1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

ENEM: 250 alunos tiveram nota máxima na redação do Enem, e 529 mil zeraram

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Turgon, 13 Jan 2015.

1. Turgon

Turgon 孫 悟空

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Está passando uma entrevista ao vivo no link acima para quem quiser acompanhar.

Só uma coisa a comentar. PQP!

• LOL LOL x 1
  2. fcm

fcm Visitante

O facebook da Dilma tá todo engraçoso, ontem colocaram a foto da Super Dilma que apesar da crise mundial conseguiu combater a inflação, que foi a menor do Plano Real. E hoje ela compartilhou essa
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

Até achei que fosse perfil falso quando um petista curtiu e isso apareceu na minha timeline.

• LOL LOL x 2
  3. Yuri Cordeiro

Yuri Cordeiro Usuário

Chega a dar medo!

4. Seiko-chan

Seiko-chan Retardada

Isso aliado às engraçaralhices que saem todos os anos. As pessoas ainda não perceberam a gravidade desse sintoma.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Mas isso foi só em redação, certo? Convenhamos que ensino de redação e pensamento crítico é algo um tanto falho no ensino - e mesmo em cursinhos, pois tem cada redação...

6. Calib

Calib Visitante

Pode não ser tão ruim quanto parece. Tem gente que não faz a redação por diversos motivos. A Ufrgs aceita a nota do Enem como um complemento ao vestibular dela mas não considera a redação porque já faz a sua própria. Daí quem quer entrar na Ufrgs deixa em branco.
    Isso é um exemplo apenas, claro. Talvez haja mais casos em que a redação seja zerável.

• Ótimo Ótimo x 1
  7. Yuri Cordeiro

Yuri Cordeiro Usuário

Sim, é preciso levar em conta isso e o que o @Calib falou. De qualquer maneira, deixo aqui uma foto interessante:

Segundo
    , trata-se da fila feita por estudantes que se preparam para o vestibular. Quem não chega cedo nesta biblioteca pública da China não estuda. Igual aqui no Brasil! :D

• LOL LOL x 4
  8. Turgon

Turgon 孫 悟空

"Só"? Eu considero isso muito desastroso. Mesmo que muitos não tenham tido aulas de redação separadas, uma boa educação teria compensado para a pessoa não chegar a zerar.

Sobre o fato de deixarem em branco por conta de algumas universidades não considerarem a nota, existe aquela bolsa (que não lembro o nome) que exige a pessoa não zerar na redação para conseguir desconto nas universidades particulares.

• Ótimo Ótimo x 1
  9. Grimnir

Grimnir Usuário

O que não fala é gente que não sabe interpretar um texto ou escrever algo inteligível. Vide os comentários no Facebook.

• LOL LOL x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Heberus Stormblade

Heberus Stormblade Paz e Amor

Zerar a redação tentando não zerar é muito difícil, por isto acho que este número abrange em sua maioria pessoas que deixaram em branco ou fizeram brincadeiras propositais.

• Ótimo Ótimo x 2
  11. Turgon

Turgon 孫 悟空

Fui dar uma olhada e o motivo não é bem deixar em branco a redação. Segundo uma reportagem no G1, eles colocam dessa forma: "Segundo o ministério, os motivos para que as redações fossem anuladas são: fuga ao tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, não atendimento ao tipo textual indicado, partes desconectadas, textos que "ferem" os direitos humanos, e outros motivos não divulgados. (
    )".

Pela mesma fonte eles colocaram esse gráfico quanto a redação.

Já quanto a prova em si.

Para quem quiser a reportagem inteira:
    .

• Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  12. Grimnir

Grimnir Usuário

Olha, acho que faz sentido. Eu li que 9,5 milhões se inscreveram e 2,5 (!!!) faltaram. Então, num universo de 7 milhões de participantes, estamos falando de cerca de 7%. Se bem que não é tão pouco assim.

• Ótimo Ótimo x 1
  13. Heberus Stormblade

Pelos motivos que o Turgon mencionou começa a fazer mais sentido.

• Ótimo Ótimo x 1
  14. Grimnir

Grimnir Usuário

Tá longe de ser uma distribuição Normal isso aí.

15. Turgon

Turgon 孫 悟空

Mas faltar na prova e não fazer a redação é diferente de zerar ela. Esses que faltam provavelmente não entram na conta.

16. Heberus Stormblade

O critério do mínimo e máximo de linha junto com o fugir do tema devem ser os principais algozes.

• Ótimo Ótimo x 1
  17. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Calma, @Turgon , eu disse "só" porque havia considerado, até você citar os dados e demais avaliações feitas em cima do tema, a questão da dificuldade de se ensinar redação e interpretação de texto. É problemático isso, mas o que fazer quando mesmo graduados são técnicos aptos mas incapazes de abstrair? É algo que precisa ser revisto urgentemente.

Prouni?

• Gostei! Gostei! x 1
  18. LuizWsp

LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

Parece bem razoável pra mim

19. Grimnir

Grimnir Usuário

Não cara... Só falei dos faltosos pra ver qual foi o total de alunos que realmente fez a prova.

• Ótimo Ótimo x 1
  20. Turgon

Turgon 孫 悟空

Acho que é esse mesmo. O requisito para se conseguir é de não zerar na redação. Pelo que vi tem muitos alunos usando isso.

Acho que o maior problema ali são as notas zeradas mesmo.

Compartilhar