• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ENEM: 250 alunos tiveram nota máxima na redação do Enem, e 529 mil zeraram

O facebook da Dilma tá todo engraçoso, ontem colocaram a foto da Super Dilma que apesar da crise mundial conseguiu combater a inflação, que foi a menor do Plano Real. E hoje ela compartilhou essa aqui.

Até achei que fosse perfil falso quando um petista curtiu e isso apareceu na minha timeline.
 
Pode não ser tão ruim quanto parece. Tem gente que não faz a redação por diversos motivos. A Ufrgs aceita a nota do Enem como um complemento ao vestibular dela mas não considera a redação porque já faz a sua própria. Daí quem quer entrar na Ufrgs deixa em branco.
Isso é um exemplo apenas, claro. Talvez haja mais casos em que a redação seja zerável.
 
Mas isso foi só em redação, certo? Convenhamos que ensino de redação e pensamento crítico é algo um tanto falho no ensino - e mesmo em cursinhos, pois tem cada redação...
Sim, é preciso levar em conta isso e o que o @Calib falou. De qualquer maneira, deixo aqui uma foto interessante:
10906496_10153007970203630_4745338661183560839_n.jpg

Segundo este blog, trata-se da fila feita por estudantes que se preparam para o vestibular. Quem não chega cedo nesta biblioteca pública da China não estuda. Igual aqui no Brasil! :D
 
Mas isso foi só em redação, certo? Convenhamos que ensino de redação e pensamento crítico é algo um tanto falho no ensino - e mesmo em cursinhos, pois tem cada redação...
"Só"? Eu considero isso muito desastroso. Mesmo que muitos não tenham tido aulas de redação separadas, uma boa educação teria compensado para a pessoa não chegar a zerar.

Sobre o fato de deixarem em branco por conta de algumas universidades não considerarem a nota, existe aquela bolsa (que não lembro o nome) que exige a pessoa não zerar na redação para conseguir desconto nas universidades particulares.
 
Fui dar uma olhada e o motivo não é bem deixar em branco a redação. Segundo uma reportagem no G1, eles colocam dessa forma: "Segundo o ministério, os motivos para que as redações fossem anuladas são: fuga ao tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, não atendimento ao tipo textual indicado, partes desconectadas, textos que "ferem" os direitos humanos, e outros motivos não divulgados. (fonte)".

Pela mesma fonte eles colocaram esse gráfico quanto a redação.

rd.jpg

Já quanto a prova em si.

pfc_1.jpg

Para quem quiser a reportagem inteira: fonte.
 
Zerar a redação tentando não zerar é muito difícil, por isto acho que este número abrange em sua maioria pessoas que deixaram em branco ou fizeram brincadeiras propositais.

Olha, acho que faz sentido. Eu li que 9,5 milhões se inscreveram e 2,5 (!!!) faltaram. Então, num universo de 7 milhões de participantes, estamos falando de cerca de 7%. Se bem que não é tão pouco assim.
 
Olha, acho que faz sentido. Eu li que 9,5 milhões se inscreveram e 2,5 (!!!) faltaram. Então, num universo de 7 milhões de participantes, estamos falando de cerca de 7%. Se bem que não é tão pouco assim.
Mas faltar na prova e não fazer a redação é diferente de zerar ela. Esses que faltam provavelmente não entram na conta.
 
Calma, @Turgon , eu disse "só" porque havia considerado, até você citar os dados e demais avaliações feitas em cima do tema, a questão da dificuldade de se ensinar redação e interpretação de texto. É problemático isso, mas o que fazer quando mesmo graduados são técnicos aptos mas incapazes de abstrair? É algo que precisa ser revisto urgentemente.

Sobre o fato de deixarem em branco por conta de algumas universidades não considerarem a nota, existe aquela bolsa (que não lembro o nome) que exige a pessoa não zerar na redação para conseguir desconto nas universidades particulares.

Prouni?
 
Pela mesma fonte eles colocaram esse gráfico quanto a redação.

rd-jpg.60698
Parece bem razoável pra mim
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo