• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ENEM: 250 alunos tiveram nota máxima na redação do Enem, e 529 mil zeraram

"Eu arriscaria uma tese: o tema de 2013 foi a lei seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que houve um processo de discussão tão grande", analisou. Questionado sobre se considera o tema deste ano mais difícil, Gomes respondeu: "Eu não diria difícil, é relativo."

:wall::wall:
Sabe o que isso me faz pensar? Que os próximos temas serão coisas do tipo Violência contra a mulher ou Direitos Humanos. Coisas que só existe uma opinião, ficando impossível quem não fosse fazer zuera na prova zerar. Porque, vou te contar, escrever menos de 7 linhas sem ser pra zuar é deficiência mental.
 
:wall::wall:
Sabe o que isso me faz pensar? Que os próximos temas serão coisas do tipo Violência contra a mulher ou Direitos Humanos. Coisas que só existe uma opinião, ficando impossível quem não fosse fazer zuera na prova zerar. Porque, vou te contar, escrever menos de 7 linhas sem ser pra zuar é deficiência mental.

Eu realmente gostaria de ver outras redações nota 1000 do ENEM com outros tipos de opinião...
 
Realmente! Essa notícia do Enem ser feito online parece vir daqueles sites de brincadeiras.
 
O que mais motivou a anulação das 529.374 redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 que tiraram zero foi a fuga ao tema. No total, 217.339 estudantes cometeram este erro, segundo o Ministério da Educação. As notas foram disponibilizadas aos candidatos na noite desta terça-feira (13).

O segundo erro fatal mais cometido que acarretou na anulação foi copiar o texto motivador (13.039 candidatos fizeram isso) e o terceiro problema apontado pelo MEC foi texto insuficiente, ou seja, a redação não tinha sete linhas, no mínimo (7.824 pessoas).

O tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil no Brasil". A nota vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 tinha de cumprir bem cinco competências. Somente 250 candidatos conseguiram este feito, como o mineiro de Juiz de Fora, Luis Arthur Novais Haddad, de 19 anos.

Em comparação com o ano passado, houve uma queda de 9,7% no desempenho entre os concluintes do ensino médio em redação. Em 2013, a nota média foi 521,2; em 2014, caiu para 470,8.

Em 2013, depois do episódio em que apareceram redação com deboches contendo receita de miojo ou hino do Palmeiras e, ainda assim, não zeraram, o MEC endureceu as regras de correção. Foi acrescentado um item ao edital do exame que prevê anulação no texto que apresente "parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto." Neste ano, 3.362 redações foram anuladas por conta disso.

O ministro da Educação, Cid Gomes, disse em coletiva na terça-feira (13), que o tema da redação deste ano - publicidade infantil - não foi tão debatido pela mídia e pela sociedade brasileira quanto o tema de 2013 - lei seca.

Fonte
_______________

Ao menos mostraram a quantidade de redações anuladas por conta de fuga ao tema. O número é bem alto.

Para quem estava achando que muitos eram por conta de "brincadeiras" no texto, até que esse número não foi tão grande. Foi a qualidade no ensino mesmo que determinou a maioria das notas.
 
Se tem uma coisa que me irrita é aluninho debochado. Sério, eu não vejo nenhuma graça em engraçaralhice de adolescente idiota, ainda mais numa situação séria como o ENEM. Se um filho meu fizesse algo parecido, iria levar uma coça e ficaria de castigo até a próxima glaciação edição do ENEM.
:tapa:

Agora, pergunto: com este novo item citado, quais os critérios para avaliar uma boa redação? Por exemplo, o tema 'publicidade infantil' parece ser defendido com unhas e dentes por alguns representantes do atual governo, mas eu, particularmente esculacharia esse pseudoprojeto de lei tal qual faria um lorde inglês. Discordar da opinião do governo, mas com uma defesa muito bem escrita e fundamentada, implicaria desclassificação?
 
Um teste é verificar se alguma das 250 redações nota 1000 tem argumentos contrários a legislação. Só não sei quem vai ler pra saber...

Isso pq a gente nem entrou no mérito do método de pontuação, o tal TRI.
 
A única restrição sobre a abordagem da redação, até onde me lembro, era que não podia contrariar os direitos humanos (bem questionável, aliás, se o objetivo for avaliar capacidade argumentativa, organização das ideias, domínio da norma culta etc).
Mas o Enem não fala nada sobre argumentos contrários à legislação e ao governo. Não tem todo esse nível de ideologia. :lol:
 
Sobre ENEM online: Se fosse feito da forma correta funcionaria muito bem. Usando sistemas de ensino como o Moodle, que é usado em muitas faculdades ao redor do mundo, em ambientes controlados como laboratórios de informática de escolas e faculdades, onde o bloqueio a internet é total, sendo limitado por aplicativos acadêmicos também, como LanSchool, etc...a ideia é ótima. Faculdades grandes utilizam sistemas parecidos, não só para o EAD, e sim para provas presenciais, e funciona bem.

O problema é que na prática, com a grandiosidade que é o ENEM em números de inscritos, fica inviável, porque com certeza o sistema ficaria lento ou cairia durante a prova porque uma infra para suportar 8 milhões de acessos simultâneos seria extremamente caro mesmo se tratando de Governo. Ou seja, seria um caos.
 
Sobre ENEM online: Se fosse feito da forma correta funcionaria muito bem. Usando sistemas de ensino como o Moodle, que é usado em muitas faculdades ao redor do mundo, em ambientes controlados como laboratórios de informática de escolas e faculdades, onde o bloqueio a internet é total, sendo limitado por aplicativos acadêmicos também, como LanSchool, etc...a ideia é ótima. Faculdades grandes utilizam sistemas parecidos, não só para o EAD, e sim para provas presenciais, e funciona bem.

O problema é que na prática, com a grandiosidade que é o ENEM em números de inscritos, fica inviável, porque com certeza o sistema ficaria lento ou cairia durante a prova porque uma infra para suportar 8 milhões de acessos simultâneos seria extremamente caro mesmo se tratando de Governo. Ou seja, seria um caos.

Cara, mas tem algum teste tipo SAT dos EUA a distância?
 
Mas a ideia de ser online é justamente pra que não seja feito tudo ao mesmo tempo. Não seriam 8 milhões de pessoas. Pelo que eu entendi o ministro quer fazer uma janela de vários dias para que cada um vá quando puder, ao invés de em apenas dois dias pré-definidos.
Eu sei lá. Acho que mesmo que haja um banco de provas bem grande, ainda existe a chance de Fulaninho comentar as questões para Beltraninho, e o Beltraninho pegar por acaso algumas dessas questões e levar vantagem nisso. Sei lá.
 
Mas a ideia de ser online é justamente pra que não seja feito tudo ao mesmo tempo. Não seriam 8 milhões de pessoas. Pelo que eu entendi o ministro quer fazer uma janela de vários dias para que cada um vá quando puder, ao invés de em apenas dois dias pré-definidos.
Eu sei lá. Acho que mesmo que haja um banco de provas bem grande, ainda existe a chance de Fulaninho comentar as questões para Beltraninho, e o Beltraninho pegar por acaso algumas dessas questões e levar vantagem nisso. Sei lá.

Cara, se for possível fazer o tempo todo, vai ter nego fazendo farming de questões do ENEM. Certeza.
 
Imagina o @Paganus no Enem... :think:

"Por obséquio, gostaria de solicitar, tendo em vista minha necessidade epistemológica de representar a ontologia hermética em que insiro, uma outra folha, considerando que o espaço é muito pequeno para que eu possa expor uma forma conciliatória para que a minha cognição à luz noética, que não é acessível a todos graças à pós-modernidade burguesa corrompida pelos laços satânicos, seja mais clara e que esta mesma pós-modernidade venha a compreender o conteúdo que desejo expôr, assim redimindo-a."
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo