• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enquete: Filme ou livro, qual é o melhor?

Qual o melhor?

  • Filme

    Votos: 30 8,6%
  • Livro

    Votos: 320 91,4%

  • Total de votantes
    350
Vejo os livros e filme como coisas distintas, porém que se complementam. Como alguns disseram a interpretação dos personagens consegue reforçar o que estava escrito da mesma forma que, no livro, há algumas coisas que melhora o entendimento sobre os acontecimentos no filme. No geral acho que o livro é riquíssimo, porém em alguns momentos o filme supera o livro e ai não há como discutir nem argumentar, a guerra no Abismo de Helm e a chegada dos Rohirins nos Campos de Pelennor é muito emocionante e me arrepia até hoje. Sem falar no final de O Retorno do Rei, aquela cena da coroação de Aragorn nas Minas Tirith fez metade chorar e metade pasmar. Pra finalizar e incitar a revolta da maioria, no quiz, meu voto foi para o filme

concordo em partes, eu prefiro o livro, no entanto o filme com certeza da mais emoção na historia, se não fosse assim, ngm estaria esperando tanto sair o filme de O Hobbit, afinal todos ja leram o livro mesmo, ou seja, mesmo prefirindo o livro, como a maioria aqui, com certeza não dispensaria o filme ^^
 
O livro, com certeza, porque é bem mais detalhado, obviamente. Além disso, você é obrigado a usar a própria imaginação! Não há nada melhor que isso ^^

Mas o filme também é excelente. Acho que o maior problema que foi enfrentado por eles foi a questão do "pouco" tempo mesmo.
 
O Livro, é claro, no filme se perde muitos detalhes e às vezes não correspondem ao livro. Eles cortam muita coisa ou o ator não interpreta tão bem.
 
O livro, com certeza, porque é bem mais detalhado, obviamente. Além disso, você é obrigado a usar a própria imaginação! Não há nada melhor que isso ^^

Mas o filme também é excelente. Acho que o maior problema que foi enfrentado por eles foi a questão do "pouco" tempo mesmo.

3 filmes com 3 horas cada, e o pior é que vc tem razão, foi muito pouco tempo mesmo, teria que ser uns 2 filmes pra cada livro pelo menos
 
NA verdade nã oe´preciso que o livro seja ruim pro filme ser melhor.
Exemplo são as crônicas de Nárnia, eu gostei dos filmes, tem mais ação do que no livro, não é massante e repetitivo, o que o livro é um pouco. Minha opnião, claro.
 
Livro, porque simplesmente amo ler. Mas no caso so SdA, adoro combinar filme e livro. Mas tem casos que simplesmente não dá, por exemplo Eragon (o livro é legal, mas o filme é uma porcaria).
 
NA verdade nã oe´preciso que o livro seja ruim pro filme ser melhor.
Exemplo são as crônicas de Nárnia, eu gostei dos filmes, tem mais ação do que no livro, não é massante e repetitivo, o que o livro é um pouco. Minha opnião, claro.

Nossa, eu acho os livros de Nárnia muito melhores q os filmes. Os filmes são muito hollywodianos, colocando aquele romance da Susana com o príncipe Caspian. E no próximo, A Viagem do Peregrino da Alvorada, tavam querendo encaixar a Feiticeira de novo. Não faz sentido algum.
 
O livro concertesa afinal de contas no livro alem de soutarmos a nossa imaginação, retrata a historia em detalhes.
 
Nossa, eu acho os livros de Nárnia muito melhores q os filmes. Os filmes são muito hollywodianos, colocando aquele romance da Susana com o príncipe Caspian. E no próximo, A Viagem do Peregrino da Alvorada, tavam querendo encaixar a Feiticeira de novo. Não faz sentido algum.

Sim..
Essas adaptações são ridículas, mas digo na parte que remete a ação.
O livro das crônicas de Narnia, são meio parado, digo, tem poucas lutas, poucas batalhas entende. Já o filme gira em torno disso. O ramance que tem entre a Rainha Susana e o Principe Caspian eu também não gostei, mudar a história não é legal. E romance não ta com nada quando é fora da história, só pra conseguir mais fãs.

E sinceramente, se puserem a feiticeira no 3º, os filmes perderão uma fã.
Não, Não, Não!!!
Ela nem aparece...:blah:

No fim, eu amo ler, de paixão. O simples fato de sentir as palavras formando um personagem, uma paisagem e etc....
Mas mantenho minha opnião nesse aspecto.
1 e 2 eu prefiro por terem mais ação.
 
Mudanças sempre irão ocorrer, afinal, são tecnicas diferentes que se utilizam de meios cognitivos diferentes pra interagir com o cérebro humano. Como já foi citado, provavelmente o livro ganha pelo fato de deixar a pessoa livre pra criar a história, coisa que o filme não faz.

No caso de Narnia. Eles (produção) optaram por, no 2° filme, fazer algo bem cinematográfico deixando de lado a questão original do livro. Teve tudo o que um "bom filme" deve ter: uma batalha, um jogo de interesses, um pouco de humor e um romance. Só faltou respeito ao livro. Resultado: para os leigos, um filme mediano; para os fãs, uma droga. Já o 1° filme, eu achei bem equilibrado...

No Sda as relações são mais profundas, umas gritantes e outras sutis. Eu diria que todos os personagens passaram a ter duas versões: uma tolkien e outra jackson. Por exemplo, tem algo mais gritante do que as diferenças entre as Arwen's. Já os Gollum's foram bem equilibrados... Eu, particularmente, gosto mais do Aragorn by Jackson. Sinto ele mais humano, menos super man e mais suscetível a falhas e dúvidas. Além de, que nem na minha imaginação, eu criei um Faramir tão lindo e doce (apesar de errôneamente duvidoso) como o do Jackson V.Ex. :love:

Minha opnião, claro :think:
 
Última edição:
É ... minha opnião é a seguinte :
LIVRO ... primeiramente, la estão os textos originais de Tolkien ... é aonde vs pode soltar sua imaginação, e imaginar oq você acha, e não apenas os atores ...
É imprensidivel que vs leia o livro ( após ver o filme ) , e não realcione Gandalf com Ian !

O filme é uma ADAPTAÇÃO , portanto, é impossivel recriar o livro em "forma" de filme ... E é claro, sempre temos os efeitos Hollywood ...
Quem nao se lembra do super-legolas ? IUASHUIHASASHU'

Bom, eu acho o livro bem melhor ! Mas essa é minha opnião :D'
 
Difícil dizer...
Cinema e Literatura são linguagens diferentes. É o mesmo que querer comparar um atleta infantil com um adulto, ou um atleta adulto jovem com um de meia-idade; são categorias diferentes, parâmetros diferentes.
E, no caso da história O Senhor dos Anéis, tanto o filme como o livro são competentes em apresentá-la. Tem muita coisa que o filme não traz, mas há muito que um livro, sem imagens e sons, não é capaz de fazer.
 
Quando você lê um livro, você tem apenas a sua imaginação, para visualizar a história. Dependendo de quanto conseguir imaginar, você pode ver algo grandioso na sua mente.

Quando você vê um filme, você vê o que o autor imaginou e criou, e esta criação pode ser espetacular. Mas isto se torna um problema quando a sua imaginação é bem mais poderosa que a do criador do filme.
 
Este tópico é bem velho....

Mais sem duvida alguma, os livros superam e muito os filmes. No entando vale salientar que nos filmes temos a ilustração realizada atualmente e que ficou muito boa da história escrita.
 
O livro, com certeza!
O modo como Tolkien escreveu o torna maravilhoso em cenário, em imaginação, em tudo, mas o filme foi bem ADAPTADO, teve lá seus suicídios, seus assassinatos que até foram difíceis de engolir e tals, mas em um todo o filme acabou ficando bom ( os filmes né).
Acho que em preferência, o livro,m mas o filme só perde porque na real, sou mais de livros do que de filmes em qualquer coisa, a imaginação rola a solta e detalhes nem se fala...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo