• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em defesa de Fëanor

Ringil disse:
Só quero que atentem que Melkor influênciou sim Feanor, sem dúvida nenhuma, mas não foi uma vítima da lábia dele, nem enfrentou a vontade corruptora de Melkor, só por meios indiretos. Ele estava fechado a Melkor e isso aumenta a sua culpa.

Aiya!

Mestre Ringil, eu já sei o que vc pensa sobre Fëanor (e como sei!!), mas eu gostaria de saber o que pensa sobre quem defende Fëanor! Acha que quem defende Fëanor agiria como ele? Pensa como ele? Ou dentro de seus conceitos quem defende Fëanor não sabe o que está falando? Aqueles que ficaram do lado de Fëanor, que entenderam suas palavras são como ele? Galadriel por exemplo..., ou foram "enganados"? enfim... o que pensa sobre eu defender Fëanor com todas as minhas palavras a ponto de voltar aqui para comentar um assunto que me trás más lembranças? Onde tiver um tópico sobre Fëanor, estará Gil-galad Æ da Ordem de Eä! O que pensa disso??

Namarië
 
c poder ser mais claro sobre fëanor estar fechado a melkor?nintendi!

Feanor nem mesmo falava com Melkor, não havia como que as mentiras e idéias de Melkor entrassem na mente de Feanor, só indiretamente, por meio de outros noldor. O que quer dizer que Feanor nunca foi exposto ao grande poder de retórica de Melkor (reforçado pela sua grande habilidade com o quenya). Ou seja, ele nunca foi exposto ao mesmo tipo de influência que ele mesmo exerceu sobre os noldor em seu discurso em Tírion. O que aumenta muito a culpa do próprio Feanor.

Mestre Ringil, eu já sei o que vc pensa sobre Fëanor (e como sei!!), mas eu gostaria de saber o que pensa sobre quem defende Fëanor! Acha que quem defende Fëanor agiria como ele? Pensa como ele? Ou dentro de seus conceitos quem defende Fëanor não sabe o que está falando? Enfim, aqueles que ficaram do lado de Fëanor, que entenderam suas palavras são como ele? Galadriel por exemplo..., ou foram "enganados"? enfim... o que pensa sobre eu defender Fëanor com todas as minhas palavras a ponto de voltar aqui para comentar um assunto que aqui me trás más lembranças? Onde tiver um tópico sobre Fëanor, estará Gil-galad Æ da Ordem de Eä! O que pensa disso??

Difícil de responder, Gil-galad de Eldalië, muito difícil. Feanor foi um assassino, um blasfemador, um irresponsável como Rei, um ser maligno. Já disse que o acho próximo a Melkor, não em nível de maldade, mas em caminho e destino. Ele estava na espiral de corrupção, sem dúvida, se tornando mais apegado ao material cada vez mais, esquecendo os laços de afeto, cada vez mais egoísta, egocêntrico. O seu desejo tornou-se o seu objetivo, e usou sem restrições o seu imenso poder. Jurou lutar contra qualquer um, elfo, homem ou deus, por algo que em sua visão era somente para seu deleite.
Então eu não consigo ver bem o porquê de gostar de um cara tão...fútil... Eu imagino, e tenho indicações disso, que seja pelo apelo da rebeldia e de sua força, de seu poder. Quanto a rebeldia, claro que a rebeldia torna um personagem mais interessante, mas não a de Feanor. A rebeldia de Feanor não provinha de seu desajustamento, ou de alguma injustiça. Ele não se revoltou contra a sua condição natural, e sim por motivos menores, como se recusar a se submeter a lei dos Valar. Ele não aceitava alguma autoridade sobre ele, mas impunha a sua aos outros.

Já a da força, essa me é incompreensível. O simples poder não é uma qualidade em si, é só um instrumento para realizar seus objetivos. Então só julgo a força com o qualidade quando é usada para coisas admiráveis, nunca pra Fraticídios. Há sensação de vitalidade, claro, mas pra mim isso exclusivamente não é admirável. Tolkien escreveu uma vez que os homens com mentalidade de orc só conseguem ver vitalidade no vulgar e ofensivo. Pra mim não está muito longe disso. É só ver como anti-heróis que são praticamente vilões são cultuados hoje em dia.

Mas tem um motivo mais aceitável, na minha opinião, que é gostar do personagem, pela suas características literárias, por assim dizer. Como personagem central do Silmarillion, eu entendo isso, mas não concordo. A queda de Feanor não tão interessante como a de Melkor, ou a de Sauron. Ele é menor neste aspecto, sua queda é motivado por motivos mais mundanos. Não nem é tão instigante nem tão ampla.

Ou seja, é difícil de julgar, mas não vejo razões convincentes sob a minha visão para admirá-lo.
 
Ringil disse:
c poder ser mais claro sobre fëanor estar fechado a melkor?nintendi!

Feanor nem mesmo falava com Melkor, não havia como que as mentiras e idéias de Melkor entrassem na mente de Feanor, só indiretamente, por meio de outros noldor. O que quer dizer que Feanor nunca foi exposto ao grande poder de retórica de Melkor (reforçado pela sua grande habilidade com o quenya). Ou seja, ele nunca foi exposto ao mesmo tipo de influência que ele mesmo exerceu sobre os noldor em seu discurso em Tírion. O que aumenta muito a culpa do próprio Feanor.

ahhhhh baaaummmmmm !!!!!

Ringil disse:
Mas tem um motivo mais aceitável, na minha opinião, que é gostar do personagem, pela suas características literárias, por assim dizer. Como personagem central do Silmarillion, eu entendo isso, mas não concordo. A queda de Feanor não tão interessante como a de Melkor, ou a de Sauron. Ele é menor neste aspecto, sua queda é motivado por motivos mais mundanos. Não nem é tão instigante nem tão ampla.

Ou seja, é difícil de julgar, mas não vejo razões convincentes sob a minha visão para admirá-lo.

como nem tao ampla se tds os fatos q ocorrem no silmarillion são decorrentes de seu juramento? :?
 
Ampla como Queda. Feanor cometeu muitos crimes, mas não afundou tanto na corrupção como Sauron, Morgoth ou outros.
 
Puxa... se eu tivesse acompanhado este tópico desde que iniciou eu teria lido todos os posts.. mas como o tempo é algo "Preciosso", então vou apenas expor meus pensamentos em relação ao Filho de Finwë.

Em premeiro lugar, cara Anoriell, eu li o seu post que inicia este tópico e fiquei embasbacado... realmente tu compreendes a profundidade do personagem, um dos mais bem explorados por Tolkien, ainda que brevemente.

Fëanor nunca foi vilão. Ele é aquele tipo de personagem que se define como "anti-herói", ou seja, que não é bom nem mau, ele é o que é, age conforme seu próprio discernimento e suas próprias regras de conduta (e honra, se houver).

Fëanor era o mais poderoso dos quendi. Era forte, habilidoso, belo, e MUITO inteligente. Era carismático (no sentido de ter liderança), irredutível, obstinado. Mas, como (quase) todo aquele que supera seus iguais, ele acabou por tornar-se arrogante... infelizmente faltou humildade e sabedoria para o Espírito de Fogo.

A parte referente à "traição" dele em relação à Fingolfin, seu meio-irmão, e a inimizade em relação à Fingolfin e Finarfin eu compreendo perfeitamente. Ora, Fëanor tinha um pai amoroso e dedicado, mas cresceu sem a mãe. Finwë então casou-se com Indis dos vanyar, e com ela teve outros dois filhos.

Agora eu, como filho de pais separados, posso argumentar: imagina como seria para o jovem noldo ver seu pai com outra mulher, que teve dois filhos... Fëanor já não tinha a mãe para lhe dar atenção, e ainda teve a atenção e o carinho de seu pai divididos com seus meio-irmãos! Isso É MOTIVO para ele crescer "revoltado", e criar implicância com aqueles que "tomaram seu lugar". Era assim que ele devia pensar.

Uma coisa leva à outra, e então ele voltou-se para seus trabalhos, pois aquilo lhe dava prazer, o ato de criar coisas belas. E cada vez ele visava criar algo melhor, para sua satisfação pessoal, e para superar seus próprios limites. E, também pode ser, PARA CHAMAR ATENÇÃO. Ora, quem pode dizer se Fëanor não era um elfo meio carente de afeto, com complexo de rejeição? :roll: :mrgreen:

Acredito que Fëanor queria partir de Aman para poder ir para um lugar onde não existisse ninguém acima dele (os Valar). E com o assassinato de seu pai, que claramente era a coisa que mais importava para ele, então foi o "empurrão" que faltava para ele se rebelar de vez. E com sua habilidade com as palavras, instigou quase todo o povo noldor a partir com ele.

Podem chamar ele de egoísta, por não permitir nem mesmo a visão das Silmarils (exceto em grandes comemorações, como diz a bíblia.. er.. o Silmarillion), e por ter se recusado à cedê-las após a destruição das Árvores; mas eu não vejo como puro egoísmo, e sim um apego à sua obra máxima, à sua criação suprema, que nunca mais poderia ser alcançada novamente (até porque já não haviam mais as àrvores).

Então ele finalmente liderou as hostes dos noldor, e em Alqualondë houve o fraticídio. Ora, os noldor tentaram tomar os barcos à força, e os teleri reagiram. Agora observem: os teleri defendiam aquilo que tanto amavam, os barcos que haviam ganho de Ossë (não eram?) quando saíram de Tol-Eressëa para ir habitar na Baía de Eldamar. Eles lutaram e morreram por isso. E Fëanor não iria lutar para perseguir seu Sinistro Inimigo, que havia assassinado seu pai, a quem tanto amava, e roubado as Silmarils, sua obra máxima? Foi um ato cruel do Espírito de Fogo, mas em sua fúria contra Morgoth, sua frustração em relação à não-colaboração dos teleri foi explosiva.

E quando chegaram à costa de Endor, em Losgar, ele queimou os barcos, abandonando seu meio-irmão. E por que ele deveria ser "leal" à quem desprezava? Para ele, Fingolfin sempre fora um obstáculo, um adversário, dentro das relações familiares. Nada mais natural do que deixá-lo para trás sem remorsos.

Infelizmente Fëanor pereceu quando lançou-se muito à frente de suas hostes, em perseguição à Morgoth. E vejam bem que ele estava enfrentando os balrogs, sozinho, sem desanimar. E Gothmog, o campeão de Angband, o derrubou. Foi um triste fim para aquele que foi o mais bravo e temerário (e não menos louco! :roll: ) dos eldar.

Agora... se Fingolfin, quando enfrentou Morgoth, cortou-lhe o pé com Ringil, imagine o que o Espírito de Fogo não teria feito! Pois ele era mais poderoso, e suas lâminas deviam ser muito mais valorosas do que as de seu meio-irmão, pois em Aman os únicos que podiam superar a obra de Fëanor na forja seriam seu "mestre" Mahtan, e o próprio Aulë.


E agora uma dúvida interessante... se Fëanor não tivesse instigado os noldor a partirem para Endor, que esperança poderia haver para os sindar, falathrim e laiquendi em Beleriand? Lembrem-se que foi graças à chagada dos noldor que Angband foi sitiada.

Que Varda Elentári ilumine os seus caminhos e os seus espíritos!
 
roccondil disse:
chat eu pulei um pedaço da discusao prq preciso dormir, depois eu leio oq falta e posto mais!,,
sobre os teleri poderem ou naum fazer barcos iguais depois, certamente q fizeram barcos com capacidade de navegaçao tao bons quanto os destruidos, mas akeles q foram roubados e queimados jamais seriam igualados pois foram os primeiros, akeles q foram feitos segundo os primeiros ensinamentos de ulmo e ossë... uma analogia totalmente tosca mais valida: como um primeiro beijo, não é o melhor, mas certamente não sera esquecido e será reverenciado e lembrado muitas veses simplesmente por ter sido o primeiro, o msm com as silmarils...

ja feanor, não deve ser totalmente culpado por um simples ato de rebeldia ou assassinatos, oq vale mais são as intenções, ele realmente acreditava q sua causa era justa e fazia akilo por sua honra e por acriditar q seu povo era dominado como escravos pelos valar(mentiras impostas a ele por melkor), fasso agora outra analogia, com grandes lideres da atualidade, bush ou hittler q por mais absurdos q sejam seus atos e não levem a nd se não a guerras infundadas e sofrimento geral, ambos acreditavam, como fëanor q suas causas gerariam o bem de seus povos e a longo praso uma liberdade muito maior, (no caso de fëanor novas terras a serem conquistadas), e tds esses grandes lideres foram traidos pela propria vaidade, cegos em seus anseios por atingirem seus objetivos :roll:

Ow, ficou muito foda seu post... Só num gostei muito quando tentou comparar Fëanor com Bush e Hittler... Fëanor fez oq fez, por ter sido iludido por Morgoth. As decisoens foram dele, o geniozinho q naum aceita ordens eh o dele, a crueldade e loucura de matar seus semelhantes tb eh dele. Mas, foi Morgoth q armou toda a situaçaum e o botou no meio dessa confusaum toda, iludido, triste e revoltado. Morgoth "armou a peça de teatro" e botou Fëanor como "ator principal", jah sabendo como ele "atuaria" :lol:

Eh, eu tb num sei se concordo muito com a teoria da criaçaum dos barcos e Silmarills, e o fato de serem obras únicas... Mas, eu num entendo muito de capacidade sub-criativa, entaum num vou me meter muito :mrgreen:

Aranedhel, gostei muito do seu post. Falou bastante e explicou bem o seu ponto de vista, mas acabou naum ficando muito dentro do contexto da discuçaum q naum se ateve só ao q foi proposto no primeiro post. Quando tiver tempo, leia o tópico inteiro, q eu tenho certeza q vc terá mais algo de muito bom a acrescentar :wink:
 
para falar a verdade acho que não se deve falar que Feanor foi mau,ele apenas na minha opinião era diferente dos outros,ele tinha algo mais,como se fala tinha uma chama maior dentro dele,acho que tudo que ele fez já estava previsto por Eru,ele fez coisas boas e más!acho que ele na verdade não queria fazer mau a ninguem ele apenas não se importava com ninguem e achava que tudo que le fazia era o certo,de certa forma era orgulhoso e muito cheio de se,acredito que foi o maior elfo que já existiu,tinha muitas habilidades mas teve seu coração tocado pela sombra que já havia cobrido todo Arda.
 
é incrível como sempre se arruma um tópico p discutir o assunto Feanor!!!!!

Eu acho q Feanor foi um dos mais poderosos (senão o mais poderoso!!!) elfos da Terra-média! Tenho algumas restrições a respeito da sabedoria do Feanor, sinceramente ele foi um gênio ao criar as Sils, mas era um burro esquentado e extremamente orgulhoso! Alguns do forum o consideram um grande líder, o q eu discordo, ele era um mandão e causador de muitas desgraças p o seu povo!

o "Assassinato" dos Teleri foi a gota dágua! Tentar roubar (emprestar e não devolver é o q??) os barcos dos teleri, assassina-los, trair os amigos e queimar os barcos são ações de uma mente doentia e incapacitada! :wink: :(
 
Ecthelion disse:
é incrível como sempre se arruma um tópico p discutir o assunto Feanor!!!!!

Eu acho q Feanor foi um dos mais poderosos (senão o mais poderoso!!!) elfos da Terra-média! Tenho algumas restrições a respeito da sabedoria do Feanor, sinceramente ele foi um gênio ao criar as Sils, mas era um burro esquentado e extremamente orgulhoso! Alguns do forum o consideram um grande líder, o q eu discordo, ele era um mandão e causador de muitas desgraças p o seu povo!

o fato de ele ser mandão e causador de desgraças não tira o merito do seu grande poder de liderança e persuasão!
 
E seu potencial de líder e orador não o tornam nem um pouco mais admirável. Melkor tinha esses dons também. Aliás, não é engraçado como Melkor tinha os mesmos dons que Feanor tinha (e muitos outros mais, claro)?
 
Inegavelmente Feanor era um genio, mas p/ mim ele não foi só usado por Morgoth acho que mas cedo ou mas tarde ele teria feito alguma besteira, ele se julgava (e até era) superior aos outros e não queria saber que os barcos não eram dele e que as Silmarills poderiam salvar as arvores... ele era na minha opinião um extremo EGOISTA ele não pnsava no seu povo ele não pensava na sua familia ele só pensava nele... e isso Morgoth não imbutiu nele.
 
Pelo que me consta, criatividade não se gasta com o uso, ela se aprimora, se aperfeiçoa e As Grandes Árvores só foram destruídas depois que Melkor juntou-se com Ungoliath, o que, se não me engano, não ocorreu logo depois do roubo da Jóias. Então essa de que ele não poderia criar outras Jóias me cheira à preguiça e desculpa esfarrapada. Quanto aos barcos dos Teleri, raciocinemos da seguinte maneira: vc fez o trabalho de sua vida, que resultaram na duas mais perfeitas jóis que já existiram. Você sai de casa para dar uma volta e deixa suas jóias com seu papai, que é a pessoa que você mais ama. Quando você volta descobre que, não apenas suas joías, o trabalho da sua vida foram roubadas, mas que seu papai foi morto pelo Valar Melkor mau e feio. No mínimo, o mais pacífico dos seres considedraria até o ar que respira como inimigo, agora imaginem isso na cabeça de um Elfo fodão e pavio curto...No mais, o escuro só pode ser atraído pelo escuro(mesmo assim, o preto é minha cor preferida!!!) :lol: :D :mrgreen:
 
Criatividade não se gasta, mais sub-criatividade sim. :wink:

E já que é para alegorizar, imaginemos então que você é um pescador que vive feliz e tranqüilo, vivendo entre o mar e as estrelas, e navegando em seu belo barco que você fez com suas próprias mãos, e você sabe que nunca mais fará outro igual, e o ama intensamente. Mas de repente vem um primo seu e diz que como ele te ajudou a construir a sua casa você tem que dar o barco pra ele, porque ele quer fugir de casa pra perseguir um ladrão numa viagem suicida. Você se recusa a dar o seu barco querido e ele então te mata. Não é bonito?
 
Ringil disse:
E seu potencial de líder e orador não o tornam nem um pouco mais admirável. Melkor tinha esses dons também. Aliás, não é engraçado como Melkor tinha os mesmos dons que Feanor tinha (e muitos outros mais, claro)?

Fëanor tinha coragem de enfrentar a tudo e a todos. Ele fez o que achou que era o certo para ele (mesmo que nós saibamos que ele estava errado).

É muito mais admirável do que uma nulidade como Ingwë. Um puxa saco dos Valar que não fez nada, não contribuiu em nada com a história da terra-média (no máximo uma participação que mal é mencionada na guerra da ira) e é um personagem totalmente sem sal.

A admiração não se dá somente a personagens certinhos e utópicos, mas também aqueles que tem "atitude". :wink:
 
Deixa ver se eu entendo...

Certo, vamos por partes:
1º-"Puxa saco dos Valar"...- o que diabos, é ser um puxa saco de seres que praticamente criaram a Terra-Média? É a mesma coisa que ser puxa-saco do próprio pai, ou da própria mãe? Bem. Eu acho que quanto aos Valar, estes estão acima do julgamento de qualquer um, excerto eles mesmos ou Aquele(a) Que Está Acima...Não devemos enxergar os Valar como "deuses cruéis e ditatoriais" porque, pelo pouco que eu lí sobre Tolkien, não era essa a visão que ele queria para os Valar...Lembremo-nos que, são praticamente deuses...Que ser vivente(mesmo que seja um elfo, o mais poderoso deles) poderá questionar aqueles que lhes deram vida, morada e tudo o mais que ele (Fëanor) teve? Se Fëanor teve inteligencia, coragem, beleza e força, eu lhes pergunto quem cantou a canção de sua criação? Os Valar lhe deu(a Fëanor) todos os instrumentos para que ele se tornasse o grande entre os grandes, mas eles nunca puxariam os cordões como se todo os seres vivos da Trerra-Média fossem diretamente controlados feito marionetes. Eles criaram o mundo, os seres, a vida, mas todos estes fatores devem interagir entre sí livremente, afinal essa é a prova maior do poder da Chama de Eru. Não existe "puxa-saquismo" para um Deus, ele sempre amarão suas criações independente do que elas achem deles. E se me falarem de Melkor eu lhes digo que o mesmo se aplica a ele. Para que exista luz deve haver trevas e Melkor foi a resposta de Eru para essa questão, mais que isso não posso dizer porque a entidade maior nessa questão seria o próprio Tolkien.

2º-Me corrijam se eu estiver errado, por favor. Trauma de infância que tornou o "maior" dos Elfos um revoltado ao ponto de que ele combatesse e matasse o seus próprios irmãos como se ELES o tivessem roubado? Mas espere, esse comportamento é basicamente humano, não? Quer dizer que a única diferença entre Elfos e Homens é física? Então a Psiquê, quero dizer, o padrão comportamental é o mesmo? Mas os Elfos não eram o povo mais próximo dos Maiar e dos Valar?

3º-Fëanor foi grandioso sim, mas entre as duas jóias mais bonitas do planeta e o amor ao seu irmão o que deve valer mais? Ou será que o Espírito de Fogo estaria acima do fogo maior do Amor?


Buliwyf, filho de Hygilliak, amigo dos anões e cada vez mais pensativo...

Ps: tópico muito bom, esse...
 
Re: Deixa ver se eu entendo...

Buliwyf disse:
Certo, vamos por partes:

All right Jack Estripador. :D

Buliwyf disse:
1º-"Puxa saco dos Valar"...- o que diabos, é ser um puxa saco de seres que praticamente criaram a Terra-Média?

Criaram nada, quem criou foi Eru, os Valar eram apenas instrumentos de sua criação.

Buliwyf disse:
É a mesma coisa que ser puxa-saco do próprio pai, ou da própria mãe?

Não, como eu já disse, eles não criaram os elfos. Os elfos são filhos de Iluvatar.

Buliwyf disse:
Bem. Eu acho que quanto aos Valar, estes estão acima do julgamento de qualquer um, excerto eles mesmos ou Aquele(a) Que Está Acima...

Porque? Os Valar cometiam burradas como os mortais. O que você me diz de Melkor e Sauron?
O que você me diz do desobediente Aulë, quando criou os anões?
Até Ulmo discordava do que Manwë fazia as vezes.
Claro, a proporção catastrófica da "merda" de um Valar vai ser superior a de um mortal, mas eles não eram perfeitos. :wink:

Buliwyf disse:
Não devemos enxergar os Valar como "deuses cruéis e ditatoriais" porque, pelo pouco que eu lí sobre Tolkien, não era essa a visão que ele queria para os Valar...Lembremo-nos que, são praticamente deuses...

Tolkien os compara a criaturas de natureza angelical (ou demoníaca...)

Buliwyf disse:
Que ser vivente(mesmo que seja um elfo, o mais poderoso deles) poderá questionar aqueles que lhes deram vida, morada e tudo o mais que ele (Fëanor) teve?

Aquele que não concorda com a atitude dos Valar. Nem tudo que os Ainur fazia pode-se dizer que era éticamente correto.
Ou você acha que o favoritismo dos Valar com os elfos em detrimento do abandono dos humanos é éticamente correto?

Buliwyf disse:
Se Fëanor teve inteligencia, coragem, beleza e força, eu lhes pergunto quem cantou a canção de sua criação?
Os Valar lhe deu(a Fëanor) todos os instrumentos para que ele se tornasse o grande entre os grandes, mas eles nunca puxariam os cordões como se todo os seres vivos da Trerra-Média fossem diretamente controlados feito marionetes. Eles criaram o mundo, os seres, a vida, mas todos estes fatores devem interagir entre sí livremente, afinal essa é a prova maior do poder da Chama de Eru. Não existe "puxa-saquismo" para um Deus, ele sempre amarão suas criações independente do que elas achem deles. E se me falarem de Melkor eu lhes digo que o mesmo se aplica a ele. Para que exista luz deve haver trevas e Melkor foi a resposta de Eru para essa questão, mais que isso não posso dizer porque a entidade maior nessa questão seria o próprio Tolkien.

Agora você misturou tudo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os Valar não eram deuses. Eru representava o que seria o "Deus Cristão". Como eu já falei, os Valar também erravam.

Buliwyf disse:
2º-Me corrijam se eu estiver errado, por favor. Trauma de infância que tornou o "maior" dos Elfos um revoltado ao ponto de que ele combatesse e matasse o seus próprios irmãos como se ELES o tivessem roubado? Mas espere, esse comportamento é basicamente humano, não? Quer dizer que a única diferença entre Elfos e Homens é física? Então a Psiquê, quero dizer, o padrão comportamental é o mesmo? Mas os Elfos não eram o povo mais próximo dos Maiar e dos Valar?

Depdende do que você chama de próximos. Eles eram próximos por terem sido convocados a morar com os Valar, devido a natureza imortal dos elfos, que se cansavam das mudanças da terra-média. Mas físicamente falando eles eram mais próximos dos humanos. Pois ambas as raças eram os "filhos de Iluvatar".

Buliwyf disse:
3º-Fëanor foi grandioso sim, mas entre as duas jóias mais bonitas do planeta e o amor ao seu irmão o que deve valer mais? Ou será que o Espírito de Fogo estaria acima do fogo maior do Amor?

Buliwyf, filho de Hygilliak, amigo dos anões e cada vez mais pensativo...

Ps: tópico muito bom, esse...

Também acho. :mrgreen:
 
Eu não acho que Ingwë e os Vanyar tenham sido uma nulidade na história da Terra Média. Eles simplesmente não se envolveram nos crimes perpetrados pelos Noldor, que resultaram em grandes transformações na História de Arda.

Os Vanyar estavam mais próximos a Manwe enquanto os Noldor mais próximos a Aule. Então, grande parte do aprendizado dessas duas casas seguiram as caracteristicas desses Valar. Quando Melkor andava livre por Aman, os Vanyar foram suficientemente sábios para não dar ouvidos a ele, ao contrário de Feanor e dos Noldor. Da má influencia e da imprudencia dos Noldor resultaram trágicos acontecimentos que definiram o rumo da História. Mas nem por isso os Vanyar, que eram superiores na arte e em sabedoria, foram menos valorosos. Tolkien simplesmente não escreveu muito sobre eles, pois estavam acima dos acontecimentos mundanos, muito mais próximos aos Valar. Ingwe não era sem sal, apenas não se escreveu muito sobre ele. Para mim personagens como Finarfin tinham muito mais atitude do que Feanor, pois sabiam usar o poder com sabedoria, não se deixavam levar pelas suas próprias tristezas e mágoas.
 
feanor foi um pedaco muito importante para a historia
pois ao memso tempo q ele veio a TM ele salvou de uma forma indireta os elfos q la viviam
e c ele nunca tivesse desafiado os valar e partido para a TM?
muita coisa nao existiria e a historia seria completamente diferente
ou melhor e c ele nao tivesse caido???
e c ele estivesse vivo para impedir a quarta batalha de tomar seus rumos?
 
Faramir ¥ disse:
Eu não acho que Ingwë e os Vanyar tenham sido uma nulidade na história da Terra Média. Eles simplesmente não se envolveram nos crimes perpetrados pelos Noldor, que resultaram em grandes transformações na História de Arda.

Os Vanyar estavam mais próximos a Manwe enquanto os Noldor mais próximos a Aule. Então, grande parte do aprendizado dessas duas casas seguiram as caracteristicas desses Valar. Quando Melkor andava livre por Aman, os Vanyar foram suficientemente sábios para não dar ouvidos a ele, ao contrário de Feanor e dos Noldor. Da má influencia e da imprudencia dos Noldor resultaram trágicos acontecimentos que definiram o rumo da História. Mas nem por isso os Vanyar, que eram superiores na arte e em sabedoria, foram menos valorosos. Tolkien simplesmente não escreveu muito sobre eles, pois estavam acima dos acontecimentos mundanos, muito mais próximos aos Valar. Ingwe não era sem sal, apenas não se escreveu muito sobre ele. Para mim personagens como Finarfin tinham muito mais atitude do que Feanor, pois sabiam usar o poder com sabedoria, não se deixavam levar pelas suas próprias tristezas e mágoas.

Faramir, vou ser sincero com você. Concordo contigo. 8O
heehheeh :mrgreen:

Mas é que eu to tentando puxar a sardinha pro Fëanor aqui nesse tópico, afinal de contas, que graça tem todo mundo ficar falando mau dele?

heheheheeheh
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo