• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ENEM: 250 alunos tiveram nota máxima na redação do Enem, e 529 mil zeraram

Olha, acho que faz sentido. Eu li que 9,5 milhões se inscreveram e 2,5 (!!!) faltaram. Então, num universo de 7 milhões de participantes, estamos falando de cerca de 7%. Se bem que não é tão pouco assim.

Faltaram ou chegaram atrasados e ficaram esperneando na porta pra entrar? :lol:



Não. Ao menos na época em que eu fiz o Prouni (2005), precisei fazer a redação no ENEM sim. E depois outra na instituição de ensino selecionada. São duas redações.

Gente, sério, isso o que o Turgon postou é desesperador. "Segundo o ministério, os motivos para que as redações fossem anuladas são: fuga ao tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, não atendimento ao tipo textual indicado, partes desconectadas, textos que "ferem" os direitos humanos, e outros motivos não divulgados."

São indicadores incontestes de um nível de analfabetismo funcional grave. O aluno é completamente incapaz de compreender o tema, desenvolver uma defesa em sua mente e discorrê-la de forma satisfatória. Isso está diretamente ligado - além do óbvio, problemas de alfabetização - ao desestímulo do hábito de leitura. Sério, gente. Eu tive 100% de aproveitamento em ambas as redações que determinaram 100% de bolsa pelo Prouni, mas não sei fazer uma análise sintática! Não sei, não entendo e até hoje não sei o que raios é um advérbio ou o que é verbo transitivo direto! Não riam de mim, seus mandriões. :chibata:

O que salva o aluno de uma metodologia de ensino deficiente é o hábito da leitura desde cedo, para que ele ao menos escape do analfabetismo funcional.
 
Eu não saberia dizer o que mudou de 2005 pra cá, Bruce. Soube que houveram várias mudanças, e não sei até onde as mesmas abrangem os critérios de pontuação na prova + redação do ENEM, em relação a algum outro teste aplicado pela própria instituição de ensino. De um tempo para cá, algumas já nem exigem mais a redação adicional.
 
Eu achei isso sim muito preocupante, por isso meu espanto no primeiro post. Não vejo isso como algo "normal".

O que me preocupa é o próprio ministro da educação não estar espantado com relação a esse desempenho. Acho um absurdo imenso! Dá para notar isso naquela notícia que eu trouxe antes.

"Sobre a queda nas médias das notas de matemática e redação em relação ao ano passado, o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que não considera que seja algo "tão significativo".

"A minha opinião é de que houve uma queda em matemática e redação. Uma queda superior à margem, não diria uma queda significativa, mas uma queda que deve estimular a comunidade acadêmica a analisar as razões para isso. Um ano no Ensino Médio brasileiro não há variações tão significativas" afirmou o ministro." - Fonte
 
Não acho que seja surpreendente. Todos nós já sabíamos que seria assim ou até pior.
Com o ensino surrado, aprovação contínua e professores sem moral com alunos, era esperado.

Concordo apenas que seja preocupante.
 
Porque para pensarmos em melhorar uma sociedade temos que começar pela educação dessa sociedade?

Na verdade são duas perguntas:

1 - Porque vcs acham que é tão surpreendente? (eu não acho)

2 - Porque vcs acham que é tão alarmante? (essa eu não sei)

e até adiciono mais uma, a mais difícil delas:

3 - É realmente tão alarmante?
 
Eu já nem sei mais do que estamos falando (se é alarmante ou não): as notas em si ou o resultado das redações?
 
Irei aqui, perante vocês, me manifestar:

1. Infelizmente não é surpreendente, visto que a educação no Brasil é o que é. Este ponto é alarmante, porque quando chegamos ao ponto de não nos surpreendermos com um resultado tão negativo, é sinal que as coisas estão bem piores do que imaginamos.
2. Acho alarmante porque não é um resultado só ruim. Trata-se de um resultado ruim para caralho!
3. É realmente muito alarmante... para mim!

:D
 
Odeio o IE. Só tem ele aqui neste PC e, por conta disso ele apagou uma resposta grandona que eu tinha digitado :cry: :cry::cry::cry::cry:

Em resumo eu chamei a atenção que o historgrama agrupa as últimas três notas mais baixas (0-300), então, tirando a coluna do zero absoluto, as notas mais baixas estão artificialmente "privilegiadas", graficamente falando. Dessa forma, provavelmente a coluna do zero absoluto, que passaria a fugir bastante da distribuição das outras colunas, não deve ser de gente que tentou realmente fazer a redação e falhou tão miseravelmente a ponto de não conseguir nenhum ponto.
 
Odeio o IE. Só tem ele aqui neste PC e, por conta disso ele apagou uma resposta grandona que eu tinha digitado :cry: :cry::cry::cry::cry:

Em resumo eu chamei a atenção que o historgrama agrupa as últimas três notas mais baixas (0-300), então, tirando a coluna do zero absoluto, as notas mais baixas estão artificialmente "privilegiadas", graficamente falando. Dessa forma, provavelmente a coluna do zero absoluto, que passaria a fugir bastante da distribuição das outras colunas, não deve ser de gente que tentou realmente fazer a redação e falhou tão miseravelmente a ponto de não conseguir nenhum ponto.

É um bom ponto.
 
CALIBÊ , PÁRA DE USAR ESSE GRADIENTE, MALDITO SEJA!!!!

1. Infelizmente não é surpreendente, visto que a educação no Brasil é o que é. Este ponto é alarmante, porque quando chegamos ao ponto de não nos surpreendermos com um resultado tão negativo, é sinal que as coisas estão bem piores do que imaginamos.

Esse é o ponto. E vem o Ministro da Educação me dizer que a situação não é alarmante? Sério?
 
Última edição:
E o novo ministro ainda quer criar o Enem online.
O que teria de texto ctrl c ctrl v...

"Devemos trabalhar com a tecnologia para poder ter o Enem o tempo inteiro, toda hora, todo dia. Podemos ter diversos locais pelos país com computadores e salas seguras. Para isso é preciso termos um grande banco de questões"

"O Enem tem que contratar gráfica ultra especializada com 500 câmeras. Tem depois que contratar logística de segurança e distribuição. Depois aplicar tudo no mesmo dia, ter todos os cuidados com vazamento. Eu penso que é muito razoável evoluirmos para um sistema remoto, com salas seguras e vigiadas"

Traduzindo: Já que somos incompetentes para evitar vazamentos, então que tão uma solução bizarra? Aliás, nada mais prático (e barato) do que criar um banco de dados com questões infinitas, para evitar que todo mundo conheça as questões por repetição, já que o ENEM poderia ser feito a qualquer momento.

Fala mais merda, pq tá pouco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo