• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em defesa de Fëanor

Sra. Pseudo

I'm a blueberry pie.
"Era alto,belo de rosto e dominador,seus olhos tinham um brilho penetrante, e seus cabelos eram negros e lustrosos." É assim que o Professor descreve Fëanor, Espírito de Fogo, seu personagem mais fascinante e profundo, na minha opinião.

Fëanor era filho de Finwë e Míriel e,portanto, príncipe dos Noldor.Era um artífice habilidoso, de personalidade forte, determinado, ávido e obstinado. Porém toda a riqueza deste personagem é ofscada por seus feitos funestos que o levaram, e a seu povo, à ruína.

Mas por mais que Fëanor seja considerado principal responsável pela maldição dos Noldor e pelos piores dias de Valinor ele não passou de um instrumento, um poderosíssimo instrumento para a vingança do invejoso e cruel Morgoth.

Teve sete filhos, mas sua existência foi um tanto quanto solitária. Dedicava a maior parte do tempo a seus próprios interesses e aos ofícios que adorava. Eu o considero um tanto quanto misterioso, introspectivo. Fala-se muito de seus feitos e pouco de seus pensamentos e sentimentos.Para compreendê-lo é preciso muito mais que uma boa leitura: É preciso muita sensibilidade e um pouco de sua insanidade. Assim é possível perceber que, de alguma forma, seu fogo interior haveria de se mostrar. E Morgoth sabia disso. Pois o que torna uma arma realmente mortal é o punho que a segura.

E o poder de Fëanor era enorme e com todo seu talento e habilidade criou as mais belas jóias que o mundo já conheceu: as Silmarils.Ora, é perfeitamente compreensível o apego de Fëanor a sua obra pois, algo assim tão grandioso só se realiza uma vez. "E então Melkor cobiçõu as Silmarils (...). Daquela época em diante ele buscou, cada vez mais avidamente um meio de destruir Fëanor e encerrar a amizade entre os Valar e os elfos"

E este objetivo ele perseguiu com toda a sua astúcia e malignidade, e seu ódio por Fëanor era recíproco , o que não se revelou um obstáculo pois, "em meio a suas belas palavras eram entremeadas outras, com tanta sutileza que, muitos daqueles que as ouviam, ao procurar se lembrar, acreditavam terem brotado de seu próprio pensamento". E assim seus dardos envenenados atingiram o alvo sem que entre os Noldor houvesse a mínima suspeita de quem era o verdadeiro responsável por sua ruína.

"Sua semente havia sido plantada na escuridão. Portanto, como Fëanor fora o primeiro a falar abertamente contra eles, os Valar julgaram que fosse ele o instigador da insatisfação, por serem notórias sua rebeldia e arrogancia, embora todos os Noldor se houvessem tornado orgulhosos."Acontece que Fëanor era um líder nato e, acreditanto estar livrando seu povo da escravidão e da tirania dos Valar não mediu esforços em prol de sua causa.

Contudo não há como negar que a loucura o dominou. E ele se tornou orgulhoso, arrogante e desconfiado. A partir daí não mais tinha controle sobre si mesmo. Seu fogo interior o consumia e o estopin de sua loucura foi o assassinato de Finwë. "Pois seu pai lhe eramais caro do que a luz de Valinor ou do que asimcomparáveis obras de suas mãos."

Deste ponto em diante a historia é conhecida por todos.Justo o mais obstinado, o mais determinado e irredutível dos elfos foi dominado. É claro que Fëanor, por seus próprios atos provocou tais acontecimentos.Mas as ruínas dos Noldor teve início quando as mentiras de Morgoth começaram a se enraizar.

Muitos dirão que Fëanor chacinou os Teleri, que traiu seu irmão, que condenou seu povo a ruína.Não há como negar nada disso. Contudo, Fëanor não pode ser negligenciado à uma espécie de vilão, quando sabemos que o verdadeiro vilão é outro.

Como eu disse no início, Fëanor é o personagem mais rico, mais intenso, mais surpreendente que Tolkien poderia ter criado. E apensar de seus feitos funestos só terem feito enriquecer a obra de Tolkien e serem parte importantíssima do enredo, sua grandeza e seu Espírito de Fogo não devem ser esquecidos.
 
Como costumo dizer, Feänor era grande, mas a sabedoria, o bom senso, o autruísmo, a generosidade, a solidariedade e o zelo pelos do seu povo não eram virtudes suas. Feänor era egoísta pra cacete e sacaneou muita gente pra conseguir de volta as peças que eram suas por direito, mas pelas quais não tinha o direito de fazer o que fez... É o que acho.

Gostaria de frisar aqui que o personagem Fëanor é fundamental para o transcorrer da história, é um personagem capaz de feitos notáveis, mas ignorar os crimes que cometeu seria, per si, uma atitude displicente.

Comparo, de certa forma, guardadas as devidas proporões, Fëanor a Gollum. Ambos se deixaram consumir pelas suas fraquezas e foram capazes de atitudes condenáveis e repreensíveis. Mas foram defrontados com poderes maiores que os seus, e nesse sentido devem ter seu julgamento atenuado. Me pergunto se Fëanor não tinha, contido nele, mais poder do que um filho de Eru deveria possuir, uma capacidade sub-criativa inadequada para um ser que não continha a sabedoria para saber lidar com ela. Talvez tenha sido essa a razão da loucura de Fëanor. Ao mesmo tempo que o condeno, e nisso não volto atrás, me compadeço dele, da sua situação única, e do peso que carregou consigo, e da loucura que o consumiu.

É sem dúvida um personagem complexo e difícil de julgar. Amo, odeio, desprezo, admiro, e tenho pena. E não são os personagens que conseguem despertar todos esses sentimentos nos leitores os mais memoráveis na história da literatura?
 
Eh, concordo com vc mãe (a Anoriell, naum o Eru :lol: )

O Fëanor era um cara foda. Tudo oq saia das suas mauns era grande, poderoso e, antes dele ser corrompido, belo. Mas, aconteceu do cara mais poderoso de todos, só abaixo de Eru, naum ir com a cara dele. Foi ae q o poder de Fëanor o traiu. Pq se ele fosse um elfo qualquer (oq naum eh poka coisa, mas eh bem menos do q ele era 8-) ) Melkor teria passado por cima dele, e o atropelado, sem levar tanta desgraça ah sua família. Mas, ele era o elfo mais fodaum de todos e ainda ter um genizinho bem brabo. Melkor, com toda sua inteligencia e crueldade soube muito bem como corromper tanto poder e usar p/ seus próprios desígnos. Dae veio akele maldito Juramento, a chacina dos Teleri, a traiçaum do irmaum dele, a queda de sua família e a maldiçaum se estendendo a todos os seus filhos (q p/ piorar eram muitos :tsc: ) e todo o mal q se sucedeu

Mas, tb naum acho o Fëanor um santinho, q só fez oq fez por ter sido corrompido. Ele meio q facilitou a corrupçaum com sua ganancia, seu temperamento e seu excesso de alto confiança (imagina, acreditar q ele sozinho poderia acabar com Morgoth :doido: ). Todos esses defeitos somados ao poder de corrupçaum de Morgoth (um de seus maiores truques) o levaram a insanidade e a cometer atos insanos q fuderam, naum só com ele e sua família, mas com toda a Terra-Média e os povos q nela habitavam

Dizem q os elfos q morrem vaum p/ os saloens de Mandos pensar nas besteiras q fizeram em vida. Imaginem quantos neurônios Fëanor queimou/queima, pensando nas caquinhas q fez :mrgreen:
 
tem que ver também que Túrin Turambar fez um monte de cagada também mas so porque matou o glaurung (só) ja foi tido como heroi
c eu falei merda me desculpa
 
Já tentei várias vezes, mas não consigo admirar Fëanor. Sei que ele era habilidoso e criativo, mas em contrapartida era cabeça-dura, egoista, traidor, assassino, etc, etc e etc. O pior é que seus filhos continuaram de onde o pai parou, todos presos ao Juramento que nunca deveria ter sido feito. Ele só vai sair das mãos do Mandos no final dos tempos e eu acho ótimo :twisted:

Falou.
 
nao condeno nem um poco feanor
melkor tinha medo dele por isso esperou ele sair de seu lar para robar as silmarils e matar finwe
e quem nao iria querer se vingar do assassino do pai , o fratricidio foi como se diz ossos do oficio os teleri poderiam ter ajudado mas os valar controlavam eles e eles tinham medo da ira dos valar(que nao tomaram nenhuma providencia quanto ao roubo das silmarils)
quanto a traicao ao irmao foi a pior coisa q feanor fez pois como de seus irmaos ele ja desconfiava resolveu os abandonar oq poderia ter sido evitado
 
Eu não tô nem aí !!! Sou fãzão do fëanor, pra mim o melhor personagem que Tolkien criou em todos os tempos !!!

Desafiou a ira dos Valar (eu não gosto dos Valar, acho eles muito boiolas e metidos), desafiou o mais poderoso ser que habitava em Arda, Melkor (que eu até gosto um pouco, mas fico fudido em saber que ele vira bicha no final), passou por cima de tudo e de todos pelos seus ideais ! Ele merecia ter vencido no final.

Os teleri ? Eram uns mal agradecidos mesmo !! Merecem o fratricídio !!! Seria melhor se Fëanor tivesse levado sua carnificina aos Vanyar (cara, eu REALMENTE odeio os Vanyar, bando de puxa-sacos). O juramento dele não é só uma prova de coragem, mas sim uma prova de lealdade a seu povo !!!

Seu irmão Fingolfin tb era foda ! Mas quis usurpar a herança que por direito era de Fëanor (e não me digam o contrário, pq se fosse mentira o Fingolfin num ia lá fazer intrigas pro Finwë) e por isso foi ameaçado !

Seus filhos são outra história: são covardes e desonram o nome do pai, que de tão valente que era, eu seu leito de morte ainda amaldiçoou o inimigo e fez seus filhos jurarem cumprir seu julgamento !

E quanto a traição, bom, todos eles tavam lá falando uma pá de bosta pro Fëanor. O que vc faria no lugar dele ? Eu faria o que elefez: mandaria todo mundo à merda !!!

Viva Feanor !!!
 
Seus filhos são outra história: são covardes e desonram o nome do pai, que de tão valente que era, eu seu leito de morte ainda amaldiçoou o inimigo e fez seus filhos jurarem cumprir seu julgamento!

Juramento esse q ele sabia q não ia dar em nada, pois ele viu o poder das Thangorodrim, sabia q seus filhos não conseguiriam cumprir o juramento e msmo assim os fez jurar cumpri-lo, selando assim o destino deles, belo pai hein :roll:
 
Digo novamente,
Feanor era um babaca de marca maior.
Tinha um ego maior que Arda e achava que todos tinham que bajula-lo por se intitular o melhor de todos.
Ele tinha tudo para ser o maior elfo entre todos mas jogou tudo no lixo.
Tá vão dizer que Morgoth que foi o culpado. Foi culpado das mentiras que falou. Os atos é exclusiva culpa de Feanor.
Se Feanor não fosse egocentrico, as mentiras de Morgoth não teriam surtido efeito e ele não cometeria tal atrocidade.
Seu orgulho era tanto que nem por um bem maior que seria recuperar as arvores ele abriu mão de seu trabalho. Por inveja, cometeu atos ediondos, laia-se abandonar seu povo. Por mais que ele tivesse sido "influenciado" pelas palavras de Morgoth, a culpa dos atos e pura e exclusiva dele, ja que ele se deixou influenciar.

Os teleri ? Eram uns mal agradecidos mesmo !! Merecem o fratricídio !!!

Pq não quiseram emprestar os barcos para Feanor pois amavam suas obras?
Então Feanor mereceu tudo o que passou e mais um pouco ja que ele cometeu todas essas caquinhas pq queria devolta a sua maior obra onde ele depositou todo o seu amor e orgulho. :aham:

O juramento dele não é só uma prova de coragem, mas sim uma prova de lealdade a seu povo !!!

Que lealdade Feanor demonstrou a seu povo???
Ah sim, é verdade, os abandonou e queimou os barcos os deixando para tras...
Muita lealdade mesmo :clap:

Seu irmão Fingolfin tb era foda ! Mas quis usurpar a herança que por direito era de Fëanor (e não me digam o contrário, pq se fosse mentira o Fingolfin num ia lá fazer intrigas pro Finwë) e por isso foi ameaçado !

Foi ameaçado pq Feanor tinha ciumes de Fingolfin por ter um orgulho exacerbado e achar que tudo devia ser dele e de mais ninguem. Ele era tão idiota e orgulhoso, que não percebeu que seu pai o amava mais que tudo.
 
as silmarils foram uma obra unica q so poseriam ser feitas uma vez por isso feanor
gostava tanto delas
enquanto os teleri negaram o emprestimo dos barcos comparando o amor q eles tinham a eles ao amor de feanor pelas silmarils
oq seria impossivel pois ninguem falou q feanor iria roubar os barcos ele so pediu emprestado e barcos poderiam ser refeitos
 
e ele fez bem ao prender seus filhos ao juramento
pois sabia q seu pai deveria ser vingado a quaquer custo sem falar q os noldor salvaram thingol
 
as silmarils foram uma obra unica q so poseriam ser feitas uma vez por isso feanor
gostava tanto delas
enquanto os teleri negaram o emprestimo dos barcos comparando o amor q eles tinham a eles ao amor de feanor pelas silmarils
oq seria impossivel pois ninguem falou q feanor iria roubar os barcos ele so pediu emprestado e barcos poderiam ser refeitos


Feanor emprestava as simarill para alguem?....
Não.
PQ os Teleri teriam que emprestar seus barcos principalmente sabendo que o que ele ia fazer era uma estupidez?

Não importa se podiam ser reconstruidos ou não.

O detalhe é que ambos tinham amor por suas obras. Eram distintas uma da outra, mas ambos os criadores tinham amor por elas.

Portanto se não é justificavél os atos dos Teleri em renegar ajuda a Feanor, é injustificavel os atos dele por causa das Simarill.


e ele fez bem ao prender seus filhos ao juramento
pois sabia q seu pai deveria ser vingado a quaquer custo sem falar q os noldor salvaram thingol

Mesmo sabendo que não havia como eles cumprirem o juramento e se sairem bem, e qe enquanto eles estivessem sobre o juramento, a maldição de Mandos permaneceria sobre eles?!

Nossa fez muito bem mesmo em obrigá-los a cumprir um juramento idiota e se ferrarem.
 
O Riff lembrou algo importante, Feanor ferrou conscientemente os próprios filhos. quem faz isso com os filhos não é nada mais que um FDP.

E mais uma coisa, os barcos dos teleri não podiam ser refeitos.

E o poder de Feanor era imenso, mas não incomparável. Galadriel estava no mesmo nível. E outros como o próprio Finwe, Thingol e Lúthien também poderiam ter poderes próximos.

E era um fracassado. Conseguiu perder uma batalha que já tinha ganho. Só mesmo um imbecil pra fazer isso.
 
Ringil disse:
O Riff lembrou algo importante, Feanor ferrou conscientemente os próprios filhos. quem faz isso com os filhos não é nada mais que um FDP.

Ele pediu para que quem os seguisse que ficassem ao seu lado. Quer queiram, quer não, após a morte de Finwë, Fëanor era o herdeiro dos Noldor.
Todos tiveram sua chance de abdicar da busca em Valinor, como Finarfin fez. Os que o seguiram tiveram tanta culpa quanto ele.
Colocar toda a culpa em Fëanor é uma visão muito simplista da sitiuação na minha opinião.

Ringil disse:
E mais uma coisa, os barcos dos teleri não podiam ser refeitos.
Porque não? A madeira tava escassa? Os elfos ecologistas não permitiriam mais desmatamentos... ? :?

Ringil disse:
E o poder de Feanor era imenso, mas não incomparável. Galadriel estava no mesmo nível. E outros como o próprio Finwe, Thingol e Lúthien também poderiam ter poderes próximos.

Hmmm...na minha opinão Luthien era maior em poder do que Fëanor porque era descendente de uma maia. Já os outros, não sei....se seguirmos aquelas teorias que os pais passam sua "energia" para os filhos, então Finwë e Thingol estavam numa escala superior a Fëanor, já Galadriel não. Mas acho que ninguém mais foi capaz de fazer algo como as Silmarills.... :wink:

Ringil disse:
E era um fracassado. Conseguiu perder uma batalha que já tinha ganho. Só mesmo um imbecil pra fazer isso.
AH! Dá um desconto pro rapaz....ele era um elfo serelepe e impetuoso...hehehe

Mas falando sério, eu acho que fracassado não era a palavra apropriada, pois foram muitos os seus feitos. Ele era sim, orgulhoso e egoísta.
Mas aquela parte que ele desafia os Valar durante a maldição de Mandos é muito rox!!! :mrgreen:
 
Foi um fraco. Tinha poder demais, que não cabia em sua pequena sabedoria, por isso terminou de forma trágica.
 
Faramir ¥ disse:
Foi um fraco. Tinha poder demais, que não cabia em sua pequena sabedoria, por isso terminou de forma trágica.

:clap:

A única desculpa q eu vejo p/ aliviar um poko a culpa do Fëanor foi o fato de Morgoth ter corrompido o coraçaum dele. Eh, isso foi um fator determinante p/ a série de cagadas q ele fez, num tem como negar. Se num fosse a peste do Morgoth, tudo estaria bem (oq naum teria graça nenhuma :lol: )

Mas, mesmo assim, o caráter do Fëanor era bem sucetível a essa corrupçaum do Morgoth. Apesar de Morgoth (apelido carinhoso dado por Fëanor p/ Melkor :grinlove: ) ter feito Fëanor mergulhar de cabeça na merda, as decisoens de Fëanor foram bem conscientes. Eh claro q sem Morgoth, ele naum entraria em tal situaçaum, mas as atitudes q ele tomou, ele tomou independente da corrupçaum. Se Morgoth num tivesse nem falado nada p/ Fëanor e ele se encontrasse nakelas situaçoens, acredito q suas decisoens seriam as mesmas (opiniaum minha)

Num sei se conseguiram entender direito oq eu quis dizer... E se conseguiram, essa eh só minha opiniaum, num levem taum a sério :wink:

Ah... Tentar achar uma justificativa p/ os atos de Fëanor eh sem sentido... Dizer q os teleri mereceram o fatricídio? Eh sério isso? :eh:
 
Glaurung disse:
Ringil disse:
E mais uma coisa, os barcos dos teleri não podiam ser refeitos.
Porque não? A madeira tava escassa? Os elfos ecologistas não permitiriam mais desmatamentos... ? :?

Feanor tb poderia tentar fazer outras jóias como as silmarils... mas elas sairiam iguais ou tão perfeitas?
 
joias iguais as silmarils nunca mais seriam feitas
ele usou de toda a sua sabedoria pra faze-las
e os barco nao podiam ser refeitos???
e quem disse q feanor muito bem podia devolver estes
 
Ele não tinha necessidade de fazer outras silmarils até elas serem roubadas.
Depois q elas foram roubadas as duas arvores foram destruidas, e ele não podia fazer sem elas.
E ele colocou mto de seu poder nas silmarils, foi mta capacidade sub-criacional, não podia fazer de novo
e quem disse q feanor muito bem podia devolver estes

Ia ser hilário um noldor dizendo: "Desculpa a demora mas eles tão de volta" :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo