, de tão envergonhados que ficaram.
 
Última edição:
Fiquei sabendo que foram morar na Irlanda, e mudaram o nome deles para "Lepreshaun", só para esquecer este fato tão traumático... :rofl: :rofl: :rofl:
 
Já que estamos no terreno das especulações, proponho um cálculo baseado em Platão. Segundo o seu relato, a Atlântida teria afundado cerca de 9000 anos antes de seu próprio tempo (+- 500 a.C., creio). Se fizermos essa data (+- 9500 a.C.) corresponder à da Queda de Númenor (3.319 da 2o Era), podemos traçar um paralelo entre a cronologia contemporânea e a exposta na obra de Tolkien. 122 anos separam a Queda de Númenor do fim da Segunda Era e a Terceira Era durou 3021 anos. São portanto 3.143 anos entre a Queda de Númenor e o fim da 3o Era. Se deduzirmos esse valor de 9500, obteremos que o último ano da Terceira Era corresponde mais ou menos a 6.357 a.C.;
 
concordo com a consideração da 2ª guerra mundial como uma marco, afinal mudou o mundo inteiro. Mas, pensamos: Da passagem da 1ª para a 2ª era, a destruição de Beleriand, teria mesmo repercusão mundial?
 
Os elfos provavelmente estão na 6ª Era, isso se contamos Jesus como filho legítimo de Eru. Agora os homens, podemos estar na 7ª Era, mas é comum chamá-la de Era Cristã, veja que nosso calendário é dividido de acordo com as Eras Humanas, isto é: Pré-História, História Antiga, Idade Média, Moderna, Contemporânea.

Vale lembrar, na nossa história a história é dividida deste modo, sem levar em conta o nascimento de Cristo, entretanto na contagem de ano, este fato é levado em consideração (ao menos no Ocidente, que daria menos de 35% do planeta que estão no ano de 2007).
De mesma forma, as Eras élficas são diferentes, e uma vez que são eles que contam Eras, Yéni e Loar, creio que seria a 6ª Era, de fato, Tolkien chega a mencionar que poderíamos estar no final desta. Apenas para fins práticos, os calendários élficos, reconstruídos seguem a Era Cristã, que poderia ser o início da 6ª Era.
 
Confesso que não li todos os posts, mas nos que li não vi citação dos outros fatos que marcaram as mudanças de Eras, a última seria o nascimento de Jesus, mas e as anteriores?

Se isso já tiver sido discutido alguém pode citar os posts com a resposta?:mrpurple:


(o que a falta de tempo não faz com a pessoa...:roll: )
 
De uma forma hiper-reduzida:
1ª >>> 2ª = Queda de Beleriand
2ª >>> 3ª = 1ª Queda de Sauron
3ª >>> 4ª = Passagem de Gandalf, Elrond, Galadriel para o Oeste.
4ª >>> 5ª = Um evento que tenha causado a mudança do mundo que vivemos, algo que tenha acabado com os anões e, na opinião de alguns, dos hobbits. Perda de toda a memória de Arda no assunto eldarin.
5ª >>> 6ª = Nascimento de Cristo

Supondo que estamos na Sétima Era, a mudança seria em algum momento entre o Nascimento de Cristo e hoje. É defendida a Revolução Industrial e As Guerras das Máquinas.
 
Última edição:
Não pude fazer um grande apanhado para análises, mas, de certo, parece paupável esta idéia Istimo. Mas creio que, quanto ao fato da "Revolução" Industrial, e uma possível Guerra das Maquinas, tenhamos de analizar mais a fundo, muitas outras mudanças, como diria Marx, lutas de classes e a superação de um modo de produção, poderiam ser analizadas. Idéia bem interessante essa que lançou de como demarcar as Eras. =]
 
Concordo com esse último post do Istimo. Não vejo mais nenhum acontecimento grande o suficiente para ter dado início a Sétima Era.

Lembrem-se que todos os acontecimentos que dividiram as Eras envolveram "divindades". Com excessão da suposta passagem da 4ª para a 5ª, que não existe registros.
E, fora a passagem de Cristo pelo mundo, nada mais divino aconteceu.

Sendo assim, também acredito que estamos na Sexta Era, já que guerras e revoluções são totalemnte humanas e nem um pouco divinas.
 
Entao levando em consideraçao que ate agora a unica duvida que ainda resta para o fim da quarta era (nao é isso?) entao poderia ter sido o nascimento de Cristo o fim dela, e nos estarmos entao na quinta...
 
Eu tenho uma teoria sobre as eras, levando em conta as principais mudanças da sociedade Ocidental:

-4ª para 5ª: quando iniciou o Período da Idade Média, caracterizada pelo pensamento teocêntrico (ai que entra a idéia de divindade já apresentada), e quando todo o conhecimento sobre Elfos, Hobbits e Anões foi solidificado como lenda, uma vez que a Igreja possuía a maioria dos livros.
-5ª para 6ª: Idade Moderna (+- 1500) caracterizada pelo início do abandono do teocentrismo e pela valorização da lógica. Nesta época as lendas sobre Terra-média foram esquecidas, e o que sobrou fez parte do "folclore".
-6ª para 7ª: (+- 1789) características: Iluminismo, Individualismo e acesso fácil ao conhecimento, por meio de livros mais baratos.

Creio que estamos na 7ª Era ou em uma transição entre ela ela a próxima, uma vez que muitas outras mudanças estão ocorrendo.
 
Creio que exstem outros eventos que devem ser levados em conta na passagem das eras. Dentre eles podemos citar:

- A ascenção queda da Roma antiga;
- A queda de Constantinopla;
- A descoberta da polvora, estribo, dentre outras invenções aparentemente insignificantes mas que foram de grande importância;
- As Grandes navegações (consequência da queda de Constantinopla);
- A Era Napoleonica;
- E por ultimo, as duas Grandes Guerras.

Deste ultimo evento até hoje, nada de muito significativo aconteceu, esta tudo na mesma. Sinceramente, acho que as épocas de "faca e espada" deveriam voltar, e as armas de fogo esquecidas (é tudo muito sem graça e banal)
Se alguém não concordar ou encontrar erros em meu raciocinio, por favor corrija-me, estou aqui para aprender... (sobre Tolkien e sobre história).
 
Última edição:
Sim, mas essa sua idéia não tem muita base, pois senão estaríamos quase na 10ª Era e de acordo com Tolkien estaríamos no fim da Sexta, ou na Sétima. Como alguém disse os eventos de mudanças foram voltadas aos poderes, ditos divinos.

Vale lembrar, as mudanças de Eras são (ou foram) sempre registradas pelos elfos, já que eles que contam em Yéni e Loar. Desta forma, o que mudou o mundo para eles com a Revolução Industrial, ou com as guerras? Nada, estou olhando cada vez com mais simpatia, para a hipótese que estamos no fim da Sexta Era, iniciada com o nascimento de Cristo, seja ele filho de Eru, ou não.

Se formos fazer a contagem por termos somente humanos, várias coisas mudaram, mas não vejo como tais descobertas serem incluídas. Caso fossem, teríamos a Era da descoberta da roda, do fogo, da escrita. Quanto aos Impérios, teríamos que contar o florescimento de Atenas, a Queda de Roma, Queda do Império Bizantino, Queda do Império Turco-Otomano. São todas questões humanas.

Igualmente importante, devemos lembrar que as Eras tem em média 3000 anos, embora Tolkien mencione que elas foram mais curtas que isso.
 
Me pareceu especialmente interessante a idéia de Karnillë ao citar o esquecimento, a criação do "mito" (que ela colocou como folclore). De qualquer forma, afirmar que a mudança de uma Era pra outra apenas se dá por ato divino é uma idéia falha. A Segunda Era acabou por ação humana, foi marcada por ações humanas, um elfo e um humano enfrentaram sim, um "deus", mas foi sua vitória que deu marco ao fim da Segunda Era, ao fim de Sauron. A Terceira Era acaba com a partida dos elfos, seria o início do domínio humano pleno, sendo assim, as demais Eras por eles seriam definidas. Porém como muito bem colocado por Istimo, não podemos apenas mudar uma Era por uma descoberta humana, ou algo do tipo, creio que a relevância não se dê no caráter usual, mas talvez, como Karnillë colocou, e como eu havia dito, por fortes mudanças de tendências humanas, do teocêntrico ao antropocêntrico, do nobre ao burguês, do agrícola ao fabril, seriam essas mudanças relevantes, mas não digo que cada peculiaridade mude uma Era, talvez mais uma mudança de mentalidade, e que consequentemente mude a postura humana.
J.R.R Tolkien em seu momento viveu uma grande mudança, uma reminiscência do que singelamente Karnillë chamou de "Iluminismo", onde o conhecimento voltou a ser tido em âmbito geral, ao menos para os cidadãos, como diriam os gregos e romanos. Neste momento acabavámos de sair do recém surgimento de duas novas nações, Alemanha e Itália, a valorização do indivíduo mais uma vez é colocada de lado [notem a questão da variação, mesmo da mentalidades], a valorização de um passado glorioso é buscada, e com isso a retomado do mito, não mais como "folclore", mas como "algo que possa ter ocorrido". Neste âmbito surgem as super-valorizações racias, nacionais para ser mais exato, o Nacional Sozialismun é símbolo e produto disso. A idéia de criar um mito ânglico é produto disso, de um mito europeu, a idéia de Europa. Tolkien é produto disso.
Com essa mudança estaríamos então, vivendo a transição de mais uma Era, mesmo essas não sendo mais contadas da mesma forma que antes, digo no âmbito de suas teses. =]
 
Última edição:
Também achei bem interessante o que o Karnillë falou e a explicação do Aracáno foi bem lúcida. No entanto ainda concordo mais com o Istimo.

Em comparação aos acontecimentos que marcaram as viradas "Eras dos elfos", todos esses acontecimentos que marcariam as viradas das "Eras humanos" não são nada.
Pensem que as primeiras Eras mudaram com a destruição de um continente, de uma ilha e depois a queda dos mais poderoso dos Maiar. Tão poderoso quanto tudo isso, só mesmo a passagem de Cristo pelo mundo (nós mesmo dividimos o tempo em duas grandes Era: a.C. e d.C.).

Mas a teoria que estou apresentando é falha num ponto: SUPOR que algo aconteceu antes de Cristo e destruiu toda a memória da TM. (talvez a destruição da biblioteca de Alexandria que continha todos os documentos de Gondor :dente:)

Mas acreditando nessa SUPOSIÇÃO, ainda acho que estamos no fim da Sexta Era.
 
Mas a teoria que estou apresentando é falha num ponto: SUPOR que algo aconteceu antes de Cristo e destruiu toda a memória da TM. (talvez a destruição da biblioteca de Alexandria que continha todos os documentos de Gondor :dente:)

Mas acreditando nessa SUPOSIÇÃO, ainda acho que estamos no fim da Sexta Era.

A Bilblioteca de Alexandria foi destruída por volta de 160 D.C, então a sua idéia não é válida. :mrgreen:

Acho que, como eram os elfos que "ditavam" quando acabava uma era, e como os elfos gostavam das árvores, seria de se esperar que a Revolução Industrial acabasse com uma era, não? :dente:
 
Bom, as teorias estavam interessantes, agora uma até divertida! hahaha
Mas de fato, o desenvolvimento Industrial mudaria o âmbito das mentalidades humanas, sendo um dos fatores da emancipação das colônias nas Américas.
Mas quanto a idéia de Istimo, que agrada Snaga, eu entendo o que dizem, um movimento humano é ínfimo perto dos atos Grandiosos que ocorreram nas primeiras Eras. Porém, é dito que a Quarta Era seria o início do domínio dos humanos, então seria coerente que atos humanos marcassem as novas mudanças, mas como disse Istimo, não qualquer ato, um ato de profunda transformação social.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo